Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Fábio Pereira Vaz
 Secretário de Estado da Educação 
  Celestina Maria Pereira de Souza
Superintendente de Educação Básica 
 Adolfo Bezerra de Menezes
 Diretor de Gestão Escolar
 Lêda Maria Tomazi Fagundes
 Gerente de Fortalecimento da Gestão Democrática e Apoio Pedagógico
2
Aula de hoje:
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO ESCOLAR
Ministrante: Sharon Elaine Gonçalves da Silva Toledo
Técnica Seduc/TO: Gerência de Fortalecimento da Gestão Democrática e Apoio Pedagógico
3
Fonte: Coordenação pedagógica : identidade, saberes e práticas / organização Patrícia Diaz e Tereza Perez. -- São Paulo : Moderna, 2023.
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA ESCOLAR E O 
MUNDO DOS SABERES
Diversidade de Aprendizado
O papel do Coordenador Pedagógico envolve promover um ambiente de aprendizagem inclusivo e diversificado, reconhecendo diferentes formas de conhecimento para enriquecer o processo educativo.
Aprendizagem Integrada
Facilitar a integração de práticas pedagógicas inovadoras e reflexivas, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes e enriquecendo suas experiências educacionais.
Estímulo ao Pensamento Crítico
Apoiar a promoção do pensamento crítico e a troca de saberes entre estudantes, professores e comunidade escolar, incentivando a pluralidade e a diversidade na experiência educacional.
5
AUTORIDADE PEDAGÓGICA 
6
PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO 
1
Formador
Ele organiza e envolve-se em atividades de formação continuada, como reuniões formativas, grupos de estudo, entre outras, com o objetivo de atualizar e aprimorar as habilidades pedagógicas dos docentes. 
2
Articulador
 O Coordenador Pedagógico é responsável pela articulação: no grupo de sistematização para implementação, revisão, execução e avaliação do PPP; 
 no desenvolvimento de projetos de ensino e aprendizagem;
 na promoção das ações interdisciplinares no âmbito da unidade escolar; 
 na articulação de projetos integradores nas áreas de conhecimento; 
 no cumprimento das horas-atividades; nas orientações aos coordenadores pedagógicos de área sobre o cumprimento das horas/aulas aos estudantes; 
 do planejamento coletivo semanal.
3
Mediador
 Ele atua como um mediador de discussões e negociações entre diferentes pares ajudando a encontrar soluções que atendam às necessidades de todos os envolvidos. 
 Além disso, o Coordenador Pedagógico media o processo de aprendizagem dos estudantes identificando possíveis dificuldades ou desafios e oferecendo suporte individualizado para garantir que todos os estudantes permaneçam na escola, com aprendizagem satisfatória. 
7
PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DE ÁREA
1
Formador
Apresenta-se como auxiliador do Coordenador Pedagógico, ao passo que oferece condições para que os professores aprofundem em sua área específica de conhecimento, ou seja, corrobora com a apresentação de formação específica, de forma que o apliquem de maneira eficaz ao processo de ensino.
2
Articulador
Atua diretamente na articulação curricular de área, dirigindo-se aos professores em momentos de reunião pedagógica, direcionando o planejamento coletivo, definindo dias reservados a formação continuada na escola juntamente com o Coordenador Pedagógico, articulando a elaboração e o desenvolvimento dos projetos pedagógicos, realizando a integração dos componentes curriculares da Formação Geral Básica com os Itinerários Formativos. 
3
Mediador
Atua como mediador na realização das práticas pedagógicas dos professores, em suas dificuldades e necessidades, mediando a comunicação entre docentes , e entre docentes e estudantes.
8
PARA REFLETIR!
COMO FORMADOR:
Será que o Coordenador Pedagógico Escolar compreende esse papel e o aplica? 
Quantas vezes vocês já se depararam com uma formação pensada, preparada e executada pelo Coordenador
 Pedagógico Escolar?
3. A escola fornece subsídio para que a função de Formador seja desempenhada com sucesso?
4. Eu, enquanto Coordenador Pedagógico Escolar, assumo essa responsabilidade, ou espero um comando da 
Direção Escolar? 
COMO ARTICULADOR:
O Coordenador Pedagógico articula a revisão e a implementação do PPP, ou espera que o Diretor o faça?
Ele consegue atuar de forma eficaz no desenvolvimento dos projetos de ensino e de aprendizagem?
Ele monitora de fato o trabalho desenvolvido nos momentos de hora-atividade?
COMO MEDIADOR:
Consegue mediar conflitos dentro da equipe escolar, ou apenas passa as informações para que o Diretor atue nessa mediação?
Acompanha de fato o aprendizado dos estudantes, identificando possíveis dificuldades e dando suporte individualizado ao estudantes, ou acompanha apenas os índices de aprovação e reprovação?
Quais pontos observados podem ser levados para a discussão com as equipes docente e de apoio da escola?
Há algo que acontece no convívio dos estudantes nos momentos em que há menos supervisão de adultos e que seja importantes discutir com a equipe?
Quais mudanças em espaços, rotinas, normas e disponibilidade de materiais podem favorecer melhor interação dos estudantes com o espaço escolar nos diversos momentos do dia?
É possível planejar momentos de observação que gerem novos dados e/ou apontem novas demandas para ações futuras?
Fonte: Coordenação pedagógica : identidade, saberes e práticas / organização Patrícia Diaz e Tereza Perez. -- São Paulo : Moderna, 2023.
10
Para Concluir!
	É importante que os Coordenadores Pedagógicos Escolares entendam sua identidade olhando para a pedagogia da presença, um princípio que se apresenta por meio de ações afirmativas na condução do trabalho com os professores, além de um posicionamento claro e transparente frente à função que desempenham. A materialização desses princípios se dá por meio do estabelecimento de vínculos, afeto, respeito na promoção das atividades no âmbito escolar.
	De acordo com Síveres (2015) “o processo educativo pautado por meio da Pedagogia da Presença versa sobre uma caracterização dos sujeitos educativos para a compreensão de que todos os seres humanos são únicos e se expressam por intermédio de competências, talentos e aptidões que são concernentes de modo peculiar a cada sujeito”.
11
Voltamos em breve!
Aproveite esses minutinhos 
para alongar-se, beber uma água, 
ir ao banheiro!
Autocuidado é sempre importante!
12
image1.jpeg
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.png
image12.png

Mais conteúdos dessa disciplina