Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

Centro Universitário de Maringá - UniCesumar
 Olá, acadêmico(a)!
Para a realização de sua regência no Estágio Curricular Supervisionado é necessário muito planejamento e dedicação. Nessa etapa, a elaboração do seu Plano de Aula se faz fundamental. Assim, preparamos algumas orientações importantes:
· Lembre-se de que o professor/estagiário é sempre o mediador do processo de ensino e aprendizagem, assim procure estabelecer a “ponte” entre seus alunos e o objeto do conhecimento durante toda a aula.
· Evite aulas expositivas. Prepare uma aula dinâmica, próxima da realidade do aluno para despertar o interesse dele por aquilo que está sendo ensinado. Um bom começo é iniciar a aula com uma problematização.
· Selecione recursos didáticos diferentes e inovadores que promovam a construção do conhecimento por parte dos alunos. Consulte a escola a respeito da possibilidade do uso de recursos tecnológicos.
· Considere o aluno como o protagonista do processo de ensino e aprendizagem e não apenas como receptor passivo de informações prontas e acabadas.
· É obrigatória a realização desse plano de aula no ensino fundamental II (6º ao 9º ano), escolha a unidade temática, o objeto de conhecimento e as habilidades coerentes com a série escolhida e com seu curso/disciplina de atuação.
· ATENÇÃO! As orientações em vermelho devem apagadas antes do envio de seu plano de aula, que deve ser formatado na cor Automático/Preta.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Equipe de estágio dos cursos de Licenciatura.
	Plano de Aula
	Instituição: (Nome completo da escola campo de estágio sem abreviações)
	Endereço completo da escola: (Rua, nº, bairro, município - Estado)
	Disciplina: (Inserir nome da disciplina)
	Série/ano: insira a série/ano (6º ao 9º ano) 
	Nome do(a) professor(a) regente: (Inserir o nome completo do professor da escola)
	Nome do(a) estagiário(a): insira seu nome completo
	Data de aplicação da regência: 00/00/0000
	Número de aulas: ( 2 )
	Unidade temática: 
(Descreva a unidade temática para a disciplina e série conforme consta na BNCC).
	Objeto de conhecimento: 
(É o conteúdo - escreva o objeto de conhecimento proposto pela BNCC).
	Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: 
(Digite o(s) código(s) da(s) habilidade(s) que será(ão) desenvolvida(s) durante a aula, por exemplo: EF06MA25, EF06GE01 (de acordo com o seu curso, série e consequentemente a disciplina que irá lecionar nesse estágio). 
ATENÇÃO! – Utilize, no máximo, duas habilidades. As habilidades expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares. Sendo, EF06MA25: EF (Ensino Fundamental); 06 (representa a série/ano, ou seja, 6° ano); MA (disciplina – Matemática); 25 (habilidade específica que segue no tópico abaixo).
	Descrição da habilidade:
Descreva, no máximo, as duas habilidades indicadas no tópico anterior), esclarecendo: As habilidades são descritas de acordo com uma determinada estrutura, conforme ilustrado nos exemplos a seguir, consulte a BNCC.
 Exemplo 1: (EF06MA25) - Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
Exemplo 2: (EF06GE01) - Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
	INTRODUÇÃO (PROBLEMATIZAÇÃO)
· Na primeira parte da aula é necessário contextualizar e problematizar o objeto do conhecimento (conteúdo). Assim, a contextualização é a ação de estabelecer um contexto para determinada coisa, normalmente com o intuito de explicar os motivos ou características precedentes de uma situação, por exemplo. Geralmente introduz o assunto novo. Já a problematização é o ato de colocar dúvidas e questionamentos a respeito do novo conhecimento que será gerado.
· Nesta parte deve descrever como iniciará a aula de modo que contextualize o objeto do conhecimento através da problematização. É o momento da sondagem, de buscar conhecer o que os alunos sabem sobre o que será trabalhado na aula.
· Os alunos podem ser incitados através de questionamentos, brincadeiras, jogos, atividades, etc). Descreva em tópicos detalhados.
	DESENVOLVIMENTO (CONCEITUALIZAÇÃO)
· Por conceitualização entende-se que se trata de desenvolver o conteúdo propriamente dito proposto para a aula (objeto do conhecimento), para que os alunos sejam capazes de conceituar, refletir e dar significado ao que estão aprendendo e a problematização inicial feita pelo professor.
· Nesta parte do plano de aula deve-se descrever detalhadamente (passo a passo) como será trabalhado o objeto do conhecimento de tal modo que os alunos possam desenvolver a(s) habilidade(s) selecionada(s) para esta aula. É a continuação da introdução.
· Deve ser descrito em tópicos detalhados.
	CONCLUSÃO (AVALIAÇÃO)
· Por fim, é o momento de finalizar a aula sistematizando-a através de uma atividade que resultará no desenvolvimento de um novo aprendizado por parte dos alunos.
· A sistematização é o ato de finalização de algo que tenha sido discutido de modo que se torne sistêmico, absorvido por parte dos alunos. É a chamada avaliação.
· Aqui, será necessário descrever quais critérios serão utilizados para avaliar os alunos.
· Reflexão: Que recursos utilizará para compreender em que medida os alunos desenvolveram a(s) habilidade(s) prevista(s).
	RECURSOS DIDÁTICOS: 
É hora de listar todos os recursos que serão utilizados durante sua regência e na preparação dela, exemplos:
· Projetor de vídeo ou imagem para passar os slides;
· Pen drive com os slides;
· Computadores;
· Softwares;
· Jogos;
· Folhas A4 (Sulfite);
· Lápis de cor;
· Atividade impressa;
· Quadro e giz; Etc.
	REFERÊNCIAS
Cite todas as referências utilizadas, BNCC, livros, sites, artigos, dissertações, utilizando as normas da ABNT (disponíveis no Material da Disciplina). Exemplo:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação/MEC: 2017. disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192
Av. Guedner, nº 1610, Fone/fax: (0xx44) 3027-6360
CEP 87050-900 – Maringá – Paraná
E-mail info@cesumar.br – Home Page: www.ead.cesumar.br
image1.png
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina