Logo Passei Direto
Buscar

citologia questões

User badge image
Billie

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A citologia é um método subjetivo, dependente do treinamento, experiência e até mesmo das condições de trabalho do examinador. Além disso, a realização dos exames citopatológicos do colo do útero envolve profissionais com diferentes qualificações, experiência e grau de responsabilidade. Em citopatologia, o controle de qualidade se baseia em técnicas de detecção, correção e redução de deficiências do processo de produção dentro do laboratório.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os métodos de controle de qualidade laboratorial em citopatologia, analise as afirmativas a seguir:
I. As amostras com mais de 75% das células escamosas obscurecidas devem ser insatisfatórias para análise.
II. A presença de leucócitos torna a amostra insatisfatória para análise.
III. A qualidade do esfregaço citológico deve ser mencionada no laudo.
IV. A citólise torna a amostra parcialmente obscurecida.
II e III.
I e II.
III e IV.
I e IV.
I e III.

A adequabilidade da amostra é um fator importante no controle de qualidade de uma amostra citopatológica. Uma amostra adequada para análise deve apresentar células em quantidade representativa, bem distribuídas, fixadas e coradas, de tal modo que sua observação permita uma conclusão diagnóstica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre adequabilidade de amostra citopatológica, pode-se afirmar que, para uma amostra ser considerada adequada, ela deve ter:
polimorfonucleares neutrófilos.
células da ectocérvice.
células endocervicais.
células provenientes da zona de transformação.
hemácias.

A estruturação de um sistema de controle de qualidade é necessária para garantir a efetividade do exame preventivo ginecológico, que permanece como principal estratégia para controle do câncer do colo do útero no mundo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre controle de qualidade do exame citopatológico, pode-se afirmar que os métodos de controle de qualidade disponíveis são importantes, pois:
evitam que ocorra a presença de células anormais no esfregaço.
evitam que ocorram erros de escrutínio.
minimizam a ocorrência de erros diagnósticos.
evitam que ocorram sobreposições celulares.
evitam que ocorram processos inflamatórios e necróticos no fundo da lâmina.

Leia o trecho a seguir: "Apesar dos altos índices de cura quando diagnosticado precocemente, o câncer de colo do útero ainda é um dos tumores mais frequentes na população feminina. A utilização da citopatologia nos programas de rastreamento auxiliou na modificação do perfil do diagnóstico, uma vez que na década de 1990 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva."
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a finalidade do exame citopatológico, pode-se afirmar que:
o objetivo do exame citopatológico é identificar a presença do HPV.
o objetivo do exame citopatológico é identificar as lesões pré-malignas e malignas antes do desenvolvimento do câncer cervical.
o objetivo do exame citopatológico é avaliar o tecido por meio do exame anatomopatológico.
o objetivo do exame citopatológico é identificar as lesões ocasionadas pelo HPV por meio da microscopia óptica.
o objetivo do exame citopatológico é identificar os organismos patogênicos que colonizam o trato genital feminino.

A ectocérvice corresponde à porção vaginal do colo uterino e encontra-se centralizada em torno do orifício externo – que é arredondado (puntiforme) em mulheres nulíparas, e em forma de fenda em mulheres multíparas. A ectocérvice é recoberta por um epitélio escamoso não-queratinizado, que consiste de quatro camadas: células basais alinhadas sobre uma membrana basal; células parabasais, entre a camada basal e as camadas celulares maduras; células intermediárias, poligonais e maduras; e células superficiais, com morfologia similar à das células intermediárias, porém, com núcleo picnótico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o epitélio, analise as afirmativas a seguir:
I. A junção escamo-colunar é o local de encontro do epitélio escamoso e glandular.
II. A coleta do exame citopatológico deve ter representatividade da junção escamo-colunar.
III. Um sinônimo para junção escamo-colunar é Zona de Transformação.
IV. São necessárias colorações especiais além da coloração de Papanicolaou para a visualização das células que compõem a junção escamo-colunar.
I, II e III.
I e II.
III e IV.
I e IV.
II, III e IV.

Com o objetivo de obter maior sensibilidade e especificidade para o método citopatológico, novas técnicas de coleta e preparo do material foram desenvolvidas. Em 1990, foi introduzida a citologia em meio líquido. Para que a leitura das lâminas fosse realizada por computadores, era necessário que o esfregaço apresentasse o menor número possível de artefatos e sobreposições celulares.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre controle de qualidade do exame citopatológico, pode-se afirmar que a citologia líquida é uma metodologia distinta da citologia convencional, porque:
a técnica elimina 100% dos interferentes e mantém os elementos celulares.
visa a obtenção de uma lâmina com fundo mais limpo, sem superposições de células e obscurecimento de outros elementos.
a técnica elimina células normais e mantém as células com atipias pré-malignas e malignas.
a técnica destaca as células pré-neoplásicas com outra coloração.
a técnica remove os microrganismos, as células inflamatórias e os processos reacionais da amostra.

A coloração de Papanicolaou tem sido utilizada de forma universal na citologia esfoliativa, porque permite demonstrar as diferenças entre as variações das camadas epiteliais, possibilitando a identificação precoce do câncer e de algumas outras doenças.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a técnica de coleta cervical, montagem da lâmina e fixação do material, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A hematoxilina de Harris, corante básico que reage com os ácidos nucleicos, confere ao núcleo uma coloração azulada.
II. ( ) O EA36 é um corante ácido que fixa os componentes básicos do citoplasma.
III. ( ) O álcool etílico tem a função de lavar e preparar o material para receber o corante aquoso.
IV. ( ) O EA36 é composto de eosina, verde luz ou verde brilhante e pardo de Bismarck.
V, V, F, V.
V, F, F, V.
V, V, V, F.
V, F, V, V.
F, V, F, V.

A coleta do exame citopatológico cervical segue uma sequência. O instrumento mais utilizado para a obtenção do esfregaço cervical é a espátula descrita em 1947 por um citoginecologista canadense chamado Ayre, que é utilizada até os dias de hoje para a coleta ectocervical.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, ordene os procedimentos a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem durante a coleta da amostra cervical:
( ) Fixação do material.
( ) Colocação do espéculo.
( ) Coletar amostra da ectocérvice com espátula de Ayre, fazendo o movimento giratório.
( ) Dispor o material ectocervical coletado na lâmina de vidro.
( ) Coletar a amostra endocervical com escova e dispor a coleta endocervical na lâmina de vidro com movimentos rotatórios.
4, 3, 2, 5, 1.
1, 4, 3, 5, 2.
5, 1, 2, 3, 4.
5, 3, 4, 2, 1.
2, 5, 3, 4, 1.

A técnica de coloração de Papanicolaou consiste em uma sequência de etapas que utilizam um conjunto de corantes com a finalidade de evidenciar a morfologia e os diferentes graus de maturação celular. Foi descrita pelo Dr. George Papanicolau, após analisar alterações celulares das regiões da cérvice e vagina, além de alterações apresentadas nas diferentes fases do ciclo menstrual.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Papanicolau, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O processo de coloração de Papanicolaou facilita o reconhecimento dos componentes celulares, uma vez que utiliza três corantes, dois citoplasmáticos e um nuclear.
II. Os núcleos captam os elementos basofílicos dos corantes, assumindo um tom azulado, enquanto o citoplasma pode adquirir um tom eosinofílico ou cianofílico.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Para a correta execução do exame de Papanicolaou é necessário realizar a coleta das células da ectocérvice e da endocérvice. Esse exame consiste na análise microscópica dessas células, com base em seus critérios morfológicos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as células encontradas no esfregaço vaginal, pode-se afirmar que os tipos celulares que compõem a ectocérvice são:
células escamosas superficiais e células endocervicais.
células escamosas superficiais, intermediárias e parabasais.
células metaplásicas.
células epiteliais glandulares.
células epiteliais endocervicais.

Observe a imagem citológica abaixo de um esfregaço citológico cérvico-vaginal convencional, que apresenta padrões citomorfológicos das células epiteliais em um esfregaço citológico corado pela coloração de Papanicolaou.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeiras(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As células representadas na imagem são células escamosas profundas.
II. ( ) As células representadas na imagem são células glandulares em formato de favo de mel e em paliçada.
III. ( ) As células vistas no esfregaço são células secretoras de muco.
IV. ( ) O esfregaço citológico representado na imagem contém células metaplásicas.
V, V, F, F.
V, F, V, V.
V, F, F, V.
F, V, V, F.

A metaplasia é um uma alteração reversível na qual um tipo de célula é substituído por outro tipo celular da mesma linhagem, como uma resposta protetiva ao epitélio. No epitélio cervical, é encontrada na Junção escamo-colunar.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os tipos celulares encontrados no esfregaço cervical, pode-se afirmar que a metaplasia escamosa é melhor representada nos esfregaços como:
células com núcleos anormais.
células com diferenciação citoplasmática.
células com defeitos de maturação.
células anucleadas.
células com citoplasmas anormais.

As células endometriais esfoliadas espontaneamente podem aparecer nos esfregaços citológicos como agregados ou isoladas em determinados períodos do ciclo menstrual, como durante ou após o período menstrual. Essas células são tipicamente menores que as células endocervicais e possuem características distintas, e por isso devem ser distinguidas das células endocervicais sempre que possível.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os tipos celulares encontrados no esfregaço cervical, pode-se afirmar as células endometriais podem ser identificadas pelas seguintes características:
as células endometriais se apresentam em grupamentos grandes, núcleos picnóticos do tamanho de uma célula superficial e sua coloração geralmente é eosinofílica.
as células endometrais são derivadas da junção escamo colunar e, portanto, podem se apresentar com citoplasma denso ou vacuolizado, com grânulos de queratohialina.
as células endometriais possuem núcleos de tamanhos variáveis, usualmente do tamanho de uma célula intermediária, citoplasma vacuolado e se agrupam em configuração favo de mel.
as células endometriais possuem citoplasma escasso, denso e vacuolado, alta relação núcleo citoplasmática. Tendem a formar grupamentos tridimensionais.
as células endometriais aparecem com frequência no esfregaço cervico-vaginal e apresentam núcleos com cromatina grosseira e citoplasma denso.

Entre os elementos não epiteliais nos esfregaços citológicos estão as células coradas, habitualmente em laranja pela coloração de Papanicolaou, anucleadas, podendo ser encontradas no esfregaço vaginal em condições de normalidade e em casos de câncer cervical invasivo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os elementos não epiteliais do esfregaço cervical, pode-se afirmar que a descrição acima se refere:
aos filamentos de muco.
às hemácias.
aos linfócitos.
aos histiócitos.
aos neutrófilos.

A citólise é um achado frequente no exame de Papanicolaou. É o rompimento e morte das células, e acontece principalmente nas células epiteliais da camada intermediária do tecido escamoso que reveste o colo uterino e o canal vaginal. O glicogênio presente no citoplasma dessas células propicia a proliferação de lactobacilos vaginais, que provocam a lise do citoplasma.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os componentes benignos do esfregaço cervical, pode-se afirmar que a citólise pode ser identificada pelas seguintes características morfológicas:
proliferação microbiana, com flora bacilar e cocóide.
proliferação leucocitária, com exsudato inflamatório.
artefatos de fixação na lâmina, e presença de hostiócitos gigantes.
esfregaços atróficos em mulheres menopausadas.
proliferação de lactobacilos e degeneração citoplasmática.

