A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AV2 filosofi da educaç no Brasil

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação: CEL0343_AV2_201202086764 » FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 201202086764 - KAMYLA CAROLINE DE PAULA ALVES 
	Professor:
	JAIRO DA COSTA SANTIAGO
	Turma: 9007/AG
	Nota da Prova: 3,5 de 8,0 Nota do Trabalho: Nota de Participação: 2 Data: 07/06/2013 08:11:47
	
	1a Questão (Cód.: 62984)
	12a sem.: Pedagogias histórico-sociais e outras tendências.
	Pontos:1,0 / 1,5 
	A educação que hoje prevalece tem o papel de alimentar e perpetuar a globalização competitiva ou, no caso do Brasil, a inserção subordinada da nossa economia ao sistema do capital mundial. Por isso, não tem servido para libertar, mas sim para moldar e ajustar crianças, jovens e adultos aos valores e aspirações vigentes, ou, ainda mais lamentável, à ausência de aspiração ou mesmo ao cinismo. Pois a promessa é que estudando, será possível obter automaticamente um lugar no mercado de trabalho. 
A educação da Práxis ultrapassa os conceitos meramente funcionais ou estruturais de educação. Reconhece a transmissão de informações e de habilidades como elementos indispensáveis do processo educativo. Porém, critica a redução da educação a estes aspectos e a toda concepção e prática educativa que fragmenta o ser humano ou o conhecimento, em vez de o integrar, tanto no plano teórico como no prático. Promove a práxis educativa essencialmente como um trabalho de construção de sujeitos, individuais e coletivos do seu próprio desenvolvimento e educação, buscando o grau maior possível de autonomia em relação aos seus mestres e a toda figura hierarquicamente superior. Vê o ser humano como uma totalidade em si e, ao mesmo tempo, um componente organicamente integrado noutras totalidades, físicas, sociais, culturais e cósmicas. 
Analise as diferenças fundamentais entre a educação de hoje e a educação para práxis, proposto no texto por Marcos Arruda: EDUCAÇÃO DA PRÁXIS: O AUTO FAZER-SE DO HOMO INTEGRAL.
		
	
Resposta: Hoje em dia as escolas se preocupam em formar seres para o mercado de trabalho,e se esquecem de formar seres críticos e autonômos. A Educação com a prática ela resulta aprendizado significativo,busca formar pessoas com opiniões próprias e novos pensamentos não apenas reprodutoras. A práixis vem com a teória e realização dessa teória,ou seja aprende o plano teórico depois vem realizar este plano na prática,ninguem é igual a ninguem cada um tem seu pensamento e o seu tempo para aceitar, para aprender... Queremos novos enventos,novas descorbertas,sonhos realizados. Chega de ser somente um copiador de ideias alheiras,vamos ser novos cientitas,ter novos pensamentos sistematizados.
	
Gabarito: 
No 1º parágrafo do texto mostra como se dá a educação hoje, baseada na alimentação e perpetualização da globalização competitiva, preocupada com a inserção da economia brasileira ao sistema do capital mundial. Se trata de uma educação para moldar e ajustar aos valores vigentes. 
No 2º parágrafo a educação para a práxis ultrapassa os conceitos meramente funcionais ou estruturais da educação. A educação está voltada para a construção do ser humano integral, transformando-os em sujeitos individuais e coletivos. Levando-os a serem autônomos, responsáveis e conscientes de seu papel no mundo. 
	
	
	2a Questão (Cód.: 27378)
	3a sem.: Educação e Pedagogia, Formação do educador
	Pontos:0,0 / 1,0 
	Os cursos de Pedagogia e Licenciatura devem proporcionar uma compreensão sistematizada da educação, a fim de que o trabalho pedagógico se desenvolva para além do senso comum e se torne realmente uma atividade intencional. 
Quais os três aspectos destacados como importantes na formação do professor? 
		
	
	Nenhuma das alternativas acima. 
	
	Ter acesso às contribuições das ciências auxiliares da educação, da filosofia da educação e da história da educação; Realizar juízos de valor a respeito dos comportamentos coletivos e individuais, sem se atentar para os valores políticos e morais; Dominar o conteúdo das disciplinas que ministra aulas. 
	
