Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Registro em texto do resultado da Análise do Livro Didático da Acadêmica Luana Christiny Pereira.
Durante a atividade proposta na disciplina de Prática Pedagógica- Educação Maker, no semestre 2024/1, fui à Escola Municipal Professora Eni Erna Gaya e obtive autorização da equipe gestora para acessar a Biblioteca Escolar e o acervo de livros didáticos. Escolhi o livro didático Língua Portuguesa- 2º ano de autoria de Ana Trinconi, Terezinha Bertin e Vera Marchezi, publicado pela Editora Ática, em 2017. Este livro faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e é indicado para uso no 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
FONTE: FAZENDA, Ivani (Org.). Dicionário em construção. São Paulo: Cortez, 2002.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Lichtenstein et al.
Porto Alegre: Artmed, 1988.
HOFFMANN, Jussara; JANSSEN, Felipe da Silva;
ESTEBAN, Maria Teresa (Org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2008.
A obra está disponível gratuitamente para os estudantes na escola, sendo utilizada durante as aulas pelos professores e depois guardada na Biblioteca Escolar. Quanto à sua estrutura e organização, observei que os conteúdos seguem a orientação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como as Práticas de Linguagem, objetos de conhecimento e habilidades da BNCC para o 2º ano, atividades que favorecem o trabalho com as competências, os temas contemporâneos e transversais e relações entre os componentes.
No que diz respeito ao conteúdo em geral, o livro analisado apresenta nos dois primeiros volumes a inserção de práticas sociais letradas, de forma lúdica e participativa, embasando os processos iniciais de escrita. O 3º volume aumenta o grau de complexidade desses processos iniciados nos dois primeiros, preparando para o 4º e o 5º volumes, em que se intensificam o exercício das habilidades de leitura e de escrita, bem como a reflexão sobre fatos linguísticos mais complexos, como a abordagem de estudos gramaticais específicos. 
Com relação ao tema da Prática Pedagógica, observou-se que a prática pedagógica observada no livro de Língua Portuguesa- 2º ano, trabalha com eixos de leitura, escrita e oralidade. As atividades propostas incentivam o levantamento de hipóteses e o resgate de conhecimento prévio dos alunos. Além disso, promovem práticas e experiências familiares relacionadas a leitura, escrita e a linguagem. Foi possível observar que os elementos gráficos no livro são projetados para apoiar as crianças na realização das atividades, e facilitar a organização do professor, oferecendo comentários e orientações nas atividades. Como exemplo, foi selecionada a imagem a seguir.
O livro didático analisado, em relação a linguagem e estilo, apresenta uma linguagem clara e acessível, adequada ao público-alvo, que são os alunos do Ensino Fundamental. Em relação a relevância e atualização, o livro está alinhado com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresenta conteúdos atualizados e relevantes para a formação dos alunos. Ainda, acerca da acessibilidade, o livro fornece suporte docente com sugestões e planos de aulas que podem ser adaptados para se encaixar no cronograma de diferentes escolas.
Considerando os aspectos analisados, percebe-se que o livro é eficaz em alcançar seus objetivos, pois trabalha com eixos de leitura, escrita e oralidade de maneira integrada e eficaz. 
Poderia ser um bom recurso para o ensino dos conteúdos da disciplina de língua portuguesa, considerando que oferece uma variedade de atividades que abordam diferentes habilidades de leitura e escrita. Além disso, como docente da educação básica em formação, possivelmente escolheria esse livro como material didático para as aulas, pois ele oferece uma proposta pedagógica clara e estruturada, além de recursos visuais atraentes e atividades interativas que podem engajar os alunos no processo de aprendizagem.
image1.jpeg
image2.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina