Logo Passei Direto
Buscar

NUTRIÇÃO APLICADA AO ESPORTE

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Questão 3: Especialmente no exercício de longa duração, água, sais minerais e estoques de glicogênio podem ser perdidos. A menos que esses elementos sejam repostos, pode ocorrer a hipoglicemia, a hiponatremia, a hipertermia e a desidratação. Para isso, estratégias de reposição hídrica são recomendadas. Sobre elas, assinale a alternativa correta:
Em atividades com mais de uma hora de duração, a reposição de carboidratos não se faz necessária.
A reposição de sódio é indicada para melhorar a palatabilidade e aumentar a absorção de glicose, mas não com a preocupação de evitar a hiponatremia.
Em eventos de mais de três horas de duração, como a ultramaratona e o triatlo, apenas a ingestão de água se faz necessária.
Em eventos com duração menor do que uma hora, apenas a ingestão de água é recomendada.
Em atividades com menos de uma hora de duração, a reposição de carboidratos e sódio se faz necessária, mas a de água não.
A) Em atividades com mais de uma hora de duração, a reposição de carboidratos não se faz necessária.
B) A reposição de sódio é indicada para melhorar a palatabilidade e aumentar a absorção de glicose, mas não com a preocupação de evitar a hiponatremia.
C) Em eventos de mais de três horas de duração, como a ultramaratona e o triatlo, apenas a ingestão de água se faz necessária.
D) Em eventos com duração menor do que uma hora, apenas a ingestão de água é recomendada.
E) Em atividades com menos de uma hora de duração, a reposição de carboidratos e sódio se faz necessária, mas a de água não.

Questão 4: No que diz respeito à mobilização e oxidação de lipídios para a produção de energia para a contração muscular, assinale a alternativa incorreta:
O processo se inicia pela ação de alguns hormônios, tais como a adrenalina e glucagon, os quais estimulam a lipólise, isto é, a quebra/degradação de triglicerídeos no tecido adiposo, liberando ácidos graxos e glicerol.
Após a captação dos ácidos graxos por transportadores específicos na membrana plasmática, eles devem ser ativados em Acil-CoA, e subsequentemente transportados para dentro do núcleo da célula, por meio da ação do transportador Carnitina.
A reação-chave de oxidação dos ácidos graxos é a beta-oxidação, a qual tem por objetivo gerar Acetil-CoA a partir de Acil-CoA.
A mobilização e oxidação de lipídios é um processo capaz de gerar grandes quantidades de ATP, apesar de ser um processo extremamente lento.
Intensidades leves a moderadas de exercício físico (55% a 65% ) parecem ser aquelas que geram uma otimização da mobilização de lipídios para a produção de energia para a contração muscular.
A) O processo se inicia pela ação de alguns hormônios, tais como a adrenalina e glucagon, os quais estimulam a lipólise, isto é, a quebra/degradação de triglicerídeos no tecido adiposo, liberando ácidos graxos e glicerol.
B) Após a captação dos ácidos graxos por transportadores específicos na membrana plasmática, eles devem ser ativados em Acil-CoA, e subsequentemente transportados para dentro do núcleo da célula, por meio da ação do transportador Carnitina.
C) A reação-chave de oxidação dos ácidos graxos é a beta-oxidação, a qual tem por objetivo gerar Acetil-CoA a partir de Acil-CoA.
D) A mobilização e oxidação de lipídios é um processo capaz de gerar grandes quantidades de ATP, apesar de ser um processo extremamente lento.
E) Intensidades leves a moderadas de exercício físico (55% a 65% ) parecem ser aquelas que geram uma otimização da mobilização de lipídios para a produção de energia para a contração muscular.

Questão 5: Durante o planejamento para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o fisiologista responsável pela preparação dos atletas alemães alertou os treinadores das equipes sobre as previsões do tempo no dia da competição. Após realizar uma pesquisa detalhada das condições climáticas do Rio de Janeiro nos últimos dez anos, ele verificou grande probabilidade de as competições ocorrerem em condições de altas temperaturas e elevada umidade relativa do ar. Com base na situação descrita e no conhecimento científico sobre respostas fisiológicas do organismo durante o exercício em ambientes quentes e úmidos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A despeito da eficiência dos mecanismos termorreguladores dos atletas de alto nível, as condições ambientais previstas para o dia de competição devem ser motivo de preocupação dos treinadores.
O trabalho muscular intenso durante o exercício em ambientes quentes e úmidos pode causar hipertermia, contra a qual o principal mecanismo de proteção é a evaporação do suor, que poderá ser insuficiente para regular a temperatura corporal devido à umidade alta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 6: Observe a figura a seguir:
a restrição de carboidratos na dieta pode favorecer uma melhora na tolerância ao esforço.
a tolerância ao esforço pode ser otimizada independentemente da quantidade de carboidratos na dieta.
uma dieta equilibrada de carboidratos é melhor para aumentar a tolerância ao esforço se comparada a uma dieta com baixo conteúdo de carboidratos. Por outro lado, não há diferenças na tolerância ao esforço entre uma dieta equilibrada e uma dieta rica em carboidratos.
uma dieta rica em carboidratos permite ao indivíduo iniciar a atividade física com um maior conteúdo inicial de glicogênio, o que favorecerá uma maior tolerância ao esforço.
independentemente da quantidade de carboidratos na dieta, o que importa é a suplementação durante o exercício, que é quem exclusivamente ditará o efeito sobre o desempenho.
A) a restrição de carboidratos na dieta pode favorecer uma melhora na tolerância ao esforço.
B) a tolerância ao esforço pode ser otimizada independentemente da quantidade de carboidratos na dieta.
C) uma dieta equilibrada de carboidratos é melhor para aumentar a tolerância ao esforço se comparada a uma dieta com baixo conteúdo de carboidratos. Por outro lado, não há diferenças na tolerância ao esforço entre uma dieta equilibrada e uma dieta rica em carboidratos.
D) uma dieta rica em carboidratos permite ao indivíduo iniciar a atividade física com um maior conteúdo inicial de glicogênio, o que favorecerá uma maior tolerância ao esforço.
E) independentemente da quantidade de carboidratos na dieta, o que importa é a suplementação durante o exercício, que é quem exclusivamente ditará o efeito sobre o desempenho.

Em anos recentes, vem sendo desenvolvida uma nova estratégia nutricional: a suplementação de nitrato. No que diz respeito a esta nova estratégia nutricional, é incorreto afirmar que:
O nitrato pode ser encontrado em alimentos como os vegetais de folha verde-escura, mas principalmente na beterraba.
O nitrato pode ser convertido em nitrito; e este pode ser subsequentemente convertido em óxido nítrico, que pode ter efeitos importantes sobre a eficiência bioenergética e a vasodilatação.
Tanto a suplementação aguda quanto crônica de nitrato parecem otimizar o desempenho físico em modalidades esportivas como a canoagem, o remo e o ciclismo de estrada.
Os efeitos ergogênicos da suplementação de nitrato já estão bem demonstrados em uma vasta gama de modalidades esportivas, principalmente em modalidades de alta intensidade e curta duração.
Não existem relatos extensos na literatura descrevendo os efeitos colaterais da suplementação com nitrato, mas os poucos relatos incluem um rubor facial, em maior extensão, e tontura e dor de cabeça, em menor extensão.
A) O nitrato pode ser encontrado em alimentos como os vegetais de folha verde-escura, mas principalmente na beterraba.
B) O nitrato pode ser convertido em nitrito; e este pode ser subsequentemente convertido em óxido nítrico, que pode ter efeitos importantes sobre a eficiência bioenergética e a vasodilatação.
C) Tanto a suplementação aguda quanto crônica de nitrato parecem otimizar o desempenho físico em modalidades esportivas como a canoagem, o remo e o ciclismo de estrada.
D) Os efeitos ergogênicos da suplementação de nitrato já estão bem demonstrados em uma vasta gama de modalidades esportivas, principalmente em modalidades de alta intensidade e curta duração.
E) Não existem relatos extensos na literatura descrevendo os efeitos colaterais da suplementação com nitrato, mas os poucos relatos incluem um rubor facial, em maior extensão, e tontura e dor de cabeça, em menor extensão.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Questão 3: Especialmente no exercício de longa duração, água, sais minerais e estoques de glicogênio podem ser perdidos. A menos que esses elementos sejam repostos, pode ocorrer a hipoglicemia, a hiponatremia, a hipertermia e a desidratação. Para isso, estratégias de reposição hídrica são recomendadas. Sobre elas, assinale a alternativa correta:
Em atividades com mais de uma hora de duração, a reposição de carboidratos não se faz necessária.
A reposição de sódio é indicada para melhorar a palatabilidade e aumentar a absorção de glicose, mas não com a preocupação de evitar a hiponatremia.
Em eventos de mais de três horas de duração, como a ultramaratona e o triatlo, apenas a ingestão de água se faz necessária.
Em eventos com duração menor do que uma hora, apenas a ingestão de água é recomendada.
Em atividades com menos de uma hora de duração, a reposição de carboidratos e sódio se faz necessária, mas a de água não.
A) Em atividades com mais de uma hora de duração, a reposição de carboidratos não se faz necessária.
B) A reposição de sódio é indicada para melhorar a palatabilidade e aumentar a absorção de glicose, mas não com a preocupação de evitar a hiponatremia.
C) Em eventos de mais de três horas de duração, como a ultramaratona e o triatlo, apenas a ingestão de água se faz necessária.
D) Em eventos com duração menor do que uma hora, apenas a ingestão de água é recomendada.
E) Em atividades com menos de uma hora de duração, a reposição de carboidratos e sódio se faz necessária, mas a de água não.

Questão 4: No que diz respeito à mobilização e oxidação de lipídios para a produção de energia para a contração muscular, assinale a alternativa incorreta:
O processo se inicia pela ação de alguns hormônios, tais como a adrenalina e glucagon, os quais estimulam a lipólise, isto é, a quebra/degradação de triglicerídeos no tecido adiposo, liberando ácidos graxos e glicerol.
Após a captação dos ácidos graxos por transportadores específicos na membrana plasmática, eles devem ser ativados em Acil-CoA, e subsequentemente transportados para dentro do núcleo da célula, por meio da ação do transportador Carnitina.
A reação-chave de oxidação dos ácidos graxos é a beta-oxidação, a qual tem por objetivo gerar Acetil-CoA a partir de Acil-CoA.
A mobilização e oxidação de lipídios é um processo capaz de gerar grandes quantidades de ATP, apesar de ser um processo extremamente lento.
Intensidades leves a moderadas de exercício físico (55% a 65% ) parecem ser aquelas que geram uma otimização da mobilização de lipídios para a produção de energia para a contração muscular.
A) O processo se inicia pela ação de alguns hormônios, tais como a adrenalina e glucagon, os quais estimulam a lipólise, isto é, a quebra/degradação de triglicerídeos no tecido adiposo, liberando ácidos graxos e glicerol.
B) Após a captação dos ácidos graxos por transportadores específicos na membrana plasmática, eles devem ser ativados em Acil-CoA, e subsequentemente transportados para dentro do núcleo da célula, por meio da ação do transportador Carnitina.
C) A reação-chave de oxidação dos ácidos graxos é a beta-oxidação, a qual tem por objetivo gerar Acetil-CoA a partir de Acil-CoA.
D) A mobilização e oxidação de lipídios é um processo capaz de gerar grandes quantidades de ATP, apesar de ser um processo extremamente lento.
E) Intensidades leves a moderadas de exercício físico (55% a 65% ) parecem ser aquelas que geram uma otimização da mobilização de lipídios para a produção de energia para a contração muscular.

Questão 5: Durante o planejamento para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o fisiologista responsável pela preparação dos atletas alemães alertou os treinadores das equipes sobre as previsões do tempo no dia da competição. Após realizar uma pesquisa detalhada das condições climáticas do Rio de Janeiro nos últimos dez anos, ele verificou grande probabilidade de as competições ocorrerem em condições de altas temperaturas e elevada umidade relativa do ar. Com base na situação descrita e no conhecimento científico sobre respostas fisiológicas do organismo durante o exercício em ambientes quentes e úmidos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A despeito da eficiência dos mecanismos termorreguladores dos atletas de alto nível, as condições ambientais previstas para o dia de competição devem ser motivo de preocupação dos treinadores.
O trabalho muscular intenso durante o exercício em ambientes quentes e úmidos pode causar hipertermia, contra a qual o principal mecanismo de proteção é a evaporação do suor, que poderá ser insuficiente para regular a temperatura corporal devido à umidade alta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 6: Observe a figura a seguir:
a restrição de carboidratos na dieta pode favorecer uma melhora na tolerância ao esforço.
a tolerância ao esforço pode ser otimizada independentemente da quantidade de carboidratos na dieta.
uma dieta equilibrada de carboidratos é melhor para aumentar a tolerância ao esforço se comparada a uma dieta com baixo conteúdo de carboidratos. Por outro lado, não há diferenças na tolerância ao esforço entre uma dieta equilibrada e uma dieta rica em carboidratos.
uma dieta rica em carboidratos permite ao indivíduo iniciar a atividade física com um maior conteúdo inicial de glicogênio, o que favorecerá uma maior tolerância ao esforço.
independentemente da quantidade de carboidratos na dieta, o que importa é a suplementação durante o exercício, que é quem exclusivamente ditará o efeito sobre o desempenho.
A) a restrição de carboidratos na dieta pode favorecer uma melhora na tolerância ao esforço.
B) a tolerância ao esforço pode ser otimizada independentemente da quantidade de carboidratos na dieta.
C) uma dieta equilibrada de carboidratos é melhor para aumentar a tolerância ao esforço se comparada a uma dieta com baixo conteúdo de carboidratos. Por outro lado, não há diferenças na tolerância ao esforço entre uma dieta equilibrada e uma dieta rica em carboidratos.
D) uma dieta rica em carboidratos permite ao indivíduo iniciar a atividade física com um maior conteúdo inicial de glicogênio, o que favorecerá uma maior tolerância ao esforço.
E) independentemente da quantidade de carboidratos na dieta, o que importa é a suplementação durante o exercício, que é quem exclusivamente ditará o efeito sobre o desempenho.

Em anos recentes, vem sendo desenvolvida uma nova estratégia nutricional: a suplementação de nitrato. No que diz respeito a esta nova estratégia nutricional, é incorreto afirmar que:
O nitrato pode ser encontrado em alimentos como os vegetais de folha verde-escura, mas principalmente na beterraba.
O nitrato pode ser convertido em nitrito; e este pode ser subsequentemente convertido em óxido nítrico, que pode ter efeitos importantes sobre a eficiência bioenergética e a vasodilatação.
Tanto a suplementação aguda quanto crônica de nitrato parecem otimizar o desempenho físico em modalidades esportivas como a canoagem, o remo e o ciclismo de estrada.
Os efeitos ergogênicos da suplementação de nitrato já estão bem demonstrados em uma vasta gama de modalidades esportivas, principalmente em modalidades de alta intensidade e curta duração.
Não existem relatos extensos na literatura descrevendo os efeitos colaterais da suplementação com nitrato, mas os poucos relatos incluem um rubor facial, em maior extensão, e tontura e dor de cabeça, em menor extensão.
A) O nitrato pode ser encontrado em alimentos como os vegetais de folha verde-escura, mas principalmente na beterraba.
B) O nitrato pode ser convertido em nitrito; e este pode ser subsequentemente convertido em óxido nítrico, que pode ter efeitos importantes sobre a eficiência bioenergética e a vasodilatação.
C) Tanto a suplementação aguda quanto crônica de nitrato parecem otimizar o desempenho físico em modalidades esportivas como a canoagem, o remo e o ciclismo de estrada.
D) Os efeitos ergogênicos da suplementação de nitrato já estão bem demonstrados em uma vasta gama de modalidades esportivas, principalmente em modalidades de alta intensidade e curta duração.
E) Não existem relatos extensos na literatura descrevendo os efeitos colaterais da suplementação com nitrato, mas os poucos relatos incluem um rubor facial, em maior extensão, e tontura e dor de cabeça, em menor extensão.

Prévia do material em texto

<p>IMPORTANTE</p><p>Data limite para aplicação</p><p>desta prova: 02/12/2023</p><p>UNIP EAD</p><p>Código da Prova: 123171766217</p><p>Curso: EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)</p><p>Série: 7 Tipo: Bimestral - AP</p><p>Aluno: 0543976 - JANCICLEIA RENATA PEREIRA ALVES</p><p>I - Questões objetivas – valendo 10 pontos</p><p>Gerada em: 24/11/2023 às 15h47</p><p>------------------------------------------------------------------------------------------------------------</p><p>Instruções para a realização da prova:</p><p>1. Leia as questões com atenção.</p><p>2. Confira seu nome e RA e verifique se o caderno de questão e folha de respostas correspondem à sua disciplina.</p><p>3. Faça as marcações primeiro no caderno de questões e depois repasse para a folha de respostas.</p><p>4. Serão consideradas somente as marcações feitas na folha de respostas.</p><p>5. Não se esqueça de assinar a folha de respostas.</p><p>6. Utilize caneta preta para preencher a folha de respostas.</p><p>7. Preencha todo o espaço da bolha referente à alternativa escolhida, a caneta, conforme instruções: não rasure, não</p><p>preencha X, não ultrapasse os limites para preenchimento.</p><p>8. Preste atenção para não deixar nenhuma questão sem assinalar.</p><p>9. Só assinale uma alternativa por questão.</p><p>10. Não se esqueça de responder às questões discursivas, quando houver, e de entregar a folha de respostas para o tutor</p><p>do polo presencial, devidamente assinada.</p><p>11. Não é permitido consulta a nenhum material durante a prova, exceto quando indicado o uso do material de apoio.</p><p>12. Lembre-se de confirmar sua presença através da assinatura digital (login e senha).</p><p>Boa prova!</p><p>------------------------------------------------------------------------------------------------------------</p><p>Questões de múltipla escolha</p><p>Disciplina: 709360 - NUTRIÇÃO APLICADA AO ESPORTE</p><p>Permitido o uso de calculadora.</p><p>Questão 1: A perda do suor significa a perda de água e eletrólitos, os quais devem ser repostos com o</p><p>objetivo de evitar sérios transtornos como a desidratação, o superaquecimento corporal e a hiponatremia.</p><p>Sobre a hiponatremia, assinale a alternativa correta:</p><p>A) Hiponatremia é sinônimo de desidratação.</p><p>B) A hiponatremia é apresentada quando a concentração de sódio no plasma é menor que o normal (< 135 mEq/L).</p><p>C) A hidratação somente com água durante a atividade física previne a hiponatremia.</p><p>D) Para tratar hiponatremia deve-se aumentar ingestão de água e diuréticos.</p><p>E) Não há queda de desempenho e performance quando o atleta se encontra em estado de hiponatremia.</p><p>Questão 2: As vitaminas lipossolúveis:</p><p>A) são solúveis em água e em uma diversidade de alimentos.</p><p>B) incluem a vitamina C e todas do complexo B.</p><p>C) são as vitaminas solúveis em gorduras.</p><p>D) foram descobertas pelo pesquisador Roger Harris, no fim do século passado.</p><p>E) são whey protein concentrada, isolada e proteína isolada da ervilha.</p><p>Questão 3: Especialmente no exercício de longa duração, água, sais minerais e estoques de glicogênio podem</p><p>ser perdidos. A menos que esses elementos sejam repostos, pode ocorrer a hipoglicemia, a hiponatremia, a</p><p>hipertermia e a desidratação. Para isso, estratégias de reposição hídrica são recomendadas. Sobre elas,</p><p>assinale a alternativa correta:</p><p>A) Em atividades com mais de uma hora de duração, a reposição de carboidratos não se faz necessária.</p><p>B) A reposição de sódio é indicada para melhorar a palatabilidade e aumentar a absorção de glicose, mas não com a</p><p>preocupação de evitar a hiponatremia.</p><p>C) Em eventos de mais de três horas de duração, como a ultramaratona e o triatlo, apenas a ingestão de água se faz</p><p>necessária.</p><p>D) Em eventos com duração menor do que uma hora, apenas a ingestão de água é recomendada.</p><p>E) Em atividades com menos de uma hora de duração, a reposição de carboidratos e sódio se faz necessária, mas a</p><p>de água não.</p><p>Questão 4: No que diz respeito à mobilização e oxidação de lipídios para a produção de energia para a contração</p><p>muscular, assinale a alternativa incorreta:</p><p>A) O processo se inicia pela ação de alguns hormônios, tais como a adrenalina e glucagon, os quais estimulam a</p><p>lipólise, isto é, a quebra/degradação de triglicerídeos no tecido adiposo, liberando ácidos graxos e glicerol.</p><p>B) Após a captação dos ácidos graxos por transportadores específicos na membrana plasmática, eles devem ser</p><p>ativados em Acil-CoA, e subsequentemente transportados para dentro do núcleo da célula, por meio da ação do</p><p>transportador Carnitina.</p><p>C) A reação-chave de oxidação dos ácidos graxos é a beta-oxidação, a qual tem por objetivo gerar Acetil-CoA a partir</p><p>de Acil-CoA.</p><p>D) A mobilização e oxidação de lipídios é um processo capaz de gerar grandes quantidades de ATP, apesar de ser um</p><p>processo extremamente lento.</p><p>E) Intensidades leves a moderadas de exercício físico (55% a 65% ) parecem ser aquelas que geram uma</p><p>otimização da mobilização de lipídios para a produção de energia para a contração muscular.</p><p>Questão 5: Durante o planejamento para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o fisiologista responsável pela</p><p>preparação dos atletas alemães alertou os treinadores das equipes sobre as previsões do tempo no dia da</p><p>competição. Após realizar uma pesquisa detalhada das condições climáticas do Rio de Janeiro nos últimos dez</p><p>anos, ele verificou grande probabilidade de as competições ocorrerem em condições de altas temperaturas e</p><p>elevada umidade relativa do ar.</p><p>Com base na situação descrita e no conhecimento científico sobre respostas fisiológicas do organismo durante</p><p>o exercício em ambientes quentes e úmidos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.</p><p>I. A despeito da eficiência dos mecanismos termorreguladores dos atletas de alto nível, as condições ambientais</p><p>previstas para o dia de competição devem ser motivo de preocupação dos treinadores.</p><p>porque</p><p>II. O trabalho muscular intenso durante o exercício em ambientes quentes e úmidos pode causar hipertermia, contra a</p><p>qual o principal mecanismo de proteção é a evaporação do suor, que poderá ser insuficiente para regular a</p><p>temperatura corporal devido à umidade alta.</p><p>A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.</p><p>A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.</p><p>B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.</p><p>C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.</p><p>D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.</p><p>E) As asserções I e II são proposições falsas.</p><p>Questão 6: Observe a figura a seguir:</p><p>Adaptada de: BERGSTROM, J.; HULTMAN, E. Muscle glycogen synthesis after exercise: an enhancing factor localized in muscle cells in man. Nature,</p><p>v. 210, n. 5.033, p. 309, 1966.</p><p>Sobre a figura, é correto afirmar que:</p><p>A) a restrição de carboidratos na dieta pode favorecer uma melhora na tolerância ao esforço.</p><p>B) a tolerância ao esforço pode ser otimizada independentemente da quantidade de carboidratos na dieta.</p><p>C) uma dieta equilibrada de carboidratos é melhor para aumentar a tolerância ao esforço se comparada a uma dieta</p><p>com baixo conteúdo de carboidratos. Por outro lado, não há diferenças na tolerância ao esforço entre uma dieta</p><p>equilibrada e uma dieta rica em carboidratos.</p><p>D) uma dieta rica em carboidratos permite ao indivíduo iniciar a atividade física com um maior conteúdo inicial de</p><p>glicogênio, o que favorecerá uma maior tolerância ao esforço.</p><p>E) independentemente da quantidade de carboidratos na dieta, o que importa é a suplementação durante o</p><p>exercício, que é quem exclusivamente ditará o efeito sobre o desempenho.</p><p>Questão 7: Em relação à suplementação de fat burners, é correto afirmar que:</p><p>A) há um grande número de suplementos dessa faixa no mercado, mas apenas a carnitina e os triglicerídeos de</p><p>cadeia média têm eficácia cientificamente comprovada.</p><p>B) há substancial informação na literatura que apoie a segurança de cada um deles, isto é, seus potenciais efeitos</p><p>colaterais sobre a saúde.</p><p>C) não existe suporte científico e/ou fundamentação teórica que apoie a eficácia de qualquer suplemento fat burner.</p><p>D)</p><p>suplementos como o Oxyelite e o Lipo 6 Black são potentes fat burners e devem ser recomendados, mesmo com a</p><p>presença da DMAA (dimetilamilamina) em sua composição.</p><p>E) eles apresentam resultados positivos e similares sobre a composição corporal, tanto de animais quanto de</p><p>humanos.</p><p>Questão 8: O cálcio é um dos minerais mais abundantes no corpo. A sua deficiência pode levar à osteoporose,</p><p>que é uma doença muito comum nas pessoas idosas. Para prevenir a osteoporose sabe-se que a atividade</p><p>física com impacto é o ideal, mas também se deve:</p><p>A) consumir uma quantidade de cálcio superior a 1000 mg/dia, preferencialmente pela dieta.</p><p>B) utilizar suplementos contendo cálcio.</p><p>C) executar a terapia de administração hormonal.</p><p>D) evitar os raios solares, evitando um câncer de pele.</p><p>E) necessariamente cossuplementar vitamina D e cálcio.</p><p>Questão 9: Em anos recentes, vem sendo desenvolvida uma nova estratégia nutricional: a suplementação de</p><p>nitrato. No que diz respeito a esta nova estratégia nutricional, é incorreto afirmar que:</p><p>A) O nitrato pode ser encontrado em alimentos como os vegetais de folha verde-escura, mas principalmente na</p><p>beterraba.</p><p>B) O nitrato pode ser convertido em nitrito; e este pode ser subsequentemente convertido em óxido nítrico, que</p><p>pode ter efeitos importantes sobre a eficiência bioenergética e a vasodilatação.</p><p>C) Tanto a suplementação aguda quanto crônica de nitrato parecem otimizar o desempenho físico em modalidades</p><p>esportivas como a canoagem, o remo e o ciclismo de estrada.</p><p>D) Os efeitos ergogênicos da suplementação de nitrato já estão bem demonstrados em uma vasta gama de</p><p>modalidades esportivas, principalmente em modalidades de alta intensidade e curta duração.</p><p>E) Não existem relatos extensos na literatura descrevendo os efeitos colaterais da suplementação com nitrato, mas os</p><p>poucos relatos incluem um rubor facial, em maior extensão, e tontura e dor de cabeça, em menor extensão.</p><p>Questão 10: Por definição, um recurso ergogênico:</p><p>A) é uma substância que tem o propósito de melhorar a produção de energia, melhorar o controle mental e</p><p>eficiência da utilização de energia pelo organismo.</p><p>B) é um nutriente essencial para o organismo durante a atividade física.</p><p>C) é uma substância que tem o propósito de piorar a produção de energia e piorar o controle mental do atleta.</p><p>D) é uma substância que tem o propósito de melhorar a produção de suor pelo organismo.</p><p>E) é uma substância considerada ilícita por agências antidoping.</p>

Mais conteúdos dessa disciplina