A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
23 pág.
ECAexercicios

Pré-visualização | Página 3 de 5

comunidade cumulada com reparação de danos). Com exceção da internação, o Juiz poderá substituir as medidas sócio-educativas de acordo com o caso concreto, visto não haver taxatividade.
________________________________________
16 Aplicada uma medida sócioeducativa pelo juiz:
 a) se o Promotor discordar com a medida sócio-educativa aplicada, deverá interpor recurso em sentido estrito, sendo possível o juízo de retratação. 
 b) se o Promotor discordar com a medida sócio-educativa aplicada, deverá interpor recurso de apelação, sendo vedado o juízo de retratação. 
 c) se o Promotor discordar com a medida sócio-educativa aplicada, deverá interpor recurso em sentido estrito, sendo vedado o juízo de retratação. 
 d) se o Promotor discordar com a medida sócio-educativa aplicada, deverá interpor recurso de apelação, sendo possível o juízo de retratação. 
 A resposta certa é a letra D. Se o Promotor discordar com a medida sócio-educativa aplicada, deverá interpor recurso de apelação. Essa apelação do ECA possui juízo de retratação, ou seja, o Juiz pode voltar atrás na decisão. 
________________________________________
 17-Assinale a alternativa que contém medida socioeducativa que pode ser aplicada pelo Juiz levando-se em consideração apenas a prova da materialidade e indícios suficientes de autoria:
 a) advertência. 
 b) obrigação de reparar o dano. 
 c) prestação de serviços à comunidade. 
 d) liberdade assistida. 
 A resposta certa é a letra A. Para a aplicação da advertência, o Juiz deve levar em consideração a prova da materialidade e indícios suficientes de autoria. É a única medida que o Juiz poderá aplicar fundamentando-se somente em indícios de autoria.
________________________________________
 18-Sobre a medida de semi-liberdade, assinale a alternativa incorreta:
 a) É uma medida que importa em privação de liberdade ao adolescente que pratica um ato infracional mais grave. OK
 b) O adolescente é retirado de sua família e colocado em um estabelecimento apropriado de semi-liberdade, podendo realizar atividades externas somente com autorização do juiz da infância e da juventude. 
 c) Pode ser usada tanto como medida principal quanto como medida progressiva ou regressiva. OK
 d) Não tem prazo fixado em lei, nem mínimo nem máximo.OK 
 A resposta certa é a letra B. O adolescente em semi-liberdade pode realizar atividades externas desde que com autorização do diretor do estabelecimento, não havendo necessidade de autorização judicial. 
________________________________________
19 -Analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta:
I – A internação, em nenhuma hipótese, pode ser aplicada à criança.
II – A internação pode ser aplicada quando houver prática de ato infracional mediante grave ameaça ou violência à pessoa.
III – A internação poderá atingir o maior de 18 anos, ainda que este complete 21 anos enquanto estiver cumprindo a medida. QUANDO COMPLETAR 21 ANOS A LIBERACAO SERA OBRIGATORIA.
 a) As afirmações I e II estão corretas. 
 b) As afirmações I e III estão corretas. 
 c) As afirmações II e III estão corretas. 
 d) Todas as afirmações estão corretas. 
 A resposta certa é a letra A. A internação poderá atingir o maior de 18 anos, porém, quando o adolescente completar 21 anos, a liberação será obrigatória.
________________________________________
20 -Sobre a medida de internação, assinale a alternativa incorreta:
 a) Caso o adolescente tenha passado por internação provisória, esses dias não poderão ser computados na internação definitiva.NO CASO DE JÁ TER PASSADO POR INTERNAÇAO PROVISORIA SERA COMPUTADO NA INTERNACAO .
 
 b) A diferença entre semi-liberdade e internação é que, nesta, o adolescente depende de autorização expressa do juiz para praticar atividades externas, ou seja, o adolescente internado somente se ausentará do estabelecimento em que se achar se autorizado pelo juiz. 
 c) O local para a internação deve ser distinto do abrigo, devendo-se obedecer a separação por idade, composição física (tamanho), sexo e gravidade do ato infracional.
 
 d) São direitos específicos dos adolescentes a entrevista pessoal com o representante do MP e a entrevista reservada com seu defensor, dentre outros. 
 A resposta certa é a letra A. Caso o adolescente tenha passado por internação provisória, esses dias serão computados na internação (detração).
PROVA ECA – AGENTES DE PROTEÇÃO 
1ª) A Guarda consiste numa das modalidades de colocação em família substituta, podendo-se afirmar que: A GUARDA E UMA DAS MODALIDADES DE FAMILIA SUBSTITUTA.
a) Não pode ser revogada a qualquer tempo;
b) Não confere a criança ou adolescente a condição de dependente, para todos os fins e efeitos de direito;
c) Não será deferida fora dos casos de tutela e adoção;
d) Destina-se a regularizar a posse de fato, podendo ser deferida, liminar ou incidentalmente, nos procedimentos de tutela e adoção, exceto no de adoção por estrangeiro;
e) as alternativas a e d estão corretas. 
Alternativa Correta: D 
2ª) O direito ao respeito previsto no art. 17 do ECA assegurado as crianças e adolescentes consiste na: 
a) inviolabilidade da insanidade física, psíquica e moral da criança e do adolescente;ART 17
b)participação da vida política na forma da lei;
c) busca de refúgio, auxílio e orientação;
d) igualdade de condições para acesso e permanência na escola;
e) participação na vida familiar e comunitária sem discriminação. 
Alternativa Correta: A 
3ª) As entidades de atendimento governamentais e não-governamentais que executem programas de proteção e sócio-educativos serão fiscalizadas: 
a) pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar;
b) pelo Judiciário e Ministério Público;
c) pela Prefeitura Municipal e Conselho Tutelar;
d) pela Autoridade Policial e Ministério Público;
e) pelo Conselho Tutelar, Ministério Público e Judiciário. SÃO OS QUE FISCALIZAM ENTIDADES GOVERNAMENTAIS E NÃO GOVERNAMENTAIS 
Alternativa Correta: E 
4ª) Quanto as medidas de proteção pode-se afirmar: 
a) Não poderão ser aplicadas isolada ou cumulativamente, bem como substituídas a qualquer tempo;
b) serão aplicadas pelo Juiz ou Promotor de Justiça;
c) que serão aplicadas quando os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente forem ameaçados ou violados apenas por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável;
d) Na aplicação das medidas de proteção levar-se-ão em conta as necessidades pedagógicas, preferindo-se aquelas que visem o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários;
e) São medidas de proteção: a internação e a liberdade assistida.
Alternativa Correta: D
5ª) Quanto a autorização de viagem é correto afirmar que: 
a) sempre é necessária a autorização judicial;
b) nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial;
c) É vedada a autoridade judiciária expedir alvará de viagem com validade superior a um ano;
d) quando se tratar de viagem ao exterior à autorização judicial é indispensável, em qualquer circunstância;
e) a criança ou adolescente nascido em território nacional poderá sair do País na companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior sem prévia e expressa autorização judicial. 
Alternativa Correta: B 
6ª) É incorreto afirmar que: 
a) Toda criança o adolescente terá acesso às diversões e espetáculos públicos classificados como adequados à sua faixa etária;
b) Nenhum espetáculo será apresentado ou anunciado sem aviso de sua classificação, antes de sua transmissão, apresentação ou exibição;
c) É permitida a hospedagem de criança ou adolescente em hotel, motel, pensão ou estabelecimento congênere, independentemente de autorização ou de estarem acompanhados pelos pais ou responsáveis;
d) Os responsáveis por estabelecimentos que explorem comercialmente bilhar cuidarão para que não seja permitida a entrada e permanência de crianças e adolescentes