Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Estudo Personagens Bíblicos “De Noé a Abraão” Aula 03
Introdução – Após o dilúvio um novo ciclo se inicia, porém, este novo ciclo sofrerá uma drástica queda de tempo de vida. Conforme vimos na aula dois a maior parte dos homens viviam próximo dos 900 anos, sendo que o último homem a atingir este período de vida será Noé. Dos três filhos de Noé o único que terá o seu tempo de vida revelado será Sem, o filho mais velho, e a bíblia relatará que seu tempo de vida será de 600 anos, sendo que ele terá o seu filho mais velho com a idade de 100 anos (Arfaxade). Sabemos, porém que conforme falado na aula anterior, dos descendentes dos três filhos de Noé, descenderá toda a população humana. O filho mais velho será Sem, de onde descenderão todos os asiáticos e orientais, do segundo filho chamado Jafé descenderá todos os europeus, e do terceiro filho chamado Cão descenderão todo o povo africano. A Bíblia citará 15 descendentes diretos de Jafé, 37 descendentes diretos de Cão, mas com certeza a ênfase bíblica se dará na genealogia de Sem, de onde virá o Messias Jesus. Antes de falarmos da genealogia mais importante que é a genealogia de Sem é importante abordar pontos envolvendo os demais filhos de Noé que terão um grande significado no Futuro.
JAFÉ – Jafé é o segundo filho de Noé e ele será pai de 3 filhos com a letra “M”, Magogue, Meseque e Madai, dois filhos com a letra “T” Tubal e Tiras, além destes 5 filhos haverá mais dois filhos responsáveis pela sequência genealógica de Jafé, estes filhos serão Gomer, que será pai de 3 homens (Asquenaz, Rifate e Togarma) e Javã que será responsável por 4 filhos (Elisa, Tarsis, Quitim e Dodanim). É importante citar estes nomes pois a bíblia trará futuramente muitos textos relativos a esta geração de Jafé. Vejamos: Ezequiel 38: 2-6 Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gog, terra de Magog, príncipe e chefe de Mesech e de Tubal, e profetiza contra ele. E dize: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu sou contra ti, ó Gog, príncipe e chefe de Mesech e de Tubal; E te farei voltar, e porei anzóis nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos vestidos bizarramente, congregação grande, com escudo e rodela, manejando todos a espada: Persas, etíopes, e os de Put com eles, todos com escudo e capacete; Gomer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, da banda do norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo. : Ezequiel 39:6 E enviarei um fogo sobre Magog, e entre os que habitam seguros nas ilhas; e saberão que eu sou o Senhor. Apocalipse 20:8 E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gog e Magog, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. Ezequiel 27:12-14 Társis negociava contigo, por causa da abundância de toda a casta de fazenda: com prata, ferro, estanho e chumbo negociavam em tuas feiras. Javan, Tubal e Mesech eram teus mercadores: com almas de homens e vasos de bronze fizeram negócios contigo. Das casas de Togarma traziam às tuas feiras cavalos e cavaleiros e machos; Isaías 23:1 PESO de Tiro. Uivai, navios de Társis, porque está assolada, a ponto de não haver nela casa nenhuma, e de ninguém mais entrar nela: desde a terra de Quitim lhes foi isto revelado. Isaías 66:19 E porei entre eles um sinal, e os que deles escaparem enviarei às nações, a Társis, Pul, e Lud, frecheiros, a Tubal e Javan, até às ilhas de mais longe, que não ouviram a minha fama, nem viram a minha glória; e anunciarão a minha glória entre as nações. Jonas 4:2 E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? por isso me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus piedoso e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. Sendo assim é importante entendermos que de Jafé descende estes 15 povos, desta forma estaremos aptos a compreender a bíblia quando ela trouxer nas profecias futuras alguns destes nomes.
