Logo Passei Direto
Buscar

estudos dirigido 1,2,3,4

User badge image
Ana Santos

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Foi realizado um estudo transversal que objetivou verificar a prevalência de parasitoses intestinais e sua relação com a anemia e estado nutricional de moradores de uma comunidade ribeirinha do Amapá.
Após análise e interpretação dos dados da tabela, assinale a alternativa que apresentar somente afirmativas corretas:
I- Entre os pacientes com anemia, a modalidade de parasitismo prevalente foi o poliparasitismo e com maior número de indivíduos com protozoários (n=56) se comparado com os helmintos (n=9).
II- O peso normal (n=20) prevaleceu no grupo de indivíduos sem anemia.
III- Quanto aos parasitos encontrados nas amostras fecais, se verifica que no grupo com anemia houve mais casos de infecção por protozoários do que por helmintos.
IV- Não se verificou casos de amostras negativas para parasitos no grupo sem anemia bem como no com anemia.
B) I E IIII

A seguir serão apresentadas afirmativas acerca das helmintoses que acometem o homem. Classifique-as como verdadeira (V) ou falsa (F) e escolha a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Na esquistosomose mansonica, a hipertensão porta que tem como consequência a formação de varizes esofagianas, resulta da obstrução pré hepática da veia porta.
( ) O estróbilo da Taenia sp é formado por proglotes, sendo que as grávidas repletas de cistos sofrem apólise.
( ) Fasciolose e esquistossomose mansônica são parasitoses encontradas com mais frequências em humanos do que em animais e ambas são confirmadas pela presença de ovos nas fezes em EPF.
( ) Ovos de Hymenolepis nana possuem duas membranas sendo que a membrana interna envolve a oncosfera e possui 2 mamelões em posições opostas, dos quais partem filamentos polares.
A resposta correta é: F- F- F- V

Sobre a teníase e cisticercose humana assinala a alternativa correta:
A resposta correta é: Humanos adquirem a teníase a partir do consumo de carne suína/bovina crua ou malpassada contendo cisticercos.

A esquistossomose mansônica, helmintose de ciclo heteroxênico, ocasiona no homem na fase crônica da doença, varizes esofagianas e ascite.
Considerando a parasitose em questão é incorreto que se afirma em:
I- O agente etiológico tem como hospedeiro intermediário caramujos do gênero Biomphalaria, sendo que neles se formam as cercárias, que constituem as formas infectantes para o homem.
II- A forma toxêmica da esquistossomose coincide com a eliminação dos miracídios e sua disseminação para o fígado, intestino, pulmão, baço, pâncreas, coração.
III- O agente etiológico tem como hospedeiro intermediário caramujos do gênero Biomphalaria, sendo que neles se formam as metacercárias, que constituem as formas infectantes para o homem.
IV- A forma toxêmica da esquistossomose coincide com a eliminação dos ovos e sua disseminação para o fígado, intestino, pulmão, baço, pâncreas, coração.
A.I e II
B.III e IV
C. I e IV
D.II e III

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O não consumo de carne crua constitui uma medida profilática para himenolepíase.
II. A himenolepíase pode ser adquirida por meio de carne crua, uma vez que nela pode estar presente a larva cisticercóide.
A.As asserções I e II são proposições falsas.
B.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
E.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Sobre a ascaridíase é correto afirmar:
I- As formas adultas do helminto, quando em grande quantidade, formam o chamado enovelamento no intestino delgado, o que compromete a passagem do conteúdo fecal.
II- Na fase aguda, o indivíduo pode apresentar alterações cutâneas como a dermatite cercariana.
III- O intestino delgado do hospedeiro é o habitat das formas adultas hermafroditas e, quando da presença de elevada carga parasitária, poderá haver localização ectópica destas.
IV- A helmintose é diagnosticada pela presença de ovos nas fezes do indivíduo infectado.
A.I e IV
B.II, III e IV
C.I, II e IV
D.I

Avalie as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:
I- A filariose linfática humana é uma parasitose de ciclo heteroxênico diagnosticada por meio de exame parasitológico de fezes.
II- O prurido anal resulta da migração da fȇmea de Enterobius vermicularis na região perianal, após deposição dos ovos no intestino grosso.
III- Necator americanos, Ascaris lumbricoides e Wuchereria bancrofti são helmintos cujo ciclo biológico no homem envolve a passagem pelo pulmão.
IV- Uso de calçados não constitui uma medida profilática para a ascaridíase.
A.II
B.III
C.IV
D.I

Considerando o ciclo direto e indireto de Strongyloides stercoralis é incorreto afirmar:
I- Larvas L1 (rabditóides) estão presentes em fezes de indivíduos com estrongiloidíase, as quais podem ser 1n, 2n ou 3n.
II- Larvas L1 (rabditóides) que eclodem dos ovos eliminados da fêmea de vida livre podem ser 1n, 2n ou 3n.
III- Larvas L1 (filarióides) estão presentes em fezes de indivíduos com estrongiloidíase, as quais podem ser 1n, 2n ou 3n.
IV- Larvas L1 (rabditóides) que eclodem dos ovos eliminados da fêmea de vida livres são 3n.
A.III e IV
B.II e III
C.I e IV
D.I e II

Avalie as afirmativas sobre a infecção por Strongyloides stercoralis e assinale a alternativa correta:
I.Larva currens corresponde a migração de estágios larvais filarióides (L3) de Strongyloides stercoralis entre derme e epiderme durante a fase crônica da doença.
II.A presença de larvas filarióides (L3) no conteúdo fecal confirma o diagnóstico da helmintose.
III.A partir do ciclo indireto do Strongyloides stercoralis formam-se larvas rabditóides (L1), as quais são triploides e por isso dão origem, no meio ambiente, a larvas filarióides (L3).

Avalie as afirmativas acerca dos ancilostomídeos e assinale a incorreta.
I.A larva migrans cutânea é transmitida ao homem por meio da penetração ativa de larvas filarióides (L3) na pele.
II.A ancilostomíase é uma geohelmintose adquirida pela ingestão de ovos.
III.A ancilostomíase é uma helmintose em que o parasito realiza ciclo pulmonar antes de se instalar no intestino delgado.
IV.A larva migrans cutânea é diagnosticada por meio de exame clínico, ou seja, pelos sintomas e aspecto dermatológico da lesão, caracterizado por erupção linear e tortuosa na pele.

Analise as afirmativas acerca da ascaridíase.
I- A presença de ovos nas fezes do indivíduo infectado confirma o diagnóstico da helmintose.
II- Durante a fase pulmonar, o paciente pode manifestar sintomas como febre, tosse, bronquite, pneumonia, sendo este conjunto de manifestações denominado de Ciclo de LOSS.
III- A infecção por Ascaris lumbricoides provoca alterações cutâneas (manchas claras circulares) pelo consumo de vitamina A e C pelas formas adultas do helminto, o que resulta em despigmentação da pele.
A.I e II
B.todas as afirmativas
C.I e III
D.III
E.II

Considerando as afirmativas abaixo é correto o que se afirma em:
I- A penetração ativa de larvas filarióides (L3) por meio da pele constitui a forma de transmissão da ascaridíase e da ancilostomíase.
II- Na esquistossomose assim como na himenolepíase os hospedeiros intermediários (caramujos) são infectados por miracídios.
III- A cisticercose humana é uma entidade mórbida que resulta da migração da larva de Taenia solium para um tecido, sendo que neste ela encista formando o cisticerco.
IV- A migração de larvas filarióides dos nematódeos Ancylostoma braziliense e Ancylostoma caninum entre derme e epiderme do hospedeiro humano é denominada de larva migrans cutânea.
A.II e III
B.III e IV
C.I e IV
D.II e IV

A estrongiloidíase, doença que tem como agente etiológico Strongyloides stercoralis, é uma helmintose em que o ciclo biológico do parasito passa por ciclos, sendo este o direto ou partenogenético e o denominado indireto ou de vida livre. Avalie as asserções abaixo e assinale a correta.
I.A partir do ciclo indireto (ou de vida livre) de Strongyloides stercoralis são formadas larvas rabditóides (L1), que após eliminação junto com as fezes podem dar origem no meio ambiente a larvas filarióides (L3), macho de vida livre ou fêmea de vida livre.
II.Larva currens corresponde a migração de estágios larvais filarióides (L3) de Strongyloides stercoralis entre derme e epiderme durante a fase aguda.
III.A partir do ciclo direto (ou partenogenético) de Strongyloides stercoralis são formadas larvas filarióides (L1), as quais são infectantes para o homem.
IV.A presença de larvas rabditóides (L3) no conteúdo fecal confirma o diagnóstico da helmintose.

Avalie as afirmativas sobre a filariose linfática humana. É correto o que se afirma em:
I.A presença de formas adultas no vaso linfático provoca estase linfática (linfangiectasia) e derramamento linfático (linforragia), o que resulta em edema linfático.
II.A elefantíase é uma manifestação aguda da doença que se caracteriza por processo inflamatório e fibrose crônica do órgão atingido, com hipertrofia do tecido conjuntivo, dilatação dos vasos linfáticos e edema linfático.
III.Na fase crônica da doença o indivíduo infectado pode apresentar febre, mal-estar, linfangite retrógrada e adenite.

A presença de formas adultas no vaso linfático provoca estase linfática (linfangiectasia) e derramamento linfático (linforragia), o que resulta em edema linfático.
Avalie as proposições sobre da filariose linfática humana e da estrongiloiíasse e assinale a alternativa incorreta:
I- Uma das alterações presentes no membro acometido durante a fase aguda da filariose linfática humana é a linfangite retrógrada, a qual, por exemplo, pode se manifestar no sistema porta intra-hepático em função da presença das formas adultas de Wuchereria brancofti.
II- A migração de estágios larvais filarióides (L3) de Strongyloides stercoralis entre derme e epiderme do indivíduo infectado, durante a fase aguda da doença, é denominada de Larva currens.
III- O diagnóstico laboratorial parasitológico da filariose linfática humana tem por objetivo buscar microfilárias em amostra de sangue do paciente.
IV- A partir do ciclo indireto do Strongyloides stercoralis são formadas larvas rabditóides (L1), que após eliminação junto com as fezes, podem dar origem no meio ambiente a larva filarióide (L3), macho de vida livre ou fêmea de vida livre.
A.I e III
B.II e IV
C.I e IV
D.II e III

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Foi realizado um estudo transversal que objetivou verificar a prevalência de parasitoses intestinais e sua relação com a anemia e estado nutricional de moradores de uma comunidade ribeirinha do Amapá.
Após análise e interpretação dos dados da tabela, assinale a alternativa que apresentar somente afirmativas corretas:
I- Entre os pacientes com anemia, a modalidade de parasitismo prevalente foi o poliparasitismo e com maior número de indivíduos com protozoários (n=56) se comparado com os helmintos (n=9).
II- O peso normal (n=20) prevaleceu no grupo de indivíduos sem anemia.
III- Quanto aos parasitos encontrados nas amostras fecais, se verifica que no grupo com anemia houve mais casos de infecção por protozoários do que por helmintos.
IV- Não se verificou casos de amostras negativas para parasitos no grupo sem anemia bem como no com anemia.
B) I E IIII

A seguir serão apresentadas afirmativas acerca das helmintoses que acometem o homem. Classifique-as como verdadeira (V) ou falsa (F) e escolha a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Na esquistosomose mansonica, a hipertensão porta que tem como consequência a formação de varizes esofagianas, resulta da obstrução pré hepática da veia porta.
( ) O estróbilo da Taenia sp é formado por proglotes, sendo que as grávidas repletas de cistos sofrem apólise.
( ) Fasciolose e esquistossomose mansônica são parasitoses encontradas com mais frequências em humanos do que em animais e ambas são confirmadas pela presença de ovos nas fezes em EPF.
( ) Ovos de Hymenolepis nana possuem duas membranas sendo que a membrana interna envolve a oncosfera e possui 2 mamelões em posições opostas, dos quais partem filamentos polares.
A resposta correta é: F- F- F- V

Sobre a teníase e cisticercose humana assinala a alternativa correta:
A resposta correta é: Humanos adquirem a teníase a partir do consumo de carne suína/bovina crua ou malpassada contendo cisticercos.

A esquistossomose mansônica, helmintose de ciclo heteroxênico, ocasiona no homem na fase crônica da doença, varizes esofagianas e ascite.
Considerando a parasitose em questão é incorreto que se afirma em:
I- O agente etiológico tem como hospedeiro intermediário caramujos do gênero Biomphalaria, sendo que neles se formam as cercárias, que constituem as formas infectantes para o homem.
II- A forma toxêmica da esquistossomose coincide com a eliminação dos miracídios e sua disseminação para o fígado, intestino, pulmão, baço, pâncreas, coração.
III- O agente etiológico tem como hospedeiro intermediário caramujos do gênero Biomphalaria, sendo que neles se formam as metacercárias, que constituem as formas infectantes para o homem.
IV- A forma toxêmica da esquistossomose coincide com a eliminação dos ovos e sua disseminação para o fígado, intestino, pulmão, baço, pâncreas, coração.
A.I e II
B.III e IV
C. I e IV
D.II e III

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O não consumo de carne crua constitui uma medida profilática para himenolepíase.
II. A himenolepíase pode ser adquirida por meio de carne crua, uma vez que nela pode estar presente a larva cisticercóide.
A.As asserções I e II são proposições falsas.
B.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
E.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Sobre a ascaridíase é correto afirmar:
I- As formas adultas do helminto, quando em grande quantidade, formam o chamado enovelamento no intestino delgado, o que compromete a passagem do conteúdo fecal.
II- Na fase aguda, o indivíduo pode apresentar alterações cutâneas como a dermatite cercariana.
III- O intestino delgado do hospedeiro é o habitat das formas adultas hermafroditas e, quando da presença de elevada carga parasitária, poderá haver localização ectópica destas.
IV- A helmintose é diagnosticada pela presença de ovos nas fezes do indivíduo infectado.
A.I e IV
B.II, III e IV
C.I, II e IV
D.I

Avalie as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:
I- A filariose linfática humana é uma parasitose de ciclo heteroxênico diagnosticada por meio de exame parasitológico de fezes.
II- O prurido anal resulta da migração da fȇmea de Enterobius vermicularis na região perianal, após deposição dos ovos no intestino grosso.
III- Necator americanos, Ascaris lumbricoides e Wuchereria bancrofti são helmintos cujo ciclo biológico no homem envolve a passagem pelo pulmão.
IV- Uso de calçados não constitui uma medida profilática para a ascaridíase.
A.II
B.III
C.IV
D.I

Considerando o ciclo direto e indireto de Strongyloides stercoralis é incorreto afirmar:
I- Larvas L1 (rabditóides) estão presentes em fezes de indivíduos com estrongiloidíase, as quais podem ser 1n, 2n ou 3n.
II- Larvas L1 (rabditóides) que eclodem dos ovos eliminados da fêmea de vida livre podem ser 1n, 2n ou 3n.
III- Larvas L1 (filarióides) estão presentes em fezes de indivíduos com estrongiloidíase, as quais podem ser 1n, 2n ou 3n.
IV- Larvas L1 (rabditóides) que eclodem dos ovos eliminados da fêmea de vida livres são 3n.
A.III e IV
B.II e III
C.I e IV
D.I e II

Avalie as afirmativas sobre a infecção por Strongyloides stercoralis e assinale a alternativa correta:
I.Larva currens corresponde a migração de estágios larvais filarióides (L3) de Strongyloides stercoralis entre derme e epiderme durante a fase crônica da doença.
II.A presença de larvas filarióides (L3) no conteúdo fecal confirma o diagnóstico da helmintose.
III.A partir do ciclo indireto do Strongyloides stercoralis formam-se larvas rabditóides (L1), as quais são triploides e por isso dão origem, no meio ambiente, a larvas filarióides (L3).

Avalie as afirmativas acerca dos ancilostomídeos e assinale a incorreta.
I.A larva migrans cutânea é transmitida ao homem por meio da penetração ativa de larvas filarióides (L3) na pele.
II.A ancilostomíase é uma geohelmintose adquirida pela ingestão de ovos.
III.A ancilostomíase é uma helmintose em que o parasito realiza ciclo pulmonar antes de se instalar no intestino delgado.
IV.A larva migrans cutânea é diagnosticada por meio de exame clínico, ou seja, pelos sintomas e aspecto dermatológico da lesão, caracterizado por erupção linear e tortuosa na pele.

Analise as afirmativas acerca da ascaridíase.
I- A presença de ovos nas fezes do indivíduo infectado confirma o diagnóstico da helmintose.
II- Durante a fase pulmonar, o paciente pode manifestar sintomas como febre, tosse, bronquite, pneumonia, sendo este conjunto de manifestações denominado de Ciclo de LOSS.
III- A infecção por Ascaris lumbricoides provoca alterações cutâneas (manchas claras circulares) pelo consumo de vitamina A e C pelas formas adultas do helminto, o que resulta em despigmentação da pele.
A.I e II
B.todas as afirmativas
C.I e III
D.III
E.II

Considerando as afirmativas abaixo é correto o que se afirma em:
I- A penetração ativa de larvas filarióides (L3) por meio da pele constitui a forma de transmissão da ascaridíase e da ancilostomíase.
II- Na esquistossomose assim como na himenolepíase os hospedeiros intermediários (caramujos) são infectados por miracídios.
III- A cisticercose humana é uma entidade mórbida que resulta da migração da larva de Taenia solium para um tecido, sendo que neste ela encista formando o cisticerco.
IV- A migração de larvas filarióides dos nematódeos Ancylostoma braziliense e Ancylostoma caninum entre derme e epiderme do hospedeiro humano é denominada de larva migrans cutânea.
A.II e III
B.III e IV
C.I e IV
D.II e IV

A estrongiloidíase, doença que tem como agente etiológico Strongyloides stercoralis, é uma helmintose em que o ciclo biológico do parasito passa por ciclos, sendo este o direto ou partenogenético e o denominado indireto ou de vida livre. Avalie as asserções abaixo e assinale a correta.
I.A partir do ciclo indireto (ou de vida livre) de Strongyloides stercoralis são formadas larvas rabditóides (L1), que após eliminação junto com as fezes podem dar origem no meio ambiente a larvas filarióides (L3), macho de vida livre ou fêmea de vida livre.
II.Larva currens corresponde a migração de estágios larvais filarióides (L3) de Strongyloides stercoralis entre derme e epiderme durante a fase aguda.
III.A partir do ciclo direto (ou partenogenético) de Strongyloides stercoralis são formadas larvas filarióides (L1), as quais são infectantes para o homem.
IV.A presença de larvas rabditóides (L3) no conteúdo fecal confirma o diagnóstico da helmintose.

Avalie as afirmativas sobre a filariose linfática humana. É correto o que se afirma em:
I.A presença de formas adultas no vaso linfático provoca estase linfática (linfangiectasia) e derramamento linfático (linforragia), o que resulta em edema linfático.
II.A elefantíase é uma manifestação aguda da doença que se caracteriza por processo inflamatório e fibrose crônica do órgão atingido, com hipertrofia do tecido conjuntivo, dilatação dos vasos linfáticos e edema linfático.
III.Na fase crônica da doença o indivíduo infectado pode apresentar febre, mal-estar, linfangite retrógrada e adenite.

A presença de formas adultas no vaso linfático provoca estase linfática (linfangiectasia) e derramamento linfático (linforragia), o que resulta em edema linfático.
Avalie as proposições sobre da filariose linfática humana e da estrongiloiíasse e assinale a alternativa incorreta:
I- Uma das alterações presentes no membro acometido durante a fase aguda da filariose linfática humana é a linfangite retrógrada, a qual, por exemplo, pode se manifestar no sistema porta intra-hepático em função da presença das formas adultas de Wuchereria brancofti.
II- A migração de estágios larvais filarióides (L3) de Strongyloides stercoralis entre derme e epiderme do indivíduo infectado, durante a fase aguda da doença, é denominada de Larva currens.
III- O diagnóstico laboratorial parasitológico da filariose linfática humana tem por objetivo buscar microfilárias em amostra de sangue do paciente.
IV- A partir do ciclo indireto do Strongyloides stercoralis são formadas larvas rabditóides (L1), que após eliminação junto com as fezes, podem dar origem no meio ambiente a larva filarióide (L3), macho de vida livre ou fêmea de vida livre.
A.I e III
B.II e IV
C.I e IV
D.II e III

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO 1 
1. Avalie as afirmativas sobre a infecção por Giardia intestinalis e assinale a correta.Escolha uma opção:
· Trofozoítos não invadem a mucosa, no entanto, causam atapetamento desta, o que reduz a superfície absortiva favorecendo diarreia mecânica.
2. Acerca dos protozoários intestinais é incorreto afirmar: 
· Dentre as medidas profiláticas, pode se citar o controle da população canina errante e o controle químico do vetor.
Para estudo essas afirmativas são as corretas: I-São parasitos  de ciclo monoxênico, ou seja, este se completa em um único hospedeiro, no caso o homem.II.Os cistos constituem as formas infectantes para o homem.III.Por meio do exame parasitológico de fezes é realizado o diagnóstico dos protozoários em questão
3. Avalie as asserções sobre o protozoário cavitário Trichomonas vaginalis e assinale a correta:
· A maior infectividade na mulher pode ser explicada por alterações no pH vaginal oriundas da redução na produção de ácido láctico por bacilos de Döderlein.
4. Acerca dos protozoários intestinais e do cavitário é correto afirmar:
· São parasitos que possuem monoxênico, ou seja, este se completa em um único hospedeiro, no caso o homem.
5. Foi realizado um estudo transversal que objetivou verificar a prevalência de parasitoses intestinais e sua relação com a anemia e estado nutricional de moradores de uma comunidade ribeirinha do Amapá. A pesquisa foi focada na população e os atendimentos ocorreram por demanda espontânea na comunidade sendo que o período da coleta de dados ocorreu entre os meses de janeiro a junho de 2019, totalizando 136 residentes da comunidade, com idades entre 0 a 68 anos. Foram coletadas amostras fecais dos indivíduos sendo estas submetidas aos métodos a fresco direto e de Hoffman, Ponds e Janer. Além disso, foi colhido sangue para realização de hemograma e dosagem de ferritina bem como realizou-se a avaliação de medidas antropométricas. Para subsidiar os resultados, foi elaborado um formulário epidemiológico contendo questões fechadas e abertas pertinentes ao objetivo do estudo, através de entrevista interpessoal com perguntas de cunho socioeconômico, higiênico-sanitário e de morbidades pregressas. Na tabela a seguir, constam os dados epidemiológicos dos indivíduos participantes do estudo e os resultados croprológicos de acordo com a presença ou não de anemia. Das 136 amostras, um total de 65 (47,8%) apresentaram índices hematimétricos sugestivos de anemia e as demais 71 (52,2%) estavam com os índices hematimétricos dentro da normalidade.
de Menezes Júnior, r. c. et al. Enteroparasitoses, anemia e estado nutricional de uma população ribeirinha 
no estado do Amapá. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v.12, n. 5, p-1-13, 2020.
Após análise e interpretação dos dados da tabela, assinale a alternativa que apresentar somente afirmativas corretas:
I- Entre os pacientes com anemia, a modalidade de parasitismo prevalente foi o poliparasitismo e com maior número de indivíduos com protozoários (n=56) se comparado com os helmintos (n=9).
II- O peso normal (n=20) prevaleceu no grupo de indivíduos sem anemia.
III- Quanto aos parasitos encontrados nas amostras fecais, se verifica que no grupo com anemia houve mais casos de infecção por protozoários do que por helmintos.  
IV- Não se verificou casos de amostras negativas para parasitos no grupo sem anemia bem como no com anemia.
B)I E IIII
ESTUDO DIRIGIDO 2 
ESTUDO DIRIGIDO 3 
1-A seguir serão apresentadas afirmativas acerca das helmintoses que acometem o homem. Classifique-as como verdadeira (V) ou falsa (F) e escolha a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
a) (     ) Na esquistosomose mansonica, a hipertensão porta que tem como consequência a formação de varizes esofagianas, resulta da obstrução pré hepática da veia porta. 
b) (     ) O estróbilo da Taenia sp é formado por proglotes, sendo que as grávidas repletas de cistos sofrem apólise.
c) (     ) Fasciolose e esquistossomose mansônica são parasitoses encontradas com mais frequências em humanos do que em animais e ambas são confirmadas pela presença de ovos nas fezes em EPF.
d) (    ) Ovos de Hymenolepis nana possuem duas membranas sendo que a membrana interna envolve a oncosfera e possui 2 mamelões em posições opostas, dos quais partem filamentos polares.
 
· A resposta correta é: F- F- F- V     
2-Sobre a teníase e cisticercose humana assinala a alternativa correta:
· A resposta correta é: Humanos adquirem a teníase a partir do consumo de carne suína/bovina crua ou malpassada contendo cisticercos. 
3-Avalie as afirmativas acerca dos platelmintos da classe trematoda e assinale a correta:
· A resposta correta é: A deposição de ovos  pela fêmea de Schistosoma mansoni ocorre nas veias mesentéricas inferiores, local onde eles permanecem até que ocorra a formação do miracídio em seu interior.
4-A esquistossomose mansônica, helmintose de ciclo heteroxênico, ocasiona no homem na fase crônica da doença, varizes esofagianas e ascite.  Considerando a parasitose em questão é incorreto que se afirma em:
I- O agente etiológico tem como hospedeiro intermediário caramujos do gênero Biomphalaria, sendo que neles se formam as cercárias, que constituem as formas infectantes para o homem.  
II- A forma toxêmica da esquistossomose coincide com a eliminação dos miracídios e sua disseminação para o fígado, intestino, pulmão, baço, pâncreas, coração.
III- O agente etiológico tem como hospedeiro intermediário caramujos do gênero Biomphalaria, sendo que neles se formam as metacercárias, que constituem as formas infectantes para o homem.
IV- A forma toxêmica da esquistossomose coincide com a eliminação dos ovos e sua disseminação para o fígado, intestino, pulmão, baço, pâncreas, coração. 
Escolha uma opção:
A.I e II  
B.III e IV
C. I e IV
D.II e III
· A resposta correta é: II e III
5-Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O não consumo de carne crua constitui uma medida profilática para himenolepíase.
                                               PORQUE
II. A himenolepíase pode ser adquirida por meio de carne crua, uma vez que nela pode estar presente a larva cisticercóide.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
A.As asserções I e II são proposições falsas.
B.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
E.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
· A resposta correta é: As asserções I e II são proposições falsas.
Estudo dirigido 4 
1-Sobre a ascaridíase é correto afirmar:
I- As formas adultas do helminto, quando em grande quantidade, formam o chamado enovelamento no intestino delgado, o que compromete a passagem do conteúdo fecal.
II- Na fase aguda, o indivíduo pode apresentar alterações cutâneas como a dermatite cercariana.
III- O intestino delgado do hospedeiro é o habitat das formas adultas hermafroditas e, quando da presença de elevada carga parasitária, poderá haver localização ectópica destas.
IV- A helmintose é diagnosticada pela presença de ovos nas fezes do indivíduo infectado.
Escolha uma opção:
A.I e IV      
B.II, III e IV     
C.I, II e IV
D.I
A resposta correta é: I e IV   
2-Avalie as proposições abaixo e assinale a alternativa correta:
I- A filariose linfática humana é uma parasitose de ciclo heteroxênico diagnosticada por meio de exame parasitológico de fezes.
II- O prurido anal resulta da migração da fȇmea de Enterobius vermicularis na região perianal, após deposição dos ovos no intestino grosso.
III- Necator americanos, Ascaris lumbricoides e Wuchereria bancrofti são helmintos cujo ciclo biológico no homem envolve a passagem pelo pulmão.  
IV- Uso de calçados não constitui uma medida profilática para a ascaridíase.
Escolha uma opção:
A.II
B.III
C.IV
D.I
A resposta correta é: IV
3-Considerandoo ciclo direto e indireto de Strongyloides stercoralis é incorreto afirmar:
I- Larvas L1 (rabditóides) estão presentes em fezes de indivíduos com estrongiloidíase, as quais podem ser 1n, 2n ou 3n.  
II- Larvas L1 (rabditóides) que eclodem dos ovos eliminados da fêmea de vida livre podem ser 1n, 2n ou 3n.
III- Larvas L1 (filarióides) estão presentes em fezes de indivíduos com estrongiloidíase, as quais podem ser 1n, 2n ou 3n.
IV- Larvas L1 (rabditóides) que eclodem dos ovos eliminados da fêmea de vida livres são 3n.
Escolha uma opção:
A.III e IV
B.II e III     
C.I e IV
D.I e II      
A resposta correta é: II e III    
4-Avalie as afirmativas sobre a infecção por Strongyloides stercoralis e assinale a alternativa correta։ 
Escolha uma opção:
I.Larva currens corresponde a migração de estágios larvais filarióides (L3) de Strongyloides stercoralis entre derme e epiderme durante a fase crônica da doença.
II.A presença de larvas filarióides (L3) no conteúdo fecal confirma o diagnóstico da helmintose.
III.A partir do ciclo indireto do Strongyloides stercoralis formam-se larvas rabditóides (L1), as quais são triploides e por isso dão origem, no meio ambiente, a larvas filarióides (L3).
A resposta correta é: A partir do ciclo indireto do Strongyloides stercoralis formam-se larvas rabditóides (L1), as quais são triploides e por isso dão origem, no meio ambiente, a larvas filarióides (L3).
5-Avalie as afirmativas acerca dos ancilostomídeos e assinale a incorreta.
Escolha uma opção:
I.A larva migrans cutânea é transmitida ao homem por meio da penetração ativa de larvas filarióides (L3) na pele.
II.A ancilostomíase é uma geohelmintose adquirida pela ingestão de ovos.
III.A ancilostomíase é uma helmintose em que o parasito realiza ciclo pulmonar antes de se instalar no intestino delgado.
IV.A larva migrans cutânea é diagnosticada por meio de exame clínico, ou seja, pelos sintomas e aspecto dermatológico da lesão, caracterizado por erupção linear e tortuosa na pele.
A resposta correta é: A ancilostomíase é uma geohelmintose adquirida pela ingestão de ovos.
6-Analise as afirmativas acerca da ascaridíase.
I- A presença de ovos nas fezes do indivíduo infectado confirma o diagnóstico da helmintose.
II- Durante a fase pulmonar, o paciente pode manifestar sintomas como febre, tosse, bronquite, pneumonia, sendo este conjunto de manifestações denominado de Ciclo de LOSS.  
III- A infecção por Ascaris lumbricoides provoca alterações cutâneas (manchas claras circulares) pelo consumo de vitamina A e C pelas formas adultas do helminto, o que resulta em despigmentação da pele.
Escolha uma opção:
A.I e II                  
B.todas as afirmativas
C.I e III                   
D.III
E.II
A resposta correta é: I e III                   
7-Considerando as afirmativas abaixo é correto o que se afirma em:
I- A penetração ativa de larvas filarióides (L3) por meio da pele constitui a forma de transmissão da ascaridíase e da ancilostomíase.  
II- Na esquistossomose assim como na himenolepíase os hospedeiros intermediários (caramujos) são infectados por miracídios.
III- A cisticercose humana é uma entidade mórbida que resulta da migração da larva de Taenia solium para um tecido, sendo que neste ela encista formando o cisticerco.
IV- A migração de larvas filarióides dos nematódeos Ancylostoma braziliense e Ancylostoma caninum entre derme e epiderme do hospedeiro humano é denominada de larva migrans cutânea.  
Escolha uma opção:
A.II e III               
B.III e IV                   
C.I e IV               
D.II e IV                   
A resposta correta é: III e IV            
8-A estrongiloidíase, doença que tem como agente etiológico Strongyloides stercoralis, é uma helmintose em que o ciclo biológico do parasito passa por ciclos, sendo este o direto ou partenogenético e o denominado indireto ou de vida livre. Avalie as asserções abaixo e assinale a correta.
Escolha uma opção:
I.A partir do ciclo indireto (ou de vida livre) de Strongyloides stercoralis são formadas larvas rabditóides (L1), que após eliminação junto com as fezes podem dar origem no meio ambiente a larvas filarióides (L3), macho de vida livre ou fêmea de vida livre.
II.Larva currens corresponde a migração de estágios larvais filarióides (L3) de Strongyloides stercoralis entre derme e epiderme durante a fase aguda. 
III.A partir do ciclo direto (ou partenogenético) de Strongyloides stercoralis são formadas larvas filarióides (L1), as quais são infectantes para o homem.
IV.A presença de larvas rabditóides (L3) no conteúdo fecal confirma o diagnóstico da helmintose.
A resposta correta é: Larva currens corresponde a migração de estágios larvais filarióides (L3) de Strongyloides stercoralis entre derme e epiderme durante a fase aguda. 
9- Avalie as afirmativas sobre a filariose linfática humana. É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
I.A presença de formas adultas no vaso linfático provoca estase linfática (linfangiectasia) e derramamento linfático (linforragia), o que resulta em edema linfático. 
II.A elefantíase é uma manifestação aguda da doença que se caracteriza por processo inflamatório e fibrose crônica do órgão atingido, com hipertrofia do tecido conjuntivo, dilatação dos vasos linfáticos e edema linfático.
III.Na fase crônica da doença o indivíduo infectado pode apresentar febre, mal-estar, linfangite retrógrada e adenite.   
A resposta correta é: A presença de formas adultas no vaso linfático provoca estase linfática (linfangiectasia) e derramamento linfático (linforragia), o que resulta em edema linfático. 
10-Avalie as proposições sobre da filariose linfática humana e da estrongiloiíasse e assinale a alternativa incorreta:
I- Uma das alterações presentes no membro acometido durante a fase aguda da filariose linfática humana é a linfangite retrógrada, a qual, por exemplo, pode se manifestar no sistema porta intra-hepático em função da presença das formas adultas de Wuchereria brancofti.
II- A migração de estágios larvais filarióides (L3) de Strongyloides stercoralis entre derme e epiderme do indivíduo infectado, durante a fase aguda da doença, é denominada de Larva currens.
III- O diagnóstico laboratorial parasitológico da filariose linfática humana tem por objetivo buscar microfilárias em amostra de sangue do paciente.
IV- A partir do ciclo indireto do Strongyloides stercoralis são formadas larvas rabditóides (L1), que após eliminação junto com as fezes, podem dar origem no meio ambiente a larva filarióide (L3), macho de vida livre ou fêmea de vida livre. 
Escolha uma opção:
A.I e III                
B.II e IV               
C.I e IV        
D.II e III                   
A resposta correta é: I e IV     
image4.png
image5.png
image6.png
image7.png
image1.png
image2.png
image3.png

Mais conteúdos dessa disciplina