Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Ao longo desta unidade você tomou conhecimento sobre as normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018. 
Utilize o aprendizado adquirido, pesquise outras fontes como as próprias normas, artigos acadêmicos, artigos de revistas especializadas e sites na internet. Com base nos materiais pesquisados, escreva um texto de 25 a 30 linhas, apontando as similaridades entre as três normas e faça uma breve comparação com as versões anteriores de cada uma delas
Aumentar os lucros de uma forma mais consciente, se preocupando com a qualidade dos seus produtos, a segurança dos seus colaboradores, e o meio ambiente ao seu redor é o foco para qualquer empresa. As normas estudadas no material, auxiliam as empresas a alcançar essa situação, além de torná-las mais confiáveis perante seus clientes.
A última revisão das três normas citadas, tem em comum sua estrutura, que foi padronizada para auxiliar na integração entre os sistemas de gestão, a leitura e interpretação do texto delas. Essa estrutura é formada pelos tópicos abaixo:
•	Escopo
•	Referencias normativas
•	Termos e definições
•	Contexto da organização
•	Liderança
•	Planejamento
•	Suporte
•	Operação
•	Avaliação de desempenho
•	Melhoria
Apesar da estrutura igual, por tratarem de assuntos diferentes, eles são tratados em subtópicos, dependendo da necessidade, mas nunca alterando a forma inicial.
A ISO 9001, com a versão inicial de 1987, era conhecida como Sistema de Garantia de Qualidade, e o objetivo dela era se tornar a referência internacional de garantida de qualidade de produtos e serviços, porém cada empresa definia seus próprios requisitos, gerando muitos documentos e dificultando o controle. 
Na revisão de 1994, passou a ser exigido a criação de um manual de qualidade, e foram inseridos tópicos como a necessidade de times multifuncionais para análise dos projetos, entre outras mudanças.
Na revisão de 2000, a alteração foi focada no mapeamento de processos, satisfação dos clientes e melhoria contínua, além de tornar o entendimento e implementação mais simples, diminuindo a quantidade de documentos desnecessários nos processos.
Na revisão de 2008, deixou de levar em consideração apenas os clientes, e se tornou mais abrangente, incluindo também fornecedores, colaboradores, e outras partes interessadas. Iniciou-se também alterações para melhorar a integração com as outras normas.
Por último, na revisão de 2015, as principais alterações foram na estrutura, para unificação com as outras normas, facilitando ainda mais o entendimento e a interação entre elas.
A ISO14001, com a primeira publicação em 1996, visava definir os parâmetros para estabelecimento de um Sistema de Gestão Ambiental, pontuando os mais diversos pontos para sua estruturação. Sua revisão de 2004, veio principalmente para esclarecer alguns pontos, alterar formas de escrever algumas sentenças para melhorar o entendimento, e alinhá-la com a ISO 9001. A última revisão, de 2015, assim como as outras, veio para facilitar a integração com as demais, além de trazer questões estratégicas, a preocupação com a cadeia de valor, ciclo de vida, entre outras mudanças. A nova versão gera também aumento nos lucros, uma vez que ela preconiza a redução do consumo dos recursos e evita gastos com desperdícios durante a operação. 
Dentre as três normas estudadas, a ISO 45001 foi a última a ter a versão oficial publicada, pois as empresas se baseavam em normas internacionais que tratavam do mesmo assunto, publicada em 2015, já nasceu com estrutura semelhante as demais, e teve uma revisão em 2018, com o intuito de melhorar as terminologias, e com o objetivo melhorar a segurança dos funcionários, reduzir os riscos no local e criar melhores condições de trabalho, em todo o mundo.

Mais conteúdos dessa disciplina