CÃO - Cão é o terceiro filho de Noé e ele será pai de 4 filhos Pute do qual não será relatada genealogia alguma, Cuxe que será de grande relevância para a história futura, sendo que um de seus filhos impactará grandemente a história evolutiva humana, são estes filhos ( Sabá, Sabtá, Sabtecá, Raamá, Havilá e por fim Ninrode) Ninrode será responsável por criar as maiores dinastias pois ele será responsável por criar Babel (Babilônia) e Nínive capital da Assíria, o terceiro filho citado será Mizraim de onde descenderá os Filisteus e também os Egípcios povos que estarão em constante conflito com Israel. O último filho de Cão será Canaã, onde estará uma longa lista de povos que serão dominados por Israel no decorrer de sua trajetória ( Amorreus, Arqueus, Arvadeus, Jebuseus (De onde vem a palavra Jerusalém), Sidom, Sineus, Girgageus , Hititas, Heveus, Hamateus. Diferentemente de Jafé que terá diversas menções futuras, os povos relacionados a Cão terão sua história atrelada ao desenvolvimento do povo de Israel, e estarão constantemente em conflito com o povo de Israel, até porque é a terra de Canaã que é a terra prometida como herança para Israel. Cabe aqui ressaltar duas histórias que acontecerão quase que simultaneamente e terão um grande impacto para os povos em geral e principalmente para o povo de Israel. A Primeira história está ligada a cidade criada por Ninrode “BABEL” onde ocorrerá a confusão das línguas. A Bíblia não traz nada pejorativo em relação a Ninrode, pelo contrário o texto que vemos na bíblia é: Genesis 10:8-9 E Cush gerou Nimrod; este começou a ser poderoso na terra. E este foi poderoso caçador diante da face do Senhor; pelo que se diz: Como Nimrod, poderoso caçador diante do Senhor. O Segundo fato importante e que deve ser ressaltado é aquele que aconteceu por ocasião de um dos descendentes de Sem (Os irmãos: Pelegue e Joctã) Genesis 10:25 E a Eber nasceram dois filhos: o nome de um foi Peleg, porquanto nos seus dias se repartiu a terra, e o nome do seu irmão foi Joctan. Os fatos inclusive podem ter acontecido em um memo momento, porém no primeiro fato está sendo citada a genealogia de Cão e no segundo a genealogia de Sem.
 
SEM – Com certeza a genealogia de Sem é aquela a qual devemos nos ater, será a única que citará o período de vida de cada descendente, bem como com qual idade foi gerado o filho mais velho. De Sem é que vem a expressão Semita ou antissemita. Como dito anteriormente Sem viverá 600 anos, já o seu filho, neto e bisneto viverão por volta de 400 anos, serão eles respectivamente Arfaxade (438) Salá (433) e Heber (464). Provavelmente é do nome de Heber que virá a expressão Hebreus. O Filho de Heber será Pelegue, que conforme dito anteriormente viverá no tempo da divisão da terra. Esta divisão poderá ser responsável também pela separação dos Orientais que possuem olhos puxados daqueles que não o tem, isto pode se explicar pois haverá uma longa lista dos filhos de Joctã irmão de Pelegue, porém a ênfase se dará em Pelegue de onde descenderá Jesus. A Partir de Pelegue, o tempo de vida cai novamente para a metade, ou seja, se viviam 400 anos até Heber, a partir de Pelegue passam a viver em torno de 200 anos. O filho de Pelegue será Reú, que será pai de Serugue, pai de Naor. Pelegue e Reú viverão 239 anos, já Serugue viverá apenas 230 anos. Novamente se dará uma nova queda de idade já que Naor pai de Terá viverá apenas, 148 anos, Terá pai de Abraão conseguirá ultrapassar a marca de 200 anos (205) mas a partir daí dificilmente veremos alguém alcançando esta marca de idade. 
