Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ANEXO III
	
	
	RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
	
	
	1. Tipo do estágio
	 (X) Curricular
	( ) Complementar
	1. Dados do Relatório Final de Estágio
	Estagiário: Kelly Aparecida Cunha Mendes Silva
Matrícula:13.2.8254
	E-mail:kelly.mendes@aluno.ufop.edu.br
Telefone:(31)9.9196-0151
	Período:
	01/10/2021 à 19/11/2021
	Informar o período de dias referente às atividades descritas no estágio.
	Horas/Dia:
	6hs
	Informar o número de horas de estágio por dia.
	Total de Horas:
	204
	Informar o total de horas referente ao período de atividades descritas no estágio.
	2. Introdução: (Máximo 200 palavras)
	
 Esse relatório tem por objetivo expor as atividades realizadas pela estudante de Engenharia de Produção, Kelly Mendes, no setor de manutenção da empresa Vulcacel Vulcanização Celeste LTDA, localizada em João Monlevade, MG.
 O estágio realizado compreende, de forma mais específica, o Planejamento e Controle, pontos estes que surgiram em meados de 1900 com as primeiras técnicas de planejamento de serviço por Taylor e Fayol (VIANA, 2006).
 Dentro do escopo do plano de atividades, podemos incluir o controle dos indicadores de manutenção, o auxilio no planejamento, a atualização das documentações e controle de ordens de serviço. Todas as atividades desempenhadas durante 34 dias de estágio.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	3. Descrição da Organização do qual realizou o estágio: (Máximo 200 palavras)
	 A VULCACEL foi fundada em 2001, por pessoas que já dominavam as áreas de manutenção e transporte de correias e vulcanização de borrachas, e se destacaram no mercado pela busca contínua no aperfeiçoamento dos processos e investimento em maquinário que tornassem o processo ainda mais eficiente, e claro, minimizando qualquer impacto ao meio ambiente. Atuam nas áreas de siderúrgicas, mineradoras e reciclagens.
 Possuem um diferencial quanto à pontualidade e normas, pois, a qualidade do trabalho por eles realizada está intimamente voltada a garantir a volta da normalidade dentro da empresa contratante, mantendo o maior nível de segurança possível.
	4. Desenvolvimento das Atividades: (Fale sobre o setor trabalhado, sobre o processo da adaptação ao ambiente do estágio, sobre as atividades tarefas desenvolvidas, e também sobre o aprendizado obtido através da experiência profissional vivida). (Minímo de 400 e máximo de 800 palavras)
	
 Ter a oportunidade de estagiar, mesmo que de forma remota, na área de manutenção englobou diversas outras áreas que foram de grande importância para enriquecimento da atividade. Durante a atividade foi possível perceber que a área da manutenção, além de englobar diversos conhecimentos, nos dá uma visão holística do processo como um todo. As disciplinas de Gestão da Qualidade e Gestão do Conhecimento foram referências durante o estágio, e através da base oferecida por elas pude acompanhar de forma efetiva a aplicação dos KPI’S e garantir a estruturação de documentações de forma clara e organizada à todos dentro da organização, e assim, as informações passar a estar, além de atualizadas e confiáveis, de fácil acesso e compreensão, quando forem necessárias para resolução de algum problema.
 Houve uma certa dificuldade inicial com a condição da distância, o que foi contornado com o uso do email, acesso remoto (por meio do TeamViewer) e chhamadas no GoogleMeet, o que garantiu a segurança em simultâneo, a aprendizagem pretendida.
 Ao retratar aspectos importantes dentro do processo, temos os indicadores de manutenção (KPI’s – Key Performance Indicators), que são controlados ao início de cada mês. Alguns deles são: MTBF (tempo médio entre falhas), MTTR (tempo médio para reparo), disponibilidade, confiabilidade, CMF (custo de manutenção sobre faturamento), CPMV (custo de manutenção sobre valor de reposição). No início, após a apresentação da empresa, dos funcionários e setores, e outros pontos que o supervisor da área julgou responsável, foram passados materiais e estudos sobre diversos aspectos da empresa para que houvesse a familiarização. Logo, acompanhei a coleta e compilação dos dados, e logo, preenchi as planilhas com os respectivos cálculos dos KPI’s. Após o estudo e análise dos sistemas em funcionamento, foi criada uma planilha automática quanto aos cálculos, o que torna todo esse processo mais fácil e confiável. A representação gráfica também foi realizada, para melhor análise e comparação destes indicadores entre os períodos, para posterior análise da variabilidade o que possibilitaria uma futura aplicação de 6 sigmas, por exemplo.
 Quanto às prensas hidráulicas, havia a necessidade da elaboração de um plano de manutenções preventivo, para isso, foi de minha responsabilidade ler todo o manual da prensa e levantar todos os pontos a serem inspecionados e elaborar um esboço deste plano, onde todo o processo e correções devidas foram feitas pelo supervisor responsável. Este processo foi bem trabalhoso, porém, trouxe
consigo bastante enriquecimento quanto aos termos técnicos e, a simultaneidade com esses estudos os testes possibilitou a construção de um conhecimento empírico de fato.
 A palavra inglês TAG significa etiqueta de identificação, e o termo tagueamento, se refere a identificação da localização das áreas operacionais e seus equipamentos, para um controle setorizado e uma melhor organização da manutenção. (VIANA, 2006). Um exemplo seria: Fe_01 – sendo Fe referente às ferramentas elétricas.
Esta atividade ficou a cargo de um funcionário, e toda a parte de preparação das etiquetas e criação dos códigos ficou a mim conferida, e, por meio de vídeo chamada acompanhei a separação das famílias de equipamentos, o que possibilitou um diálogo rico em explicações e visualização dos equipamentos.
Após o tagueamento foi estabelecido um padrão de identificação destes equipamentos, logo, foi necessário a atualização das documentações, que foram reorganizadas de forma facilitasse o acesso e encontro das informações necessárias de maneira rápida e fácil. As inspeções são realizadas de forma quinzenal quanto às manutenções mecânicas e semanais quanto às elétricas.
 Em relação ao controle das ordens de serviço, havia como objetivo controlar a manutenção, materiais usados, mão de obra, e ordens abertas e encerradas. Todo o controle era feito no Excel, e após o encerramento, estas eram lançadas na planilha, sendo esta, então, fonte de dados como histórico de manutenções corretivas, preventivas, controle de horas de manutenção e horas/homem. 
 O gráfico de pareto foi utilizado para classificar os setores que mais demandam manutenção dentro da organização. Como não é possível a análise de todos os equipamentos de todos os setores, foram definidos os principais e estes analisados, e baseado nas horas de manutenção demandadas por cada equipamento principal de cada setor. Assim, foi possível concluir que, de acordo com o conceito de que 20% das causas geram 80% das consequências, os setores que, se trabalhados, trarão melhores resultados seriam o 1 e o 2. 
	
	
	
	5. Considerações Finais: (Máximo 200 palavras)
		
	 Como resultado deste estágio, pode-se considerar ganhos para a empresa e estagiário, como a padronização do preenchimento das planilhas e cálculos automáticos dos indicadores, o que facilitou o processo, além da visualização gráfica dos mesmos, o que viabilizou a comparação entre períodos e até mesmo um trabalho futuro para minimização de retrabalhos, e, consequentemente os custos. A reorganização de arquivos e ordens de serviço melhor o fluxo da informação dentro da organização. Como resultados pessoais vale ressaltar a aquisição dos conhecimentos relacionados ao processo de manutenção e rotinas dentro da área industrial, maquinário, e principalmente crescimento profissional.
 Os conhecimentos práticos, a observação dos processos e os desafios encontrados proporcionaram uma experiência que agregou valor não somente para a vida profissional como também ao desenvolvimento como pessoa e futura Engenheira,pois, pude, mesmo que por breve momento, trabalhar com profissionais com anos de experiência e muito conhecimento prático, o que foi, sem sombra de dúvidas, uma das maiores conquistas durante o estágio.
 Por fim, agradeço a todos que contribuíram para a execução do estágio, que me ajudaram a construir uma visão prática do ambiente industrial e principalmente à Vulcacel, por possibilitar a gratificante oportunidade de atuar na área de manutenção.
	
	
	6. Referências:
		
	Viana, H. R. G. (2002). PCM-Planejamento e Controle da manutenção. Qualitymark Editora Ltda.
	
	
	
	
	
	
	Pág. 3 de 3
	7. Parecer do Professor Orientador
	Análise:
	( ) Adequado
	( ) Inadequado
	Carga horária aprovada: ______ horas
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Data: ___/___/______
	Prof. Orientador:
	
(Data efetiva do parecer do professor orientador)

Mais conteúdos dessa disciplina