Logo Passei Direto
Buscar

Educação especial e inclusiva 1 tentativa

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A deficiência física pode ser causada por diversos fatores. No entanto, elas podem estar classificadas em três categorias.
É correto apenas o que se afirma em:
a. Endógenos, Exógenos e Perinatais.
b. Exógenos, Perinatais e Pós-natais.
c. Pré-natais, Perinatais e Exógenos.
d. Pré-natais, Perinatais e Pós-natais.
e. Endógenos, Exógenos e Pós-natais.

Considerando os conceitos de condutas típicas apresentados por Suplino (2010), analise as afirmativas abaixo e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
SUPLINO, I. O. Comunicação e inclusão social: análise das contribuições do cinema para o processo de inclusão social.
( ) A agressividade é uma conduta típica que se constitui de ações destrutivas dirigidas a si próprio, a outras pessoas ou a objetos do ambiente.
( ) Crianças que procuram se isolar ou se esquivar do convívio social apresentam um comportamento caracterizado como alheamento.
( ) Crianças com hiperatividades costumam se isolar do convívio social.
( ) Não conseguem manter a atenção, apresentam dificuldade em concentrar-se na execução de qualquer atividade, são características do distúrbio de atenção.
( ) O comportamento agitado e impulsivo são características que definem a conduta hiperativa.
a. V-V-F-F-F
b. F-V-V-F-F
c. F-F-V-F-V
d. V-F-V-F-V
e. V-V-F-V-V

Considerando o seguinte contexto: durante o período do final Idade Média e o início da Idade Moderna, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A falta de conhecimento, o medo do desconhecido e os paradigmas religiosos e sobrenaturais, caracterizam o período da Idade Média como a “Idade das Trevas”.
I. A falta de conhecimento, o medo do desconhecido e os paradigmas religiosos e sobrenaturais, caracterizam o período da Idade Média como a “Idade das Trevas”.
II. A visão cristã que ligava a imagem das pessoas deficientes às questões religiosas de pecado e culpa, levava a sociedade a perseguir e a matar qualquer pessoa que apresentasse deficiência física, mental ou sensorial.
a. As assertivas I e II são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
b. A asserção I é falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As assertivas I e II são verdadeiras, e a I é a justificativa correta da segunda.
d. As assertivas I e II são verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I.
e. As I e II são proposições falsas.

A Educação Especial defende a ideia que a educação de pessoas com deficiência, não deve ser realizada separadamente, ou seja, os alunos com deficiência devem poder interagir em meio a um ambiente comum aos demais.
Com base nesta afirmativa e no que estudamos, podemos entender que a escola é:
a. Um espaço capaz de substituir o espaço de ensino regular, pela permanência contínua em espaços específicos direcionados somente a atender crianças com deficiência.
b. Um espaço de atendimento diferenciado direcionado a atender as especificidades de crianças com deficiência, matriculadas na modalidade de ensino regular.
c. Um espaço que oferta um tratamento diversificado, com o intuito de promover a inclusão de pessoas com deficiência em contextos sociais comuns.
d. Um espaço que delimita o desenvolvimento do aluno de acordo com sua deficiência, ou dos padrões definidos pelo meio social, pois todos são iguais e possuem suas diferenças.
e. Um espaço de todos, onde o aluno constrói o conhecimento de acordo com suas capacidades.

Quando falamos de Etiologia, estamos falando sobre o estudo dos fatores que influenciam a causa de determinados fenômenos.
A esse respeito, é correto apenas o que se afirma em?
a. A biologia, a anatomia, a psicologia, a medicina e a filosofia.
b. A anatomia, a física e a psicologia.
c. A anatomia, a psicologia, a medicina e a filosofia.
d. A astrologia, anatomia, teologia e a geologia.
e. A biologia, a criminologia, a psicologia, e medicina.

Para que o trabalho da equipe multidisciplinar ocorra com êxito, é indispensável a participação coletiva na tomada de decisões.
Assim é correto afirmar que:
a. O professor é responsável por estabelecer prioridades que permite a adaptação do sujeito com deficiência no contexto social.
b. A comunidade é responsável por estabelecer prioridades que permite a adaptação do sujeito com deficiência no contexto social.
c. A escola é responsável por estabelecer prioridades que permite a adaptação do sujeito com deficiência no contexto social.
d. A família é responsável por estabelecer prioridades que permitem a adaptação do sujeito com deficiência no contexto social.
e. A gestão educacional é responsável por estabelecer prioridades que permite a adaptação do sujeito com deficiência no contexto social.

Considerando os três fatores etiológicos que classificam os tipos de deficiência física, analise as afirmativas abaixo e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Questões genéticas, radiação na gestão e alcoolismo podem ser classificados como fatores etiológicos pré-natais.
( ) O fator Perinatal consiste em um período de gestação em que as crianças não têm condições de desenvolver uma série de músculos, comprometendo de forma definitiva os movimentos.
( ) A paralisia infantil pode ocorrer durante a gestão, sendo um dos fatores que causa a deficiência no pré-natal.
( ) A etiologia pós-natais são doenças ou acidentes que ocorrem após o nascimento da criança.
( ) A deficiência física pode estar ligada a problemas na gestão, acidentes e doenças que se desenvolvem na infância.
a. V-F-V-F-F
b. F-V-V-F-F
c. V-V-F-F-F
d. V-F-F-V-V
e. F-F-V-F-V

Considerando o que foi estudado ao longo da disciplina, o Projeto Político Pedagógico tem como finalidade, explicar e definir as ações a serem realizadas pela escola, para atender a comunidade a qual pertence, estabelecendo uma ponte entre dois elementos.
Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde aos dois elementos.
a. Política educacional do município e da família.
b. Escola e sociedade
c. Família, escola e a Política educacional.
d. Sociedade, família e a Política educacional.
e. Política educacional do município e da comunidade

Por falta de estímulos, pessoas com altas habilidades/superdotação podem apresentar quadros emocionais imaturos.
Considerando este fator, as pessoas que apresentam esse quadro podem apresentar:
a. Ansiedade e hiperatividade.
b. Isolamento social e agressividade.
c. Baixo rendimento e falta de interesses.
d. Baixo rendimento e hiperatividade.
e. Hiperatividade e Falta de interesse.

Segundo Correia (2010), a constituição de equipes para apoiar a inclusão nas escolas é uma estratégia fundamental que envolve distintos sujeitos para pensar sobre a efetivação dos processos inclusivos.
A respeito dessa asserção, assinale a opção correta.
a. Execução e Resultados.
b. Colaboração e Execução.
c. Planejamento e Colaboração.
d. Planejamento e Resultados.
e. Iniciação, Execução e Resultados.

Educação inclusiva é uma modalidade de educação que inclui alunos com qualquer tipo de deficiência ou transtorno, ou com altas habilidades em escolas de ensino regular.
Um dos objetivos da inclusão escolar é o de sensibilizar e envolver a sociedade, principalmente a comunidade escolar.
a. Comunidade, serviço social e comércio.
b. Escola, família e comunidade.
c. Família, serviço social e comércio.
d. Família, escola e comércio.
e. Escola, comunidade e serviço social.

(...) a orientação sexual não deve e não pode ter como objetivo a transmissão de verdades ou valores morais, tampouco reduzir se à transmissão de informações, mas é preciso que o educador tenha bem clara a importância de que seu aluno amplie a visão de mundo que tem e descubra por si como conquistar um caminho e um espaço na sociedade que o leve a ter uma vida sexual mais plena possível, transpondo as barreiras da desigualdade sexual, do preconceito, dos tabus, do medo e da intolerância.
Considerando a citação feita por Maia e Roberto (2009), é correto afirmar que:
I. A educação sexual pode propiciar a ampliação da visão e a abertura de novos horizontes aos alunos com deficiência, diminuindo as barreiras que os definem como pessoas dependentes ou incapazes.
II. O comportamento de uma pessoa com deficiência é diferente do comportamento de uma pessoa que não apresenta nenhum tipo de deficiência.
III. Faltam estratégias educacionais que ensinem o portador de deficiência a discriminar os comportamentos socialmente aceitos.
IV. As famílias e os educadores de pessoas com deficiência, se assustam com a abordagem de ações voltadas a questões sexuais de deficientes, pois mesmo estando em uma época que a população tem fácil acesso à informação, grande parte da sociedade ainda não possui conhecimento sobre a sexualidade dessas pessoas.
V. A educação sexual de pessoas com deficiência é uma formação desnecessária, visto que muitos são incapazes de se desenvolver sexualmente.
a. II, IV e V, apenas.
b. II, III, IV e V, apenas.
c. I e III, apenas.
d. IV e V, apenas.
e. I, II, III e IV, apenas.

A equipe multidisciplinar é representada por um conjunto de especialistas de diversas áreas que trabalham em prol de um único objetivo para atender a realidade da comunidade em que a escola pertence.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
I. A participação colaborativa entre os profissionais da equipe multidisciplinar favorece a criação de estratégias para atender as necessidades das pessoas com deficiência.
II. A constituição de equipes multidisciplinares atua nas escolas como uma estratégia fundamental na efetivação dos processos inclusivos.
a. As assertivas I e II são verdadeiras, e a II é justificativa correta da primeira.
b. A asserção I é verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
c. A asserção I é falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As assertivas I e II são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
e. As I e II são proposições falsas.

Estão corretas somente as afirmativas:
I. A educação sexual de pessoas com deficiência é um tema importante e deve ser abordado com seriedade.
II. A educação sexual deve ser adaptada às necessidades e capacidades de cada indivíduo.
III. A falta de informação sobre sexualidade pode levar a situações de vulnerabilidade.
IV. A educação sexual é um direito de todos, incluindo pessoas com deficiência.
V. A educação sexual de pessoas com deficiência é uma formação desnecessária, visto que muitos são incapazes de se desenvolver sexualmente.
a. II, IV e V, apenas.
b. II, III, IV e V, apenas.
c. I e III, apenas.
d. IV e V, apenas.
e. I, II, III e IV, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A deficiência física pode ser causada por diversos fatores. No entanto, elas podem estar classificadas em três categorias.
É correto apenas o que se afirma em:
a. Endógenos, Exógenos e Perinatais.
b. Exógenos, Perinatais e Pós-natais.
c. Pré-natais, Perinatais e Exógenos.
d. Pré-natais, Perinatais e Pós-natais.
e. Endógenos, Exógenos e Pós-natais.

Considerando os conceitos de condutas típicas apresentados por Suplino (2010), analise as afirmativas abaixo e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
SUPLINO, I. O. Comunicação e inclusão social: análise das contribuições do cinema para o processo de inclusão social.
( ) A agressividade é uma conduta típica que se constitui de ações destrutivas dirigidas a si próprio, a outras pessoas ou a objetos do ambiente.
( ) Crianças que procuram se isolar ou se esquivar do convívio social apresentam um comportamento caracterizado como alheamento.
( ) Crianças com hiperatividades costumam se isolar do convívio social.
( ) Não conseguem manter a atenção, apresentam dificuldade em concentrar-se na execução de qualquer atividade, são características do distúrbio de atenção.
( ) O comportamento agitado e impulsivo são características que definem a conduta hiperativa.
a. V-V-F-F-F
b. F-V-V-F-F
c. F-F-V-F-V
d. V-F-V-F-V
e. V-V-F-V-V

Considerando o seguinte contexto: durante o período do final Idade Média e o início da Idade Moderna, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A falta de conhecimento, o medo do desconhecido e os paradigmas religiosos e sobrenaturais, caracterizam o período da Idade Média como a “Idade das Trevas”.
I. A falta de conhecimento, o medo do desconhecido e os paradigmas religiosos e sobrenaturais, caracterizam o período da Idade Média como a “Idade das Trevas”.
II. A visão cristã que ligava a imagem das pessoas deficientes às questões religiosas de pecado e culpa, levava a sociedade a perseguir e a matar qualquer pessoa que apresentasse deficiência física, mental ou sensorial.
a. As assertivas I e II são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
b. A asserção I é falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As assertivas I e II são verdadeiras, e a I é a justificativa correta da segunda.
d. As assertivas I e II são verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I.
e. As I e II são proposições falsas.

A Educação Especial defende a ideia que a educação de pessoas com deficiência, não deve ser realizada separadamente, ou seja, os alunos com deficiência devem poder interagir em meio a um ambiente comum aos demais.
Com base nesta afirmativa e no que estudamos, podemos entender que a escola é:
a. Um espaço capaz de substituir o espaço de ensino regular, pela permanência contínua em espaços específicos direcionados somente a atender crianças com deficiência.
b. Um espaço de atendimento diferenciado direcionado a atender as especificidades de crianças com deficiência, matriculadas na modalidade de ensino regular.
c. Um espaço que oferta um tratamento diversificado, com o intuito de promover a inclusão de pessoas com deficiência em contextos sociais comuns.
d. Um espaço que delimita o desenvolvimento do aluno de acordo com sua deficiência, ou dos padrões definidos pelo meio social, pois todos são iguais e possuem suas diferenças.
e. Um espaço de todos, onde o aluno constrói o conhecimento de acordo com suas capacidades.

Quando falamos de Etiologia, estamos falando sobre o estudo dos fatores que influenciam a causa de determinados fenômenos.
A esse respeito, é correto apenas o que se afirma em?
a. A biologia, a anatomia, a psicologia, a medicina e a filosofia.
b. A anatomia, a física e a psicologia.
c. A anatomia, a psicologia, a medicina e a filosofia.
d. A astrologia, anatomia, teologia e a geologia.
e. A biologia, a criminologia, a psicologia, e medicina.

Para que o trabalho da equipe multidisciplinar ocorra com êxito, é indispensável a participação coletiva na tomada de decisões.
Assim é correto afirmar que:
a. O professor é responsável por estabelecer prioridades que permite a adaptação do sujeito com deficiência no contexto social.
b. A comunidade é responsável por estabelecer prioridades que permite a adaptação do sujeito com deficiência no contexto social.
c. A escola é responsável por estabelecer prioridades que permite a adaptação do sujeito com deficiência no contexto social.
d. A família é responsável por estabelecer prioridades que permitem a adaptação do sujeito com deficiência no contexto social.
e. A gestão educacional é responsável por estabelecer prioridades que permite a adaptação do sujeito com deficiência no contexto social.

Considerando os três fatores etiológicos que classificam os tipos de deficiência física, analise as afirmativas abaixo e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Questões genéticas, radiação na gestão e alcoolismo podem ser classificados como fatores etiológicos pré-natais.
( ) O fator Perinatal consiste em um período de gestação em que as crianças não têm condições de desenvolver uma série de músculos, comprometendo de forma definitiva os movimentos.
( ) A paralisia infantil pode ocorrer durante a gestão, sendo um dos fatores que causa a deficiência no pré-natal.
( ) A etiologia pós-natais são doenças ou acidentes que ocorrem após o nascimento da criança.
( ) A deficiência física pode estar ligada a problemas na gestão, acidentes e doenças que se desenvolvem na infância.
a. V-F-V-F-F
b. F-V-V-F-F
c. V-V-F-F-F
d. V-F-F-V-V
e. F-F-V-F-V

Considerando o que foi estudado ao longo da disciplina, o Projeto Político Pedagógico tem como finalidade, explicar e definir as ações a serem realizadas pela escola, para atender a comunidade a qual pertence, estabelecendo uma ponte entre dois elementos.
Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde aos dois elementos.
a. Política educacional do município e da família.
b. Escola e sociedade
c. Família, escola e a Política educacional.
d. Sociedade, família e a Política educacional.
e. Política educacional do município e da comunidade

Por falta de estímulos, pessoas com altas habilidades/superdotação podem apresentar quadros emocionais imaturos.
Considerando este fator, as pessoas que apresentam esse quadro podem apresentar:
a. Ansiedade e hiperatividade.
b. Isolamento social e agressividade.
c. Baixo rendimento e falta de interesses.
d. Baixo rendimento e hiperatividade.
e. Hiperatividade e Falta de interesse.

