Buscar

ATIVIDADE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
ATIVIDADE AVALIATIVA REFERENTE AO TEXTO 
“IDENTIDADES E TAREFAS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO” 
DE ANTÔNIO JOAQUIM SEVERINO.
1) Definir a tarefa da filosofia simplesmente como “pensar o seu tempo”, pode induzir ao equívoco de pôr a etiqueta famosa da filosofia sobre qualquer reflexão acerca de objetos e fenômenos da época. Uma das primeiras e mais importantes tarefas da filosofia da educação, é a análise e clarificação do conceito de educação. Fala-se muito em educação. "Educação é direito de todos", "educação é investimento", "a educação é o caminho do desenvolvimento", entre outras afirmativas. Mas o que realmente será essa educação, em que tanto se fala? Será que todos os que falam sobre a educação usam o termo no mesmo sentido, com idêntico significado? Creio eu que dificilmente. É a educação transmissão de conhecimentos? É a educação preparação para a cidadania democrática responsável? É a educação o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo? É a educação adestramento para o exercício de uma profissão? São várias perguntas que remetem em várias respostas, em sua maioria conflitantes, dadas a essas perguntas são indicativas da adoção de conceitos de educação diferentes, muitas vezes incompatíveis, por parte dos que se preocupam em responder a elas. Severino também afirma em seu texto que uma das tarefas da filosofia da educação consiste em pensar os fundamentos epistêmicos das diferentes formas de conhecimento. Este fato, por si só, já aponta para a necessidade de uma reflexão sistemática e profunda sobre o que seja a educação, isto é, sobre o conceito de educação.
Quando se fala em Identidade da Filosofia da Educação, pensamos na perspectiva que busca contribuir para o entendimento do próprio processo da identidade da Filosofia da Educação. Esse esforço de reflexão procura mostrar como a Filosofia da Educação vem se exercendo e se constituindo como campo de conhecimento, ocupando um espaço próprio, apresentando-se à comunidade do saber.
2) A Epistemologia cabe definir como ocorre o processo do conhecimento humano, até que ponto ele nos leva à verdade e qual o sentido da verdade humana. Além do conhecimento, o homem enfrenta outro conjunto de questões que dizem respeito ao sentido de seu agir em relação aos seus semelhantes. É que o agir humano não se refere exclusivamente ao conhecimento; ele depende ainda de uma visão valorativa que antecede a sua realização. A consciência subjetiva atribui valor a tudo que compõe o seu universo de experiências e é em função desses valores que os homens tomam suas decisões e dirigem seu agir. A área da Filosofia que se ocupa com o levantamento e com a fundamentação do valor que os homens atribuem às coisas é a Axiologia. Ela estuda a atividade humana do ponto de vista da valoração, busca explicitar sua consciência valorativa. 
Subdivide-se em Ética, Política, Estética, etc. Na realidade, as abordagens axiológicas tratam da compreensão dos processos da sensibilidade humana aos diferentes valores de sua experiência.
3) A educação no seu sentido mais amplo significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. A educação vai se desenvolvendo através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida.O conceito de educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização.No sentido técnico, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo. Se pararmos para pensar em filosofia da educação teremos outra vertente, pois a filosofia da educação é um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, à análise do(s) sistema(s) educativo(s), entendida também como uma reflexão axiológica, sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia. O seu pensamento primordial é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade. O campo tem uma vasta gama de pensadores e teóricos e uma das grandes questões que o atravessa é a definição entre a educação como transmissão do conhecimento versus a educação crítica, como um incentivo à habilidade questionadora por parte do aluno. 
4) A definição mais comum de axiologia é que ela é um ramo da Filosofia que tem por objeto o estudo dos valores. Uma outra definição é fornecida por Nildo Viana, segundo a qual axiologia seria o padrão dominante de valores em determinada sociedade. Neste sentido, ele cria o termo antagônico de axionomia que expressa os valores autênticos dos seres humanos, ou seja, compatíveis com a natureza humana. Assim os sujeitos humanos envolvidos na esfera educacional, sujeitos que se educam e que buscam educar, não podem ser reduzidos a modelos abstratamente concebidos de uma natureza humana, modelo universal idealizado, nem a uma máquina natural, prolongamento orgânico da natureza biológica. Deste modo, só uma antropologia filosófica é capaz de apreender o homem existindo sobre mediações histórico-sociais, sendo visto como um ser eminentemente histórico-social. Aqui se fará concreta e efetiva a colaboração entre a filosofia da educação e as ciências humanas da educação.Mas, de um segundo ponto de vista, considerando que a educação é fundamentalmente uma prática social, a filosofia da educação vai ainda contribuir para a sua compreensão e efetivação, mediante uma reflexão voltada para os valores que a sustentam e para os fins que a norteiam. A reflexão filosófica se faz, então, reflexão axiológica, pesquisando a dimensão valorativa da consciência e a expressão do agir humano relacionado com os valores.

Outros materiais