Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: EXTENSÃO
	ATIVIDADE
1º ESTÁGIO
SEMESTRE 2023.1
	PROFESSOR(A): DANIELLE MARINHO
	DATA DA PROVA:
	ALUNO(A): VENILSON ROSA DO CARMO 
 
	PERÍODO: 1º TURMA: B 
	INSTRUÇÕES
	PONTOS 
	a) Permitida a consulta a quaisquer materiais durante a realização da atividade;
b) Respostas iguais serão anuladas 
	Atividade
	
	
	ASSINATURA DO(A) PROFESSOR(A): 
	NOTA OBTIDA
	
	OBSERVAÇÕES (se houver):
TEXTO BASE: Extensão jurídica popular e educação democrática 
QUESTÕES PARA ESTUDO E REFLEXÃO
1) O que é extensão universitária? 
Extensão universitária é uma modalidade de ensino que tem como objetivo levar os conhecimentos produzidos na universidade para a sociedade, por meio de atividades como cursos, palestras, oficinas, projetos sociais e culturais, entre outras ações. A Extensão Universitária é, portanto, uma das funções sociais da Universidade que além de ampliar o acesso ao conhecimento e à cultura, a extensão universitária também contribui para a formação dos estudantes, proporcionando a eles a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolver habilidades socioemocionais e profissionais.
2) Como nasceu a extensão? 
A extensão universitária tem origem no século XIX, na Europa, como uma forma de ampliar o acesso ao conhecimento e de estabelecer uma relação mais estreita entre a universidade e a sociedade. Como afirma Maria das Dores Pimentel Nogueira (2005), a Extensão Universitária surgiu na Inglaterra, no século XIX, como “educação continuada” (Lifelong Education), destinada à população adulta que não tinha acesso à universidade.
3) Qual o histórico da extensão no Brasil?
		A extensão universitária fruiu suas primícias no Brasil na década de 1920, quando a Universidade do Rio de Janeiro (atual UFRJ) criou a Divisão de Extensão, com o objetivo de oferecer cursos de curta duração para a população. a extensão universitária no Brasil se desenvolveu e se diversificou palmeando as demandas oriundas dos diferentes momentos sócio-históricos do País, incorporando diversas modalidades de atividades e ampliando sua atuação em diferentes áreas do conhecimento e em diferentes regiões do país. Afim da universidade consolidar uma das funções sociais .
4) Há previsão constitucional? Em qual artigo? Do seu ponto de vista qual a importância de estar previsto na Constituição?  
Sim, a extensão universitária está prevista na Constituição Federal brasileira de 1988, em seu artigo 207, que reconhece a autonomia universitária e a liberdade de ensino, pesquisa e extensão. a extensão universitária se consolidou na lei e na prática em todo o Ensino Superior brasileiro. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB), promulgada em 1996, define em seu artigo 43 que o Ensino Superior tem como uma de suas finalidades “promover a Extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição”. As atividades extensionistas também estão definidas na LDB e passaram a ser consideradas em todas as edições do Plano Nacional de Educação (PNE). O mais recente deles, o 2014-2014, definiu a curricularização da Extensão, determinando que todas as unidades de ensino superior incluam os seus projetos e disciplinas nas grades curriculares das instituições, até que elas se equivalham a 10% dos currículos de cada curso, com prioridade para áreas de grande pertinência social. Logo, a minha percepção é de que a previsão constitucional da extensão universitária é uma forma de reforçar a importância dessa modalidade de ensino na formação de cidadãos críticos e participativos, no desenvolvimento social, econômico e cultural das comunidades e na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
 
image2.png
image3.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina