Buscar

Historia_Antiga_Metodologia_do_Ensino_de

Prévia do material em texto

Questão A
 Leia atentamente ao trecho da canção “Mulheres de Atenas” composta por Chico Buarque
“Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Sofrem pros seus maridos
Poder e força de Atenas
Quando eles embarcam soldados
Elas tecem longos bordados
Mil quarentenas
E quando eles voltam, sedentos
Querem arrancar, violentos
Carícias plenas, obscenas”.
Link para a música e letra:
https://www.letras.mus.br/chico-buarque/45150/
A partir da letra da canção e das discussões realizadas no livro da disciplina, elabore um texto com no mínimo 800 caracteres, discutindo o papel da mulher na antiguidade clássica, especialmente no contexto da Grécia.
________________________________________________________________________
O modelo patriarcal sempre esteve presente no seio das sociedades Greco-Romanas. Centralizava-se a vida na figura dos homens em detrimento das mulheres que eram vistas como meras procriadoras (no caso das esposas), ou objetos para se obter prazer (prostitutas).
Em determinado trecho da música “Mulheres de Atenas”, Chico Buarque nos mostra uma característica marcante do período: 
“ [...]
Elas não têm gosto ou vontade
Nem defeito, nem qualidade [...] ”
 
As mulheres não tinham direito à cidadania por diferente dos homens não serem consideradas “seres racionais” (mesmo as de família nobre), não exerciam “suas vontades” por assim dizer, estavam condenadas por toda vida obedecer a seu pai ou marido. 
Para as mulheres terem algum tipo de liberdade deveriam se subordinar a prostituição. Algumas prostitutas influenciavam a vida política e enriqueciam, apesar disso viviam uma vida de incertezas e preconceitos.
Um caso raro em que as mulheres tinham certa autonomia e eram consideradas importantes (nunca mais que os cidadãos) era em Esparta. Recebiam algum treinamento militar, podiam praticar esportes nus junto dos homens e eram honradas por dar à luz aos guerreiros espartanos.
 
Questão B
Como é possível acreditar pela metade ou acreditar em coisas contraditórias? As crianças acreditam ao mesmo tempo que Papai Noel lhes traz os brinquedos pela chaminé e que esses brinquedos são colocados lá por seus pais. Os gregos acreditavam em sua mitologia? A resposta não é fácil, pois “acreditar” quer dizer tantas coisas... Nem todos acreditavam que Minos continuasse a ser juiz dos infernos, nem que Teseu tivesse combatido o Minotauro, eles sabiam que os poetas mentem. O mito era um motivo de reflexões sérias. O mito é uma informação ele é uma forma de conhecimento pela informação.
Escolha um mito da Antiguidade e elabore uma atividade para trabalhar, em uma sala do ensino médio, a função dos mitos nas sociedades antigas. Procure ser bastante claro e detalhado no modo como pretende abordar o mito. Escreva um texto com no mínimo 800 caracteres.
Após uma aula introdutória a respeito da mitologia grega pretendo passar o filme “Fúria de Titãs” para a classe. Acredito que assim conseguiria chamar a atenção dos alunos para o tema, visto que filmes como esse são bem populares entre os jovens. 
O filme aborda o mito de Perseu um semideus filho de Zeus, após o filme requisitaria dos alunos redações individuais com os pontos que acharam interessantes.
Depois que todos estivessem familiarizados com o mito, dividiria a turma em três grupos de projeto. O primeiro grupo pesquisaria e apresentaria para a turma a forma como os deuses encaravam a humanidade (utilizando o ponto de vista registrado pelos gregos e usando o filme como exemplo). O segundo grupo apresentaria a forma como os humanos comuns encaravam as divindades, explicariam como os deuses eram apresentados de maneira humana, com sentimentos, desejos e fraquezas. Já o terceiro grupo focaria na figura de Perseu e seu dilema: ser metade humano e metade divino.
Para concluir o tema apresentaria um texto junto de exercícios analisando como os gregos acreditavam numa relação de troca de vantagens com os deuses, se o deus não os estivesse beneficiando seria trocado.
Questão A
 “Entre as obrigações do professor de História está a mobilização de metodologias que contemplem o uso de fontes históricas”. (BUENO, André et al. Jardim de Histórias. Rio de Janeiro/União da Vitória: Ebook Laphis, 2017. p. 387)
Com base no exceto acima transcrito, elabore um texto para responder: o que são fontes históricas e por que é importante trabalhar esse tema na educação básica, na disciplina de História? Sua resposta deve conter, no mínimo, 10 linhas. O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente de acordo com o conteúdo abordado no material e videoaulas da disciplina.
________________________________________________________________________
Fontes históricas são vestígios deixados por indivíduos e civilizações no decorrer do tempo. Existem dois tipos de fontes históricas, as primárias, que compreendem desde pinturas rupestres, zigurates mesopotâmicos, códigos de leis romanas, músicas da mpb e o jornal de anteontem, ou seja, fonte original de informação sobre o período em estudo. Já artigos científicos ou obras embasadas pelas fontes primárias citadas anteriormente seu documento é considerado uma fonte histórica secundária.
Como professor, é meu dever criar em meus alunos um senso crítico e a consciência histórica de que nosso presente é resultado das ações passadas. Acredito que a melhor maneira de trabalhar isso é utilizando fontes históricas, pois, estas vão mostrar ao aluno que a história é palpável e real, não uma mera compilação de fatos em livros didáticos. As fontes irão ajudar o aluno a ver que suas ações influenciam no futuro histórico, seja sua rotina, seus comentários na internet, sua presença ou não em manifestações, etc. O aluno vai entender que ele pode ter sua própria interpretação dos fatos e que não existe uma verdade absoluta. Isso é fundamental para gerar uma consciência cidadã.
Questão B
Percebemos que é comum as pessoas confundirem “narrativa” e “história”. Foi o que aconteceu com os alunos da professora Ana, do 6.º ano do Ensino Fundamental.
Nesse caso, se você estivesse no lugar dessa professora, de que forma você poderia corrigir essa ideia e esclarecer para seus alunos a diferença entre narrativa e história? Com base em seus conhecimentos adquiridos ao longo do estudo, elabore um texto, que deve ser construído com suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material e videoaulas da disciplina. 
 
Por ministrar atividades acessíveis para o nível de desenvolvimento dos alunos que incluam diferentes forma de leitura sobre determinado fato. Por exemplo, pode-se criar com o auxílio da turma uma história baseada em fatos principais, porém, cada aluno individualmente irá criar uma narrativa própria sobre os fatos. Após todos lerem em voz alta sua narrativa cabe ao professor mostrar como sobre o mesmo fato podem surgir diversas narrativas e que isso também se aplica a história. 
Por exemplo, um exército vitorioso em batalha não irá narrar os fatos da mesma maneira que o exército derrotado, por mais que estes tenham os mesmos fatos como base de sua narrativa. Deve-se incentivar os alunos a criarem suas próprias narrativas e visões de mundo desde que estas estejam as mais próximas possíveis da “verdade”.

Mais conteúdos dessa disciplina