Buscar

Algumas questões que podem cair na AD1

Prévia do material em texto

1) “A Psicanálise afetou os conceitos de senso comum de uma grande parte do mundo. Porém, o homem comum frequentemente não vê tais conceitos como parte de uma teoria científica articulada, mas sim como o próprio bom senso ou até mesmo como a realidade em si. Questões edípicas, portanto, são comumente consideradas como algo dado ao ser humano, bem como as intenções inconscientes num sonho” (Florsheim e Berlink, 2015). Nesta passagem, e ao longo do texto, os autores defendem que:
A FORMA COMO O SENSO COMUM SE APROPRIA DOS CONCEITOS PSICANALÍTICOS SE DIFERE DA FORMA COMO OS PSICANALISTAS OS ENTENDEM.
2) O contexto histórico-cultural no qual a psicanálise foi primeiramente formulada exerceu uma forte influência sobre a teoria produzida por Freud
VERDADEIRO (o momento em que Freud viveu (1856-1939) e a psicanálise se constituiu, foi muito importante tanto por propiciar as condições epistemológicas necessárias para o surgimento da mesma, quanto pelas formas especificas que o conhecimento analítico surgiu em seus primórdios. Uma série de fatores podem ser elencados como concorrentes para esse fenômeno: por um lado vivia-se um período de doenças inexplicáveis pela ciência médica da época: as doenças mentais, ou, na nomenclatura de hoje, os transtornos psicológicos. Era preciso criar-se novas teorias para explicar tais doenças, quanto desenvolver novos métodos para trata-las (texto aula 2)
3) Sobre a pesquisa psicanalítica, Lo Bianco (2003) aponta que Freud sempre acreditou no poder das investigações e que a partir disso que pôde não ficar preso a um rigor metodológico, dando lugar ao inesperado, à emergência das manifestações do inconsciente. Dentre as alternativas a seguir, qual é a CORRETA sobre a PESQUISA PSICANALÍTICA?
É NECESSÁRIO MANTER A PESQUISA PSICANALÍTICA LIVRE DAS AMARRAS DE CONHECIMENTOS ENGESSADOS E VOLTAR-SE PARA A REALIDADE QUE CONSTITUI O SUJEITO, ATRAVÉS DAS FORMAÇÕES DO INCONSCIENTE.
4) Florsheim e Berlinck (2015) pontuam no artigo diversas características do senso comum. Dentre elas, podemos citar a seguinte alternativa INCORRETA:
DIFERENTEMENTE DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, O SENSO COMUM RESULTA DE CONHECIMENTOS OBTIDOS A PARTIR DE ESTUDOS E PESQUISAS TEORICAMENTE FUNDAMENTADAS E SISTEMATICAMENTE CONDUZIDAS.
5) Uma das características do saber do senso comum é formular um conhecimento sistematizado, coerente e testado empiricamente a partir de uma teoria base, e convalidado por uma comunidade de especialistas.
FALSO
6) Sobre o contexto histórico-social de surgimento da psicanálise, é INCORRETO afirmar:
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ERA VISTO COM DESCONFIANÇA E HAVIA GRANDE TEMOR DE QUE SEU AVANÇO FOSSE MALÉFICO PARA A HUMANIDADE.
REGINA
7) Para efeitos da formação e da prática do pedagogo, o conhecimento Psicanalítico do senso comum é insuficiente para embasar sua prática profissional?
VERDADEIRO
8) Segundo Florsheim e Berlink (2015) o senso comum: “é um sistema cultural como qualquer outro e se baseia fundamentalmente na convicção do seu valor, sustentada pelos envolvidos num determinado contexto”. Para estes autores, o SENSO COMUM, tem como seus principais papéis:
CRIAR A SENSAÇÃO DE CONTROLE SOBRE A REALIDADE ATRAVÉS DA PREVISIBILIDADE E CONFIABILIDADE DO CONHECIMENTO SOBRE O MUNDO.
9) Ao levantarem a discussão sobre a cientificidade da Psicanálise, Florsheim e Berlinck (2015) identificam algumas concepções com relações às diferenças entre as ciências humanas e as ciências da natureza. Dentre as características das ciências humanas, podemos destacar como CORRETA seguinte:
O MÉTODO DE COMPREENSÃO, PRÓPRIO ÀS CIÊNCIAS HUMANAS, REFERE-SE A UMA BUSCA DE ENTENDIMENTO CONSIDERANDO A RELAÇÃO ENTRE O TODO E SUAS PARTES.
10) Sobre o contexto histórico-social de surgimento da Psicanálise, é INCORRETO afirmar que:
O AMBIENTE SOCIAL EM QUE FREUD VIVIA ERA EXTREMAMENTE PERMISSIVO NO QUE DIZ RESPEITO À VIDA SEXUAL.
11) Desde o surgimento e até hoje, a Psicanálise é contrária ao tratamento de transtornos psicológicos através de métodos que priorizavam a fala e a investigação de processos inconscientes, preferindo intervenções farmacêuticas ou cirúrgicas, ou que atuem diretamente sobre o corpo dos pacientes:
FALSO
12) Lo Bianco (2003) argumenta em seu artigo que na época de Freud, existia a dúvida se a Psicanálise era ou não, uma ciência. O inventor da Psicanálise se afastou progressivamente da concepção positivista sobre o sujeito para consolidar sua criação como tratamento que prioriza a investigação dos processos inconscientes.
Analise as afirmações abaixo de acordo com as leituras sugeridas na aula 2 da introdução do curso:
I- A psicanálise é um campo do conhecimento que estuda exclusivamente das “doenças mentais”, não gerando conhecimento sobre o psiquismo sadio.
II- A constituição histórica da psicanálise se deu inicialmente em meio a um empirismo pragmático, tendo encontrado muita resistência de sua aceitação como ciência.
III- A especificidade do objeto da psicanálise é o sujeito do inconsciente, sendo este visto em sua singularidade e como portador de um saber.
São INCORRETAS as afirmativas:
Escolha uma opção:
a) Apenas a I está incorreta!
Sobre a cientificidade da psicanálise, Florsheim e Berlinck (2015) identificam algumas concepções com relação às diferenças entre ciências humanas e as ciências da natureza. Dentre as características das CIÊNCIAS HUMANAS, podemos destacar como CORRETA:
O MÉTODO DE COMPREENSÃO PRÓPRIO ÀS CIÊNCIAS HUMANAS, REFERE-SE A UMA BUSCA DE ENTENDIMENTO CONSIDERANDO A RELAÇÃO ENTRE O TODO E SUAS PARTES.

Mais conteúdos dessa disciplina