Buscar

AD1_Ed. Saúde_2022 2

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA 1 – 2022/2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – CONSÓRCIO CEDERJ
PEDAGOGIA – CONSÓRCIO CEDERJ
DISCIPLINA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Coordenação de disciplina
Curso de Pedagogia: Profª Drª Jemima Fuentes (IBRAG-UERJ)
Curso de Ciências Biológicas: Prof. Dr. Marcelo Aguiar C. Lima (IBRAG-UERJ)
Tutores à Distância:
Profª MSc. Andreia Alves Soares 
Profª MSc. Natalia Collares de Moura da Rocha
Profa. MSc. Roberta Guedes
Profª Dra. Sheila Soares de Assis
Alunos: 
 Polo de ambos: Rocinha
Data limite para o envio da AD1 (G2) de Educação em Saúde pela plataforma – 28 de agosto de 2022.
A AD pode ser realizada individualmente, em dupla ou trio. Caso seja realizada em dupla ou trio, por favor, identifique todos os estudantes no material enviado. 
AD1
No dia 23 de julho de 2022, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a varíola dos macacos (monkeypox) tornou-se a nova emergência de saúde global. A decisão foi tomada após a constatação de que o vírus se espalhou por mais de 75 países registrando mais de 16 mil casos. No Brasil já temos 592 casos confirmados. A decisão tomada, embora sem consenso, ocorreu porque o surto ainda pode ser interrompido com as estratégias certas nos grupos certos. Sabendo que a divulgação de dados e informações científicas para a população são estratégias eficientes no controle das infecções, convidamos você para ajudar neste sentido!
Fontes:https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/07/23/variola-dos-macacos-vira-emergencia-global-de-saude-saiba-o-que-significa.ghtml e https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/07/21/variola-dos-macacos-veja-lista-de-sintomas-e-como-se-proteger.ghtml.
Questão 1
a) Faça uma busca em sites confiáveis na internet sobre o número de casos em cada estado do Brasil e pinte o mapa acima com as cores que representam o número de casos em cada estado brasileiro. O estado que não tiver casos, não pintar (1 ponto).
Legenda: 	de 01 até 05 casos
		De 06 até 20 casos
		de 21 até 50 casos
		de 51 até 200 casos
		de 201 casos em diante
Fonte:
https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2022/08/08/variola-dos-macacos-novo-balanco-agosto.htm. Acesso em: 11 de agosto de 2022.
b) Identifique através do site da prefeitura (ou secretaria de saúde) de sua cidade de residência ou do seu polo se a cidade já possui algum caso CONFIRMADO da doença ou se possui algum caso SUSPEITO e indique abaixo o número de confirmados e suspeitos (1 ponto).
Cidade: Rio de Janeiro
Casos CONFIRMADOS: 190 casos confirmados
Casos SUSPEITOS: 152 casos suspeitos
Fonte: Não encontramos as informações no site da prefeitura ou da Secretaria de educação, mas a reportagem abaixo menciona que os dados foram informados pela prefeitura. https://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-rio/2022/08/variola-dos-macacos-mais-de-250-casos-sao-confirmados. Acesso em: 11 de agosto de 2022.
Questão 2: Elabore um panfleto explicando o que é a varíola dos macacos, indicando os sintomas da doença, como ocorre a confirmação diagnóstica da infecção e o período de incubação. Se possível inserir fotos de alguns sintomas (2 pontos).
O FOLHETO SERÁ ANEXADO TAMBÉM EM UM ARQUIVO PDF
Fontes:
https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira-duvida-noticias/variola-dos-macacos-o-que-e-a-doenca-seus-sintomas-e-por-que-ela-afeta-humanos. Acesso em 10 de agosto de 2022.
https://www.minhavida.com.br/materias/materia-22280. Acesso em 11 de agosto de 2022.
https://www.tuasaude.com/variola-dos-macacos/. Acesso em 10 de agosto de 2022.
https://www.uol.com.br/vivabem/faq/variola-dos-macacos-sintomas-transmissao-tratamento-e-mais.htm. Acesso em 11 de agosto de 2022.
Questão 3: Produza um áudio (máximo 2 minutos) que alerte a população sobre as formas de contágio (transmissão) e medidas de prevenção (2 pontos).
· Link do áudio: https://1drv.ms/u/s!Aqzj-qmbpwnJfmIUcbLm-UtuiuQ
Questão 4: Indique 3 ações da vigilância em saúde ambiental que podem ser adotadas para restringir a disseminação de casos de varíola dos macacos no Brasil (2 pontos). 
· Ações de comunicação educativa para a população;
· Protocolos de diagnóstico e assistência;
· Rede credenciada de laboratórios para testagem e vigilância.
Fonte:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-08/sao-paulo-lanca-plano-de-enfrentamento-variola-dos-macacos. Acesso em: 11 de agosto de 2022.
Questão 5: Indique que faixa etária da população pode ser mais vulnerável a desenvolver os casos graves da doença (2 pontos).
Segundo o site de notícias CNN, as crianças são mais vulneráveis a desenvolver casos graves da doença. A matéria de Ingrid Oliveira, alerta sobre as consequências da varíola de macaco na faixa etária abaixo de 8 anos. Na entrevista com o infectologista Marco Aurélio Sáfadi, presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, ele afirma que a varíola dos macacos apresenta um risco maior para crianças.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/criancas-sao-mais-vulneraveis-a-complicacoes-pela-variola-dos-macacos-diz-infectologista/. Acesso em: 15 de agosto de 2022.
Não esqueça de citar a fonte de todo material utilizado na confecção da avaliação.
Boa avaliação!
image2.jpeg
image1.png
image3.png
image4.png
image5.png