Buscar

Trabalho 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ"
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA
LES-611 INSTITUIÇÕES DE DIREITO
3º TRABALHO 
CLASSIFICAÇÃO DAS LEIS SEGUNDO A SUA HIERARQUIA
1. Faça um resumo do Capítulo 6, A Lei, da obra Direito Civil, Vol. 1, Introdução e Parte Geral, 12ª edição, Editora Saraiva, da autoria de Arnoldo Wald.
Como as Leis se classificam segundo a sua hierarquia? Apresente cópias, totais ou parciais, de normas exemplificando cada uma destas classificações.
Classificação das leis segundo a hierarquia
a) Leis constitucionais- São todas as normas de caráter constitucional. Vale dizer que traçam os elementos estruturais do Estado e da Nação e definem
os direitos fundamentais do homem, considerado indivíduo e cidadão. Encontram-se reunidas nas Constituições.
b) Leis complementares - São as que regulamentam a Constituição. Às vezes, a norma constitucional, por si só, não é aplicável, sendo necessária lei para regulamentá-la. É o caso da norma que concede direito de greve.1
c) Leis ordinárias — São todas as outras leis. Nascem dos órgãos que a Constituição investe da função legislativa. Em outras palavras, são as leis promulgadas pelo Poder Legislativo, na pessoa de seus vereadores, deputados e senadores.
As leis ordinárias, assim como as outras, podem ser gerais ou especiais.
Gerais são as leis que cuidam de vários campos de atuação humana ao mesmo tempo. Por exemplo, o Código Civil, a própria Constituição etc.
Leis especiais são as que regulamentam determinada atividade, especificamente. Assim, a Lei de Greve, o Estatuto da OAB, a Lei do Inquilinato etc.
O importante é saber que a lei especial prevalece sobre a geral, se tratar do mesmo assunto. Por exemplo, o Código Civil é lei geral, que regula as relações privadas de modo amplo. O Código do Consumidor é lei especial, que regula as relações privadas de consumo. Se vou a uma loja e compro uma televisão, a relação será de consumo, portanto, se a televisão estiver com defeito, recorrerei ao Código do Consumidor e não ao Código Civil, embora este seja mais recente que aquele. Aplica-se, ao caso, o princípio de que a lei especial prevalece sobre a geral.
E) Leis delegadas. São atos normativos elaborados e editados pelo Presidente da República a partir de autorização do Poder Legislativo e dentro dos limites impostos por esta autorização (art. 68 da CF).

Continue navegando