Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2. A publicação pelo MEC das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH), em 2012, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), evidencia a relevância da Educação para os Direitos Humanos porque:
Essas diretrizes obrigam as escolas e universidades a constituírem uma disciplina obrigatória em seus currículos chamada de Direitos Humanos.
Essas diretrizes reconhecem a Educação em Direitos Humanos (EDH) como um dos fundamentos do direito à Educação.
Fica estabelecida a obrigatoriedade de assistência jurídica, por parte da escola ou da universidade, aos alunos que forem vítimas de violação de seus direitos.
As diretrizes têm o mesmo valor e poder normativo que a LDB/96 e o artigo 5º da Constituição Federal de 1988.
Escolas e universidades são o único espaço institucional em que é possível desenvolver projetos e ações de Educação para os Direitos Humanos.
A relevância e a necessidade da Educação para os Direitos Humanos ficam, de certo modo, evidenciadas com a publicação das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. A apropriação desses diretrizes pelo sistema educacional é uma forma de se reconhecer a Educação em Direitos Humanos como um pilar do processo educacional e, até mesmo, do direito à Educação.
image1.wmf
image2.wmf