Buscar

N1 - Aquisição e Desenvolvimento da Leitura e Escrita

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resolução de Caso (N1) para Universidade Anhembi Morumbi
Curso de Pós-Graduação: Neurociência Aplicada à Educação
Disciplina: Aquisição e Desenvolvimento da Leitura e Escrita
Aluno: Thais Tamara Dias Motoki
As diretrizes gerais da BNCC de número 4 e 5 (BRASIL, 2018, p.18), levam em conta a relevância de preparar os alunos para um mundo cada vez mais tecnológico. Considerando que a abordagem pedagógica deve se adaptar às mudanças na sociedade, esta deve incorporar tecnologias de maneira eficaz. 
É possível que as dificuldades de docentes para compreender como trabalhar leitura e escrita promovendo a cultura digital, se dê por conta de que o repertório cognitivo deles ainda está em processo de assimilação destas novas tecnologias, contudo, de acordo com Giraffa (2012) “O professor sempre teve de aprender algum tipo de tecnologia para organizar e realizar sua aula. A grande diferença é a velocidade e a variedade de recursos que hoje são ofertados.”
Investir em capacitações e workshops voltados aos recursos tecnológicos pode proporcionar aos professores a oportunidade de explorar e experimentar ferramentas digitais, gerando ideias e incentivando suas aplicações. Incentivar a troca de experiências entre docentes também pode auxiliar no fomento de boas práticas.
Outra forma de conscientização pode ocorrer pela apresentação de pesquisas que trazem resultados e reflexões a respeito da integração de tecnologias ao ensino da linguagem e escrita, como o estudo realizado por Júnior, Menezes e Wunsch (2018), que analisou as metodologias didático-pedagógicas em aplicativos móveis.
Dessa forma, ao conscientizar os professores sobre a relevância das tecnologias digitais no aprendizado, garante-se uma educação alinhada às diretrizes da BNCC
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GIRAFFA, Lucia Maria Martins. (Re)invenção pedagógica?: reflexões acerca do uso de tecnologias digitais na educação. 1. ed. Porto Alegre: ediPUCRS, 2012. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 10 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista; CORREA SÁ MENEZ, Messiane Rose; WUNSCH, Luana Priscila. APLICATIVOS MÓVEIS PARA A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 37–56, 2019. DOI: 10.20952/revtee.v11i01.9812. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9812. Acesso em: 10 mar. 2024.

Mais conteúdos dessa disciplina