Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

AULA TRANSTORNO DE HUMOR E MANEJO DO RISCO DE SUICIDIO 
Aula dia 20/08/2021
Espectro, pois, existem tipos de transtornos, depressão, bipolar.
Livro: Ranger Psicoeducação.
Transtorno de humor, é um grupo de transtornos mentais que se tratam de humor, mudanças significativas no funcionamento do indivíduo. Ele passa a ter um sono diferente de antes, passa a se alimentar diferente do que ele estava antes. A medida é para ser pensada a partir do próprio sujeito. Alterações vegetativas = funções normais do sujeito. Alterações psicomotoras = fala lenta, ou agitação como na bipolaridade. Alteração também da cognição. 
É preciso entender o humor como um aspecto amplo, não só como o aspecto emocional. As alterações do humor podem ser endoreativas. 
Em pacientes deprimidos você muitas vezes você não consegue explicar a partir de um evento, já na tristeza geralmente como identifica um evento que desencadeou a tristeza. Isso ajuda a diferenciar a tristeza da depressão. 
Espectro da depressão, espectro da bipolaridade, quando se fala de espectro se fala de variações desses transtorno. 
A depressão aparece muitas vezes como sintomas agressivos, agitado, muitas vezes tá fazendo multi tarefas no dia dia. Pode ser uma estratégia para não lidar com a sensação de vazio dentro dele. Enquanto clínico é se perguntar qual a função do comportamento do cliente. Quando a gente pensa a função, a gente encontra o aspecto cognitivo. A crença 
A primeira discussão é sobre o viés de confirmação, um sujeito não deprimido tem o viés de confirmação positivo. Vies de informação negativo, o paciente tende voltar tudo para ele. Se ele voltar para ele, se confirma a depressão. O paciente sempre acha que os coisas ruins acontecem com ele, a gente muitas vezes não consegue entender pq o paciente não consegue ver de outra forma. Muitas vezes é preciso trabalhar com o paciente outras possibilidades, ex: qual a possibilidade que vc foi traído dentro dessa relação?
Dica: ter parcerias com psiquiatras que consigamos manter contato. 
DEPRESSÃO
De forma ampla pode ser pensada enquanto sintoma, síndrome ou enquanto doença. 
Enquanto sintoma: como respostas a situações estressantes, ou circunstancias sociais. Sentimento de tristeza ou solidão. 
Enquanto síndrome ou complexo de sintomas: olhar para a depressão em conjunto dentro de um quadro clínico, a depressão por exemplo de um complexo padrão de cognição, de sentimento, de comportamento. Vamos ter ela associada a quadros clínicos, por exemplo dependência química e uma comorbidade de síndrome deprimida aliada a comorbidade. 
FIPC – FREQUENCIA INTENSIDADE PREJUIZOS CONTEXTOS – quaisquer transtornos precisamos ter essa sigla na nossa cabeça. Paciente relatou isso no consultório e precisamos nos questiona se isso está tendo uma consistência na vida do paciente. 
O que é a depressão?
A depressão o é considerada uma síndrome que afeta especialmente o humor, mas que compromete outras dimensões psicológicas tais como a cognição e o comportamento, revelando-se em intensidade, frequência e prejuízos distintas das respostas usualmente dadas por uma pessoa em sua rotina. 
Humor eutimico - eutimia - ele vai ser o humor que representa o humor da faixa do normal, dentro da perspectiva do que é normal entre aspas. 
A depressão está na linha abaixo da eutimia, o humor rebaixado, depressão persistente está abaixo, e depressão maior um degrau abaixo. 
Depressão mais comum em mulheres do que homens . 2 por 1 
Processos de transição (menopausa/osteoporose) nas mulheres o sentimento de tristeza, inutilidade e culpa são maiores e elas tem mais abertura para falar sobre isso
AULA DIA 21/08/2021
TRANSTORNO BIPOLAR
Não é um transtorno homogêneo, não é estável. É muito comum o paciente na fase da mania não estar presente no consultório. Envolve graus variados de agitação, euforia, impulsividade, irritabilidade e ideação psicótica. A ideação psicótica acontece quando o paciente tem ideações muito fora da realidade dele, como querer montar uma loja no shopping. Podemos perceber gatilhos, fatores desencadeadores, fatores precipitantes, fatores estressores. Esse conjunto de sintomas vai definir como hipomania e mania. 
No transtorno bipolar os problemas afetivos, cognitivos e comportamentais aparecem em ciclos de sintomatologia causando, portanto, múltiplas interrupções na vida e na saúde do paciente. 
TRATAMENTO
Plano de segurança – vai ser importante, vai ser um diferencial enquanto terapeutas cognitivos, ele vai demonstrar uma capacidade técnica diferenciada no manejo de suicídio, tecnicamente vamos estar mantendo o paciente em segurança, trabalhando na vida. 
Quais critérios diagnósticos?
Helen:
Jones:
Qual leitura cognitiva?
Helen:
Jones:
O que vc faria?
Helen:
Jones:

Mais conteúdos dessa disciplina