Buscar

Prévia do material em texto

AS FONTES HISTÓRICAS DO HISTORIADOR
Acadêmico(a): Íris Gonçalves Souza¹
Uma fonte histórica, conceituando-a de maneira mais geral e relacionando-a mais especificamente com a necessidade de que, em uma pesquisa histórica, problema historiográfico e fonte histórica estejam intimamente relacionados. as fontes históricas constituem uma espécie de “máquina do tempo” para os historiadores – ou poderíamos dizer que elas são o seu “visor do tempo”, se pudermos tomar de empréstimo estas imagens que no momento ainda fazem parte da literatura ou filmografia de ficção científica. 
Uma vez que o historiador trabalha com sociedades que já desapareceram ou se transmutaram – ou, mais ainda, com processos que já se extinguiram ou que fluíram através de transformações que terminaram por atravessar os tempos até chegar ao presente produzindo novos efeitos – não existiria outro modo de perceber estas sociedades ou apreender estes processos senão a partir das chamadas “fontes históricas”, aqui entendidas como os diversos resíduos, vestígios, discursos e materiais de vários tipos que, deixados pelos seres humanos historicamente situados no passado, chegaram ao tempo presente através de caminhos diversos.
O historiador observa, se sairmos por um instante de nossa metáfora, é o universo das fontes históricas. O olhar específico do historiador comporta muitas possibilidades diferentes de interpretá-las, e certamente interdita um número equivalente de outras. Entrementes, ao olhar “pela janela” das fontes, o historiador se coloca diante de uma paisagem de época – a qual pode ser constituída por textos, objetos, fotografias, ou uma grande variedade de outros tipos de vestígios que chegaram até ele.
 É por isso que podemos dizer que, através das fontes, o historiador está olhando para o Passado, uma vez que quem escreveu o texto sobre o qual ele agora, e debruça para compreender uma outra época foi de fato um indivíduo daquela mesma época. Se aquilo que ele contempla é um objeto de cultura material, os materiais que o constituem foram amalgamados também no passado; a forma mesma que lhe foi atribuída assim se realizou efetivamente pelas mãos de um artesão da época considerada; ou, ainda, em se tratando de um objeto industrializado, foram máquinas de anos atrás que produziram tal objeto em meio a uma série de outros muito similares, da mesma forma que tal objeto foi posto a venda nesta mesma época para atender a demandas de consumo que então existiam. 
REFERÊNCIAS:
BARROS, José D'Assunção. Fontes Históricas – introdução aos seus usos historiográficos. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.
BURKE, Peter. (org.) A Escrita da História: novas perspectivas. Trad. Magda Lopes. São Paulo: Editora UNESP, 1990.
MORAES, Elisabete Rodrigues. Ensinando História através das vivências do aprendiz: uma experiência possível. Revista Latino-Americana de História. Vol.2, nº. 6, 2013.
image1.png
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina