Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ESTÁGIO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE BUCAL
Marcos Vinicius1, Maria Eduarda Oliveira¹, Maria Layanne Souza de Carvalho¹, Maria Naray Bezerra da Silva¹, Kilvio Meneses².
1- Graduanda em Odontologia, Faculdade Ieducare – FIED
2- Mestre em Endodontia, Docente da Faculdade Ieducare – FIED.
Introdução: O estágio multiprofissional em odontologia envolve a interação entre estudantes e profissionais, possibilitando o desenvolvimento dos alunos na rede básica de saúde. Essa experiência proporciona troca de conhecimentos, o enfrentamento de desafios práticos e a colaboração interdisciplinar contribuindo para a inovação no cuidado à saúde bucal. Objetivo: Analisar os desafios e as oportunidades vivenciados pelos estudantes durante o estágio multiprofissional, as experiências práticas, o desenvolvimento de habilidades técnicas e éticas, além da integração interprofissional na rede básica de saúde. Metodologia: Este estudo combina uma revisão bibliográfica com análise das vivências pessoais dos autores. Foram consultadas a SciELO Brasil e a Revista da ABENO, abrangendo artigos em português e inglês de 2012 a 2022, com descritores como “estágio multiprofissional”, “odontologia”, “saúde bucal” e “atenção básica”. Além da literatura, as experiências práticas dos autores foram integradas para uma análise qualitativa dos desafios e oportunidades enfrentados. Resultados e discussão: O estágio multiprofissional é uma oportunidade valiosa para a formação de profissionais competentes e integrados, apresenta desafios diários, que precisam ser enfrentados de maneira eficiente. Em algumas instituições, a ausência de infraestrutura e recursos pode ser um obstáculo para práticas eficazes e a oferta de serviços de alta qualidade. Considerações finais: Portanto, o estágio é uma rica experiência na formação de futuros profissionais de saúde. Os desafios vivenciados evidencia a importância entre teoria e prática, permitindo que os alunos aprimorem suas habilidades em um contexto real de atendimento à saúde bucal. Apesar dos desafios encontrados, a experiência contribui significativamente para a formação de profissionais mais competentes e integrados à realidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
Portanto, é imprescindível que as instituições de ensino e os serviços de saúde trabalhem em conjunto, garantindo experiências cada vez mais enriquecedores. Assim, o estágio não apenas prepara os alunos para o mercado de trabalho, mas também os capacita a se tornarem agentes de mudança na promoção da saúde bucal e na melhoria da qualidade de vida da população.
Palavras-chave: Estágio Multiprofissional; Odontologia; Saúde Básica;.
Referências bibliográficas
TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti et al. Integração ensino-serviço-comunidade: o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia. SciELO Brasil, São Paulo, v. 28, n. 4, 22 nov. 2012. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2024.
SANTOS, Mariana Araujo et al. Estágio Supervisionado em Odontologia no Sistema Único de Saúde: revisão integrativa. Revista Abeno, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 1639, ago. 2021. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/download/1639/1139/12239. Acesso em: 13 set. 2024.

Mais conteúdos dessa disciplina