Buscar

Neuroma de Morton: Causas e Sintomas

Prévia do material em texto

O neuroma de Morton é uma lesão benigna que não se espalha para outros tecidos e nem leva a óbito. O neuroma de morton aparece no pé, mais especificamente a área entre o terceiro e quarto dedo. 
Ela pode trazer desconforto como formigamento, sensação de picada, alterações na sensibilidade e dor. 
 Sua principal causa estão relacionada à compressão nessa região do pé, contribuindo assim alguns fatores no seu aparecimento como: uso excessivo de sapatos de bico fino, saltos altos e calçados apertados. Grandes causas também acontece com a presença de alterações anatômicas no pé, como joanetes, obesidade e impactos. Embora seja uma patologia relativamente comum, não se entende completamente sua causa e fisiopatologia. 
 O envio de impulso nervoso começa na medula espinhal, descendo em todo canal da coluna, abrindo raizes neurais, descendo para lombar e região sacral , depois nas pernas e por fim chegando aos pés. Chegando aos pés, eles se ramificam fazendo pequenas raizes inervando os dedos que são chamados de nervos digitais. Essa inervação digital passam entre os metatarsos e entre os metatarsos passam as raizes. Quando os metatarsosse movimentam para baixo ou para cima entre as raizes, os movimentos acaba por si provocando e gerando um atrito entre elas. Esse atrito acaba gerando um processo inflamatório nas raizes, produzindo uma lesão crônica gerando um aumento do tamanho da raiz. Esse aumento faz com que o espaço que elas se encontram seja muito pequeno. 
Na região da parte mais anterior do pé existe uma concavidade . Os pacientes com o neuroma de morton tem uma alteração no desenho desse arco transverso anterior, ao invés de ser côncavo, ele fica convexo, invertendo a curvatura e essa curvatura ao entrar em contato com o solo, acaba gerando uma cascata inflamatória, contribuindo assim para a inflamação do neuroma.

Mais conteúdos dessa disciplina