Buscar

Roteiros para Educação Física

Prévia do material em texto

Roteiros para Educação Física
Roteiro 1:
Multiculturalismo: Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras: (EF07EF13) Diferenciar as danças urbanas as demais manifestações da dança, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a elas por diferentes grupos sociais. 7º ano EF
Introdução (30 segundos)
Cumprimentar os alunos e introduzir o tema da aula: valorização das danças urbanas e sua diferenciação das demais manifestações da dança.
Explicar que as danças urbanas são expressões culturais importantes que surgiram nas áreas urbanas e possuem características próprias que as distinguem de outras manifestações da dança.
Desenvolvimento (4 minutos)
O que são danças urbanas? (2 minutos)
Apresentar uma definição das danças urbanas, destacando sua origem nas áreas urbanas e sua influência de diversos estilos musicais, como hip-hop, funk e breakbeat.
Discutir as características principais das danças urbanas, como o uso do corpo de forma expressiva, movimentos sincopados, improvisação e interação com o ambiente urbano.
Diferenciação das danças urbanas (2 minutos)
Comparar as danças urbanas com outras manifestações da dança, como balé clássico, danças folclóricas e dança contemporânea.
Destacar as diferenças nas técnicas, estilos de música, figurinos e contextos sociais em que cada uma dessas manifestações da dança se desenvolve.
Enfatizar a importância de valorizar e respeitar os sentidos e significados atribuídos às danças urbanas por diferentes grupos sociais, reconhecendo sua importância como expressão cultural.
Conclusão (1 minuto)
Resumir os principais pontos abordados na aula, enfatizando a valorização das danças urbanas e sua diferenciação das demais manifestações da dança.
Promover a reflexão sobre a diversidade cultural presente nas danças urbanas e a importância de respeitar e valorizar diferentes expressões artísticas.
Encorajar os alunos a explorar e aprender mais sobre as danças urbanas, assim como a considerar a relevância dessas manifestações para a construção de uma sociedade multicultural.
Agradecer a participação dos alunos e encerrar a aula.
Roteiro 2:
Saúde: (EF08EF11) Identificar as características da ginástica de conscientização corporal e discutir como a prática dessa manifestação pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo. 8º ano EF
Introdução (aproximadamente 1 minuto):
Cumprimentar os alunos e contextualizar o tema da aula: ginástica de conscientização corporal.
Explicar brevemente que a ginástica de conscientização corporal é uma prática que visa melhorar a relação do indivíduo com o próprio corpo, promovendo benefícios para a saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
Destacar que durante a aula iremos explorar as características dessa ginástica e discutir como ela pode contribuir para a melhoria das condições de vida.
Desenvolvimento (aproximadamente 4 minutos):
Alongamento (1 minuto):
Instruir os alunos a se posicionarem em pé, com os pés paralelos e alinhados.
Realizar uma sequência de alongamentos simples, como esticar os braços para cima, inclinar o tronco para os lados e tocar os pés com as mãos.
Enfatizar a importância do alongamento para preparar o corpo para a prática da ginástica de conscientização corporal.
Movimentos conscientes (2 minutos):
Pedir aos alunos para se posicionarem em uma área ampla e confortável.
Guiar uma série de movimentos lentos e suaves, como caminhar de forma consciente, sentar e levantar-se com atenção aos movimentos do corpo, girar o pescoço e os ombros de forma suave, entre outros.
Enfatizar a importância de prestar atenção aos movimentos do corpo e de estar presente no momento presente.
Respiração consciente (1 minuto):
Instruir os alunos a sentarem-se em uma posição confortável, com a coluna ereta.
Orientar a prática da respiração consciente: inspirar profundamente pelo nariz, segurar por alguns segundos e expirar lentamente pela boca.
Explicar que a respiração consciente auxilia no relaxamento, redução do estresse e no desenvolvimento da consciência corporal.
Conclusão (aproximadamente 1 minuto):
Recapitular brevemente as características da ginástica de conscientização corporal abordadas durante a aula.
Reforçar como essa prática pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
Encorajar os alunos a incorporarem a ginástica de conscientização corporal em suas rotinas diárias para colherem os benefícios dessa prática.
Agradecer a participação dos alunos e encerrar a aula.
Roteiro 3:
Meio Ambiente: Educação Ambiental: (EF09EF19) Explorar diferentes práticas corporais de aventura na natureza, respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos de degradação ambiental. 9º ano EF
Introdução (aproximadamente 1 minuto):
Cumprimentar os alunos e introduzir o tema da aula: práticas corporais de aventura na natureza com respeito ao meio ambiente.
Explicar brevemente que iremos explorar diferentes atividades ao ar livre que podem ser realizadas em contato com a natureza, respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos de degradação ambiental.
Destacar a importância de preservar o meio ambiente enquanto desfrutamos das atividades de aventura.
Desenvolvimento (aproximadamente 4 minutos):
Apresentação das práticas corporais de aventura (2 minutos):
Apresentar algumas práticas corporais de aventura que podem ser realizadas na natureza, como trilhas, escaladas, canoagem, ciclismo, entre outras.
Breve explicação sobre cada atividade, enfatizando a interação com o meio ambiente e os benefícios físicos e mentais que podem ser alcançados por meio dessas práticas.
Princípios de respeito ao meio ambiente (2 minutos):
Discutir os princípios fundamentais para realizar as atividades de aventura com respeito ao meio ambiente, como "leave no trace" (não deixar rastros), não poluir, respeitar a fauna e flora local, não danificar o ambiente natural, entre outros.
Destacar a importância de seguir as regras e regulamentos estabelecidos para a proteção da natureza e do patrimônio natural.
Conclusão (aproximadamente 1 minuto):
Recapitular as práticas corporais de aventura na natureza apresentadas e ressaltar a importância de praticá-las com respeito ao meio ambiente.
Incentivar os alunos a se envolverem em atividades de aventura, mas sempre levando em consideração a preservação ambiental.
Reforçar que cada um pode fazer a diferença ao adotar práticas responsáveis ao ar livre, minimizando os impactos de degradação ambiental.
Agradecer a participação dos alunos e encerrar a aula.
Roteiro 4
Cidadania e civismo: Educação em Direitos Humanos: (EM13LGG304) Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global. Ensino Médio
Introdução (aproximadamente 1 minuto):
Cumprimentar os alunos e contextualizar o tema da aula: Educação em Direitos Humanos e Cidadania.
Explicar brevemente que iremos abordar a importância de formular propostas, intervir e tomar decisões que considerem o bem comum, os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em diferentes âmbitos: local, regional e global.
Destacar que a Educação em Direitos Humanos visa promover uma cultura de respeito, tolerância, igualdade e responsabilidade social.
Desenvolvimento (aproximadamente 4 minutos):
Conceitos fundamentais (2 minutos):
Apresentar e explicar os conceitos-chave abordados na aula, como bem comum, Direitos Humanos, consciência socioambiental e consumo responsável.
Discutir a importância desses conceitos para uma sociedade justa, equitativa e sustentável.
Exemplos práticos (2 minutos):
Apresentar exemplos práticos de situações em que os alunos podem formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável.
Exemplos podem incluir iniciativas de engajamentocomunitário, ações de conscientização sobre direitos humanos e questões socioambientais, escolhas de consumo responsável, entre outros.
Conclusão (aproximadamente 1 minuto):
Recapitular os conceitos abordados e os exemplos práticos apresentados durante a aula.
Encorajar os alunos a refletirem sobre como podem contribuir para o bem comum, os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em suas vidas diárias.
Incentivar os alunos a formular propostas, intervir e tomar decisões que promovam uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável em âmbito local, regional e global.
Reforçar a importância da Educação em Direitos Humanos como um caminho para a construção de uma sociedade mais consciente e responsável.
Agradecer a participação dos alunos e encerrar a aula.
Roteiros para Educação Física
 
 
Roteiro 1:
 
Multiculturalismo: Educação para valorização do multiculturalismo nas 
matrizes históricas e culturais brasileiras: (EF07EF13) Diferenciar as 
danças urbanas as demais manifestações da dança, valorizando e
 
respeitando os sentidos e
 
significados atribuídos a
 
elas por diferentes 
grupos sociais.
 
7º ano EF
 
Introdução (30 segundos)
 
 
Cumprimentar os alunos e introduzir o tema da aula: valorização das danças 
urbanas e sua diferenciação das demais manifestações da d
ança.
 
Explicar que as danças urbanas são expressões culturais importantes que 
surgiram nas áreas urbanas e possuem características próprias que as 
distinguem de outras manifestações da dança.
 
Desenvolvimento (4 minutos)
 
 
O que são danças urbanas? (2 minuto
s)
 
 
Apresentar uma definição das danças urbanas, destacando sua origem nas 
áreas urbanas e sua influência de diversos estilos musicais, como hip
-
hop, funk 
e breakbeat.
 
Discutir as características principais das danças urbanas, como o uso do corpo 
de forma 
expressiva, movimentos sincopados, improvisação e interação com o 
ambiente urbano.
 
Diferenciação das danças urbanas (2 minutos)
 
 
Comparar as danças urbanas com outras manifestações da dança, como balé 
clássico, danças folclóricas e dança contemporânea.
 
Des
tacar as diferenças nas técnicas, estilos de música, figurinos e contextos 
sociais em que cada uma dessas manifestações da dança se desenvolve.
 
Enfatizar a importância de valorizar e respeitar os sentidos e significados 
atribuídos às danças urbanas por dif
erentes grupos sociais, reconhecendo sua 
importância como expressão cultural.
 
Conclusão (1 minuto)
 
Roteiros para Educação Física 
 
Roteiro 1: 
Multiculturalismo: Educação para valorização do multiculturalismo nas 
matrizes históricas e culturais brasileiras: (EF07EF13) Diferenciar as 
danças urbanas as demais manifestações da dança, valorizando e 
respeitando os sentidos e significados atribuídos a elas por diferentes 
grupos sociais. 7º ano EF 
Introdução (30 segundos) 
 
Cumprimentar os alunos e introduzir o tema da aula: valorização das danças 
urbanas e sua diferenciação das demais manifestações da dança. 
Explicar que as danças urbanas são expressões culturais importantes que 
surgiram nas áreas urbanas e possuem características próprias que as 
distinguem de outras manifestações da dança. 
Desenvolvimento (4 minutos) 
 
O que são danças urbanas? (2 minutos) 
 
Apresentar uma definição das danças urbanas, destacando sua origem nas 
áreas urbanas e sua influência de diversos estilos musicais, como hip-hop, funk 
e breakbeat. 
Discutir as características principais das danças urbanas, como o uso do corpo 
de forma expressiva, movimentos sincopados, improvisação e interação com o 
ambiente urbano. 
Diferenciação das danças urbanas (2 minutos) 
 
Comparar as danças urbanas com outras manifestações da dança, como balé 
clássico, danças folclóricas e dança contemporânea. 
Destacar as diferenças nas técnicas, estilos de música, figurinos e contextos 
sociais em que cada uma dessas manifestações da dança se desenvolve. 
Enfatizar a importância de valorizar e respeitar os sentidos e significados 
atribuídos às danças urbanas por diferentes grupos sociais, reconhecendo sua 
importância como expressão cultural. 
Conclusão (1 minuto)

Mais conteúdos dessa disciplina