	Ser bem informado; Estar atento aos conhecimentos históricos; Assumir atitudes de proselitismo.
	
	Dominar conteúdos dentro da área escolhida, alfabetização, história, geografia, matemática, etc.; Saber selecionar conteúdos a partir dos objetivos concebidos de antemão; Desenvolver um trabalho intelectual transformador.
	
	Dominar aspectos teóricos, recursos técnicos, desenvolvendo habilidades que viabilizem a atividade docente; Doutrinar o aluno para participação efetiva no mundo; Realizar juízos de valor a respeito de comportamentos individuais. 
	
	
	3a Questão (Cód.: 174953)
	4a sem.: Natureza Humana e as suas Relações entre Educação e Cultura
	Pontos:1,0 / 1,0 
	O etnocentrismo implica na imposição arbitrária de uma cultura sobre a outra. A visão multiculturalista, ao contrário, legitima as culturas chamadas de minoritárias e reivindica que essas culturas sejam reconhecidas. 
Indique adequadamente os CONCEITOS de acordo com os seguintes enunciados:
I. Defesa da dominação política, econômica e cultural do europeu sobre povos colonizados.
II. Defesa da pluralidade cultural e étnica, para que se preserve a identidade de um povo.
III. Defesa da cultura homogeneizada colocando às outras culturas sob relação de dependência.IV. Defesa da existência de muitas culturas em uma determinada localidade.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Etnocentrismo, multiculturalismo, etnocentrismo e etnocentrismo.
	
	Etnocentrismo, etnocentrismo, multiculturalismo e multiculturalismo.
	
	Etnocentrismo, etnocentrismo, multiculturalismo e etnocentrismo.
	
	Etnocentrismo, multiculturalismo, multiculturalismo e etnocentrismo.
	
	Etnocentrismo, multiculturalismo, etnocentrismo e multiculturalismo.
	
	
	4a Questão (Cód.: 176059)
	5a sem.: Educação, cidadania e democracia
	Pontos:0,0 / 0,5 
	Analise os enunciados abaixo e identifique os que se referem aos princípios defendidos pelo liberalismo econômico:
I. Defesa em torno da independência da economia em relação a toda e qualquer forma de controle, principalmente estatal, das relações econômicas. 
II. Defesa da livre circulação da riqueza, a valorização do trabalho humano e da economia de mercado. 
II. Defesa da democratização e da socialização dos meios de produção e, consequentemente, da riqueza produzida visando a superação da divisão de classes sociais. 
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos.
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos.
	
	Somente o enunciado III está correto.
	
	Somente o enunciado I está correto.
	
	Somente o enunciado II está correto.
	
	
	5a Questão (Cód.: 93849)
	4a sem.: Natureza Humana, Cultura e Educação.
	Pontos:0,5 / 0,5 
	"Diante da educação feita através dos meios de comunicação de massa, pouco podem fazer as escolas e universidades. Quando muito, transmitir uma educação humanista, destinada às classes dirigentes. Porque o trabalhador vai receber a "cultura de massa", que é uma banalização e uma ridicularização da cultura popular". GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório.11º ed. São Paulo: Cortez, 2000, pág. 138. 
A leitura do texto apresenta a educação como transmissora de modelos sociais, difusora de idéias e formadora de cidadãos que reproduzirão a sociedade. Portanto, é CORRETO afirmar que a educação é: 
		
	
	transformadora.
	
	política.
	
	dialética.
	
	espontânea.
	
	redentora.
	
	
	6a Questão (Cód.: 175762)
	6a sem.: Politica e Educação.
	Pontos:0,0 / 0,5 
	Os princípios fundamentais do liberalismo incluem:
I. A transparência, os direitos individuais e civis, um governo baseado no livre consentimento dos governados e estabelecido com base em eleições livres "o que geralmente significa um sistema de governo democrático" e igualdade da lei e dos direitos para todos os cidadãos.
II. Defesa da livre concorrência, do livre cambismo e da lei da procura e da oferta como mecanismo de regula ção do mercado.
III. Socialização do poder político e econômico como