Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

LESÕES FUNDAMENTAIS
Mancha ou mácula – Alteração de cor, sem alteração de depressão ou elevação.
Placas – São lesões sólidas, elevadas ligeiramente do plano mucoso, contorno irregular de consistência mais endurecida que os tecidos vizinhos.
Vesículas – Elevações sólidas circunscritas, contendi líquido, localizadas no interior do epitélio ou justapostas a esse, têm aproximadamente 3mm de tamanho.
Bolhas – Têm características semelhantes às vesículas, porém são maiores que 3mm. E possuem maior espessura do teto.
Pústulas – São vesículas que contêm pus.
Úlceras ou ulcerações – Consistem em solução de continuidade (interrupção) do epitélio da mucosa e exposição do conjuntivo. 
Erosão – Perda superficial das camadas mais extensas do epitélio, apresenta regeneração rápida sem deixar cicatriz, apresentam-se como depressões avermelhadas com estrias esbranquiçadas ao redor. 
Escaras – São massas de tecido necróticos produzidos por queimaduras ou corrosivos químicos.
Atrofia – Diminuição da espessura e consistência da mucosa.
Fissura/sulco – São fendas nos tecidos, podem ser superficiais ou profundas, lineares, irregulares, transversais ou longitudinais. A fissura tendo exposição do conjuntivo e o sulco não.
Crosta – São produtos secos do exsudato de certas doenças no lábio e na pele. Sua composição é o ressecamento de pus, sangue, fibrina e restos epiteliais. A cor varia conforme a composição do exsudato. Ex: crosta melicérica (cor de mel/amarelada), crosta sanguinolenta (cor vermelha/avermelhada).
Pápulas – São elevações superficiais circunscritas, cujo tamanho varia da cabeça de um alfinete a 5mm (são sólidas).
Nódulos – São lesões sólidas, circunscritas de localização superficial ou profunda, acima de 5mm.
Tumores – Também são lesões sólidas, com um tamanho maior que 3mm.
Dica: Nem sempre as lesões elas vão se encontrar de forma solitária, elas podem estar em conjunto, como por exemplo: Um nódulo de superfície ulcerada, uma lesão vesico-bolhosa. 
Características importantes de uma lesão:
Cor: Avermelhada, marrom, enegrecida, esbranquiçada. Normocorada (de cor semelhante à mucosa adjacente).
Tipo: lesão fundamental
Inserção – séssil ou pediculada (séssil – aumento tecidual, base se confunde com os tecidos adjacentes/ ou pediculada – base menor que o comprimento);
Também inclui padrão de crescimento – para dentro ou para fora/ ou mista; endofítico ou exofítico. Considerar o crescimento que mais se sobrepõe, quando mista.
Local: Localização da lesão, tente ser o mais preciso possível, indicando pontos de referência quando possível. Ex: lesão nodular ... localizada em região anterior de palato duro, próximo aos dentes tal e tal.
Superfície: Lisa, irregular (mais genérico), verrucoso, papilar, sangrante.
Consistência: realizar a palpação/ amolecido ou flácida (mais mole que a consistência da mucosa). Borrachoide, fibrosa, endurecida, vítrea, consistência de osso, friável.
Limites: Possui limites bem definidos ou indefinidos, bordas bem delimitadas ou não.

Mais conteúdos dessa disciplina