Segundo Correia (2010), a constituição de equipes para apoiar a inclusão nas escolas é uma estratégia fundamental que envolve distintos sujeitos para pensar sobre a efetivação dos processos inclusivos.
A respeito dessa asserção, assinale a opção correta.
a. Execução e Resultados.
b. Colaboração e Execução.
c. Planejamento e Colaboração.
d. Planejamento e Resultados.
e. Iniciação, Execução e Resultados.

Educação inclusiva é uma modalidade de educação que inclui alunos com qualquer tipo de deficiência ou transtorno, ou com altas habilidades em escolas de ensino regular.
Um dos objetivos da inclusão escolar é o de sensibilizar e envolver a sociedade, principalmente a comunidade escolar.
a. Comunidade, serviço social e comércio.
b. Escola, família e comunidade.
c. Família, serviço social e comércio.
d. Família, escola e comércio.
e. Escola, comunidade e serviço social.

(...) a orientação sexual não deve e não pode ter como objetivo a transmissão de verdades ou valores morais, tampouco reduzir se à transmissão de informações, mas é preciso que o educador tenha bem clara a importância de que seu aluno amplie a visão de mundo que tem e descubra por si como conquistar um caminho e um espaço na sociedade que o leve a ter uma vida sexual mais plena possível, transpondo as barreiras da desigualdade sexual, do preconceito, dos tabus, do medo e da intolerância.
Considerando a citação feita por Maia e Roberto (2009), é correto afirmar que:
I. A educação sexual pode propiciar a ampliação da visão e a abertura de novos horizontes aos alunos com deficiência, diminuindo as barreiras que os definem como pessoas dependentes ou incapazes.
II. O comportamento de uma pessoa com deficiência é diferente do comportamento de uma pessoa que não apresenta nenhum tipo de deficiência.
III. Faltam estratégias educacionais que ensinem o portador de deficiência a discriminar os comportamentos socialmente aceitos.
IV. As famílias e os educadores de pessoas com deficiência, se assustam com a abordagem de ações voltadas a questões sexuais de deficientes, pois mesmo estando em uma época que a população tem fácil acesso à informação, grande parte da sociedade ainda não possui conhecimento sobre a sexualidade dessas pessoas.
V. A educação sexual de pessoas com deficiência é uma formação desnecessária, visto que muitos são incapazes de se desenvolver sexualmente.
a. II, IV e V, apenas.
b. II, III, IV e V, apenas.
c. I e III, apenas.
d. IV e V, apenas.
e. I, II, III e IV, apenas.

A equipe multidisciplinar é representada por um conjunto de especialistas de diversas áreas que trabalham em prol de um único objetivo para atender a realidade da comunidade em que a escola pertence.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
I. A participação colaborativa entre os profissionais da equipe multidisciplinar favorece a criação de estratégias para atender as necessidades das pessoas com deficiência.
II. A constituição de equipes multidisciplinares atua nas escolas como uma estratégia fundamental na efetivação dos processos inclusivos.
a. As assertivas I e II são verdadeiras, e a II é justificativa correta da primeira.
b. A asserção I é verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
c. A asserção I é falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As assertivas I e II são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
e. As I e II são proposições falsas.

Estão corretas somente as afirmativas:
I. A educação sexual de pessoas com deficiência é um tema importante e deve ser abordado com seriedade.
II. A educação sexual deve ser adaptada às necessidades e capacidades de cada indivíduo.
III. A falta de informação sobre sexualidade pode levar a situações de vulnerabilidade.
IV. A educação sexual é um direito de todos, incluindo pessoas com deficiência.
V. A educação sexual de pessoas com deficiência é uma formação desnecessária, visto que muitos são incapazes de se desenvolver sexualmente.
a. II, IV e V, apenas.
b. II, III, IV e V, apenas.
c. I e III, apenas.
d. IV e V, apenas.
e. I, II, III e IV, apenas.

Prévia do material em texto

A deficiência física pode ser causada por diversos fatores. No entanto, elas podem estar classificadas em três categorias. Sendo assim, é correto afirmar que os fatores etiológicos da deficiência física são classificado em: 
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. Endógenos, Exógenos e Pós-natais.
b. Endógenos, Exógenos e Perinatais.
c. Exógenos, Perinatais e Pós-natais.
d. Pré-natais, Perinatais e Pós-natais. 
e. Pré-natais, Perinatais e Exógenos.
Questão 2
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
A concepção religiosa de que o portador de deficiência era um ser impuro e pecador, predominou até meados da idade moderna, onde no século XVI, os médicos Paracelso e Cardano passaram a estudar e defender a ideia que a deficiência era decorrência de fatores hereditários ou congênitos, que poderiam ser tratados pela medicina. 
Considerando esse contexto, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. A igreja discordou dos médicos Paracelso e Cardano e os mandou para a prisão.
b. Com as mudanças ocorridas neste período nos países do ocidente, os preceitos religiosos e morais foram modificados e a igreja passou a oferecer assistência às pessoas com deficiência. 
c. Os portadores de deficiência foram mantidos longe do convívio social conforme a igreja havia ordenado.
d. Analisando caso a caso, a igreja decidia os portadores de deficiência que ficavam vivos e os que morreriam.
e. O alto clero continuou a sacrificar portadores de deficiência pois, segundo ela, eram seres impuros e pecadores.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com o art. 58 da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013). 
Sobre o art. 58 da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
(    ) Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
(   ) O atendimento diferenciado deve ser ofertado em todos os níveis de ensino escolar, devendo assim, funcionar de forma similar nos níveis de ensino superior.
(  ) O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
(    ) A Educação Especial engloba a oferta de tratamento diversificado, com o intuito de promover a inclusão de pessoas com deficiência em contextos sociais comuns.
(    ) O Atendimento Educacional Especializado atuaria como um apoio complementar para o desenvolvimento do aprendizado das crianças com deficiência.
Assinale a sequência correta:
Escolha uma opção:
a. V-F-V-F-V
b. F-V-V-F-F
c. F-F-V-F-V
d. V-F-V-F-F 
e. V-V-F-F-F
Questão 4
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
Considerando os conceitos de condutas típicas apresentados por Suplino (2010), analise as afirmativas abaixo e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
SUPLINO, I. O. Comunicação e inclusão social: análise das contribuições do cinema para o processo de inclusão social. Contemporânea: Revista da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, edição 16, vol 8, nº 3, 2010.
(   ) A agressividade é uma conduta típica que se constitui de ações destrutivas dirigidas a si próprio, a outras pessoas ou a objetos do ambiente.
(   ) Crianças que procuram se isolar ou se esquivar do convívio social apresentam um comportamento caracterizado como alheamento.
(   ) Crianças com hiperatividades costumam se isolar do convívio social.
(   ) Não conseguem manter a atenção, apresentam dificuldade em concentrar-se na execução de qualquer atividade, são características do distúrbio de atenção.
(   ) O comportamento agitado e impulsivo são características que definem a conduta hiperativa.   
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. V-V-F-F-F
b. F-V-V-F-F
c. F-F-V-F-V
d. V-F-V-F-V
e. V-V-F-V-V 
Questão 5
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
Considerando o seguinte contexto: durante o período do final Idade Média e o início da Idade Moderna,  avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas
I. A falta de conhecimento, o medo do desconhecido e os paradigmas religiosos e sobrenaturais, caracterizam o período da Idade Média como a “Idade das Trevas”. 
PORQUE
II. A visão cristã que ligava a imagem das pessoas deficientes às questões religiosas de pecado e culpa, levava a sociedade a perseguir e a matar qualquer pessoa que apresentasse deficiência física, mental ou sensorial. 
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
a. As assertivas I e II são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
b. A asserção I é falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As assertivas I e II são verdadeiras, e a I é a justificativa correta da segunda.
d. As assertivas I e II são verdadeiras, e a II é a justificativa correta da I. 
e. As I e II são proposições falsas.
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,68
Marcar questão
Texto da questão
A Educação Especial defende a ideia que a educação de pessoas com deficiência, não deve ser realizada separadamente, ou seja, os alunos com deficiência devem poder interagir em meio a um ambiente comum aos demais. Assim, o Atendimento Educacional Especializado atuaria como um apoio complementar para o desenvolvimento do aprendizado das crianças com deficiência. 
Com base nesta afirmativa e no que estudamos, podemos entender que a escola é:
A respeito dessa asserção, assinale a opção correta
Escolha uma opção:
a. Um espaço capaz de substituir o espaço de ensino regular, pela permanência contínua em espaços específicos direcionados somente a atender crianças com deficiência.
b. Um espaço de atendimento diferenciado direcionado a atender as especificidades de crianças com deficiência, matriculadas na modalidade de ensino regular.
c. Um espaço que oferta um tratamento diversificado, com o intuito de promover a inclusão de pessoas com deficiência em contextos sociais comuns. 
d. Um espaço que delimita o desenvolvimento do aluno de acordo com sua deficiência, ou dos padrões definidos pelo meio social, pois todos são iguais e possuem suas diferenças.
e. Um espaço de todos, onde o aluno constrói o conhecimento de acordo com suas capacidades.
Questão 7
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
Quando falamos de Etiologia, estamos falando sobre o estudo dos fatores que influenciam a causa de determinados fenômenos. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde aos fatores que são mais estudados para a compreensão desta ciência:
A esse respeito, é correto apenas o que se afirma em?
Escolha uma opção:
a. A astrologia, anatomia, teologia e a geologia.
b. A biologia, a criminologia, a psicologia, e medicina. 
c. A anatomia, a física e a psicologia.
d. A anatomia, a psicologia, a medicina e a filosofia.
e. A biologia, a anatomia, a psicologia, a medicina e a filosofia.
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
Para que o trabalho da equipe multidisciplinar ocorra com êxito, é indispensável a participação coletiva na tomada de decisões. Contudo, um dos envolvidos é responsável por estabelecer prioridades que permite a adaptação do sujeito com deficiência no contexto social. Assim é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. O professor é responsável por estabelecer prioridades que permite a adaptação do sujeito com deficiência no contexto social.
b. A comunidade é responsável por estabelecer prioridades que permite a adaptação do sujeito com deficiência no contexto social.
c. A escola é responsável porestabelecer prioridades que permite a adaptação do sujeito com deficiência no contexto social.
d. A família é responsável por estabelecer prioridades que permitem a adaptação do sujeito com deficiência no contexto social.
e. A gestão educacional é responsável por estabelecer prioridades que permite a adaptação do sujeito com deficiência no contexto social. 
Questão 9
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
Considerando os três fatores etiológicos que classificam os tipos de deficiência física, analise as afirmativas abaixo e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
(  ) Questões genéticas, radiação na gestão e alcoolismo podem ser classificados como fatores etiológicos pré-natais.
(  ) O fator Perinatal consiste em um período de gestação em que as crianças não têm condições de desenvolver uma série de músculos, comprometendo de forma definitiva os movimentos.
(  ) A paralisia infantil pode ocorrer durante a gestão, sendo um dos fatores que causa a deficiência no pré-natal.
(  ) A etiologia pós-natais são doenças ou acidentes que ocorrem após o nascimento da criança.
(  ) A deficiência física pode estar ligada a problemas na gestão, acidentes e doenças que se desenvolvem na infância. 
Assinale a sequência correta:
Escolha uma opção:
a. V-F-V-F-F
b. V-F-F-V-V 
c. V-V-F-F-F
d. F-F-V-F-V
e. F-V-V-F-F
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
Considerando o que foi estudado ao longo da disciplina, o Projeto Político Pedagógico tem como finalidade, explicar e definir as ações a serem realizadas pela escola, para atender a comunidade a qual pertence, estabelecendo uma ponte entre dois elementos.
 Sendo assim, assinale a alternativa que corresponde aos dois elementos
Escolha uma opção:
a. Política educacional do município e da família.
b. Escola e sociedade 
c. Família, escola e a Política educacional.
d. Sociedade, família e a Política educacional.
e. Política educacional do município e da comunidade
Questão 11
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
Por falta de estímulos, pessoas com altas habilidades/superdotação podem apresentar quadros emocionais imaturos. Considerando este fator,  as pessoas que apresentam esse quadro podem apresentar: 
