Buscar

Vulnerabilidade e Relações Sociais

Prévia do material em texto

Fichamento do capítulo 4 do livro Concepção de convivência e fortalecimento de vínculos.
	O texto nos fala sobre a concepção de vulnerabilidade e o que ela abarca. 
	A vulnerabilidade pode estar ligada a vários fatores: sociais, ambientais, psicológicos, econômicos e tantos outros. A vulnerabilidade social pode estar ligada a questões financeiras, crise econômica, segregação de população de baixa renda etc.
	Vários autores latino-americanos discutem sobre o que é vulnerabilidade e a atribuem principalmente a população pobre, que sofre riscos e danos no cenário político e econômico em que se encontram. A vulnerabilidade está em como determinado grupo responde a esses danos e riscos e principalmente como as condições precárias de moradia e socioeconômicas dificultam o desenvolvimento saudável desse grupo. Há uma desigualdade muito grande social. 
	Há sete vulnerabilidades relacionais: violência, conflito, abandono, preconceito/discriminação, apartação, confinamento e isolamento.
	Um conflito se dá nas relações e para resolvê-lo é preciso um consenso. É considerado uma vulnerabilidade relacional quando gera um sofrimento ético/político, onde há uma desigualdade, sendo que a decisão caberá ao grupo de maior poder. 
O preconceito/discriminação se dá quando uma pessoa ou grupo é desvalorizado assim como sua atuação. 
Abandono, sendo de um grupo ou pessoa, deixa marcas profundas e influência em futuras relações. 
A apartação é quando grupos ou pessoas têm que manter distância de outros grupos ou territórios por razões culturais, econômicas ou por distribuição imobiliária. 
Estar em confinamento é estar restrito, impedido de ir e vir por ser perigoso a si e/ou outros. Tornam-se assim vulneráveis os confinados e os que tem relação com estes. 
Há algumas razões que culminam no isolamento: depressão, envelhecimento, discriminação entre outros. O isolamento gera insegurança e tristeza.
A violência é um ato que se faz presente quando um grupo ou pessoa subjuga outras através da força física ou psicológica e a intervenção precisa ser pensada com muita cautela pois muitos elementos estão envolvidos (ponto de vista relacional).
Comentários
	
Texto bem interessante que traz desdobramentos sobre a questão da vulnerabilidade. Acredito que não seja apenas um olhar para uma população economicamente desprivilegiada, mas também para situações nas quais um grupo ou indivíduo não tem poder de ação ou escolha, limitados pelo medo, pelo não pertencimento, o não lugar e pela falta de eficazes políticas públicas. 
	 
	 
Bibliografia
Ministério do Desenvolvimento Social. Concepção de convivência e fortalecimento de vínculos. P.37-47. Brasília, DF: MDS, Secretaria Nacional de Assistência Social, 2017.
2

Mais conteúdos dessa disciplina