ABRAÃO – Finalmente chegamos em Abraão que efetivamente é o povo que Deus quer demonstrar toda a sua magnitude, bondade, misericórdia. De forma lateral veremos a história dos irmãos de Abraão e seus sobrinhos, histórias estas que se faz necessário entender, para se compreender a bíblia nas histórias que se darão na sequência, bem como os povos que entrarão em conflito com Israel. A Bíblia vai nos dizer que Terá, terá 3 filhos e uma filha. Os filhos serão Harã, Naor e Abraão e terá uma filha chamada Sarai. Veremos que haveráum relacionamento bem próximo entre estes irmãos, Harã por exemplo dará sua filha Milca para casar com seu irmão Naor, e a própria Sarai, filha de Terá, se casará com seu meio irmão Abraão. De um dos filhos de Naor, Betuel, sairá a esposa de Isaque, e de um dos netos de Betuel sairá a esposa de Jacó. Entre a parentela de Naor poderemos listar 23 nomes, finalizando com Amom e Moabe, filhos de Ló com suas filhas. Povos estes que estarão em constante conflito com o povo de Israel. Veremos que Deus dará dois recados para Abraão saia da sua terra (Harã) e saia do meio de sua parentela. Esta segunda ordem foi renegada em um primeiro momento já que Abraão estava acompanhado de seu sobrinho Ló durante um bom tempo. 
Conclusão – Como podemos ver em toda a história humana Deus sempre procurou por um povo Santo (Separado), veremos isto em Sete, em Enos, em Enoque e agora em Abraão. A História de Abraão é uma das mais lindas histórias da bíblia, pois ele sai para um lugar desconhecido para conviver com um povo desconhecido e com uma promessa aparentemente impossível. O mesmo acontece conosco, abandonamos um mundo cheio de pecado e com muitas novidades acontecendo o tempo todo para ir para uma terra (espiritual) desconhecida, mas que nos traz promessas infindáveis. A Pergunta que fica é devemos ver o invisível e crer no impossível, ou apalpar o real e viver uma vida limitada sem a fé em Deus que tudo pode. Abraão fez a escolha certa e viveu coisas que bem poucos poderiam viver. Pôde ter um filho aos cem anos de idade, pôde ver sua esposa com mais de 90 anos gerar um filho, presenciou Deus abençoando a sua vida em terra estranha, viu Deus provando a sua fé, viu Deus lhe pedindo o único filho, e deu, pois, neste momento aprendera a confiar em Deus. Tinha ficado para traz o tempo em que ouvira a sua esposa e se relacionara com Hagar tentando fazer cumprir a promessa de Deus. Tinha ficado para traz o tempo em que tentara fazer com que seu mordomo Eliezer fosse seu herdeiro. Genesis 15-10: Então disse Abrão: Senhor JEOVÁ, que me hás-de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Elieser? Disse mais Abrão: Eis que me não tens dado semente, e eis que um, nascido na minha casa, será o meu herdeiro. As vezes nos vemos como Abraão sem esperança, porém, assim como Abraão mudou a sua postura e começou a crer em Deus, depositando toda a sua confiança no Pai, assim devemos fazer com que a nossa vida seja uma vida que espera de Deus a solução a todo momento. Quando olhamos para o futuro parece incerto, vago, mas como olhamos para o Deus que faz com que o futuro se cumpra não fica sombra de dúvida. Entre as várias falas de Deus para Abraão esta é a que me gera uma maior reflexão: Genesis 15-12-16: E, pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele. Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua semente, em terra que não é sua, e servi-los-ão; e afligi-los-ão quatrocentos anos; Mas, também, eu julgarei a gente, a qual servirão, e, depois, sairão com grande fazenda. E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia. Vemos Deus falando coisas que iriam acontecer 400 anos depois, ou seja, nada está escondido diante de Deus. Você ainda não se casou, e Deus já conhece a sua quarta geração. Aprendamos então com a história de Abraão a confiar e esperar em Deus. Preb. Airton 23/08/2022
renegada em um primeiro momento já que Abraão estava acompanhado de seu sobrinho Ló durante um bom tempo. 
Conclusão – Como podemos ver em toda a história humana Deus sempre procurou por um povo Santo (Separado) , veremos isto em Sete, em Enos, em Enoque e agora em Abraão. A História de Abraão é uma das mais lindas histórias da bíblia, pois ele sai para um lugar desconhecido para conviver com um povo desconhecido e com uma promessa aparentemente impossível. O mesmo acontece conosco, abandonamos um mundo cheio de pecado e com muitas novidades acontecendo o tempo todo para ir para uma terra (espiritual) desconhecida, mas que nos traz promessas infindáveis. A Pergunta que fica é devemos ver o invisível e crer no impossível, ou apalpar o real e viver uma vida limitada sem a fé em Deus que tudo pode. Abraão fez a escolha certa e viveu coisas que bem poucos poderiam viver. Pôde ter um filho aos cem anos de idade, pôde ver sua esposa com mais de 90 anos gerar um filho, presenciou Deus abençoando a sua vida em terra estranha, viu Deus provando a sua fé, viu Deus lhe pedindo o único filho, e deu, pois, neste momento aprendera a confiar em Deus. Tinha ficado para traz o tempo em que ouvira a sua esposa e se relacionara com Hagar tentando fazer cumprir a promessa de Deus. Tinha ficado para traz o tempo em que tentara fazer com que seu mordomo Eliezer fosse seu herdeiro. Genesis 15-10: Então disse Abrão: Senhor JEOVÁ, que me hás-de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Elieser? Disse mais Abrão: Eis que me não tens dado semente, e eis que um, nascido na minha casa, será o meu herdeiro. As vezes nos vemos como Abraão sem esperança, porém, assim como Abraão mudou a sua postura e começou a crer em Deus, depositando toda a sua confiança no Pai, assim devemos fazer com que a nossa vida seja uma vida que espera de Deus a solução a todo momento. Quando olhamos para o futuro parece incerto, vago, mas como olhamos para o Deus que faz com que o futuro se cumpra não fica sombra de dúvida. Entre as várias falas de Deus para Abraão esta é a que me gera uma maior reflexão: Genesis 15-12-16: E, pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele. Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua semente, em terra que não é sua, e servi-los-ão; e afligi-los-ão quatrocentos anos; mas, também, eu julgarei a gente, a qual servirão, e, depois, sairão com grande fazenda. E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado. E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia. Vemos Deus falando coisas que iriam acontecer 400 anos depois, ou seja, nada está escondido diante de Deus. Você ainda não se casou, e Deus já conhece a sua quarta geração. Aprendamos então com a história de Abraão a confiar e esperar em Deus. Preb. Airton 23/08/2022
Estudo Personagens Bíblicos “De Noé a Abraão” Aula 03
Introdução – Após o dilúvio um novo ciclo se inicia, porém, este novo ciclo sofrerá uma drástica queda de tempo de vida. Conforme vimos na aula dois a maior parte dos homens viviam próximo dos 900 anos, sendo que o último homem a atingir este período de vida será Noé. Dos três filhos de Noé o único que terá o seu tempo de vida revelado será Sem, o filho mais velho, e a bíblia relatará que seu tempo de vida será de 600 anos, sendo que ele terá o seu filho mais velho com a idade de 100 anos (Arfaxade). Sabemos, porém que conforme falado na aula anterior, dos descendentes dos três filhos de Noé, descenderá toda a população humana. O filho mais velho será Sem, de onde descenderão todos os asiáticos e orientais, do segundo filho chamado Jafé descenderá todos os europeus, e do terceiro filho chamado Cão descenderão todo o povo africano. A Bíblia citará 15 descendentes diretos de Jafé, 37 descendentes diretos de Cão, mas com certeza a ênfase bíblica se dará na genealogia de Sem, de onde virá o Messias Jesus. Antes de falarmos da genealogia mais importante que é a genealogia de Sem é importante abordar pontos envolvendo os demais filhos de Noé que terão um grande significado no Futuro.
JAFÉ – Jafé é o segundo filho de Noé e ele será pai de 3 filhos com a letra “M”, Magogue, Meseque e Madai, dois filhos com a letra “T” Tubal e Tiras, além destes 5 filhos haverá mais dois filhos responsáveis pela sequência genealógica de Jafé, estes filhos serão Gomer, que será pai de 3 homens (Asquenaz, Rifate e Togarma) e Javã que será responsável por4 filhos (Elisa, Tarsis, Quitim e Dodanim). É importante citar estes nomes pois a bíblia trará futuramente muitos textos relativos a esta geração de Jafé. Vejamos: Ezequiel 38: 2-6 Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gog, terra de Magog, príncipe e chefe de Mesech e de Tubal, e profetiza contra ele. E dize: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu sou contra ti, ó Gog, príncipe e chefe de Mesech e de Tubal; E te farei voltar, e porei anzóis nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos vestidos bizarramente, congregação grande, com escudo e rodela, manejando todos a espada: Persas, etíopes, e os de Put com eles, todos com escudo e capacete; Gomer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, da banda do norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo. : Ezequiel 39:6 E enviarei um fogo sobre Magog, e entre os que habitam seguros nas ilhas; e saberão que eu sou o Senhor. Apocalipse 20:8 E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gog e Magog, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. Ezequiel 27:12-14 Társis negociava contigo, por causa da abundância de toda a casta de fazenda: com prata, ferro, estanho e chumbo negociavam em tuas feiras. Javan, Tubal e Mesech eram teus mercadores: com almas de homens e vasos de bronze fizeram negócios contigo. Das casas de Togarma traziam às
tuas feiras cavalos e cavaleiros e machos; Isaías 23:1 PESO de Tiro. Uivai, navios de Társis, porque está assolada, a ponto de não haver nela casa nenhuma, e de ninguém mais entrar nela: desde a terra de Quitim lhes foi isto revelado. Isaías 66:19 E porei entre eles um sinal, e os que deles escaparem enviarei às nações, a Társis, Pul, e Lud, frecheiros, a Tubal e Javan, até às ilhas de mais longe, que não ouviram a minha fama, nem viram a minha glória; e anunciarão a minha glória entre as nações. Jonas 4:2 E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? por isso me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus piedoso e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. Sendo assim é importante entendermos que de Jafé descende estes 15 povos, desta forma estaremos aptos a compreender a bíblia quando ela trouxer nas profecias futuras alguns destes nomes.
CÃO - Cão é o terceiro filho de Noé e ele será pai de 4 filhos Pute do qual não será relatada genealogia alguma, Cuxe que será de grande relevância para a história futura, sendo que um de seus filhos impactará grandemente a história evolutiva humana, são estes filhos ( Sabá, Sabtá, Sabtecá, Raamá, Havilá e por fim Ninrode) Ninrode será responsável por criar as maiores dinastias pois ele será responsável por criar Babel (Babilônia) e Nínive capital da Assíria, o terceiro filho citado será Mizraim de onde descenderá os Filisteus e também os Egípcios povos que estarão em constante conflito com Israel. O último filho de Cão será Canaã, onde estará uma longa lista de povos que serão dominados por Israel no decorrer de sua trajetória ( Amorreus, Arqueus, Arvadeus, Jebuseus (De onde vem a palavra Jerusalém), Sidom, Sineus, Girgageus , Hititas, Heveus, Hamateus. Diferentemente de Jafé que terá diversas menções futuras, os povos relacionados a Cão terão sua história atrelada ao desenvolvimento do povo de Israel, e estarão constantemente em conflito com o povo de Israel, até porque é a terra de Canaã que é a terra prometida como herança para Israel. Cabe aqui ressaltar duas histórias que acontecerão quase que simultaneamente e terão um grande impacto para os povos em geral e principalmente para o povo de Israel. A Primeira história está ligada a cidade criada por Ninrode “BABEL” onde ocorrerá a confusão das línguas. A Bíblia não traz nada pejorativo em relação a Ninrode, pelo contrário o texto que vemos na bíblia é: Genesis 10:8-9 E Cush gerou Nimrod; este começou a ser poderoso na terra. E este foi poderoso caçador diante da face do Senhor; pelo que se diz: Como Nimrod, poderoso caçador diante do Senhor. O Segundo fato importante e que deve ser ressaltado é aquele que aconteceu por ocasião de um dos descendentes de Sem (Os irmãos: Pelegue e Joctã) Genesis 10:25 E a Eber nasceram dois filhos: o nome de um foi Peleg, porquanto nos seus dias se repartiu a
terra, e o nome do seu irmão foi Joctan. Os fatos inclusive podem ter acontecido em um memo momento, porém no primeiro fato está sendo citada a genealogia de Cão e no segundo a genealogia de Sem.
 
SEM – Com certeza a genealogia de Sem é aquela a qual devemos nos ater, será a única que citará o período de vida de cada descendente, bem como com qual idade foi gerado o filho mais velho. De Sem é que vem a expressão Semita ou antissemita. Como dito anteriormente Sem viverá 600 anos, já o seu filho, neto e bisneto viverão por volta de 400 anos, serão eles respectivamente Arfaxade (438) Salá (433) e Heber (464). Provavelmente é do nome de Heber que virá a expressão Hebreus. O Filho de Heber será Pelegue, que conforme dito anteriormente viverá no tempo da divisão da terra. Esta divisão poderá ser responsável também pela separação dos Orientais que possuem olhos puxados daqueles que não o tem, isto pode se explicar pois haverá uma longa lista dos filhos de Joctã irmão de Pelegue, porém a ênfase se dará em Pelegue de onde descenderá Jesus. A Partir de Pelegue, o tempo de vida cai novamente para a metade, ou seja, se viviam 400 anos até Heber, a partir de Pelegue passam a viver em torno de 200 anos. O filho de Pelegue será Reú, que será pai de Serugue, pai de Naor. Pelegue e Reú viverão 239 anos, já Serugue viverá apenas 230 anos. Novamente se dará uma nova queda de idade já que Naor pai de Terá viverá apenas, 148 anos, Terá pai de Abraão conseguirá ultrapassar a marca de 200 anos (205) mas a partir daí dificilmente veremos alguém alcançando esta marca de idade. 
ABRAÃO – Finalmente chegamos em Abraão que efetivamente é o povo que Deus quer demonstrar toda a sua magnitude, bondade, misericórdia. De forma lateral veremos a história dos irmãos de Abraão e seus sobrinhos, histórias estas que se faz necessário entender, para se compreender a bíblia nas histórias que se darão na sequência, bem como os povos que entrarão em conflito com Israel. A Bíblia vai nos dizer que Terá, terá 3 filhos e uma filha. Os filhos serão Harã, Naor e Abraão e terá uma filha chamada Sarai. Veremos que haverá um relacionamento bem próximo entre estes irmãos, Harã por exemplo dará sua filha Milca para casar com seu irmão Naor, e a própria Sarai, filha de Terá, se casará com seu meio irmão Abraão. De um dos filhos de Naor, Betuel, sairá a esposa de Isaque, e de um dos netos de Betuel sairá a esposa de Jacó. Entre a parentela de Naor poderemos listar 23 nomes, finalizando com Amom e Moabe, filhos de Ló com suas filhas. Povos estes que estarão em constante conflito com o povo de Israel. Veremos que Deus dará dois recados para Abraão saia da sua terra (Harã) e saia do meio de sua parentela. Esta segunda ordem foi

Mais conteúdos dessa disciplina