Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

GRUPO FAVENI 
GESTÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL – AULA 05 – ADMINISTRAÇÃO 4° PERIODO
1- A perspectiva teórica adotada para a educação ambiental neste contexto se relaciona às ideias de autores como Loureiro (2007), que discute os principais atributos da Educação Ambiental voltada para a transformação, crítica ou emancipatória. Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
() Essa abordagem é inspirada pelo diálogo, pelo empoderamento dos indivíduos, pela superação de formas de dominação do sistema capitalista e pela compreensão da complexidade do mundo e da totalidade da vida (LOUREIRO, 2007). Ele destaca que essa concepção de Educação Ambiental está integrada às pedagogias críticas.
() Em uma perspectiva crítica e emancipatória da Educação Ambiental, o conceito de diálogo recupera seu significado original de intercâmbio e reciprocidade.
() A educação ocorre através do diálogo conosco mesmos, com aqueles que reconhecemos como parte de nossa comunidade, com a humanidade em seu cotidiano e contexto histórico, com os demais seres vivos, com os elementos naturais como ventos, marés e rios, ou seja, com o mundo.
() Em uma educação ambiental transformadora, não é suficiente criar teorias abstratas idealizadas e sim gerar a maximização do valor econômico para o mundo dos negócios.
() Destaca-se a abordagem da educação ambiental na visão crítica e transformadora. Por meio de processos e funções administrativas.
A Sequência CORRETA é:
R= V, V, V, F, F. 
2- De acordo com os princípios estabelecidos pelo Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global (1992) e a discussão sobre a Gestão Ambiental nas organizações, qual das alternativas abaixo corresponde à abordagem adotada pelas empresas que implementam Sistemas de Gestão Ambiental (SGA)?
R= As empresas adotam Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) para reduzir a poluição, aplicando tecnologias sustentáveis e estratégias de certificação como a ISO 14000.
3- De acordo com os argumentos apresentados sobre a interação entre a Educação Ambiental e a Administração na abordagem da Gestão Ambiental nas organizações, qual das afirmações a seguir melhor expressa a preocupação com a falta de ênfase e a visão simplificada na aplicação da Educação Ambiental no âmbito empresarial?
R= A Educação Ambiental, ao se incorporar ao ambiente organizacional, muitas vezes é conduzida superficialmente, não considerando os princípios filosóficos e legais que a fundamentam. 
4- conforme o material estudado, a questão central aborda a capacidade de promover transformações socioambientais ao implementar a pedagogia crítica, especificamente a Educação Ambiental crítica, em atividades escolares voltadas principalmente para o público infanto-juvenil.
Verifique a sequência do texto:
I – Segundo Santos (2004), delimitar a área no planejamento ambiental é complexo não apenas pela dificuldade em identificar a extensão afetada por impactos ou fenômenos, mas também pela necessidade de utilizar diferentes escalas de produtos.
II – Estudos acadêmicos, exemplificados por Young (2000) e Lagrotti (2000), têm adotado a microbacia como área de estudo. Essa unidade geográfica natural, permite a identificação de fatores socioeconômicos e ambientais homogêneos.
III – Além da dimensão espacial, Santos (2004) destaca a importância da dimensão temporal no planejamento ambiental, ressaltando a diferença temporal entre o surgimento de um fenômeno e a resposta a ele.
IV – Surge a indagação sobre se a esperança de mudança repousa nos estudantes universitários, uma minoria na sociedade, e se tal objetivo é sempre direcionado para o futuro, dado que não se aborda a criticidade dos adultos trabalhadores.
V – Para responder a essas indagações, recorre-se ao posicionamento de Gadotti (2000) sobre as práticas educativas dentro do ambiente empresarial, identificado por ele como engenharia da formação. O autor destaca a crescente importância das organizações, empresas, entidades públicas e privadas, conglomerados e multinacionais na sociedade contemporânea.
A Sequência CORRETA é:
R= IV - V.
5- Implementação de ações planejadas, reconhecendo os esforços das partes e estabelecendo métodos para avaliar e monitorar o processo. Loureiro sugere que esses passos e princípios sejam componentes gerais de um planejamento participativo em Educação Ambiental, considerando o contexto no qual cada grupo social interage com o ambiente. Isso pode ser aplicado tanto para iniciar debates sobre definição de projetos político-pedagógicos escolares quanto para estimular a construção de estratégias não formais em uma abordagem educacional inclusiva, integrada e dialógica.
Podemos concluir que a afirmativa é:
R= Verdadeira. 
Total 5/5

Mais conteúdos dessa disciplina