Buscar

Exercícios Lewis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUI-028- Estruturas de Lewis e VSEPR Profa.ione maluf baibich
1. É possível sintetizar trióxido de hidrogênio (H2O3) a partir do peróxido de hidrogênio. É um composto instável que se obtém em quantidades pequenas. Escreva a estrutura de Lewis para esse composto.
2.Qual das seguintes estruturas de Lewis são incorretas?
a) 			(Hipoclorito de sódio - Utilizado como alvejante e bactericida)
(Sulfeto de amônio- utilizado na análise qualitativa dos 
 elementos)
 	
c) 					(Hidrazina - utilizada como combustível de foguetes)
3. 	O dióxido de cloro (ClO2) é um gás amarelo alaranjado, que se utiliza na manufatura de clorito de sódio ( NaClO2), que serve de branqueador para a farinha. Qual dos seguintes diagramas representa a estrutura eletrônica de Lewis do dióxido de cloro?
e) não se pode representar esse composto por uma estrutura de Lewis.
4. Qual das seguintes espécies não é isoeletrônica com as demais:
a) Br2 b) ICl c) Os+6 d) SF6 e) GeF4
5. Os dois anestésicos geralmente utilizados pelos dentistas antes de 1842 eram o whisky e um golpe na cabeça . A partir de 1840 utilizou-se óxido nitroso (gás hilariante) N2O , pela primeira vez.
Entretanto, a química da anestesia não é perfeitamente bem estabelecida. Dessa forma, em qualquer estudo sobre anestesia é importante saber como se ligam os átomos nessas moléculas. N2O tem uma estrutura linear assimétrica, que pode considerar-se como um híbrido de duas formas de ressonância. Quais das estruturas abaixo são híbridos de ressonância que representam o gás hilariante?
6. As cargas explosivas que contém TNT não explodem por tratamento mecânico, mas quando detonam. Um tipo de detonador é uma cápsula de percursão que contém fulminato de mercúrio Hg(CNO)2, que explode quando é golpeado. Quais das seguintes estruturas ressonantes poderia contribuir para a estrutura do íon fulminato?
7. Borazina tem a fórmula (BHNH)3 . A combinação de 1 átomo de boro e 1 átomo de nitrogênio é isoeletrônica com dois átomos de carbono. Qual a estrutura da borazina?
8. Determine o número de coordenação total do átomo central nas seguintes espécies : NH3, POCl3, BeH2, H2SO4.
9. Utilizando o Modelo de repulsão dos pares eletrônicos de valência prediga a estrutura das seguintes moléculas : SF4, TeF5-, ICl4- , IF4+, XeF5+, AlF6-3, GaBr4-, SnCl3-. Faça os desenhos correspondentes e discuta possíveis desvios nos ângulos de ligação.
10 Sabendo que o átomo central das seguintes substâncias segue a regra do octeto, prediga a forma geométrica e as estruturas de ressonância dessas moléculas: 
CO2 , O3, CO3-2.
11. Sabendo que o enxôfre comporta 10 elétrons ao seu redor, determine a geometria e as formas de ressonância do SO3-2. 
12. Telúrio é um elemento perigoso , assim poucos pesquisadores trabalham com ele. Prediga fórmulas de compostos desse elemento com flúor tais que exibam as seguintes geometrias: 
a) Angular; b) Formato T ;c) Pirâmide trigonal ;d) Gangorra; e) Quadrada ; f) Piramidal Quadrada; g) Bipirâmide Trigonal; h) Octaédrica.

Outros materiais