Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

NOTA
Nome:_________________________________________________________			Série:____________
Disciplina:________________________________________________ Data:______/______/______
Leia o texto abaixo e em seguida responda as questões: 
Biotecnologia: mais antiga do que parece
A biotecnologia tem sido utilizada desde a antiguidade. Você já pensou nisso? Afinal, em seu sentido mais amplo, a biotecnologia compreende a aplicação de microrganismos, plantas e animais, para obtenção de processos e produtos de interesse para a sociedade.
Dessa forma, desde que utilizamos microrganismos para fermentar pães, bebidas e outros alimentos, já estávamos realizando biotecnologia.
Com o passar do tempo e avanço da ciência, desenvolvemos novas ferramentas e evoluímos até a biotecnologia que conhecemos hoje.
O que é biotecnologia?
A biotecnologia é o conjunto de procedimentos envolvendo manipulação de organismos vivos para fabricar ou modificar produtos. A palavra tem origem grega: “bio” significa vida, “tecnos” remete a técnica e “logos” quer dizer “conhecimento”. 
Desde a civilização babilônica a biotecnologia já era utilizada na fabricação de pães e cervejas a partir de microrganismos vivos. Essa estratégia ficou conhecida como biotecnologia clássica.
Com os conhecimentos sobre genética, microbiologia, química, fisiologia, biologia molecular, entre outras, desenvolvermos a biotecnologia moderna.
Como começou a biotecnologia moderna?
A transição da biotecnologia clássica para a moderna teve início com as descobertas do monge Gregor Mendel. O monge cientista, foi o primeiro a demonstrar a recombinação do DNA (1866) durante a reprodução sexuada, por meio de seus experimentos envolvendo o cruzamento de ervilhas. 
Essa descoberta levantou a hipótese de que haveria transferência de características entre os organismos vivos, abrindo o caminho para o desenvolvimento de microrganismos e plantas com características de interesse. 
Diante disso, diversas pesquisas relacionadas aos genes foram intensificadas resultando em grandes marcos da biotecnologia moderna. Cabendo destacar: 
1. A descoberta da estrutura do DNA por Watson e Crick em 1953.  
2. A identificação das enzimas de restrição, conduzida pelo pesquisador Werner Arber e seus colaboradores na década de 1960. Reconhecidas como tesouras moleculares, as enzimas de restrição são essenciais na biologia molecular, pois cortam trechos específicos de DNA.  
3. O desenvolvimento da tecnologia do DNA recombinante em 1972 pelo pesquisador Paul Berg, possibilitando a introdução de características específicas e controladas nos organismos.
O que podemos esperar da biotecnologia?
O conhecimento adquirido na segunda metade do século XX resultou nas entregas de produtos biotecnológicos usados no nosso dia a dia.  
Com a biotecnologia industrial será possível intensificar a produção de forma sustentável. A fabricação de combustíveis renováveis, por exemplo, a partir de resíduos agrícolas (bagaço de cana, sementes, entre outros) é um retrato de como podemos reduzir a exploração de recursos naturais. 
Ao mesmo tempo, a biotecnologia na saúde tem acelerado o diagnóstico e tratamento de doenças. Além dos produtos disponíveis, a biologia sintética abrirá um novo mundo no entendimento de diferentes vírus e produção de vacinas. Com os avanços na tecnologia CRISPR, por exemplo, estão sendo avaliadas terapias celulares para o tratamento de doenças raras, alguns tipos de câncer e alterações neurodegenerativas.
Na agricultura, a biotecnologia tornou-se indispensável. Afinal, é com ela que poderemos atender à demanda crescente por alimentos, sem perder o olhar de sustentabilidade. Mas, ainda veremos muito mais. A nanotecnologia e a biologia sintética têm o grande potencial de instaurar uma nova transformação na biotecnologia agrícola.
Atividade:
1. O que é biotecnologia e como ela é definida?
2. Como os microrganismos foram historicamente utilizados na biotecnologia?
3. Quais áreas do conhecimento contribuíram para o desenvolvimento da biotecnologia moderna?
4. Quais foram as descobertas de Gregor Mendel que deram início à biotecnologia moderna?
5. Quais foram os marcos importantes na história da biotecnologia moderna mencionados no texto?
6. Quais são os produtos biotecnológicos usados no dia a dia que foram resultado do conhecimento adquirido na segunda metade do século XX?
7. Como a biotecnologia industrial pode contribuir para a produção sustentável?
8. De que forma a biotecnologia tem impactado a área da saúde?
9. Por que a biotecnologia se tornou indispensável na agricultura?
10. Quais são as potenciais transformações na biotecnologia agrícola mencionadas no texto?

Mais conteúdos dessa disciplina