Buscar

Gestão de Recursos Humanos

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ADRIANA DA SILVA RODRIGUES SOUTO
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR 
L CORREIA LTDA
Macapá-AP 2024
ADRIANA DA SILVA RODRIGUES SOUTO
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
 L CORREIA LTDA
Macapá-AP 2024
RESUMO
A construção civil se destaca em decorrência do seu crescimento permeando o grande número de obras, que estão distribuídas nos diversos locais do Brasil, com isso, a venda de materiais de construção se promove como indispensável para com este processo de desenvolvimento, sendo assim, os produtos da empresa Construção e Companhia são necessários a este processo de intervenção junto ao imenso canteiros de obras que se estabelece em decorrência do progresso nesta área, neste sentido, se dimensiona como incontestável uma gestão administrativa a partir de elementos que norteiem a produtividade das organizações, tais fatores podem ser elencados através de: avaliação de desempenho, plano de cargos e salários, modelo de liderança, ética e legislação trabalhista e empresarial, matemática financeira e plano de negócios, que serão tratados de forma minuciosa no decorrer deste estudo.
Palavras Chave: Construção; Progresso; Gestão
ABSTRACT
Civil construction stands out as a result of its growth permeating the large number of works, which are distributed in different places in Brazil, with this, the sale of construction materials is promoted as indispensable for this development process, therefore, the The products of the company Construção e Companhia are necessary for this process of intervention along with the immense construction sites that are established as a result of the progress in this area, in this sense, an administrative management based on elements that guide the productivity of organizations is indisputable, such factors can be listed through: performance evaluation, position and salary plan, leadership model, ethics and labor and business legislation, financial mathematics and business plan, which will be dealt with in detail throughout this study.
Keywords: Construction; Progress; Management;
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	06
ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE	07
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS	08
MODELO DE LIDERANÇA	09
TÉCNICAS EM RECRUTAMENTO E SELEÇÃO	10
MATEMÁTICA FINANCEIRA	11
ESTATÍSTICA APLICADA	12
CONSIDERAÇÕES FINAIS	13
REFERÊNCIAS	14
1 INTRODUÇÃO
As propostas que regem a gestão nas organizações vêm se modificando a cada momento, devido as intensas inovações que estes propósitos tenham em seu dimensionamento, priorizando sempre a sobrevivência da empresa em meio as crises constantes que regem os mercados.
Na área de materiais de construção estas manifestações não são diferenciadas, condicionando novas abordagens em relação a gestão dos elementos que norteiam a absorção os mercados em todas as suas dimensões, caracterizando uma grande quantidade de fatos que merecem ser estudados para que a empresa possa ter a sua permanência no mercado.
Estes fatos abordam que mecanismos ligados a gestão da empresa não podem deixar de fazer parte do contexto que envolve as organizações como no caso da: ética cidadania e sustentabilidade, administração de cargos e salários, modelo de liderança, técnicas de recrutamento e seleção, matemática financeira e estatística aplicada.
Todos estes fatos serão trabalhados de forma minuciosa em função do seu desenvolvimento na empresa Construção e Companhia, pois, a mesma para se manter de forma sólida no mercado terá como ponto de partida a introdução destes fatores para com o seu cotidiano.
10
2 ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE
A ética deve ser o alicerce que orienta para o caminho certo das ações realizadas pela organização e pelos colaboradores que as integram. Devido a isso, as empresas e classes de profissionais estabeleceram um regulamento, que indicam manuais e códigos de éticas, os mesmos determinam a melhor forma de comporta-se dentro do ambiente organizacional, na empresa Construção e Companhia esta relação não encontra-se diferenciada.
Em meio a todos estes fatores a organização dentro dos novos padrões éticos, está ligada diretamente a mecanismos de sustentabilidade em suas operações criando um vinculo positivo para com o crescimento da cidadania entre a comunidade que rodeia esta organização.
Diversos autores conceituam ética, cidadania e sustentabilidade se correlacionam-se de maneira estreita, como um agrupamento de normas de conduta que deverão ser postas em práticas no exercício de qualquer profissão. Diante disso, a ação reguladora da ética que age no desempenho das profissões faz com que o profissional respeite seu semelhante quando no exercício da sua profissão.
Segundo Camargo (2011, p. 31)
A ética profissional é a aplicação da ética geral no campo das atividades profissionais, ou seja, a pessoa tem que estar imbuída de certos princípios e valores próprios do ser humano para vive-los na sua atividade de trabalho. Portanto, à ética profissional é intrínseca à natureza e se explicita pelo fato de a pessoa fazer parte de um grupo de pessoas que desenvolvem determinado agir na produção de bens e serviços.
Para que as empresas tenham a capacidade de se materializarem e promoverem os melhores produtos ou serviços para a organização é de extrema relevância que exista uma ética ligada a cidadania e a sustentabilidade entre os seus membros para que se tenha um padrão de atuação que notabilize o ser humano e seus princípios e valores.
É necessário evidenciar que na ausência destes fatos é difícil que uma organização possa se estabelecer de forma eminente na estrutura mercadológica que pertença, pois, a sistemática de funcionamento fica comprometida devido a inúmeros problemas que vão desde a relacionamento até trapaças que poderão existir no campo de trabalho. Toda a conjuntura atual demonstra que a Ética, Cidadania e Sustentabilidade, não devem ser dissociadas da atuação mercadológica em qualquer espécie de nicho mercadológico.
3 ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
A admissão de funcionários em uma organização se mobiliza em função de promover a dinâmica de atuação da empresa em relação ao seu segmento mercadológico promovendo acima de tudo, o seu crescimento, juntamente com o progresso dos colaboradores.
Em todos os contratos trabalhistas a rentabilidade dos salários deve ser admitida em decorrência de fatores que revelem as expectativas de crescimento salariais, para que fatores de aprimoramento e aproveitamento da capacidade dos colaboradores sejam aproveitados de maneira correta.
Os elementos que envolvem a estruturação dos cargos e salários devem ser condicionados a determinar que os funcionários devem saber como funcionam as regras para promoções, reajustes salariais, transferências de atividades e todo assunto que diz respeito às suas carreiras.
Cabe a Pontes (2016, p. 38)
A Administração de Cargos e Salários faz uma investigação e apresenta uma análise de todas as etapas dos trabalhos desenvolvidos na empresa, baseada em pesquisas de mercado, avaliação das atividades e tarefas desenvolvidas em todos os níveis ocupacionais. Avalia as atribuições e esforços necessários à consecução de metas requeridas pelos cargos da organização em relação às demais organizações existentes em sua área de atuação.
Todos estes instrumentos serão capazes de desenvolver um diferencial competitivo entre as organizações, priorizando sempre a adequação de medidas que tornem os cargos e salários aprimorados ao conhecimento de todos os colaboradores e como os mesmos, poderão determinar melhorias para com esta proposta dentro das suas funções na empresa.
O gestor deve deixar claro que a administração de cargos e salários deve ser prioritariamente do conhecimento de todos que atam nas organizações, constituindo uma grande quantidade de elementos determinantes visando otimizar a produção de bens e serviços, e melhorar sua relação custo x benefício com seus colaboradores.
Para que o colaborador tenha a real possibilidade de desenvolver os elementosreferentes aos cargos e salários, é essência que se conheça as funções dentro da empresa, o salário representa, ao mesmo tempo, custo e investimento para a organização, para o trabalhador, determina seu padrão de vida.
4 MODELO DE LIDERANÇA
É importante mencionar nesta perspectiva que o trabalho do profissional em administração passa por uma série de procedimentos e processos que terão como alvo central os clientes, mas, a preocupação com os colaboradores e com a sua satisfação também já faz parte do rol de ações destes profissionais.
Hoje as grandes corporações tomam como instrumento principal para iniciarem as suas estratégias mercadológicas a valorização dos seus colaboradores como forma de se diferenciarem no mercado, pois, a produção aumenta de forma sensível através de colaboradores satisfeitos com os seus programas para com a empresa.
Todos estes processos são reflexos de uma grande quantidade de fatores que delimitam o sistema de liderança que o gestor terá que apresentar a organização de forma que todos façam parte do processo de funcionamento da mesma, tratando os colaboradores da importância que os mesmos merecem.
Para Vianna (2016, p. 33)
As funções de liderança incluem, portanto, todas as atividades de influenciar pessoas, ou seja, que geram a motivação necessária para pôr em prática o propósito definido pela estratégia e estruturado nas funções organizacionais. Um aspecto importante neste conceito é a palavra influência em lugar de imposição.
Para que as empresas tenham a capacidade de desenvolver as suas estratégias em relação aos comércios e fundamentalmente, que a gestão de pessoas, em especial a liderança, exerce papel de suma importância dentro da organização, considerando que o capital humano é parte imprescindível do que determina o sucesso ou não de uma empresa.
Todos estes fatos devem estar inteiramente ligados ao trabalho do gestor para que os mesmos tenham a capacidade de desenvolver estratégias que viabilizam a análise das potencialidades e limitações dos colaboradores, a liderança é definida como uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.
As funções de liderança incluem, portanto, todas as atividades que influencia as pessoas, ou seja, que geram a motivação necessária para pôr em prática o propósito definido pela estratégia e estruturado nas funções organizacionais, para que a sua produção seja efetiva e eficaz.
5 TÉCNICAS EM RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
No mundo empresarial tem passado por muitas mudanças ao longo do tempo, sendo uma das exigências a mão de obra qualificada, condição essa que tem mobilizado muitas empresas a buscarem na internet profissionais que se encaixem no perfil exigido pelas mesmas, na hora de fazer o recrutamento de novos funcionários.
O papel da área de Recursos Humanos nas empresas vai muito além que somente entrevistar, selecionar, contratar e demitir colaboradores. O RH engloba todas as práticas e políticas relacionadas à administração de comportamentos dentro de uma companhia. Como seu próprio nome diz, o departamento considera as pessoas como recursos, elaborando estratégias e investimentos para desenvolver as capacidades de cada um.
Como pode ser verificado o principal diferencial da área de Recursos Humanos nas empresas é que ele proporciona um canal de comunicação aberto entre os funcionários e a companhia. Ele está sempre aberto a ouvir as necessidades e expectativas dos colaboradores quanto ao seu crescimento e desenvolvimento profissional.
Na visão de Reis (2015, p. 60)
O setor de recursos humanos na gestão organizacional é de suma importância para manter a vitalidade de uma empresa, compreende como gestão de pessoas um conjunto de políticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.
Evidencia-se em todas as plataformas empresariais distribuídas no planeta que a gestão de pessoas é fato que está inerente diretamente ao grau de competitividade que a organização possui em relação as demais, pois, esta área possui instrumentos que podem ser decisivas em produtos e serviços mais interessantes ao público alvo. Para que estes fatos se tornem eventos notórios e cotidianos nas empresas os gestores terão que desenvolver um quadrante de recursos humanos habilitado a resolver problemáticas de todas as características, sempre evidenciando absorver as
potencialidades e identificar as limitações do capital humano.
Para que estes eventos demonstrados acima funcionem é inevitável que todos tenham a capacidade de desenvolver a sua função da melhor forma possível e o setor de recursos humanos deve referenciar e reconhecer quando o colaborador estruturar um trabalho eficiente e eficaz para com a empresa, tornando o vínculo com este mais confiável.
6 MATEMÁTICA FINANCEIRA
Como é do conhecimento de todos os meios sociais a matemática está presente no cotidiano de todas as organizações, ou melhor ainda, no desenvolvimento das ações das pessoas em suas particularidades cotidianas tornando esta modalidade cientifica de extrema importância para a vida em sociedade.
No que se refere a administração este instrumento é capaz de demonstra de forma analítica todas as propostas que tonam a empresa planejada, pois, não se fará uma metodologia de funcionamento sem que se tenha os dados a respeito da ação estas só poderão ser dimensionados através dos números matemáticos.
Conforma afirma Rodrigues (2007, p. 63)
A matemática financeira apresenta conceitos para resolução de problemas ligados às operações financeiras, de aplicações (passivas) e de empréstimos (ativos). As variáveis a serem tratadas e calculadas nos fluxos de caixa das operações são: o capital (principal) inicial, a taxa de juros definida, o período da operação, o valor dos juros (remuneração) e o valor dos montantes finais gerados (soma do principal inicial e dos juros correspondentes).
As abordagens revelam que a matemática financeira é fundamental no que tange a tomada de decisão por parte das empresas contribuindo para que esta tenha a capacidade de se desenvolver em decorrência de uma série de elementos que determinem o funcionamento imparcial das empresas, sempre levando-se em consideração o sucesso.
Nesse aspecto que a Construção e Companhia trabalha, com porcentagem, margem de lucro e erro, a rentabilidade para a organização, formas de financiamento, lucratividade no cartão de credito ou da loja e também possui a parceria de uma financeira dentro da loja, proporcionado comodidade aos clientes para com o desenvolvimento de suas estratégias de efetivação de demandas.
7 ESTATÍSTICA APLICADA
A empresa Construção e Companhia atua de maneira eminente nas perspectivas que se referem ao preço e a compra de seus produtos, no primeiro item é levado em consideração inúmeros fatores como no caso de mercado, elaboração de compras, determinantes mercadológicos dentre outros processos, que terão nos movimentos estatísticos a sua perfeita utilidade para a empresa.
No que se refere as compras estas são realizadas através de fornecedores com um histórico positivo e confiável para com a entrega e a qualidade dos produtos em todas as suas dimensões promovendo assim, a determinação de excelência no atendimento pra com o público alvo, para as compras as previsões de lucros é um instrumento indispensável, fato que se materializa através da estatística.
Na visão de Cruz (2019, p. 37)
A Estatística, conhecida como uma ciência que estuda os fenômenos coletivos, pertencente à disciplina de Matemática, encontra-se cada vez mais em destaque nas organizações e atualmente é considerada como uma ferramenta primordial de gerenciamento. Ela gera informações essenciais que auxiliam nas tomadas de decisões e na criação de estratégias para o futuro das empresas.
Para que as empresas possam se tornar referências em suas determinadas formas mercadológicas, o aprimoramento e a construção de novos ideais administrativos devem fazerparte da configuração organizacional como no caso da estatística e seus princípios.
Os seus elementos serão capazes de conduzir visões futuras em decorrência de uma nova configuração empresarial que é exigida entre os mercados, criando perspectivas que atenuem as crises cíclicas que ocorrem, ou seja, uma preparação antecipada de fatores que podem comprometer o funcionamento organizacional.
Na visão de Crespo (2020), nesse cenário, durante a criação do planejamento estratégico, a Estatística surge como uma ferramenta essencial, a qual fornece dados e informações que auxiliam, direcionam e criam vantagens competitivas para a organização, percebe-se a importância dos processos estatísticos em todos os seus contextos empresariais.
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os fatores e perspectivas abordados no decorrer do estudo se referem a uma plataforma de gestão que fazem parte do contexto da empresa Construção e Companhia, com isso, tais elementos são fundamentais para que a permanência no mercado seja estabelecida como no caso dos passos que o gestor terá que tomar em decorrência destes fatores.
Os principais pontos observados se referem através de dimensionar a avaliação de desempenho que se intitulou como essencial para que a organização alcance os seus objetivos, em outro momento, se formatou, a administração de cargos e salários que é fundamental na satisfação dos colaboradores da empresa.
As formas de liderança também fizeram parte dos eventos que determinaram este estudo, constituindo uma grande quantidade de fatores que são essenciais para que os colaboradores vivam em comunhão na organização, a ética e a legislação são pontos fundamentais de serem conhecidos neste contexto.
A matemática financeira e o plano de negócio fechou o leque de possibilidades que pressupôs a apresentação deste processo de administração realizada pela empresa Construção e Companhia, conduzindo todos os ensinamentos da empresa em um único enfoque que é a consolidação da mesma no mercado e sempre levando a satisfação dos seus clientes.
O objetivo deste estudo foi alcançado, pois, conseguiu-se caracterizar que a gestão da empresa Construção e Companhia, está de acordo com todos os itens propostos no desenvolvimento deste trabalho comprovando as perspectivas que se espera de uma organização na atual conjuntura mercadológica.
REFERÊNCIAS
CAMARGO, Marculino. Fundamentos de ética geral e profissional. 2. ed. Petrópolis 2011.
CRESPO, Arnot, A. Estatística. Saraiva Educação, 20. ed. São Paulo, 2020. CRUZ, Tadeu. Planejamento estratégico. São Paulo: Atlas, 2019
PONTES, Benedito Rodrigues. Administração de cargos e salários. 8. ed. São Paulo: LTr, 2016.
REIS, A. M. V. et al. Desenvolvimento de equipes. Rio de Janeiro: FGV Ed., 2015.
RODRIGUES, José Antônio do Amaral. Manual de aplicação de matemática financeira: temas básicos, questões-chave, formulários e glossários. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.
VIANNA, Marco Aurélio. Motivação, liderança e lucro: o novo papel do líder. São Paulo: Editora Gente, 2016.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina