Logo Passei Direto
Buscar

Navegação aérea - Respostas gerais

User badge image
Junior Nick

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A aviação evoluiu significativamente ao longo da história graças às implementações tecnológicas. Exemplos disso são alguns equipamentos, como o horizonte artificial, o giro direcional, altímetro e mais atualmente ao moderno sistema de orientação GPS. Neste processo evolutivo, a metodologia de navegação estimada contribuiu significativamente para a realização dos voos mais seguros e econômicos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre métodos de navegação, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: Ocultar opções de resposta I. Na navegação estimada, o piloto marca sua posição na carta aeronáutica em uso e calcula o horário estimado para chegar na próxima posição, avaliando em intervalos de tempo e o voo está transcorrendo dentro da previsão, porém, esta metodologia de navegação não tem uma precisão elevada. Porque: II. Algumas situações podem desviar o voo realizados pela metodologia de navegação estimada, como erros de instrumentos utilizados (bússola, relógio, velocímetro); de navegação; ou devido à influência do vento. A seguir, assinale a alternativa correta:
I. Na navegação estimada, o piloto marca sua posição na carta aeronáutica em uso e calcula o horário estimado para chegar na próxima posição, avaliando em intervalos de tempo e o voo está transcorrendo dentro da previsão, porém, esta metodologia de navegação não tem uma precisão elevada.
II. Algumas situações podem desviar o voo realizados pela metodologia de navegação estimada, como erros de instrumentos utilizados (bússola, relógio, velocímetro); de navegação; ou devido à influência do vento.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

As metodologias de navegação aéreas evoluíram das navegações marítimas e terrestres, que se utilizavam de mapas e equipamentos de orientação. Para a seleção de uma rota, no momento da elaboração de um Plano de Voo, a metodologia indica o uso, físico ou digital, de alguma carta de navegação, a observação às regras do tipo de voo (VFR, com parte IFR, ou IFR), e o uso da Rosa dos Ventos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre metodologias de navegação aérea, analise as coordenadas a seguir e associe-as com suas respectivas classificações: 1) Pontos Cardeais. 2) Pontos Colaterais. 3) Pontos Subcolaterais. ( ) Norte e Sul. ( ) Sudeste e Sudoeste. ( ) Sul-sudeste e és-sueste. ( ) Nor-nordeste e és-nordeste. ( ) Leste e Oeste. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

1, 2, 3, 3, 1
1, 2, 3, 2, 2

Leia o trecho a seguir: “É a determinação da posição de uma aeronave por meio de marcações rádio, sendo a arte de usar os sinais transmitidos por uma estação rádio que emite um rádio sinal, que permite ao piloto ou navegador segui-lo até seu destino [...].” Fonte: ANTAS, L. M. Glossário de termos técnicos. Coleção Aeroespacial; t. 1. São Paulo: Traço, 1979, p. 756. A rádio navegação conta com auxílios em solo, sendo que alguns radiofaróis permitem a execução de procedimentos de navegação, aproximação e pouso mais precisos que outros. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre navegação para piloto comercial, analise as afirmativas a seguir: I. O NDB (Non Directional Beacon) permite o referenciamento posicional em voo. II. Quando há uma trovoada, o sinal do NDB pode sofrer interferências de atenuação do sinal. III. A instalação de equipamentos NDB exige estudo prévio, pois a existência de formações no relevo pode interferir no sinal. IV. O NDB pode enviar informações de distância de separação entre a aeronave e o radiofarol. Está correto apenas o que se afirma em:
I. O NDB (Non Directional Beacon) permite o referenciamento posicional em voo.
II. Quando há uma trovoada, o sinal do NDB pode sofrer interferências de atenuação do sinal.
III. A instalação de equipamentos NDB exige estudo prévio, pois a existência de formações no relevo pode interferir no sinal.
IV. O NDB pode enviar informações de distância de separação entre a aeronave e o radiofarol.
II e IV.
II, III e IV.
I, II e III.
I e IV.
I, II e IV.

Leia o trecho a seguir: “A projeção de Mercator foi apresentada em 1569 pelo cartógrafo Gerardus Mercator. Esta projeção cilíndrica conforme, com certas modificações, representa os meridianos e paralelos em segmentos de reta perpendiculares entre si, e os meridianos são equidistantes. A projeção Mercator é menos distorcida na região equatorial, porém, sofre grandes distorções em áreas de elevada latitude.” Fonte: BIANCHINI, Denis. Navegação Aérea Visual. Piloto Privado. São Paulo: Bianch, 2014. p. 69. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre mapas e cartas, pode-se afirmar que uma carta de navegação aérea visual – CNAV, que é elaborada segundo a projeção Universal Transversa de Mercator em escala 1:500 000 pelo Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) no Brasil, é adequada para voos visuais porque:

facilitará o reconhecimento das informações em voo, pois as correspondências apresentadas nas cartas não apresentarão significativas distorções.
a seleção deste tipo de projeção, com distorções nas áreas de elevada latitude, gera uma supervalorização para os países situados no hemisfério norte.
mapas elaborados segundo a projeção de Mercator apresentam distorções insignificantes em elevadas latitudes.
os pilotos podem realizar cálculos de conversões das distorções durante o voo e utilizar os mapas de regiões situadas em elevadas latitudes tranquilamente.
é necessário ter informações sobre os limites dos continentes nas CNAVs para assim poder realizar os voos internacionais.

Leia o trecho a seguir: “Instrumento básico de navegação e orientação presente em qualquer aeronave, a bússola magnética é um dos instrumentos de navegação mais antigos, cuja finalidade é a indicação de direções magnéticas na superfície terrestre.” Fonte: BIANCHINI, Denis. Navegação Aérea Visual. Piloto Privado. São Paulo: Bianch, 2014. p. 140. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre outros equipamentos de bordo, pode-se afirmar que a bússola ainda é um equipamento essencial à navegação aérea, porém, deve-se observar se a mesma está adequadamente instalada porque:

o design do painel da aeronave poderá ficar sem harmonia e estética, o que poderá acarretar desconforto visual, ou mesmo insatisfação do piloto em comando durante a realização do voo.
a bússola possui uma agulha imantada e, como esta é constituída de um material magnético, poderá criar campo que influenciará nas indicações de outros equipamentos do painel da aeronave.
dependendo da posição do equipamento, a bússola poderá se destacar dos demais equipamentos, implicando em desvios do campo de visão para a observação dos demais equipamentos.
o posicionamento de uma bússola no painel sempre incorrerá em perfurações em cabos e dutos de outros equipamentos, o que implicará em inoperâncias destes outros.
a existência de equipamentos ou metais erroneamente próximos da bússola podem provocar desvio da agulha magnética e, consequentemente, um erro na indicação da direção.

Leia o trecho a seguir: Segundo BIANCHINI (2014), nas cartas aeronáuticas mundiais (WAC), a identificação das informações básicas sobre as pistas dos aeródromos, como: as suas dimensões, orientações das cabeceiras, se a pista é asfaltadas e se o aeródromo é militar, civil, ou misto são dados contidos nos componentes da Legenda, conforme descrito em: “Legenda de informações aeronáuticas: os dados desta legenda são referentes às informações aeronáuticas, como: aeródromos, auxílios à navegação, linhas isogônicas, espaço aéreo condicionado, obstáculos etc.” Fonte: BIANCHINI, Denis. Navegação Aérea Visual. Piloto Privado. São Paulo: Bianch, 2014. p. 82. Considerando o trecho apresentado e o conteúdo estudado sobre componentes das cartas WAC, pode-se afirmar que essas informações têm sua importância no planejamento do voo porque:

há necessidade de que os voos sejam operados apenas se houver compatibilidade entre os aeródromos de origem e destino, a exemplo: militar para militar, civil para civil.
mesmo sabendo que qualquer aeronave pode pousar em qualquer tipo de aeródromo, essas informações servem para saber o sentido do nascer ou pôr do sol nas localidades.
permitem uma primeira análise suficiente para determinar se é possível realizar o voo quanto à compatibilidade entre a performance da aeronave e a classificação de operação e dimensões das pistas dos aeródromos.
o voo deve ser realizado seguindo a direção da rota, que deve estar alinhado com o sentido da pista, permitindo o pouso direto da aeronave e economizando combustível e tempo de voo.
com base nessas informações, será possível ao piloto conhecer as condições meteorológicas das localidades de origem, rota e destino.

Segundo Bianchini (2015), o método para transformar graus e minutos para distância em milhas náuticas é muito simples, sendo o primeiro passo obter o valor em graus entre um ponto A a um ponto B determinado em uma carta aeronáutica, traçando uma linha, que representa a rota, unindo ambos os pontos, depois, com o auxílio de um compasso, ou de uma régua, ou mesmo de um pedaço de papel, marcar a distância entre os pontos e sobrepor num meridiano qualquer, ou mesmo na linha do Equador e fazendo a correspondência de 1 minuto para 1 milha náutica. Fonte: BIANCHINI, Denis. Navegação Aérea Visual. Piloto Privado. São Paulo: Bianch, 2014. p. 56. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre unidades de medida: distância, velocidade e geodésicas, pode-se afirmar que não se deve medir a distância em graus para a conversão em milhas náuticas sobre os paralelos, com exceção do Equador, porque:

a taxa de velocidade encontrada a partir destes cálculos necessitará de cálculos de correção, devido às menores temperaturas próximas aos polos.
a conversão de unidades de graus em milhas náuticas é executada utilizando as marcações dos círculos menores, em que há correspondência entre graus e milhas náuticas.
os mapas e cartas aeronáuticos foram baseados nas metodologias e práticas da navegação marítima, usando os paralelos nos cálculos.
as milhas náuticas são unidades que devem ser medidas sobre regiões líquidas, pois nos primórdios mediam-se as velocidades com cordas com nós.
a medida de minutos de graus não irá corresponder a mesma quantidade de milhas náuticas que a obtida sobre um meridiano ou Equador.

Os equipamentos a bordo das aeronaves permitem coletar informações de suma importância sobre o estado da aeronave, sua performance em voo e distanciamento em relação ao solo e outras aeronaves em voo. Um dos componentes mais importantes é o sistema de pitot estático, pois dele dependem diversos equipamentos, como: altímetro, velocímetro e climb. Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados sobre sistema de pitot estático, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. As tomadas estáticas de pressão geralmente ficam localizadas na fuselagem da aeronave, sendo que em algumas aeronaves há uma tomada secundária. Essa redundância visa a segurança das operações aéreas. Porque: II. Havendo uma obstrução das tomadas estáticas principais, seja pelo acúmulo de gelo, ou entrada de sujeiras ou insetos, poderá ocasionar erro na indicação dos instrumentos alimentados pelo sistema de pitot e a existência de uma segunda tomada de pressão reduz o risco de ocorrência de inoperâncias de equipamentos. A seguir, assinale a alternativa correta:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A aviação evoluiu significativamente ao longo da história graças às implementações tecnológicas. Exemplos disso são alguns equipamentos, como o horizonte artificial, o giro direcional, altímetro e mais atualmente ao moderno sistema de orientação GPS. Neste processo evolutivo, a metodologia de navegação estimada contribuiu significativamente para a realização dos voos mais seguros e econômicos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre métodos de navegação, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: Ocultar opções de resposta I. Na navegação estimada, o piloto marca sua posição na carta aeronáutica em uso e calcula o horário estimado para chegar na próxima posição, avaliando em intervalos de tempo e o voo está transcorrendo dentro da previsão, porém, esta metodologia de navegação não tem uma precisão elevada. Porque: II. Algumas situações podem desviar o voo realizados pela metodologia de navegação estimada, como erros de instrumentos utilizados (bússola, relógio, velocímetro); de navegação; ou devido à influência do vento. A seguir, assinale a alternativa correta:
I. Na navegação estimada, o piloto marca sua posição na carta aeronáutica em uso e calcula o horário estimado para chegar na próxima posição, avaliando em intervalos de tempo e o voo está transcorrendo dentro da previsão, porém, esta metodologia de navegação não tem uma precisão elevada.
II. Algumas situações podem desviar o voo realizados pela metodologia de navegação estimada, como erros de instrumentos utilizados (bússola, relógio, velocímetro); de navegação; ou devido à influência do vento.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

As metodologias de navegação aéreas evoluíram das navegações marítimas e terrestres, que se utilizavam de mapas e equipamentos de orientação. Para a seleção de uma rota, no momento da elaboração de um Plano de Voo, a metodologia indica o uso, físico ou digital, de alguma carta de navegação, a observação às regras do tipo de voo (VFR, com parte IFR, ou IFR), e o uso da Rosa dos Ventos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre metodologias de navegação aérea, analise as coordenadas a seguir e associe-as com suas respectivas classificações: 1) Pontos Cardeais. 2) Pontos Colaterais. 3) Pontos Subcolaterais. ( ) Norte e Sul. ( ) Sudeste e Sudoeste. ( ) Sul-sudeste e és-sueste. ( ) Nor-nordeste e és-nordeste. ( ) Leste e Oeste. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

1, 2, 3, 3, 1
1, 2, 3, 2, 2

Leia o trecho a seguir: “É a determinação da posição de uma aeronave por meio de marcações rádio, sendo a arte de usar os sinais transmitidos por uma estação rádio que emite um rádio sinal, que permite ao piloto ou navegador segui-lo até seu destino [...].” Fonte: ANTAS, L. M. Glossário de termos técnicos. Coleção Aeroespacial; t. 1. São Paulo: Traço, 1979, p. 756. A rádio navegação conta com auxílios em solo, sendo que alguns radiofaróis permitem a execução de procedimentos de navegação, aproximação e pouso mais precisos que outros. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre navegação para piloto comercial, analise as afirmativas a seguir: I. O NDB (Non Directional Beacon) permite o referenciamento posicional em voo. II. Quando há uma trovoada, o sinal do NDB pode sofrer interferências de atenuação do sinal. III. A instalação de equipamentos NDB exige estudo prévio, pois a existência de formações no relevo pode interferir no sinal. IV. O NDB pode enviar informações de distância de separação entre a aeronave e o radiofarol. Está correto apenas o que se afirma em:
I. O NDB (Non Directional Beacon) permite o referenciamento posicional em voo.
II. Quando há uma trovoada, o sinal do NDB pode sofrer interferências de atenuação do sinal.
III. A instalação de equipamentos NDB exige estudo prévio, pois a existência de formações no relevo pode interferir no sinal.
IV. O NDB pode enviar informações de distância de separação entre a aeronave e o radiofarol.
II e IV.
II, III e IV.
I, II e III.
I e IV.
I, II e IV.

Leia o trecho a seguir: “A projeção de Mercator foi apresentada em 1569 pelo cartógrafo Gerardus Mercator. Esta projeção cilíndrica conforme, com certas modificações, representa os meridianos e paralelos em segmentos de reta perpendiculares entre si, e os meridianos são equidistantes. A projeção Mercator é menos distorcida na região equatorial, porém, sofre grandes distorções em áreas de elevada latitude.” Fonte: BIANCHINI, Denis. Navegação Aérea Visual. Piloto Privado. São Paulo: Bianch, 2014. p. 69. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre mapas e cartas, pode-se afirmar que uma carta de navegação aérea visual – CNAV, que é elaborada segundo a projeção Universal Transversa de Mercator em escala 1:500 000 pelo Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) no Brasil, é adequada para voos visuais porque:

facilitará o reconhecimento das informações em voo, pois as correspondências apresentadas nas cartas não apresentarão significativas distorções.
a seleção deste tipo de projeção, com distorções nas áreas de elevada latitude, gera uma supervalorização para os países situados no hemisfério norte.
mapas elaborados segundo a projeção de Mercator apresentam distorções insignificantes em elevadas latitudes.
os pilotos podem realizar cálculos de conversões das distorções durante o voo e utilizar os mapas de regiões situadas em elevadas latitudes tranquilamente.
é necessário ter informações sobre os limites dos continentes nas CNAVs para assim poder realizar os voos internacionais.

Leia o trecho a seguir: “Instrumento básico de navegação e orientação presente em qualquer aeronave, a bússola magnética é um dos instrumentos de navegação mais antigos, cuja finalidade é a indicação de direções magnéticas na superfície terrestre.” Fonte: BIANCHINI, Denis. Navegação Aérea Visual. Piloto Privado. São Paulo: Bianch, 2014. p. 140. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre outros equipamentos de bordo, pode-se afirmar que a bússola ainda é um equipamento essencial à navegação aérea, porém, deve-se observar se a mesma está adequadamente instalada porque:

o design do painel da aeronave poderá ficar sem harmonia e estética, o que poderá acarretar desconforto visual, ou mesmo insatisfação do piloto em comando durante a realização do voo.
a bússola possui uma agulha imantada e, como esta é constituída de um material magnético, poderá criar campo que influenciará nas indicações de outros equipamentos do painel da aeronave.
dependendo da posição do equipamento, a bússola poderá se destacar dos demais equipamentos, implicando em desvios do campo de visão para a observação dos demais equipamentos.
o posicionamento de uma bússola no painel sempre incorrerá em perfurações em cabos e dutos de outros equipamentos, o que implicará em inoperâncias destes outros.
a existência de equipamentos ou metais erroneamente próximos da bússola podem provocar desvio da agulha magnética e, consequentemente, um erro na indicação da direção.

Leia o trecho a seguir: Segundo BIANCHINI (2014), nas cartas aeronáuticas mundiais (WAC), a identificação das informações básicas sobre as pistas dos aeródromos, como: as suas dimensões, orientações das cabeceiras, se a pista é asfaltadas e se o aeródromo é militar, civil, ou misto são dados contidos nos componentes da Legenda, conforme descrito em: “Legenda de informações aeronáuticas: os dados desta legenda são referentes às informações aeronáuticas, como: aeródromos, auxílios à navegação, linhas isogônicas, espaço aéreo condicionado, obstáculos etc.” Fonte: BIANCHINI, Denis. Navegação Aérea Visual. Piloto Privado. São Paulo: Bianch, 2014. p. 82. Considerando o trecho apresentado e o conteúdo estudado sobre componentes das cartas WAC, pode-se afirmar que essas informações têm sua importância no planejamento do voo porque:

há necessidade de que os voos sejam operados apenas se houver compatibilidade entre os aeródromos de origem e destino, a exemplo: militar para militar, civil para civil.
mesmo sabendo que qualquer aeronave pode pousar em qualquer tipo de aeródromo, essas informações servem para saber o sentido do nascer ou pôr do sol nas localidades.
permitem uma primeira análise suficiente para determinar se é possível realizar o voo quanto à compatibilidade entre a performance da aeronave e a classificação de operação e dimensões das pistas dos aeródromos.
o voo deve ser realizado seguindo a direção da rota, que deve estar alinhado com o sentido da pista, permitindo o pouso direto da aeronave e economizando combustível e tempo de voo.
com base nessas informações, será possível ao piloto conhecer as condições meteorológicas das localidades de origem, rota e destino.

Segundo Bianchini (2015), o método para transformar graus e minutos para distância em milhas náuticas é muito simples, sendo o primeiro passo obter o valor em graus entre um ponto A a um ponto B determinado em uma carta aeronáutica, traçando uma linha, que representa a rota, unindo ambos os pontos, depois, com o auxílio de um compasso, ou de uma régua, ou mesmo de um pedaço de papel, marcar a distância entre os pontos e sobrepor num meridiano qualquer, ou mesmo na linha do Equador e fazendo a correspondência de 1 minuto para 1 milha náutica. Fonte: BIANCHINI, Denis. Navegação Aérea Visual. Piloto Privado. São Paulo: Bianch, 2014. p. 56. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre unidades de medida: distância, velocidade e geodésicas, pode-se afirmar que não se deve medir a distância em graus para a conversão em milhas náuticas sobre os paralelos, com exceção do Equador, porque:

a taxa de velocidade encontrada a partir destes cálculos necessitará de cálculos de correção, devido às menores temperaturas próximas aos polos.
a conversão de unidades de graus em milhas náuticas é executada utilizando as marcações dos círculos menores, em que há correspondência entre graus e milhas náuticas.
os mapas e cartas aeronáuticos foram baseados nas metodologias e práticas da navegação marítima, usando os paralelos nos cálculos.
as milhas náuticas são unidades que devem ser medidas sobre regiões líquidas, pois nos primórdios mediam-se as velocidades com cordas com nós.
a medida de minutos de graus não irá corresponder a mesma quantidade de milhas náuticas que a obtida sobre um meridiano ou Equador.

Os equipamentos a bordo das aeronaves permitem coletar informações de suma importância sobre o estado da aeronave, sua performance em voo e distanciamento em relação ao solo e outras aeronaves em voo. Um dos componentes mais importantes é o sistema de pitot estático, pois dele dependem diversos equipamentos, como: altímetro, velocímetro e climb. Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados sobre sistema de pitot estático, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. As tomadas estáticas de pressão geralmente ficam localizadas na fuselagem da aeronave, sendo que em algumas aeronaves há uma tomada secundária. Essa redundância visa a segurança das operações aéreas. Porque: II. Havendo uma obstrução das tomadas estáticas principais, seja pelo acúmulo de gelo, ou entrada de sujeiras ou insetos, poderá ocasionar erro na indicação dos instrumentos alimentados pelo sistema de pitot e a existência de uma segunda tomada de pressão reduz o risco de ocorrência de inoperâncias de equipamentos. A seguir, assinale a alternativa correta:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Prévia do material em texto

Navegação aérea
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
0/0
A navegação visual é a base histórica da aviação. Conhecida como navegação por contato, é a técnica de voo baseada na observação de pontos de referência existentes em solo para orientação espacial. O método de navegação visual exige que as condições meteorológicas estejam favoráveis.
 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre métodos de navegação, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O plano de voo visual apresentado por um piloto privado deverá conter, além da rota, a seleção de altitude ou nível de voo condizente com a regra de voo especificada.
Porque:
II. Os níveis de voos visuais têm terminação 5 e os instrumentos têm terminação 0, permitindo a separação adequada entre voos sobre regras diferentes.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. Pergunta 2
0/0
Vento de través é uma situação potencialmente perigosa para as operações de pouso e decolagem. Esse fenômeno ocorre quando o vento está no sentido de direção para a lateral da aeronave, podendo alterar seu curso esperado.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento de rotas e contingências, é correto afirmar que conhecer as condições de tempo atualizadas do aeródromo em que se pretende operar é importante porque:
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
possíveis excursões laterais em pistas de pousos podem ser mitigadas por meio da informação a respeito dos regimes de vento sobre o aeródromo.
Resposta correta
situações que apresentem temperaturas do ar e do ponto de orvalho próximo são indicativas de saturação do ar.
a altura da base e quantidade de nebulosidade acima do aeródromo é condição para avaliação da regra de voo a ser executada.
a pressão atmosférica sobre o aeródromo permite a avaliação da condição de tempo presente no aeródromo.
a instabilidade da atmosfera permite melhores condições de visibilidade horizontal nas cercanias do aeródromo.
3. Pergunta 3
0/0
Leia o trecho a seguir:
“Compreender os fatores contribuintes aos incidentes e acidentes permite Erros ou negligências quanto à obtenção de dados meteorológicos suficientes ao planejamento e execução do voo contribuíram em 3% dos acidentes aéreos no Brasil nos últimos 10 anos.”
Fonte: ANAC. Meteorologia e Segurança do Voo. 2017. Disponível em: . Acesso em: 08 mai. 2020.
O piloto em comando da aeronave é responsável pela ciência de todas as informações necessárias ao planejamento do voo, incluindo a avaliação das condições meteorológicas dos aeródromos envolvidos e da rota a ser voada. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre planejamento para o voo, analise as afirmativas a seguir:
I. METAR é código meteorológico da mensagem que apresenta as condições de tempo regulares de um aeródromo.
II. Chamamos de SPECI quando há uma atualização significativa nas condições de tempo de um aeródromo entre as horas cheias o código da mensagem meteorológica.
III. O TAF é desnecessário para o planejamento do voo, pois sua assertividade é de no máximo 30%.
IV. Previsões de temperatura e velocidade do vento em altitude são empregadas em estudos climatológicos para atividades de agricultura.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
II e IV.
Correta: 
I e II.
Resposta correta
I, III e IV.
I, II e III.
III e IV.
4. Pergunta 4
0/0
A navegação baseada em performance é uma tendência mundial na aviação, pois permite voos em percursos retos, mais rápidos e econômicos, superando a necessidade de realizar voos com percursos não lineares, por exigência de sobrevoar, ou passar ao lado, de equipamentos de solo transmissores de posição.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados a respeito da orientação de voo sobre a superfície da Terra, pode-se afirmar que a navegação baseada em performance reduzirá significativamente os custos de operações e de impactos ambientais porque:
Ocultar opções de resposta 
o uso das tecnologias GNSS nos procedimentos RNAV é mais barato do que usar as tecnologias de rádio navegação.
Correta: 
permitirá a seleção de trajetórias de voo mais curtas e, por conseguinte, mais econômicas e menos poluentes.
Resposta correta
reduzirá as tarifas de uso das comunicações e dos auxílios-rádio à navegação aérea em área de controle de aeródromo.
o uso de tecnologias digitais na aviação mitiga riscos inerentes às más decisões dos pilotos em voo.
a performance da aeronave considera a quantidade de umidade na atmosfera, peso e consumo do combustível em voo.
5. Pergunta 5
0/0
Para a manutenção dos níveis de excelência na aviação, a correta orientação permite o voo seguro de uma aeronave de um ponto a outro. Porém, algumas variáveis meteorológicas podem influenciar diretamente a orientação e o deslocamento da aeronave, como o vento dentro de uma massa de ar atmosférico, que normalmente realiza movimentos verticais e horizontais sobre as regiões, dependendo dos gradientes de pressão e temperatura. O conhecimento sobre proa, rumo, rota e deriva é necessário ao bom desenvolvimento da navegação em voo, pois permite ao piloto realizar procedimentos adequados de correção do voo, mantendo o percurso adequado ao planejamento.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito da orientação de voo sobre a superfície da Terra, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(as) verdadeira(as) e F para a(as) falsa(as).
I. ( ) Proa é a direção para onde o nariz da aeronave está apontando.
II. ( ) Rota é a projeção da trajetória prevista, ou percorrida, da aeronave na superfície da Terra.
III. ( ) Rumo é a direção da trajetória (rota) expressa em graus em relação ao Norte Magnético.
IV. ( ) Deriva é o ângulo formado entre o horizonte e o eixo longitudinal do avião.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
V, F, V, F.
Correta: 
V, V, V, F.
Resposta correta
V, V, F, V.
F, V, F, V.
F, F, V, V. 
6. Pergunta 6
0/0
O planejamento adequado de uma rota a ser voada exige conhecimentos e habilitações, pois o piloto deve ter capacidade, competências e responsabilidade com a execução do voo, visto que poderá responder nas esferas civil, administrativa e criminal por suas atitudes. A seleção do nível deve ser respaldada nas cartas de previsão de temperatura e vento em altitude (WIND ALOFT PROG), buscando assegurar a segurança e eficiência do voo. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado a respeito da orientação de voo sobre a superfície da Terra, ordene os procedimentos a seguir de acordo com a sequência em que devem ocorrer durante o planejamento do voo: 
( ) Identificar as temperaturas nas coordenadas.
( ) Selecionar da carta quanto ao horário de validade e nível.
( ) Traçar a rota e direção a ser voada no nível pretendido. 
( ) Analisar a intensidade do vento por meio das quantidades e tipos de barbelas. 
( ) Identificar a direção de onde o vento sopra.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
2, 4, 5, 3, 1.
3, 2, 1, 4, 5 
5, 3, 1, 4, 2.
Correta: 
3, 1, 2, 5, 4.
Resposta correta
4, 1, 5, 2, 3.
7. Pergunta 7
0/0
A aviação evoluiu significativamente ao longo da história graças às implementações tecnológicas. Exemplos disso são alguns equipamentos, como o horizonte artificial, o giro direcional, altímetro e mais atualmente ao moderno sistema de orientação GPS. Neste processo evolutivo, a metodologia de navegação estimada contribuiu significativamentepara a realização dos voos mais seguros e econômicos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre métodos de navegação, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Na navegação estimada, o piloto marca sua posição na carta aeronáutica em uso e calcula o horário estimado para chegar na próxima posição, avaliando em intervalos de tempo e o voo está transcorrendo dentro da previsão, porém, esta metodologia de navegação não tem uma precisão elevada.
Porque:
II. Algumas situações podem desviar o voo realizados pela metodologia de navegação estimada, como erros de instrumentos utilizados (bússola, relógio, velocímetro); de navegação; ou devido à influência do vento.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
8. Pergunta 8
0/0
As metodologias de navegação aéreas evoluíram das navegações marítimas e terrestres, que se utilizavam de mapas e equipamentos de orientação. Para a seleção de uma rota, no momento da elaboração de um Plano de Voo, a metodologia indica o uso, físico ou digital, de alguma carta de navegação, a observação às regras do tipo de voo (VFR, com parte IFR, ou IFR), e o uso da Rosa dos Ventos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre metodologias de navegação aérea, analise as coordenadas a seguir e associe-as com suas respectivas classificações:
1) Pontos Cardeais.
2) Pontos Colaterais.
3) Pontos Subcolaterais.
( ) Norte e Sul.
( ) Sudeste e Sudoeste.
( ) Sul-sudeste e és-sueste.
( ) Nor-nordeste e és-nordeste.
( ) Leste e Oeste.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
3, 3, 2, 1, 2
Correta: 
1, 2, 3, 3, 1
Resposta correta
2, 2, 1, 3, 3
1, 2, 3, 2, 2
2, 2, 3, 2, 1
9. Pergunta 9
0/0
Leia o trecho a seguir:
“É a determinação da posição de uma aeronave por meio de marcações rádio, sendo a arte de usar os sinais transmitidos por uma estação rádio que emite um rádio sinal, que permite ao piloto ou navegador segui-lo até seu destino [...].”
Fonte: ANTAS, L. M. Glossário de termos técnicos. Coleção Aeroespacial; t. 1. São Paulo: Traço, 1979, p. 756.
A rádio navegação conta com auxílios em solo, sendo que alguns radiofaróis permitem a execução de procedimentos de navegação, aproximação e pouso mais precisos que outros. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre navegação para piloto comercial, analise as afirmativas a seguir:
I. O NDB (Non Directional Beacon) permite o referenciamento posicional em voo.
II. Quando há uma trovoada, o sinal do NDB pode sofrer interferências de atenuação do sinal.
III. A instalação de equipamentos NDB exige estudo prévio, pois a existência de formações no relevo pode interferir no sinal.
IV. O NDB pode enviar informações de distância de separação entre a aeronave e o radiofarol.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
I, II e III.
Resposta correta
I, II e IV.
II e IV.
I e IV.
II, III e IV.
10. Pergunta 10
0/0
Um Reporting point, ou waypoint, ou mesmo fixo aeronáutico, é o ponto, definido por coordenadas geográficas, em que o piloto deverá realizar a passagem por cima – fly-over, ou ao largo – fly-by, utilizado na navegação do voo. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a navegação aérea e seus procedimentos, observa-se que o planejamento do voo é de suma importância porque:
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
a rota deverá ser realizada conforme as autorizações e o planejamento do voo, atendendo às exigências da gestão do fluxo de tráfego aéreo.
Resposta correta
os estudos de demanda de uso do sistema VOLMET são pautados nos reportes de posição planejados nos planos de voo.
o tráfego aéreo mundial avalia os dados históricos dos planos de voo para compreender sua taxa de crescimento.
as aeronaves em voos em rota que dispõem de radares meteorológicos permitem a complementação das observações em solo.
a cobrança das tarifas do uso de auxílios rádio e de comunicações é baseada nos planos de voo apresentados.
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
0/0
Um altímetro só irá apresentar corretamente a altitude quando as condições da atmosfera forem idênticas às da Atmosfera Padrão ICAO (ISA), porém, essas condições são muito raras, devido à variabilidade da insolação solar, advecção do ar, presença de umidade na atmosfera, entre outras, assim implicando diferenças entre a indicação da pressão no equipamento e a real. 
Considerando o texto apresentado e os conteúdos estudados sobre altímetro e correções, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Quando uma aeronave está voando de uma área de alta pressão para uma área de baixa pressão, a altitude verdadeira será menor do que a altitude indicada pelo altímetro.
Porque:
II. A altitude verdadeira é influenciada para menos do que a altitude indicada pelo altímetro quando uma aeronave está voando de uma área de alta temperatura para uma área de baixa temperatura.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
Incorreta: 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
2. Pergunta 2
0/0
Leia o trecho a seguir:
“A projeção de Mercator foi apresentada em 1569 pelo cartógrafo Gerardus Mercator. Esta projeção cilíndrica conforme, com certas modificações, representa os meridianos e paralelos em segmentos de reta perpendiculares entre si, e os meridianos são equidistantes. A projeção Mercator é menos distorcida na região equatorial, porém, sofre grandes distorções em áreas de elevada latitude.”
Fonte: BIANCHINI, Denis. Navegação Aérea Visual. Piloto Privado. São Paulo: Bianch, 2014. p. 69.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre mapas e cartas, pode-se afirmar que uma carta de navegação aérea visual – CNAV, que é elaborada segundo a projeção Universal Transversa de Mercator em escala 1:500 000 pelo Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) no Brasil, é adequada para voos visuais porque:
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
facilitará o reconhecimento das informações em voo, pois as correspondências apresentadas nas cartas não apresentarão significativas distorções.
Resposta correta
a seleção deste tipo de projeção, com distorções nas áreas de elevada latitude, gera uma supervalorização para os países situados no hemisfério norte.
mapas elaborados segundo a projeção de Mercator apresentam distorções insignificantes em elevadas latitudes.
os pilotos podem realizar cálculos de conversões das distorções durante o voo e utilizar os mapas de regiões situadas em elevadas latitudes tranquilamente.
é necessário ter informações sobre os limites dos continentes nas CNAVs para assim poder realizar os voos internacionais.
3. Pergunta 3
0/0
Considere a seguinte situação hipotética:
Um piloto está planejando um voo visual do aeródromo A para o B, utilizando uma Carta Aeronáutica Mundial (WAC) da região onde se encontram os referidos aeródromos, buscando atender as normativas de seleção do nível de voo seguro. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre componentes das cartas WAC, analise os procedimentos a seguir e ordene as etapas de acordo com a sequência que devem durante planejamento do voo para que o piloto tenha a certeza de que manterá uma separação segura de todos os obstáculos presentes em sua rota:
( ) Consultar uma tabela de níveisde voo em rota, para determinar nível de voo mais adequado para a rota.
( ) Traçar a rota na WAC, observando a quantidade de quadrículas envolvidas.
( ) Adicionar à elevação do maior MEF das quadrículas envolvidas na rota, uma altitude de 1.000 pés, para determinação de uma separação segura.
( ) Relacionar as MEFs envolvidas na rota pretendida para destacar a de maior elevação.
( ) Analisar a altitude obtida e correlacionar com o sentido da rota e o nível de voo visual a ser selecionado. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Ocultar opções de resposta 
3, 2, 5, 1, 4.
5, 1, 3, 2, 4.
Resposta correta
1, 5, 3, 4, 1.
4, 3, 5, 1, 2.
Incorreta: 
2, 5, 1, 3, 4.
4. Pergunta 4
0/0
Leia o trecho a seguir:
“Instrumento básico de navegação e orientação presente em qualquer aeronave, a bússola magnética é um dos instrumentos de navegação mais antigos, cuja finalidade é a indicação de direções magnéticas na superfície terrestre.”
Fonte: BIANCHINI, Denis. Navegação Aérea Visual. Piloto Privado. São Paulo: Bianch, 2014. p. 140.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre outros equipamentos de bordo, pode-se afirmar que a bússola ainda é um equipamento essencial à navegação aérea, porém, deve-se observar se a mesma está adequadamente instalada porque:
Ocultar opções de resposta 
o design do painel da aeronave poderá ficar sem harmonia e estética, o que poderá acarretar desconforto visual, ou mesmo insatisfação do piloto em comando durante a realização do voo.
a bússola possui uma agulha imantada e, como esta é constituída de um material magnético, poderá criar campo que influenciará nas indicações de outros equipamentos do painel da aeronave.
dependendo da posição do equipamento, a bússola poderá se destacar dos demais equipamentos, implicando em desvios do campo de visão para a observação dos demais equipamentos.
o posicionamento de uma bússola no painel sempre incorrerá em perfurações em cabos e dutos de outros equipamentos, o que implicará em inoperâncias destes outros.
Correta: 
a existência de equipamentos ou metais erroneamente próximos da bússola podem provocar desvio da agulha magnética e, consequentemente, um erro na indicação da direção.
Resposta correta
5. Pergunta 5
0/0
Leia o trecho a seguir:
Segundo BIANCHINI (2014), nas cartas aeronáuticas mundiais (WAC), a identificação das informações básicas sobre as pistas dos aeródromos, como: as suas dimensões, orientações das cabeceiras, se a pista é asfaltadas e se o aeródromo é militar, civil, ou misto são dados contidos nos componentes da Legenda, conforme descrito em: “Legenda de informações aeronáuticas: os dados desta legenda são referentes às informações aeronáuticas, como: aeródromos, auxílios à navegação, linhas isogônicas, espaço aéreo condicionado, obstáculos etc.”
Fonte: BIANCHINI, Denis. Navegação Aérea Visual. Piloto Privado. São Paulo: Bianch, 2014. p. 82.
Considerando o trecho apresentado e o conteúdo estudado sobre componentes das cartas WAC, pode-se afirmar que essas informações têm sua importância no planejamento do voo porque:
Ocultar opções de resposta 
há necessidade de que os voos sejam operados apenas se houver compatibilidade entre os aeródromos de origem e destino, a exemplo: militar para militar, civil para civil.
mesmo sabendo que qualquer aeronave pode pousar em qualquer tipo de aeródromo, essas informações servem para saber o sentido do nascer ou pôr do sol nas localidades.
Correta: 
permitem uma primeira análise suficiente para determinar se é possível realizar o voo quanto à compatibilidade entre a performance da aeronave e a classificação de operação e dimensões das pistas dos aeródromos.
Resposta correta
o voo deve ser realizado seguindo a direção da rota, que deve estar alinhado com o sentido da pista, permitindo o pouso direto da aeronave e economizando combustível e tempo de voo.
com base nessas informações, será possível ao piloto conhecer as condições meteorológicas das localidades de origem, rota e destino.
6. Pergunta 6
0/0
Segundo Bianchini (2015), o método para transformar graus e minutos para distância em milhas náuticas é muito simples, sendo o primeiro passo obter o valor em graus entre um ponto A a um ponto B determinado em uma carta aeronáutica, traçando uma linha, que representa a rota, unindo ambos os pontos, depois, com o auxílio de um compasso, ou de uma régua, ou mesmo de um pedaço de papel, marcar a distância entre os pontos e sobrepor num meridiano qualquer, ou mesmo na linha do Equador e fazendo a correspondência de 1 minuto para 1 milha náutica.
Fonte: BIANCHINI, Denis. Navegação Aérea Visual. Piloto Privado. São Paulo: Bianch, 2014. p. 56.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre unidades de medida: distância, velocidade e geodésicas, pode-se afirmar que não se deve medir a distância em graus para a conversão em milhas náuticas sobre os paralelos, com exceção do Equador, porque:
Ocultar opções de resposta 
a taxa de velocidade encontrada a partir destes cálculos necessitará de cálculos de correção, devido às menores temperaturas próximas aos polos.
a conversão de unidades de graus em milhas náuticas é executada utilizando as marcações dos círculos menores, em que há correspondência entre graus e milhas náuticas.
os mapas e cartas aeronáuticos foram baseados nas metodologias e práticas da navegação marítima, usando os paralelos nos cálculos.
as milhas náuticas são unidades que devem ser medidas sobre regiões líquidas, pois nos primórdios mediam-se as velocidades com cordas com nós.
Correta: 
a medida de minutos de graus não irá corresponder a mesma quantidade de milhas náuticas que a obtida sobre um meridiano ou Equador.
Resposta correta
7. Pergunta 7
0/0
Os equipamentos a bordo das aeronaves permitem coletar informações de suma importância sobre o estado da aeronave, sua performance em voo e distanciamento em relação ao solo e outras aeronaves em voo. Um dos componentes mais importantes é o sistema de pitot estático, pois dele dependem diversos equipamentos, como: altímetro, velocímetro e climb. 
Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados sobre sistema de pitot estático, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. As tomadas estáticas de pressão geralmente ficam localizadas na fuselagem da aeronave, sendo que em algumas aeronaves há uma tomada secundária. Essa redundância visa a segurança das operações aéreas.
Porque:
II. Havendo uma obstrução das tomadas estáticas principais, seja pelo acúmulo de gelo, ou entrada de sujeiras ou insetos, poderá ocasionar erro na indicação dos instrumentos alimentados pelo sistema de pitot e a existência de uma segunda tomada de pressão reduz o risco de ocorrência de inoperâncias de equipamentos.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
8. Pergunta 8
0/0
Compreende-se que uma escala de uma carta aeronáutica apresenta a relação entre um valor medido na carta, e o real valor na superfície terrestre, isto é, um obstáculo do terreno medido em uma carta de escala 1:500.000, com 1 cm, corresponde a 500.000 cm, ou 0,5 km da superfície real. O piloto, observando a escala de uma carta, pode compreender se a quantidade e detalhes de informações será adequada à fase do voo que está planejamento.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre escalas e Leituras de direção e distâncias, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Uma carta aeronáutica com escala maior é capaz de representar uma pequena área com mais riqueza de detalhes, sendo adequada para uma fase de voo como uma aproximação para pouso em uma região com elevadadensidade de aeroportos e tráfego aéreo.
Porque:
II. Uma carta de navegação visual (CNAV), cuja escala é de 1:500.000, irá apresentar muito mais detalhes do que uma carta de rota (ENRC) de escala 1:2.000.000.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Incorreta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
9. Pergunta 9
0/0
O altímetro é um dos principais instrumentos de uma aeronave, pois é responsável pela navegação vertical, que permite ao piloto manter uma separação segura entre o solo, bem como em relação a outras aeronaves que estiverem em voo, na mesma região, pois sabe-se que o sistema interno do altímetro é influenciado pela variação da pressão atmosférica, principalmente nas etapas de subida e descida de uma aeronave no espaço aéreo. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado em altimetria e correções, analise os procedimentos a seguir e ordene as etapas de acordo com a sequência de funcionamento do altímetro:
( ) Uma cápsula aneroide interna ao altímetro, interligada aos ponteiros do mostrador do equipamento, apresentará a informações de altitude do aeródromo, ou zero pés, após o pouso, dependendo da calibração do mesmo. 
( ) Quando a aeronave desce, a cápsula aneroide se comprime.
( ) Quando a pressão estática diminui, a cápsula aneroide se expande. 
( ) À medida que a aeronave sobe, a cápsula aneroide sente a variação da pressão atmosférica, captada através da tomada estática do sistema de pitot. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
3, 4, 2, 1.
Resposta correta
3, 2, 1, 4.
4, 3, 1, 2.
1, 4, 3, 2.
2, 4, 1, 3.
10. Pergunta 10
0/0
Leia o trecho a seguir:
“Embora a menor distância entre dois pontos na superfície da Terra seja obtida através de uma rota ortodrômica, é quase sempre mais conveniente navegar por uma rota loxodrômica, uma vez que neste tipo de rota o piloto navega com o rumo constante.”
Fonte: BIANCHINI, Denis. Navegação Aérea Visual. Piloto Privado. São Paulo. Bianch, 2014. p. 61. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a rotas ortodrômicas e loxodrômicas, pode-se afirmar que um voo de curta duração convenientemente é realizado por uma rota loxodrômica porque:
Ocultar opções de resposta 
Correta: Instrumento básico de navegação
a diferença de distâncias percorridas entre uma rota loxodrômica, ou ortodrômica, entre origens e destinos relativamente próximos é desprezível, sendo mais cômoda a navegação com rumo constante (rota loxodrômica).
Resposta correta
para realizar voos loxodrômicos os pilotos devem ajustar o voo de forma a manter o horizonte virtual sempre alinhado, de modo que irá voar “reto” ao longo de toda a rota do voo.
os mapas aeronáuticos apresentam orientação com o norte magnético e as rotas são realizadas com orientação ao norte verdadeiros, assim, menores influências devido à diferença entre ambas são obtidas em rotas loxodrômicas.
conforme a etimologia das palavras, os prefixos orto (reto) e loxo (curvo), demonstram que os voos sempre serão curvos, devido à esfericidade da Terra, logo, todos os voos são realizados por rotas loxodrômicas.
um piloto em voo em rota loxodrômica terá uma carga de trabalho elevada de correção do rumo da aeronave em voos de curta distância sem o uso de piloto automático, assim, é mais conveniente o voo ortodrômico.
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
0/0
Leia o trecho a seguir:
“Diante da complexidade do espaço geográfico, algumas informações são sempre priorizadas em detrimento de outras. Seria impossível representar todos os elementos – físicos, econômicos, humanos e políticos – num único mapa. Seu objetivo fundamental é o de permitir o registro e a localização dos elementos cartografados e facilitar a orientação no espaço geográfico. Portanto, qualquer mapa será sempre uma simplificação da realidade para atender ao interesse do usuário.”
Fonte: SENE, Eustáquio de. Geografia gera do Brasil, Vol. 1: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2012. p. 30.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a unidades de medida: distância, velocidade e geodésicas, pode-se afirmar que, em cartas aeronáuticas, realizar as medidas utilizando a escala das unidades de distância em milhas náuticas é mais adequado porque:
Ocultar opções de resposta 
a obtenção de outros tipos de unidades de velocidade ou tempo, como pulso estelar, é mais adequada do que as escalas empregadas nas cartas aeronáuticas.
os mapas e cartas aeronáuticos foram baseados nas metodologias e práticas da navegação marítima, sendo obrigatória a correspondência com as unidades da marinha.
a conversão de unidades de quilômetros para a correspondente unidade de velocidade usual da aviação é muito complexa, só sendo possível com uso de supercomputadores.
as taxas de deslocamento por unidades de tempo em aviação não correspondem à realidade devido à imprecisão dimensional das cartas aeronáuticas.
Correta: 
obtém-se as velocidades, de cada etapa do voo, diretamente em milhas náuticas por hora, isto é, em nós (Kt – knots em inglês), unidade de velocidade padrão na aviação.
Resposta correta
2. Pergunta 2
0/0
Rotas de voos são mais econômicas quando descrevem deslocamentos em linhas retas entre um ponto e outro, seja origem e destino, ou em um voo visual, de uma referência à próxima.
As tecnologias digitais disponibilizam automatizações à etapa do planejamento do voo quanto aos cálculos das distâncias, mas conhecer a forma manual de realiza-lo é básico na formação de um piloto. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre rotas ortodrômicas e loxodrômicas, analise os procedimentos a seguir e ordene as etapas de acordo com a sequência do procedimento de cálculo de distâncias que ocorrem durante o planejamento de voo utilizando cartas aeronáuticas:
( ) Traça-se uma linha ligando os dois pontos.
( ) Converte-se a medida obtida em graus em minutos em milhas náuticas.
( ) Sobrepõe-se a medida a um meridiano ou ao Equador.
( ) Mede-se a distância utilizando-se um compasso, régua ou pedaço de papel.
( ) Marcam-se os pontos de origem e destino.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Ocultar opções de resposta 
4, 2, 3, 5, 1.
1, 3, 2, 5, 4.
5, 2, 1, 3, 4.
Correta: 
2, 5, 4, 3, 1.
Resposta correta
3, 5, 2, 1, 4.
3. Pergunta 3
0/0
Leia o trecho a seguir:
Segundo BIANCHINI (2014), nas cartas aeronáuticas mundiais (WAC), a identificação das informações básicas sobre as pistas dos aeródromos, como: as suas dimensões, orientações das cabeceiras, se a pista é asfaltadas e se o aeródromo é militar, civil, ou misto são dados contidos nos componentes da Legenda, conforme descrito em: “Legenda de informações aeronáuticas: os dados desta legenda são referentes às informações aeronáuticas, como: aeródromos, auxílios à navegação, linhas isogônicas, espaço aéreo condicionado, obstáculos etc.”
Fonte: BIANCHINI, Denis. Navegação Aérea Visual. Piloto Privado. São Paulo: Bianch, 2014. p. 82.
Considerando o trecho apresentado e o conteúdo estudado sobre componentes das cartas WAC, pode-se afirmar que essas informações têm sua importância no planejamento do voo porque:
Ocultar opções de resposta 
o voo deve ser realizado seguindo a direção da rota, que deve estar alinhado com o sentido da pista, permitindo o pouso direto da aeronave e economizando combustível e tempo de voo.
há necessidade de que os voos sejam operados apenas se houver compatibilidade entre os aeródromos de origem e destino, a exemplo: militar para militar, civil para civil.
Correta: 
permitem uma primeira análise suficiente para determinar se é possível realizar o voo quanto à compatibilidade entre a performanceda aeronave e a classificação de operação e dimensões das pistas dos aeródromos.
Resposta correta
mesmo sabendo que qualquer aeronave pode pousar em qualquer tipo de aeródromo, essas informações servem para saber o sentido do nascer ou pôr do sol nas localidades.
com base nessas informações, será possível ao piloto conhecer as condições meteorológicas das localidades de origem, rota e destino.
4. Pergunta 4
0/0
Um dos equipamentos dependentes do sistema de Pitot é o velocímetro, instrumento capaz apresentar a velocidade do deslocamento da aeronave através do cálculo da diferença entre a pressão estática e a pressão dinâmica.
Dependendo da altitude que a aeronave esteja voando, a velocidade de deslocamento poderá apresentar incorreções. 
Considerando o texto apresentado e os conteúdos estudados sobre sistema de Pitot estático, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Uma indicação mais apropriada da taxa de deslocamento de uma aeronave em voo é a velocidade aerodinâmica ou verdadeira (VA), cujo termo em inglês é true airspeed (TAS), pois é a velocidade corrigida para os erros da densidade atmosférica. 
Porque:
II. A densidade do ar sofre influência da pressão do ar, diminuindo conforme maior for a altitude, assim, implicando em aumento da velocidade aerodinâmica à medida que a aeronave ganha altitude.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
5. Pergunta 5
0/0
Os equipamentos a bordo das aeronaves permitem coletar informações de suma importância sobre o estado da aeronave, sua performance em voo e distanciamento em relação ao solo e outras aeronaves em voo. Um dos componentes mais importantes é o sistema de pitot estático, pois dele dependem diversos equipamentos, como: altímetro, velocímetro e climb. 
Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados sobre sistema de pitot estático, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. As tomadas estáticas de pressão geralmente ficam localizadas na fuselagem da aeronave, sendo que em algumas aeronaves há uma tomada secundária. Essa redundância visa a segurança das operações aéreas.
Porque:
II. Havendo uma obstrução das tomadas estáticas principais, seja pelo acúmulo de gelo, ou entrada de sujeiras ou insetos, poderá ocasionar erro na indicação dos instrumentos alimentados pelo sistema de pitot e a existência de uma segunda tomada de pressão reduz o risco de ocorrência de inoperâncias de equipamentos.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
6. Pergunta 6
0/0
Leia o trecho a seguir:
“Embora a menor distância entre dois pontos na superfície da Terra seja obtida através de uma rota ortodrômica, é quase sempre mais conveniente navegar por uma rota loxodrômica, uma vez que neste tipo de rota o piloto navega com o rumo constante.”
Fonte: BIANCHINI, Denis. Navegação Aérea Visual. Piloto Privado. São Paulo. Bianch, 2014. p. 61. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a rotas ortodrômicas e loxodrômicas, pode-se afirmar que um voo de curta duração convenientemente é realizado por uma rota loxodrômica porque:
Ocultar opções de resposta 
os mapas aeronáuticos apresentam orientação com o norte magnético e as rotas são realizadas com orientação ao norte verdadeiros, assim, menores influências devido à diferença entre ambas são obtidas em rotas loxodrômicas.
um piloto em voo em rota loxodrômica terá uma carga de trabalho elevada de correção do rumo da aeronave em voos de curta distância sem o uso de piloto automático, assim, é mais conveniente o voo ortodrômico.
conforme a etimologia das palavras, os prefixos orto (reto) e loxo (curvo), demonstram que os voos sempre serão curvos, devido à esfericidade da Terra, logo, todos os voos são realizados por rotas loxodrômicas.
para realizar voos loxodrômicos os pilotos devem ajustar o voo de forma a manter o horizonte virtual sempre alinhado, de modo que irá voar “reto” ao longo de toda a rota do voo.
Correta: 
a diferença de distâncias percorridas entre uma rota loxodrômica, ou ortodrômica, entre origens e destinos relativamente próximos é desprezível, sendo mais cômoda a navegação com rumo constante (rota loxodrômica).
Resposta correta
7. Pergunta 7
0/0
Um dos principais componentes presente em uma Carta Aeronáutica Mundial (WAC) é altitude máxima de quadrícula (MEF), que busca atender a finalidade de prover informações suficiente na etapa de planejamento e segurança durante a realização do voo realizando sob regras de navegação aérea visual.
Um parâmetro de segurança utilizado para seleção da altitude ou nível do voo visual é o de acrescentar pelo menos 1.000 pés acima do MEF da região que se pretende sobrevoar. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre componentes das cartas WAC, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Em cartas WAC, haverá a indicação de pelo menos um MEF (Maximum elevation figures, em português Valores das Elevações Máximas), por quadrículas formadas pelas linhas graduadas de paralelos e meridianos.
Porque:
II. Os MEF serão apresentados na seguinte configuração: a primeira parte, em algarismos grandes, com as unidades de milhares de pés, e a segunda parte, com algarismos pequenos, com as unidades de centenas de pés acima do nível médio do mar.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Incorreta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
8. Pergunta 8
0/0
Considere a seguinte situação hipotética:
Um piloto está planejando um voo visual do aeródromo A para o B, utilizando uma Carta Aeronáutica Mundial (WAC) da região onde se encontram os referidos aeródromos, buscando atender as normativas de seleção do nível de voo seguro. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre componentes das cartas WAC, analise os procedimentos a seguir e ordene as etapas de acordo com a sequência que devem durante planejamento do voo para que o piloto tenha a certeza de que manterá uma separação segura de todos os obstáculos presentes em sua rota:
( ) Consultar uma tabela de níveis de voo em rota, para determinar nível de voo mais adequado para a rota.
( ) Traçar a rota na WAC, observando a quantidade de quadrículas envolvidas.
( ) Adicionar à elevação do maior MEF das quadrículas envolvidas na rota, uma altitude de 1.000 pés, para determinação de uma separação segura.
( ) Relacionar as MEFs envolvidas na rota pretendida para destacar a de maior elevação.
( ) Analisar a altitude obtida e correlacionar com o sentido da rota e o nível de voo visual a ser selecionado. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Ocultar opções de resposta 
4, 3, 5, 1, 2.
Correta: 
5, 1, 3, 2, 4.
Resposta correta
1, 5, 3, 4, 1.
3, 2, 5, 1, 4.
2, 5, 1, 3, 4.
9. Pergunta 9
0/0
Leia o trecho a seguir:
“Instrumento básico de navegação e orientação presente em qualquer aeronave, a bússola magnéticaé um dos instrumentos de navegação mais antigos, cuja finalidade é a indicação de direções magnéticas na superfície terrestre.”
Fonte: BIANCHINI, Denis. Navegação Aérea Visual. Piloto Privado. São Paulo: Bianch, 2014. p. 140.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre outros equipamentos de bordo, pode-se afirmar que a bússola ainda é um equipamento essencial à navegação aérea, porém, deve-se observar se a mesma está adequadamente instalada porque:
Ocultar opções de resposta 
dependendo da posição do equipamento, a bússola poderá se destacar dos demais equipamentos, implicando em desvios do campo de visão para a observação dos demais equipamentos.
o design do painel da aeronave poderá ficar sem harmonia e estética, o que poderá acarretar desconforto visual, ou mesmo insatisfação do piloto em comando durante a realização do voo.
o posicionamento de uma bússola no painel sempre incorrerá em perfurações em cabos e dutos de outros equipamentos, o que implicará em inoperâncias destes outros.
Correta: 
a existência de equipamentos ou metais erroneamente próximos da bússola podem provocar desvio da agulha magnética e, consequentemente, um erro na indicação da direção.
Resposta correta
a bússola possui uma agulha imantada e, como esta é constituída de um material magnético, poderá criar campo que influenciará nas indicações de outros equipamentos do painel da aeronave.
10. Pergunta 10
0/0
Segundo Bianchini (2015), o método para transformar graus e minutos para distância em milhas náuticas é muito simples, sendo o primeiro passo obter o valor em graus entre um ponto A a um ponto B determinado em uma carta aeronáutica, traçando uma linha, que representa a rota, unindo ambos os pontos, depois, com o auxílio de um compasso, ou de uma régua, ou mesmo de um pedaço de papel, marcar a distância entre os pontos e sobrepor num meridiano qualquer, ou mesmo na linha do Equador e fazendo a correspondência de 1 minuto para 1 milha náutica.
Fonte: BIANCHINI, Denis. Navegação Aérea Visual. Piloto Privado. São Paulo: Bianch, 2014. p. 56.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre unidades de medida: distância, velocidade e geodésicas, pode-se afirmar que não se deve medir a distância em graus para a conversão em milhas náuticas sobre os paralelos, com exceção do Equador, porque:
Ocultar opções de resposta 
a taxa de velocidade encontrada a partir destes cálculos necessitará de cálculos de correção, devido às menores temperaturas próximas aos polos.
as milhas náuticas são unidades que devem ser medidas sobre regiões líquidas, pois nos primórdios mediam-se as velocidades com cordas com nós.
os mapas e cartas aeronáuticos foram baseados nas metodologias e práticas da navegação marítima, usando os paralelos nos cálculos.
a conversão de unidades de graus em milhas náuticas é executada utilizando as marcações dos círculos menores, em que há correspondência entre graus e milhas náuticas.
Correta: 
a medida de minutos de graus não irá corresponder a mesma quantidade de milhas náuticas que a obtida sobre um meridiano ou Equador.
Resposta correta
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
0/0
Leia o trecho a seguir:
“Proa: é a direção do eixo longitudinal da aeronave, ou seja, a direção para onde o nariz da aeronave está apontado.
Rota: é a projeção na superfície da Terra, da trajetória prevista ou percorrida por uma aeronave.
A proa e o rumo poderão sofrer algumas variações, que ocorrem devido à existência de um norte geográfico e outro magnético. Essa variação é causada devido ao magnetismo terrestre.”
Fonte: BIANCHINI, D. Navegação Aérea Visual. Piloto Privado. São Paulo. Bianch, 2014. p. 91.
Considere que o rumo de uma aeronave em voo é a representação do sentido do voo sobre uma região, mesmo que a linha imaginária que liga a cauda da aeronave e se prolonga em direção do nariz da mesma não esteja alinhada. De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre proa e rumos, pode-se afirmar que a situação exposta acima ocorre porque:
Ocultar opções de resposta 
para as aeronaves se tornarem mais eficientes quanto ao consumo de combustível em voo, elas se inclinam para aproveitar a incidência do vento, como as velas dos navios.
da mesma forma que a agulha imantada da bússola, as aeronaves constituídas de metal em sua fuselagem são atraídas pelas linhas magnéticas, gerando inclinações na proa.
é necessário compensar a influência da componente (Z) das linhas magnéticas em voos com uso de sistemas baseados em GPS, da mesma forma que com o uso de bússola.
Correta: 
em voo, uma aeronave está sujeita à influência do regime dos ventos na atmosfera, exigindo que a aeronave realize uma correção de deriva para se manter na rota.
Resposta correta
em procedimento de voo em elevadas altitudes, uma aeronave pressurizada apresenta uma densidade diferente da atmosfera circundante, o que implica em uma certa inclinação na sua proa.
2. Pergunta 2
0/0
Leia o trecho a seguir:
“Os cálculos de vento serão realizados na Face B do computador de voo, e as características desta face já foram analisadas no início deste capítulo.
Basicamente serão solicitados três tipos de cálculos. 
- No primeiro caso será necessário encontrar a proa verdadeira (PV) e a velocidade no solo (VS).
- No segundo caso calcularemos o rumo verdadeiro (RV) e a velocidade no solo (VS ou GS).
- No terceiro, e último caso, calcularemos a direção e a velocidade do vento.”
Fonte: BIANCHINI, Denis. Navegação Aérea Visual. Piloto Privado. São Paulo: Bianch, 2014. p. 201.
Considerando essas informações e o conteúdo estudados em cálculos com a Face B, pode-se afirmar que as variáveis exigidas nos cálculos estão relacionadas ao efeito do vento na navegação, porque:
Ocultar opções de resposta 
o computador de voo possui escalas aritméticas que apresentam correspondência entre as fixas e as móveis, exigindo apenas a inserção adequada dos valores.
Correta: 
com estas variáveis, é possível realizar os cálculos da deriva e a determinação da correção de deriva necessária à manutenção do voo dentro dos níveis de segurança exigidos.
Resposta correta
a metodologia imposta pela OMM exige que os protocolos internacionais, quanto à influência do vento nos voos, sejam obedecidos para que assim os cálculos sejam válidos.
na Face B, as conversões de unidades, cálculos de velocidade, autonomia, tempo de voo, entre outras, são realizadas com as variáveis relacionadas para a obtenção dos parâmetros do vento.
porque as variáveis relacionadas são interdependentes e as sub-rotinas realizadas pelo computador de voo exigem que elas sejam inseridas. Caso contrário, ocorrerão loopings eternos.
3. Pergunta 3
0/0
Leia o trecho a seguir:
“O computador de voo mecânico foi desenvolvido para simplificar os cálculos de navegação. Este equipamento, geralmente construído em metal ou em papelão plastificado, consiste em duas partes circulares que se movem sobre uma régua graduada.”
Fonte: BIANCHINI, D. Navegação Aérea Visual. Piloto Privado. São Paulo. Bianch, 2014. p. 175
Considerando estas informações e o conteúdo estudado sobre computador de voo, pode-se afirmar que o advento do computador de voo tem sua importância no planejamento do voo porque:
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
mesmo que parecendo obsoleto, o computador de voo permite a realização de cálculos complexos de vento, autonomia, entre outros de forma rápida e com bom nível de precisão.
Resposta correta
com o computador de voo, o plano de voo pode ser encaminhado logo em seguida ao planejamento, bastando conectar a régua de cálculo manual com a internet de algum dispositivo.
como é exigido, ao longo da formação de piloto, conhecer e saber realizar os cálculos do planejamento de voo com ele, torna-se compulsório seu uso na vida profissional.
a OACI só reconhece os cálculos de navegação como válidos se no plano de voo constar qual o modelo que foi utilizado nos cálculos de tempo em rota, autonomia e definição da rota.
sem a confirmação da certificação e habilitação para uso de computador de voo através da ANAC, o pilotoé impedido de exercer a função de planejamento e apresentação do plano de voo.
4. Pergunta 4
0/0
Uma das questões técnicas relacionadas à utilização de bússolas para a navegação é a compensação do efeito das linhas do campo magnético (linhas magnéticas), quanto ao parâmetro Z, isto é, a linha magnética que atrai a ponta da agulha magnética em direção ao centro da Terra.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Linhas Magnéticas, em um voo realizado sobre a região onde se encontra o norte magnético da Terra, a bússola, mesmo que compensada, irá variar significativamente a direção indicada, porque:
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
sobre a posição do polo Norte as linhas magnéticas convergem na região, assim, a orientação da bússola irá variar rapidamente devido à densidade de linhas na região.
Resposta correta
as vibrações dos materiais no estado gasoso ou líquido diminuem quando passam para os outros estados físicos, assim, o material contido nas bússolas irá vibrar mais e gerar variações.
o frio extremo encontrado na região do polo Norte gerará desconforto térmico no piloto e tripulação, gerando vibrações tão grandes que irão influenciar na bússola.
tal qual os equipamentos de bordo de aeronaves dependentes do sistema de Pitot estático, o magnetismo da bússola será influenciado pela pressão atmosférica de regiões frias.
os materiais constituintes da fuselagem, bem como da bússola, irão contrair em temperatura extremamente frias, logo, apresentando as variações dimensionais quanto ao magnetismo.
5. Pergunta 5
0/0
Um voo planejado utilizando uma Carta Aeronáutica Mundial (WAC) e realizado conforme uma rota loxodrômica se dá quando a navegação aérea é executada mantendo sempre o rumo, ou a mesma direção, orientada pela bússola.
Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados sobre norte magnético e declinação magnética, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Uma rota loxodrômica é sempre mais longa do que uma em que se realiza correções da declinação magnética, mesmo que não seja perceptível em curtas distâncias.
Porque:
II. Sem as correções de declinação magnética, rotas loxodrômicas, realizadas em curvas, são mais longas do que as realizadas com correção, rotas ortodrômicas, por serem retas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
6. Pergunta 6
0/0
Leia o trecho a seguir:
“As escalas são numeradas apenas de 10 a 99, porém, podem ser utilizadas para o cálculo de qualquer número ou valor. Por exemplo, o número 22 do computador pode ser utilizado para representar 0.22, 2.2, 22, 220 ou 2200.”
Fonte: BIANCHINI, D. Navegação Aérea Visual. Piloto Privado. São Paulo: Bianch, 2014. p. 178.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cálculos com a Face A, pode-se afirmar que, quando um piloto de uma aeronave de pequeno porte encontra o valor de 14.5 para a velocidade de solo (GS) ao realizar um procedimento de cálculo usando o computador de voo para a etapa do voo em rota, este valor não poderá ser de 1450 kt, ou mesmo de 1.45 kt, porque:
Ocultar opções de resposta 
os voos nestas velocidades só são permitidos para aeronaves de grande porte ou com performances compatíveis com voos supersônicos ou alteração de asa fixa para rotativa.
Correta: 
uma aeronave de pequeno porte não possui performance para realizar voos supersônicos, nem tampouco poderia se manter em voo com uma velocidade abaixo da stoll.
Resposta correta
o computador de voo só permite resultados nos valores possíveis da escala, de modo que é proibido realizar correspondências com múltiplos e submúltiplos dos valores obtidos.
a OACI só permite voos supersônicos para altitudes acima do nível 500, o que uma aeronave de pequeno porte não alcança, e para voos abaixo de 10 kt, somente para aeróstatos.
a ausência de erros, lapsos e violações em cálculos de planejamento de voo ou mesmo durante a realização dos mesmos é garantida pelo controle do tráfego aéreo.
7. Pergunta 7
0/0
A Face B de um computador de Voo tipo E6-B, permite realizar cálculos de estimativa dos efeitos do vento na navegação de forma prática e rápida, quando comparada à metodologia de manipulação da Face B de computadores do tipo CR-3. 
Considerando o texto apresentado e os conteúdos estudados sobre cálculos com a Face B, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para a identificação da Proa Verdadeira (PV) e a Velocidade no Solo (VS) deve-se ter os valores de Rumo verdadeiro (RV), Deriva Verdadeira (DV) e Velocidade do vento (VV).
Porque:
II. A interferência do vento, além de poder gerar deriva, reduz a eficiência do voo, por isso, no cálculo da PV e VS é necessário correlacionar na Face B os valores de RV, DV e VV.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
8. Pergunta 8
0/0
Leia o trecho a seguir:
“Há dois tipos de computadores de voo, os do tipo de régua (E6-B) e o circular (CR-3). Ambos os modelos têm a mesma função, portanto, a escolha do modelo a ser utilizado é muito pessoal. O computador mais utilizado é o do tipo régua (E6-B), por ser mais fácil de trabalhar.”
Fonte: BIANCHINI, D. Navegação Aérea Visual. Piloto Privado. São Paulo. Bianch, 2014. p. 176.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de computadores de voo, pode-se afirmar que, independente do modelo de computador de voo, os procedimentos realizados com esta ferramenta facilitam os cálculos, porque:
Ocultar opções de resposta 
sendo de papel, alumínio, ou plástico permitem sua manipulação mesmo em ambientes de tempo severo, pois são poucos os sistemas eletrônicos que possam ser afetados por chuva ou descargas elétricas.
Correta: 
os computadores de voo contam com escalas fixas e móveis, tabelas, que com a adequada manipulação permitem cálculos rápidos e com um nível de precisão adequada.
Resposta correta
o computador de voo pode ser acoplado aos sistemas aviônicos das aeronaves e permitir as correções necessárias pelo piloto automático durante o voo em rota.
as duas faces dos modelos de computador de voo permitem que tanto destros como canhotos realizem os cálculos de forma ágil e precisa, pois cada face é adaptada para todos os pilotos.
mesmo com toda a evolução tecnológica e disponibilidades de meios digitais para realizar os cálculos, os computadores de voo são mais precisos e permitem certificação junto a ANAC.
9. Pergunta 9
0/0
Nos computadores de voo, por utilizarem escalas logarítmicas, os números não estão dispostos de forma equidistante ao longo das mesmas, sendo que, seguindo o sentido horário, a distância entre os números vai reduzindo. Assim, deve-se compreender que os valores de cada unidade à medida que se segue este sentido representam valores de 1, 2 a 5 por cada traço.
Considerando o texto apresentado e os conteúdos estudados sobre cálculos com a Face A, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O procedimento de cálculo da velocidade aerodinâmica, utilizando a velocidade indicada no computador de voo, exige outras variáveis, como o nível de voo e a temperatura do ar neste nível.
Porque:
II. A velocidade aerodinâmica é dependente da densidade do ar, logo, a realização de cálculos necessita da velocidade indicada, nívelde voo e a temperatura do ar nesta.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
10. Pergunta 10
0/0
Um recurso metodológico para avaliação dos campos de atuação de determinada variável, como: pressão atmosférica, ventos, temperaturas etc. é a plotagem sobre um mapa base das linhas que unem os pontos de mesmos valores. Assim, é possível observar as distribuições (concentrações, vazios etc.), bem como avaliar os gradientes (taxas de variações), entre as regiões e assim realizar análises teóricas e tomadas de decisões operacionais. 
Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados sobre linhas magnéticas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Numa carta aeronáutica, as linhas que unem pontos de declinação magnética nula são chamadas de agônicas, a utilização desta na orientação por bússolas tem importância operacional.
Porque:
II. A compreensão de que em regiões com linhas agônicas (logo, declinação magnética nula) a execução dos voos não necessita de correções do rumo magnético simplifica as operações.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
0/0
Leia o excerto a seguir:
“Cada GNSS compreende uma constelação de satélites, denominada segmento espacial e segmento terrestre. A principal ideia por trás do GNSS é medir as distâncias entre um satélite e um usuário localizado na superfície da Terra ou em voo na baixa atmosfera.”
Fonte: PETROVSKI, I. GPS, GLONASS, Galileo, and BeiDou for Mobile Devices. Cambridge: Cambridge University Press, 2014. p. 3.
Considerando essas informações e o conteúdo estudados sobre navegação, pode-se afirmar que o Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) vem substituindo as convencionais infraestruturas de navegação com sistemas transmissores em solo, porque:
Ocultar opções de resposta 
as autoridades estão buscando se prevenir das consequências da possível inversão dos polos magnéticos da Terra.
a aviação vem desenvolvendo cada vez mais tecnologias de entretenimento a bordo das aeronaves, necessitando de mais banda de internet.
com a crescente demanda por Broadcastings, em frequência AM, as comunicações de navegação devem migrar para via satélite.
com o crescimento exponencial da população e a necessidade de melhor o uso do solo, as antenas de NDB devem ser removidas.
Correta: 
permite a implementação dos conceitos inovadores de navegação e gestão do espaço aéreo, como RNAV, RNP, RVSM, PBN e CSN/ATM.
Resposta correta
2. Pergunta 2
0/0
Leia o excerto a seguir:
“Em um dia a Terra efetua uma rotação completa de 360°, ou seja, temos 360° de longitude em 24 horas, o que equivale a 15° por hora. Portanto, a Terra gira exatos 15° a cada hora (15° x 24 = 360°).”
Fonte: BIANCHINI, D. Navegação aérea visual: piloto privado. São Paulo: Bianchi, 2014. p. 146.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Tempo-Longitude, pode-se afirmar que teoricamente a diferença de tempo entre duas cidades afastadas 46° de longitude seria de 3:04, porque:
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
a correspondência entre tempo e longitude permite realizar avaliações teóricas sobre a hora local, assim, tomando-se 1° para cada 4 minutos, obtêm-se o valor da diferença.
Resposta correta
a Terra possui meridianos e antemeridianos diametralmente opostos, assim, é possível realizar os cálculos de correspondência entre localidades situadas sobre estas.
o uso de réguas de cálculo com escalas logarítmicas demonstra a relação entre tempo e longitude, já que a divisão da circunferência da Terra obedece a uma escala logarítmica.
a razão entre os 360° de longitudes e os 90° de latitude (norte ou sul) estabelece uma correspondência de 4°, permitindo assim avaliar a diferença de tempo entre localidades.
a correspondência entre latitudes e o tempo permite conhecer o tempo de exposição solar sobre as regiões, assim, quanto mais próximo dos polos, cada grau corresponderá a 4 minutos.
3. Pergunta 3
0/0
Segundo o Anexo III do RBAC 43, referente à inspeção anual e inspeção de 100 horas, cada pessoa habilitada a fazer inspeção anual ou inspeção de 100 horas deve usar uma lista de verificações (checklist) quando realizar a inspeção.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo abordado sobre checklists para o voo, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A lista pode ser elaborada pela própria pessoa, pode ser provida pelo fabricante do equipamento que está sendo inspecionado ou pode ser obtida de uma outra fonte.
Porque:
II. O que importa na lista é a abrangência aos propósitos e aos detalhes dos itens contidos no Apêndice D do RBAC 43 e no parágrafo (b), quando aplicável.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. Pergunta 4
0/0
Leia o excerto a seguir:
“UTC é a hora do meridiano zero, ou do meridiano de Greenwich, adotada como a hora padrão em qualquer fuso e amplamente utilizada na aviação. A utilização da hora UTC facilita muito a comunicação e a navegação, principalmente em voos onde há o cruzamento de diversas zonas de fuso.”
Fonte: BIANCHINI, D. Navegação aérea visual: piloto privado. São Paulo: Bianchi, 2014. p. 157.
Considerando estas informações e o conteúdo estudado sobre padrões horários, pode-se afirmar que a hora UTC (Coordenated Universal Time) é também conhecida como Hora Z (Zulu), porque:
Ocultar opções de resposta 
a componente da força de atuação das linhas magnéticas que atuam sobre a Terra, atraindo para o centro, é a “Z”.
na aviação um dos métodos de navegação era o celestial, em que Zênite significa “caminho acima da cabeça”.
Correta: 
faz referência ao indicativo do fuso zero do meridiano de Greenwich, e veio a substituir a hora GMT (Greenwich Mean Time).
Resposta correta
o termo está relacionado a Zona, com o intuito de alertar aos pilotos quanto a organização necessária na aviação.
buscaram homenagear o continente africano, porque o Meridiano de Greenwich cruza uma parte territorial deste.
5. Pergunta 5
0/0
Cada método de contagem do tempo busca definir um padrão de horário, com maior ou menor variabilidade, de forma que atenda às demandas práticas de forma adequada.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre padrões horários, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O tráfego de um voo internacional é coordenado desde a decolagem até o pouso sobre o mesmo padrão de contagem de horas, independente dos fusos horários que cruza.
Porque:
II. Para coordenar os protocolos de transmissão dos dados digitais através da internet, o padrão de hora poderá ser o Swatch Internet Time.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras,mas a II não é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Incorreta: 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
6. Pergunta 6
0/0
Leia o excerto a seguir:
“Tabela de níveis de voo: exceto quando autorizado pelo órgão ATC os voos IFR em nível de cruzeiro serão efetuados em um nível apropriado à rota, de acordo com a tabela de níveis de cruzeiro, em função do rumo magnético.”
Fonte: BIANCHINI, D. Navegação aérea visual: piloto privado. São Paulo: Bianchi, 2014. p. 251.
Considerando estas informações e o conteúdo estudado sobre campos do plano de voo, pode-se afirmar que, para preencher no item 15 do plano de voo a informação do nível de voo, ou altitude, a seleção deve também atender a critérios de eficiência do voo, avaliando as condições meteorológicas em rota, porque:
Ocultar opções de resposta 
a chuva pode interferir no sinal de WiFi disponibilizado a bordo das aeronaves, gerando impossibilidade de comercialização do serviço e acarretando prejuízos.
para poder comercializar o serviço de bordo nas aeronaves, o piloto deve selecionar o nível que apresente menor possibilidade de turbulência, permitindo que o serviço seja realizado.
o conforto térmico aos passageiros e tripulação depende no nível de voo selecionado pelo piloto em comando da aeronave e pode comprometer o sistema de condicionamento de ar.
os efeitos das trovoadas, quando não houve adequado planejamento da rota para ter afastamento das nuvens de cumulonimbus, são interferências no sistema de áudio.
Correta: 
para que os cálculos de tempo, percurso e autonomia sejam otimizados, a influência do vento e possíveis desvios por condições meteorológicas em rota devem ser observados.
Resposta correta
7. Pergunta 7
0/0
Leia o excerto a seguir:
“Em uma aeronave que dispõe de sistema extintor opcional, durante o teste do sistema de detecção de incêndio, se a luz vermelha MASTER WARNING do piloto e do co-piloto piscar, as indicações vermelhas aparecerão L ENG FIRE – PUSH TO EXT e R ENGINE FIRE – PUSH TO EXT. A falha dos indicadores de detecção de incêndio em qualquer uma das posições de teste indica um mau funcionamento nesse sistema. Quando a luz não acende durante o teste, existe uma situação de item NO-GO, isto é, de impedimento de prosseguir para o voo. Se não houver resposta em nenhuma posição, verifique o disjuntor.”
Fonte: FLIGHTSAFETY INTERNATIONAL. Manual de treinamento do piloto do Super King Air 200/B200. New York: FlightSafety International, 2002.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre checklists para o voo, pode-se afirmar que o checklist pré-voo é obrigatório para todos os tipos de aeronaves, porque:
Ocultar opções de resposta 
a Infraero realiza inspeções de Segurança Operacional de pátio buscando observar a presença de F.O. ou ocorrências de F.O.D.
a Anac realiza inspeções regulares dos serviços prestados aos passageiros no saguão dos aeroportos que atendem a voos regulares.
Correta: 
os procedimentos de checklists na aviação buscam contornar fatores de riscos potencializadores de acidentes, como negligências, erros e falhas.
Resposta correta
a Organização Mundial da Meteorologia especifica parâmetros de observações à superfície que norteiam a qualidade dos dados coletados.
o Comando da Aeronáutica em sua publicação RCA 102-1 de 2010 define as atividades de telecomunicações do Comaer.
8. Pergunta 8
0/0
Leia o excerto a seguir:
“Enquanto na maior parte do Brasil são 9 horas da noite do sábado, no Japão, do outro lado do globo, são 9 horas da manhã do domingo. O planeta tem, simultaneamente, duas datas, que mudam em dois pontos: no fuso em que for meia-noite e no fuso oposto ao meridiano de Greenwich, ponto pelo qual passa a linha internacional de mudança de data.”
Fonte: SENE, E. Geografia geral do Brasil: espaço geográfico e globalização. 1. ed. São Paulo: Scipione, 2012. p. 24.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fusos horários, pode-se afirmar que se houvesse um voo direto de 23 horas, saindo de Recife às 12:00 da sexta, para Tóquio, via Los Angeles, ele chegaria na segunda-feira, porque:
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
quando o avião cruzar no fuso horário da Linha Internacional da Mudança de Data, imediatamente, ainda no mesmo fuso, ele estará em um dia a mais.
Resposta correta
a aeronave irá sobrevoar o Triângulo das Bermudas quando estiver em direção a Los Angeles, próximo ao Mar do Caribe.
o voo será realizado sobre dois oceanos, o Atlântico e o Pacífico, logo, alterando por convenção a data duas vezes.
os cálculos relacionados à teoria da relatividade de Einstein demonstram esta possibilidade paradoxal através da equação E=mc².
a aeronave irá sobrevoar duas linhas agônicas, isto é, de declinação magnética zero, logo, alterando a data duas vezes.
9. Pergunta 9
0/0
Um piloto ao planejar o voo seu voo de Campina Grande (PB) para Fortaleza (CE), deve realizar os cálculos de cada etapa do voo para poder estabelecer o tempo de voo e, por conseguinte, o combustível que deverá abastecer na aeronave para que tenha a autonomia e alcance adequados ao voo seguro, conforme as normativas vigentes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre avaliações das etapas dos voos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Autonomia é o tempo que uma aeronave consegue se manter em voo com uma quantidade de combustível específica.
Porque:
II. Alcance é a distância que uma aeronave pode voar, sem influência do regime de ventos, com uma quantidade de combustível específica.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
10. Pergunta 10
0/0
Os equipamentos de solo que auxiliam a navegação emitem sinais eletromagnéticos na faixa de baixa frequência, na banda de rádio (RF) de 30 kHz até 300 kHz, esta seleção se dá porque não é afetada através dos diversos meios entre o transmissor, a ionosfera e o receptor.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre equipamentos de radionavegação, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para atender ao alcance necessário, os sistemas NDB (radiofarol não direcional possuem antenas verticais que medem em média 10 metros de altura.
Porque:
II. Observando as considerações operacionais, de manutenção e os riscos de danos em caso de tombamento das antenas, o uso do solo nas redondezas deve ser considerado adequadamente.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Resposta correta

Mais conteúdos dessa disciplina