A esse respeito, marque a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Baixo rendimento e falta de interesses. 
b. Ansiedade e hiperatividade.
c. Hiperatividade e Falta de interesse.
d. Baixo rendimento e hiperatividade.
e. Isolamento social e agressividade.
Questão 12
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Correia (2010), a constituição de equipes para apoiar a inclusão nas escolas é uma estratégia fundamental que envolve distintos sujeitos para pensar sobre a efetivação dos processos inclusivos. De acordo com Correia (2010), a equipe multidisciplinar pode ser dividida em duas equipes:
CORREIA, L. M. (Org.). Educação especial e inclusão: quem disser que uma sobrevive sem a outra não está no seu perfeito juízo. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2010.
A respeito dessa asserção, assinale a opção correta
Escolha uma opção:
a. Planejamento e Resultados.
b. Colaboração e Execução.
c. Planejamento e Colaboração. 
d. Iniciação, Execução e Resultados.
e. Execução e Resultados.
Questão 13
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
Educação inclusiva é uma modalidade de educação que inclui alunos com qualquer tipo de deficiência ou transtorno, ou com altas habilidades em escolas de ensino regular. Um dos objetivos da inclusão escolar é o de sensibilizar e envolver a sociedade, principalmente a comunidade escolar.
A construção de uma comunidade inclusiva depende de uma diversidade de fatores. Sendo assim, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. Comunidade, serviço social e comércio.
b. Escola, família e comunidade. 
c. Família, serviço social e comércio.
d. Família, escola e comércio.
e. Escola, comunidade e serviço social.
Questão 14
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
(...) a orientação sexual não deve e não pode ter como objetivo a transmissão de verdades ou valores morais, tampouco reduzir se à transmissão de informações, mas é preciso que o educador tenha bem clara a importância de que seu aluno amplie a visão de mundo que tem e descubra por si como conquistar um caminho e um espaço na sociedade que o leve a ter uma vida sexual mais plena possível, transpondo as barreiras da desigualdade sexual, do preconceito, dos tabus, do medo e da intolerância.
MAIA, A. C. B.; RIBEIRO, P. R. M. Orientação sexual e síndrome de down: esclarecimentos para educadores. Bauru: Joarte Gráfica e Editora, Unesp – F.C., 2009.
Considerando a citação feita por Maia e Roberto (2009), é correto afirmar que:
I. A educação sexual pode propiciar a ampliação da visão e a abertura de novos horizontes aos alunos com deficiência, diminuindo as barreiras que os definem como pessoas dependentes ou incapazes.
II. O comportamento de uma pessoa com deficiência é diferente do comportamento de uma pessoa que não apresenta nenhum tipo de deficiência.
III. Faltam estratégias educacionais que ensinem o portador de deficiência a discriminar os comportamentos socialmente aceitos.
IV. As famílias e os educadores de pessoas com deficiência, se assustam com a abordagem de ações voltadas a questões sexuais de deficientes, pois mesmo estando em uma época que a população tem fácil acesso à informação, grande parte da sociedade ainda não possui conhecimento sobre a sexualidade dessas pessoas.
V. A educação sexual de pessoas com deficiência é uma formação desnecessária, visto que muitos são incapazes de se desenvolver sexualmente.
Estão corretas somente as afirmativas:
Escolha uma opção:
a. II, IV e V, apenas.
b. II, III, IV e V, apenas.
c. I e III, apenas.
d. IV e V, apenas.
e. I, II, III e IV, apenas. 
Questão 15
Correto
Atingiu 0,67 de 0,67
Marcar questão
Texto da questão
A equipe multidisciplinar é representada por um conjunto de especialistas de diversas áreas que trabalham em prol de um único objetivo para atender a realidade da comunidade em que a escola pertence.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas
I. A participação colaborativa entre os profissionais da equipe multidisciplinar favorece a criação de estratégias para atender as necessidades das pessoas com deficiência.
Porque:
II. A constituição de equipes multidisciplinares atua nas escolas como uma estratégia fundamental na efetivação dos processos inclusivos.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
a. As assertivas I e II são verdadeiras, e a II é justificativa correta da primeira. 
b. A asserção I é verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
c. A asserção I é falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As assertivas I e II são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
e. As I e II são proposições falsas.
image3.wmf
image1.wmf
image2.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina