Buscar

Contexto e Teorias do Serviço Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO
CONTEXTO POLÍTICO E O BALANÇO CRÍTICO DAS SISTEMATIZAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA...
1. Qual o contexto político no Brasil quando o Serviço Social realiza a proposta de ruptura com o conservadorismo e o fortalecimento da profissão?
B. Período da Ditadura Militar, dos Anos de Chumbo, do Milagre Econômico e das eleições indiretas para presidente.
2. Quais são as principais características do Documento de Araxá?
A. Tem como propostas a crítica ao conservadorismo, a orientação teórica pautada no funcionalismo e a busca da integração social.
3. Quais são as principais características do Documento de Teresópolis?
D. Racionalidade da ação profissional, continuidade do referencial teórico funcionalista, sendo proposta uma racionalidade na ação profissional.
4. Qual foi o objetivo do Seminário de Sumaré?
C. Introduzir o Serviço Social no debate contemporâneo por meio das vertentes científica, fenomenológica e marxista.
5. Quais são as características do Método BH?
B. Intenção de ruptura com o Serviço Social tradicional.
INFLUÊNCIA DAS CORRENTES FILOSÓFICAS E SOCIOLÓGICAS NO SERVIÇO SOCIAL:
1. O Serviço Social enquanto profissão é também fruto de um denso processo histórico não podendo, portanto, ser pensado desassociado das correlações de força existente em um dado momento histórico.
Com base nessa assertiva, assinale a alternativa que melhor descreve os primeiros anos de constituição do Serviço Social no Brasil:
C. O surgimento do Serviço Social tem ligação direta com reconhecimento da questão social no Brasil, sendo o tomismo o instrumento filosófico de resposta a esse novo fenômeno social diante de um Estado Populista e Assistencialista.
2. O Serviço Social enquanto uma profissão que tem por base a necessidade de compreender a sociedade e produzir intervenções nela, demanda, portanto, teorias e métodos que deem respostas aos questionamentos sobre a realidade.
Três grandes correntes foram e ainda são marcantes para a história da profissão. A seguir identifique quais as três principais correntes e seu respectivo autor principal.
A. Estrutural-Funcionalista - Alfred R. Radcliffe-Brown, Fenomenológica - Edmund Husserl e Marxista - Karl Marx.
3. O Movimento de Reconceituação do Serviço Social foi de extrema importância para a profissão pois marca o movimento endógeno de reflexão da profissão a cerca de suas bases teóricas, éticas e técnicas. O Brasil vivenciava o adensamento da Ditadura Militar a partir de 1965, nesse momento histórico o Serviço Social também repensa sua estrutura.
Quais os principais eventos organizados pela profissão durante esse período que colaboraram com a reestruturação da categoria?
B. Araxá, em 1967, de Teresópolis, em 1970, e Sumaré, em 1980.
4. A fenomenologia surge para o Serviço Social durante o processo de reflexão da profissão trazido pelo Movimento de Reconceituação da profissão. Com características marcantes advindas de uma forma positivista de compreensão da realidade, aparece pela primeira vez no documento do Seminário de Sumaré. Essa teoria social sofre críticas do conjunto da profissão, a qual a nega como arcabouço teórico-metodológico, qual motivo dessa negativa?
D. Por conceber uma forma de apreender o real de maneira a-histórica, com forte cariz psicologizante, que propõe analisar o fenômeno social de forma conservadora e sem compromisso com a transformação.
5. A terceira teoria social da qual o Serviço Social se aproximou durante o processo de Reconceituação foi a Marxista, essa aproximação com a teoria de Karl Marx possibilitou a construção do movimento que ficou conhecido como Intenção de Ruptura. Sobre a Teoria Marxista marque a alternativa correta:
C. O método utilizado por Marx foi o materialismo dialético, que parte da análise da realidade, na qual tudo se desenvolve e se transforma. Esse método é contemplado por três leis básicas: lei da unidade e dos contrários, lei da transição do quantitativo para o qualitativo e lei da negação da negação.
O CONFRONTO DO SERVIÇO SOCIAL DA DÉCADA DE 90 COM AS NOVAS CONFIGURAÇÕES E MANIFESTAÇÕES DA
1. Silva (2009) distingue as épocas econômicas não pelo que elas produzem, mas pelo modo como são produzidas as diferentes necessidades do homem. Considerando essa informação, o que a autora define por meios de produção?​​​​​​​
C. São as condições materiais necessárias para a realização do processo de trabalho.
2. O ser humano possui capacidade de transformar natureza em matéria-prima, ou seja, em bens de consumo que serão utilizados para a melhoria da qualidade de vida. De acordo com Iamamoto (2008), o que diferencia o homem das demais espécies?​​
C. O trabalho
3. Grandes transformações vêm ocorrendo na sociedade moderna; o sistema neoliberal e a reestruturação produtiva na era de acumulação flexível têm trazido inúmeras mazelas decorrentes do processo de acumulação do capital. Marque o item que apresenta fenômenos resultantes dessas transformações.
B. O desemprego, a precarização do trabalho, a exclusão social e a desresponsabilização do Estado.
4. A questão social é objeto de trabalho do Serviço Social resultante das manifestações do sistema capitalista. Quanto à questão social, é correto afirmar que:​​​​​​​
E. é concebida como sendo o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura.
5. O Governo FHC, por meio de sua equipe econômica de governo e atendendo aos preceitos do consenso de Washington, tratou logo de trabalhar no sentido de buscar uma estabilidade financeira do país. Marque o item que traz uma das principais características desse Governo​​​​​.
D. As privatizações.
OS FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA ÉTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL
1. Considerando que o trabalho é uma atividade eminentemente humana que se caracteriza pelo homem pensar na mente a sua ação e buscar os meios para executá-la, qual é o resultado dessa ação exercida pelo homem?
C. Transformação da realidade.
2. Sabendo que a vida cotidiana é o espaço para a reprodução da singularidade em que o indivíduo apreende as formas básicas para responder à​​​​​​​s suas necessidades, o que impede as atividades cotidianas se tornarem práxis?
A. O indivíduo faz uma reflexão acrítica que não entra em contato com as capacidades essenciais.
3. No cenário do desenvolvimento do capitalismo industrial no país, o Governo percebeu um aumento da pobreza, e viu-se a necessidade da implantação de ações sociais para conter esse fenômeno. Quem era responsável pela pobreza na visão do Governo?
D. É uma disfunção provocada pelos próprios indivíduos.
4. O Código de Ética de 1986 representou um grande avanço no âmbito do Serviço Social no que diz respeito à reflexão crítica acerca das expressões da questão social. O que viabilizou a materialização da intenção de ruptura no Código de 1986?
B. O projeto profissional articulado a um projeto de sociedade.
5. O Código de Ética articulou a construção de um projeto de profissão e projeto societário com o objetivo de superar a ordem burguesa. Quais são os princípios centrais que viabilizam a emancipação humana descrita no Código de Ética de 1993?
E. Liberdade, democracia, justiça social e equidade.