A análise de uma amostra citológica apresenta diversos desafios, entre eles a identificação correta dos componentes celulares. Em citologia cervico-vaginal, diversos padrões citológicos distintos podem causar confusão diagnóstica, como o representado na imagem a seguir:
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeiras(s) e F para a(s) falsa(s).
I. Na imagem predominam as células profundas do tipo parabasal.
II. Um esfregaço citológico com essa morfologia representada na imagem é considerado insatisfatório para análise.
III. A imagem citológica mostra a presença de polimorfonucleares neutrófilos.
IV. A sujeira no fundo da lâmina representada acima é decorrente de problemas nos corantes.
V, F, V, F.
V, F, F, V.
V, F, V, V.
F, V, V, F.
V, V, F, F.

A citologia estuda a morfologia das células individuais, suas características intrínsecas e suas funções. É uma área relacionada à histologia, e o conhecimento da sua inter-função é necessário para o entendimento dos processos patológicos que acometem a cérvice uterina. Alguns microorganismos podem infectar o epitélio cervical e causar modificações morfológicas nas células que podem ser identificadas pela microscopia.
Com base nas informações sobre os agentes microbiológicos no exame citopatológico, analise as afirmativas a seguir:
I. O vírus infectante das células cervicais pode ser visualizado utilizando-se um microscópio de luz normal.
II. Dois tipos de vírus sexualmente transmissíveis causam efeitos citopáticos que são capazes de se identificar na citologia.
III. O coilícito é o sinal patognomônico da infecção pelo vírus Herpes Simples.
IV. A marginação periférica da cromatina, característica morfológica da infecção viral, é causada pelo acúmulo de partículas virais.
II e III.
II e IV.
I e IV.
I e III.
III e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A citologia é um método subjetivo, dependente do treinamento, experiência e até mesmo das condições de trabalho do examinador. Além disso, a realização dos exames citopatológicos do colo do útero envolve profissionais com diferentes qualificações, experiência e grau de responsabilidade. Em citopatologia, o controle de qualidade se baseia em técnicas de detecção, correção e redução de deficiências do processo de produção dentro do laboratório.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os métodos de controle de qualidade laboratorial em citopatologia, analise as afirmativas a seguir:
I. As amostras com mais de 75% das células escamosas obscurecidas devem ser insatisfatórias para análise.
II. A presença de leucócitos torna a amostra insatisfatória para análise.
III. A qualidade do esfregaço citológico deve ser mencionada no laudo.
IV. A citólise torna a amostra parcialmente obscurecida.
II e III.
I e II.
III e IV.
I e IV.
I e III.

A adequabilidade da amostra é um fator importante no controle de qualidade de uma amostra citopatológica. Uma amostra adequada para análise deve apresentar células em quantidade representativa, bem distribuídas, fixadas e coradas, de tal modo que sua observação permita uma conclusão diagnóstica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre adequabilidade de amostra citopatológica, pode-se afirmar que, para uma amostra ser considerada adequada, ela deve ter:
polimorfonucleares neutrófilos.
células da ectocérvice.
células endocervicais.
células provenientes da zona de transformação.
hemácias.

A estruturação de um sistema de controle de qualidade é necessária para garantir a efetividade do exame preventivo ginecológico, que permanece como principal estratégia para controle do câncer do colo do útero no mundo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre controle de qualidade do exame citopatológico, pode-se afirmar que os métodos de controle de qualidade disponíveis são importantes, pois:
evitam que ocorra a presença de células anormais no esfregaço.
evitam que ocorram erros de escrutínio.
minimizam a ocorrência de erros diagnósticos.
evitam que ocorram sobreposições celulares.
evitam que ocorram processos inflamatórios e necróticos no fundo da lâmina.

Leia o trecho a seguir: "Apesar dos altos índices de cura quando diagnosticado precocemente, o câncer de colo do útero ainda é um dos tumores mais frequentes na população feminina. A utilização da citopatologia nos programas de rastreamento auxiliou na modificação do perfil do diagnóstico, uma vez que na década de 1990 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva."
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a finalidade do exame citopatológico, pode-se afirmar que:
o objetivo do exame citopatológico é identificar a presença do HPV.
o objetivo do exame citopatológico é identificar as lesões pré-malignas e malignas antes do desenvolvimento do câncer cervical.
o objetivo do exame citopatológico é avaliar o tecido por meio do exame anatomopatológico.
o objetivo do exame citopatológico é identificar as lesões ocasionadas pelo HPV por meio da microscopia óptica.
o objetivo do exame citopatológico é identificar os organismos patogênicos que colonizam o trato genital feminino.

A ectocérvice corresponde à porção vaginal do colo uterino e encontra-se centralizada em torno do orifício externo – que é arredondado (puntiforme) em mulheres nulíparas, e em forma de fenda em mulheres multíparas. A ectocérvice é recoberta por um epitélio escamoso não-queratinizado, que consiste de quatro camadas: células basais alinhadas sobre uma membrana basal; células parabasais, entre a camada basal e as camadas celulares maduras; células intermediárias, poligonais e maduras; e células superficiais, com morfologia similar à das células intermediárias, porém, com núcleo picnótico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o epitélio, analise as afirmativas a seguir:
I. A junção escamo-colunar é o local de encontro do epitélio escamoso e glandular.
II. A coleta do exame citopatológico deve ter representatividade da junção escamo-colunar.
III. Um sinônimo para junção escamo-colunar é Zona de Transformação.
IV. São necessárias colorações especiais além da coloração de Papanicolaou para a visualização das células que compõem a junção escamo-colunar.
I, II e III.
I e II.
III e IV.
I e IV.
II, III e IV.

Com o objetivo de obter maior sensibilidade e especificidade para o método citopatológico, novas técnicas de coleta e preparo do material foram desenvolvidas. Em 1990, foi introduzida a citologia em meio líquido. Para que a leitura das lâminas fosse realizada por computadores, era necessário que o esfregaço apresentasse o menor número possível de artefatos e sobreposições celulares.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre controle de qualidade do exame citopatológico, pode-se afirmar que a citologia líquida é uma metodologia distinta da citologia convencional, porque:
a técnica elimina 100% dos interferentes e mantém os elementos celulares.
visa a obtenção de uma lâmina com fundo mais limpo, sem superposições de células e obscurecimento de outros elementos.
a técnica elimina células normais e mantém as células com atipias pré-malignas e malignas.
a técnica destaca as células pré-neoplásicas com outra coloração.
a técnica remove os microrganismos, as células inflamatórias e os processos reacionais da amostra.

A coloração de Papanicolaou tem sido utilizada de forma universal na citologia esfoliativa, porque permite demonstrar as diferenças entre as variações das camadas epiteliais, possibilitando a identificação precoce do câncer e de algumas outras doenças.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a técnica de coleta cervical, montagem da lâmina e fixação do material, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A hematoxilina de Harris, corante básico que reage com os ácidos nucleicos, confere ao núcleo uma coloração azulada.
II. ( ) O EA36 é um corante ácido que fixa os componentes básicos do citoplasma.
III. ( ) O álcool etílico tem a função de lavar e preparar o material para receber o corante aquoso.
IV. ( ) O EA36 é composto de eosina, verde luz ou verde brilhante e pardo de Bismarck.
V, V, F, V.
V, F, F, V.
V, V, V, F.
V, F, V, V.
F, V, F, V.

A coleta do exame citopatológico cervical segue uma sequência. O instrumento mais utilizado para a obtenção do esfregaço cervical é a espátula descrita em 1947 por um citoginecologista canadense chamado Ayre, que é utilizada até os dias de hoje para a coleta ectocervical.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, ordene os procedimentos a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem durante a coleta da amostra cervical:
( ) Fixação do material.
( ) Colocação do espéculo.
( ) Coletar amostra da ectocérvice com espátula de Ayre, fazendo o movimento giratório.
( ) Dispor o material ectocervical coletado na lâmina de vidro.
( ) Coletar a amostra endocervical com escova e dispor a coleta endocervical na lâmina de vidro com movimentos rotatórios.
4, 3, 2, 5, 1.
1, 4, 3, 5, 2.
5, 1, 2, 3, 4.
5, 3, 4, 2, 1.
2, 5, 3, 4, 1.

A técnica de coloração de Papanicolaou consiste em uma sequência de etapas que utilizam um conjunto de corantes com a finalidade de evidenciar a morfologia e os diferentes graus de maturação celular. Foi descrita pelo Dr. George Papanicolau, após analisar alterações celulares das regiões da cérvice e vagina, além de alterações apresentadas nas diferentes fases do ciclo menstrual.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Papanicolau, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O processo de coloração de Papanicolaou facilita o reconhecimento dos componentes celulares, uma vez que utiliza três corantes, dois citoplasmáticos e um nuclear.
II. Os núcleos captam os elementos basofílicos dos corantes, assumindo um tom azulado, enquanto o citoplasma pode adquirir um tom eosinofílico ou cianofílico.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Para a correta execução do exame de Papanicolaou é necessário realizar a coleta das células da ectocérvice e da endocérvice. Esse exame consiste na análise microscópica dessas células, com base em seus critérios morfológicos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as células encontradas no esfregaço vaginal, pode-se afirmar que os tipos celulares que compõem a ectocérvice são:
células escamosas superficiais e células endocervicais.
células escamosas superficiais, intermediárias e parabasais.
células metaplásicas.
células epiteliais glandulares.
células epiteliais endocervicais.

Observe a imagem citológica abaixo de um esfregaço citológico cérvico-vaginal convencional, que apresenta padrões citomorfológicos das células epiteliais em um esfregaço citológico corado pela coloração de Papanicolaou.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeiras(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As células representadas na imagem são células escamosas profundas.
II. ( ) As células representadas na imagem são células glandulares em formato de favo de mel e em paliçada.
III. ( ) As células vistas no esfregaço são células secretoras de muco.
IV. ( ) O esfregaço citológico representado na imagem contém células metaplásicas.
V, V, F, F.
V, F, V, V.
V, F, F, V.
F, V, V, F.

A metaplasia é um uma alteração reversível na qual um tipo de célula é substituído por outro tipo celular da mesma linhagem, como uma resposta protetiva ao epitélio. No epitélio cervical, é encontrada na Junção escamo-colunar.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os tipos celulares encontrados no esfregaço cervical, pode-se afirmar que a metaplasia escamosa é melhor representada nos esfregaços como:
células com núcleos anormais.
células com diferenciação citoplasmática.
células com defeitos de maturação.
células anucleadas.
células com citoplasmas anormais.

As células endometriais esfoliadas espontaneamente podem aparecer nos esfregaços citológicos como agregados ou isoladas em determinados períodos do ciclo menstrual, como durante ou após o período menstrual. Essas células são tipicamente menores que as células endocervicais e possuem características distintas, e por isso devem ser distinguidas das células endocervicais sempre que possível.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os tipos celulares encontrados no esfregaço cervical, pode-se afirmar as células endometriais podem ser identificadas pelas seguintes características:
as células endometriais se apresentam em grupamentos grandes, núcleos picnóticos do tamanho de uma célula superficial e sua coloração geralmente é eosinofílica.
as células endometrais são derivadas da junção escamo colunar e, portanto, podem se apresentar com citoplasma denso ou vacuolizado, com grânulos de queratohialina.
as células endometriais possuem núcleos de tamanhos variáveis, usualmente do tamanho de uma célula intermediária, citoplasma vacuolado e se agrupam em configuração favo de mel.
as células endometriais possuem citoplasma escasso, denso e vacuolado, alta relação núcleo citoplasmática. Tendem a formar grupamentos tridimensionais.
as células endometriais aparecem com frequência no esfregaço cervico-vaginal e apresentam núcleos com cromatina grosseira e citoplasma denso.

Entre os elementos não epiteliais nos esfregaços citológicos estão as células coradas, habitualmente em laranja pela coloração de Papanicolaou, anucleadas, podendo ser encontradas no esfregaço vaginal em condições de normalidade e em casos de câncer cervical invasivo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os elementos não epiteliais do esfregaço cervical, pode-se afirmar que a descrição acima se refere:
aos filamentos de muco.
às hemácias.
aos linfócitos.
aos histiócitos.
aos neutrófilos.

A citólise é um achado frequente no exame de Papanicolaou. É o rompimento e morte das células, e acontece principalmente nas células epiteliais da camada intermediária do tecido escamoso que reveste o colo uterino e o canal vaginal. O glicogênio presente no citoplasma dessas células propicia a proliferação de lactobacilos vaginais, que provocam a lise do citoplasma.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os componentes benignos do esfregaço cervical, pode-se afirmar que a citólise pode ser identificada pelas seguintes características morfológicas:
proliferação microbiana, com flora bacilar e cocóide.
proliferação leucocitária, com exsudato inflamatório.
artefatos de fixação na lâmina, e presença de hostiócitos gigantes.
esfregaços atróficos em mulheres menopausadas.
proliferação de lactobacilos e degeneração citoplasmática.

A análise de uma amostra citológica apresenta diversos desafios, entre eles a identificação correta dos componentes celulares. Em citologia cervico-vaginal, diversos padrões citológicos distintos podem causar confusão diagnóstica, como o representado na imagem a seguir:
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeiras(s) e F para a(s) falsa(s).
I. Na imagem predominam as células profundas do tipo parabasal.
II. Um esfregaço citológico com essa morfologia representada na imagem é considerado insatisfatório para análise.
III. A imagem citológica mostra a presença de polimorfonucleares neutrófilos.
IV. A sujeira no fundo da lâmina representada acima é decorrente de problemas nos corantes.
V, F, V, F.
V, F, F, V.
V, F, V, V.
F, V, V, F.
V, V, F, F.

A citologia estuda a morfologia das células individuais, suas características intrínsecas e suas funções. É uma área relacionada à histologia, e o conhecimento da sua inter-função é necessário para o entendimento dos processos patológicos que acometem a cérvice uterina. Alguns microorganismos podem infectar o epitélio cervical e causar modificações morfológicas nas células que podem ser identificadas pela microscopia.
Com base nas informações sobre os agentes microbiológicos no exame citopatológico, analise as afirmativas a seguir:
I. O vírus infectante das células cervicais pode ser visualizado utilizando-se um microscópio de luz normal.
II. Dois tipos de vírus sexualmente transmissíveis causam efeitos citopáticos que são capazes de se identificar na citologia.
III. O coilícito é o sinal patognomônico da infecção pelo vírus Herpes Simples.
IV. A marginação periférica da cromatina, característica morfológica da infecção viral, é causada pelo acúmulo de partículas virais.
II e III.
II e IV.
I e IV.
I e III.
III e IV.

Prévia do material em texto

1. A citologia é um método subjetivo, dependente do treinamento, experiência e até mesmo das 
condições de trabalho do examinador. Além disso, a realização dos exames citopatológicos do colo 
do útero envolve profissionais com diferentes qualificações, experiência e grau de responsabilidade. 
Em citopatologia, o controle de qualidade se baseia em técnicas de detecção, correção e redução de 
deficiências do processo de produção dentro do laboratório 
Fonte: BORTOLON, P. C. et al. Avaliação da Qualidade dos Laboratórios de Citopatologia do Colo 
do Útero no Brasil. Revista Brasileira de Cancerologia, [s.l.], v. 58, n. 3, p. 435-444, 28 set. 2012. 
Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/600. Acesso em: 14 jan. 
2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os métodos de controle de qualidade 
laboratorial em citopatologia, analise as afirmativas a seguir: 
I. As amostras com mais de 75% das células escamosas obscurecidas devem ser insatisfatórias para 
análise. 
II. A presença de leucócitos torna a amostra insatisfatória para análise. 
III. A qualidade do esfregaço citológico deve ser mencionada no laudo. 
IV. A citólise torna a amostra parcialmente obscurecida. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
 
II e III. 
 
I e II. 
 
III e IV. 
 
I e IV. 
 
Correta: 
I e III. 
Resposta correta 
2. Pergunta 2 
0/0,1 
A adequabilidade da amostra é um fator importante no controle de qualidade de uma amostra 
citopatológica. Uma amostra adequada para análise deve apresentar células em quantidade 
representativa, bem distribuídas, fixadas e coradas, de tal modo que sua observação permita uma 
conclusão diagnóstica. 
Fonte: Ministério da Saúde. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. 2. 
ed. Rio de Janeiro: INCA, 2016. 
https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/600.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre adequabilidade de amostra 
citopatológica, pode-se afirmar que, para uma amostra ser considerada adequada, ela deve ter: 
Ocultar opções de resposta 
 
polimorfonucleares neutrófilos. 
 
Incorreta: 
células da ectocérvice. 
 
células endocervicais. 
 
células provenientes da zona de transformação. 
Resposta correta 
 
hemácias. 
3. Pergunta 3 
0,1/0,1 
A estruturação de um sistema de controle de qualidade é necessária para garantir a efetividade do 
exame preventivo ginecológico, que permanece como principal estratégia para controle do câncer do 
colo do útero no mundo. 
Fonte: ARAUJO JR, M. L. C. et al . Quality in cytopathology: an analysis of the internal quality 
monitoring indicators of the Instituto Nacional de Câncer. J. Bras. Patol. Med. Lab., Rio de Janeiro, 
v. 51, n. 2, p. 102-107, abr. 2015. Disponível em: 
. Acesso em: 16 dez 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre controle de qualidade do exame 
citopatológico, pode-se afirmar que os métodos de controle de qualidade disponíveis são 
importantes, pois: 
Ocultar opções de resposta 
 
evitam que ocorra a presença de células anormais no esfregaço. 
 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442015000200102&lng=en&nrm=iso
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442015000200102&lng=en&nrm=iso
evitam que ocorram erros de escrutínio. 
 
Correta: 
minimizam a ocorrência de erros diagnósticos. 
Resposta correta 
 
evitam que ocorram sobreposições celulares. 
 
evitam que ocorram processos inflamatórios e necróticos no fundo da lâmina. 
4. Pergunta 4 
0,1/0,1 
Leia o trecho a seguir: 
“Apesar dos altos índices de cura quando diagnosticado precocemente, o câncer de colo do útero 
ainda é um dos tumores mais frequentes na população feminina. A utilização da citopatologia nos 
programas de rastreamento auxiliou na modificação do perfil do diagnóstico, uma vez que na década 
de 1990 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva.” 
Fonte: SANTOS, M. O. Estimativa/202º – Incidência de Câncer no Brasil. Revista Brasileira de 
Cancerologia, [s.l.], v. 66, n. 1, 20 mar. 2020. 
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a finalidade do exame citopatológico, 
pode-se afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
 
o objetivo do exame citopatológico é identificar a presença do HPV. 
 
Correta: 
o objetivo do exame citopatológico é identificar as lesões pré-malignas e malignas antes do 
desenvolvimento do câncer cervical. 
Resposta correta 
 
o objetivo do exame citopatológico é avaliar o tecido por meio do exame anatomopatológico. 
 
o objetivo do exame citopatológico é identificar as lesões ocasionadas pelo HPV por meio da 
microscopia óptica. 
 
o objetivo do exame citopatológico é identificar os organismos patogênicos que colonizam o trato 
genital feminino. 
5. Pergunta 5 
0,1/0,1 
A ectocérvice corresponde à porção vaginal do colo uterino e encontra-se centralizada em torno do 
orifício externo – que é arredondado (puntiforme) em mulheres nulíparas, e em forma de fenda em 
mulheres multíparas. A ectocérvice é recoberta por um epitélio escamoso não-queratinizado, que 
consiste de quatro camadas: células basais alinhadas sobre uma membrana basal; células parabasais, 
entre a camada basal e as camadas celulares maduras; células intermediárias, poligonais e maduras; e 
células superficiais, com morfologia similar à das células intermediárias, porém, com núcleo 
picnótico. 
Fonte: International Agency for Research on Cancer. Histopatologia do colo uterino. Disponível em: 
https://screening.iarc.fr/atlasglossdef.php?key=Normal%20ectocervix&lang=4. Acesso em: 28 jan. 
2021. 
Os conhecimentos acerca do epitélio ecto e endocervical são fundamentais para a adequada coleta da 
amostra para o exame citopatológico. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre 
o epitélio, analise as afirmativas a seguir: 
I. A junção escamo-colunar é o local de encontro do epitélio escamoso e glandular. 
II. A coleta do exame citopatológico deve ter representatividade da junção escamo-colunar. 
III. Um sinônimo para junção escamo-colunar é Zona de Transformação. 
IV. São necessárias colorações especiais além da coloração de Papanicolaou para a visualização das 
células que compõem a junção escamo-colunar. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
 
Correta: 
I, II e III. 
Resposta correta 
 
I e II. 
 
III e IV. 
 
I e IV. 
https://screening.iarc.fr/atlasglossdef.php?key=Normal%20ectocervix&lang=4.
 
II, III e IV. 
6. Pergunta 6 
0,1/0,1 
Com o objetivo de obter maior sensibilidade e especificidade para o método citopatológico, novas 
técnicas de coleta e preparo do material foram desenvolvidas. Em 1990, foi introduzida a citologia 
em meio líquido. Para que a leitura das lâminas fosse realizada por computadores, era necessário que 
o esfregaço apresentasse o menor número possível de artefatos e sobreposições celulares. Dessa 
maneira, surgiu a citologia líquida para atender as demandas dos escrutínios. 
Fonte: SANTOS, L. A.; SILVÉRIO, A. S. D.; MESSORA, L. B. Comparação do desempenho da 
citopatologia convencional em meio líquido na detecção de lesões: uma revisão sistemática. Revista 
da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 12, n. 1, p. 99-107, 2014. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre controle de qualidade do exame 
citopatológico, pode-se afirmar que a citologia líquida é uma metodologia distinta da citologia 
convencional, porque: 
Ocultar opções de resposta 
 
a técnica elimina 100% dos interferentes e mantém os elementos celulares. 
 
Correta: 
visa a obtenção de uma lâmina com fundo mais limpo, sem superposições de células e 
obscurecimento de outros elementos. 
Resposta correta 
 
a técnicaelimina células normais e mantém as células com atipias pré-malignas e malignas. 
 
a técnica destaca as células pré-neoplásicas com outra coloração. 
 
a técnica remove os microrganismos, as células inflamatórias e os processos reacionais da amostra. 
7. Pergunta 7 
0,1/0,1 
A coloração de Papanicolaou tem sido utilizada de forma universal na citologia esfoliativa, porque 
permite demonstrar as diferenças entre as variações das camadas epiteliais, possibilitando a 
identificação precoce do câncer e de algumas outras doenças. Esse método consiste em múltiplas 
etapas e possui um conjunto de corantes destinados a evidenciar as variações na morfologia, nos 
graus de maturidade e na atividade metabólica celular. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a técnica de coleta cervical, montagem 
da lâmina e fixação do material, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e 
F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) A hematoxilina de Harris, corante básico que reage com os ácidos nucleicos, confere ao núcleo 
uma coloração azulada. 
II. ( ) O EA36 é um corante ácido que fixa os componentes básicos do citoplasma. 
III. ( ) O álcool etílico tem a função de lavar e preparar o material para receber o corante aquoso. 
IV. ( ) O EA36 é composto de eosina, verde luz ou verde brilhante e pardo de Bismarck. 
Agora, assinale a afirmativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
 
Correta: 
V, V, F, V. 
Resposta correta 
 
V, F, F, V. 
 
V, V, V, F. 
 
V, F, V, V. 
 
F, V, F, V. 
8. Pergunta 8 
0,1/0,1 
A coleta do exame citopatológico cervical segue uma sequência. O instrumento mais utilizado para a 
obtenção do esfregaço cervical é a espátula descrita em 1947 por um citoginecologista canadense 
chamado Ayre, que é utilizada até os dias de hoje para a coleta ectocervical. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, ordene os procedimentos a seguir de acordo 
com a sequência em que ocorrem durante a coleta da amostra cervical: 
( ) Fixação do material. 
( ) Colocação do espéculo. 
( ) Coletar amostra da ectocérvice com espátula de Ayre, fazendo o movimento giratório. 
( ) Dispor o material ectocervical coletado na lâmina de vidro. 
( ) Coletar a amostra endocervical com escova e dispor a coleta endocervical na lâmina de vidro com 
movimentos rotatórios. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
 
4, 3, 2, 5, 1. 
 
1, 4, 3, 5, 2. 
 
Correta: 
5, 1, 2, 3, 4. 
Resposta correta 
 
5, 3, 4, 2, 1. 
 
2, 5, 3, 4, 1. 
9. Pergunta 9 
0,1/0,1 
A técnica de coloração de Papanicolaou consiste em uma sequência de etapas que utilizam um 
conjunto de corantes com a finalidade de evidenciar a morfologia e os diferentes graus de maturação 
celular. Foi descrita pelo Dr. George Papanicolau, após analisar alterações celulares das regiões da 
cérvice e vagina, além de alterações apresentadas nas diferentes fases do ciclo menstrual. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Papanicolau, analise as asserções a 
seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O processo de coloração de Papanicolaou facilita o reconhecimento dos componentes celulares, 
uma vez que utiliza três corantes, dois citoplasmáticos e um nuclear. 
Porque: 
II. Os núcleos captam os elementos basofílicos dos corantes, assumindo um tom azulado, enquanto o 
citoplasma pode adquirir um tom eosinofílico ou cianofílico. 
A seguir, assinale a afirmativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
 
As asserções I e II são proposições falsas. 
 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
Resposta correta 
 
 As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
10. Pergunta 10 
0,1/0,1 
As amostras de citologia cérvico-vaginal são classificadas conforme critérios definidos na 
conferência de Bethesda, que criou nomenclatura internacional visando coerência entre o diagnóstico 
citológico e o correspondente histopatológico, facilitando a interpretação clínica. A terminologia 
visa ainda ser uniforme e razoavelmente reprodutível, também suficientemente flexível para ser 
adaptada numa ampla variedade de configurações de laboratórios e localizações geográficas. 
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre a classificação de Bethesda para os 
laudos cérvico-vaginais, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. O Sistema de Bethesda para os laudos cervicais é atualmente a nomenclatura internacionalmente 
aceita para os laudos cérvico-vaginais, implementado com o objetivo de padronizar os laudos 
cervicais. 
Porque: 
II. Foi descrito que o HPV é um fator necessário para o desenvolvimento do câncer do colo do útero 
e, por isso, padronizou-se a evolução das alterações morfológicas identificadas pela citologia. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
 
Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
Resposta correta 
 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
 
As asserções I e II são proposições falsas. 
 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
 
 
 
1. Pergunta 1 
0/0,1 
Para a correta execução do exame de Papanicolaou é necessário realizar a coleta das células da 
ectocérvice e da endocérvice. Esse exame consiste na análise microscópica dessas células, com base 
em seus critérios morfológicos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as células encontradas no esfregaço 
vaginal, pode-se afirmar que os tipos celulares que compõem a ectocérvice são: 
Ocultar opções de resposta 
 
Incorreta: 
células escamosas superficiais e células endocervicais. 
 
células escamosas superficiais, intermediárias e parabasais. 
Resposta correta 
 
células metaplásicas. 
 
células epiteliais glandulares. 
 
células epiteliais endocervicais. 
2. Pergunta 2 
0/0,1 
Observe a imagem citológica abaixo de um esfregaço citológico cérvico-vaginal convencional, que 
apresenta padrões citomorfológicos das células epiteliais em um esfregaço citológico corado pela 
coloração de Papanicolaou. 
 
 
Fonte: International Agency of research on cancer. Citopatologia do colo uterino - atlas 
digitalScreening group. Disponível em: 
https://screening.iarc.fr/atlascyto_detail.php?flag=0&lang=4&Id=cyto7597&cat=D2a. Acesso em 
07/03/2021. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V 
para a(s) verdadeiras(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) As células representadas na imagem são células escamosas profundas. 
II. ( ) As células representadas na imagem são células glandulares em formato de favo de mel e em 
paliçada. 
III. ( ) As células vistas no esfregaço são células secretoras de muco. 
IV. ( ) O esfregaço citológico representado na imagem contém células metaplásicas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
 
V, V, F, F. 
 
V, F, V, V. 
 
V, F, F, V. 
 
F, V, V, F. 
Resposta correta 
 
Incorreta: 
V, F, V, F. 
3. Pergunta 3 
0,1/0,1 
https://screening.iarc.fr/atlascyto_detail.php?flag=0&lang=4&Id=cyto7597&cat=D2a.
A metaplasia é um uma alteração reversível na qual um tipo de célula é substituído por outro tipo 
celular da mesma linhagem, como uma resposta protetiva ao epitélio. No epitélio cervical, é 
encontrada na Junção escamo-colunar. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os tipos celulares encontrados no 
esfregaçocervical, pode-se afirmar que a metaplasia escamosa é melhor representada nos esfregaços 
como: 
Ocultar opções de resposta 
 
células com núcleos anormais. 
 
Correta: 
células com diferenciação citoplasmática. 
Resposta correta 
 
células com defeitos de maturação. 
 
células anucleadas. 
 
células com citoplasmas anormais. 
4. Pergunta 4 
0,1/0,1 
As células endometriais esfoliadas espontaneamente podem aparecer nos esfregaços citológicos 
como agregados ou isoladas em determinados períodos do ciclo menstrual, como durante ou após o 
período menstrual. Essas células são tipicamente menores que as células endocervicais e possuem 
características distintas, e por isso devem ser distinguidas das células endocervicais sempre que 
possível. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os tipos celulares encontrados no 
esfregaço cervical, pode-se afirmar as células endometriais podem ser identificadas pelas seguintes 
características: 
Ocultar opções de resposta 
 
as células endometriais se apresentam em grupamentos grandes, núcleos picnóticos do tamanho de 
uma célula superficial e sua coloração geralmente é eosinofílica. 
 
as células endometrais são derivadas da junção escamo colunar e, portanto, podem se apresentar com 
citoplasma denso ou vacuolizado, com grânulos de queratohialina. 
 
as células endometriais possuem núcleos de tamanhos variáveis, usualmente do tamanho de uma 
célula intermediária, citoplasma vacuolado e se agrupam em configuração favo de mel. 
 
Correta: 
as células endometriais possuem citoplasma escasso, denso e vacuolado, alta relação núcleo 
citoplasmática. Tendem a formar grupamentos tridimensionais. 
Resposta correta 
 
as células endometriais aparecem com frequência no esfregaço cervico-vaginal e apresentam núcleos 
com cromatina grosseira e citoplasma denso. 
5. Pergunta 5 
0,1/0,1 
As infecções genitais podem originar-se a partir do crescimento da flora normal da vagina (infecção 
oportunista), assim como da colonização de novos microorganismos introduzidos pelo contato 
sexual. A imagem a seguir é uma fotomicrografia de um campo microscópico de uma lâmina 
citológica. 
 
 
Fonte: International Agency of research on cancer. Screening group. Citopatologia do colo uterino - 
atlas digital. [s.d.]. Disponível em: 
https://screening.iarc.fr/atlascyto_detail.php?flag=0&lang=4&Id=cyto8566&cat=E2a. Acesso em: 
24 fev 2021. 
A partir da visualização dessa imagem e do conteúdo estudado sobre a morfologia dos agentes 
microbiológicos, analise as afirmativas a seguir: 
I. A imagem mostra predomínio de células escamosas maduras, superficiais e intermediárias. 
II. É possível a identificação do agente microbiológico por essa imagem citológica. 
III. A sobreposição celular representada na imagem acima torna a amostra insatisfatória para análise. 
IV. A coloração representada na imagem está inadequada e a lâmina deve ser recorada. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
 
III e IV. 
https://screening.iarc.fr/atlascyto_detail.php?flag=0&lang=4&Id=cyto8566&cat=E2a.
 
Correta: 
I e II. 
Resposta correta 
 
I e IV. 
 
I e III. 
 
II e IV. 
6. Pergunta 6 
0,1/0,1 
Entre os elementos não epiteliais nos esfregaços citológicos estão as células coradas, habitualmente 
em laranja pela coloração de Papanicolaou, anucleadas, podendo ser encontradas no esfregaço 
vaginal em condições de normalidade e em casos de câncer cervical invasivo. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os elementos não epiteliais do 
esfregaço cervical, pode-se afirmar que a descrição acima se refere: 
Ocultar opções de resposta 
 
aos filamentos de muco. 
 
Correta: 
às hemácias. 
Resposta correta 
 
aos linfócitos. 
 
aos histiócitos. 
 
aos neutrófilos. 
7. Pergunta 7 
0,1/0,1 
A citólise é um achado frequente no exame de Papanicolaou. É o rompimento e morte das células, e 
acontece principalmente nas células epiteliais da camada intermediária do tecido escamoso que 
reveste o colo uterino e o canal vaginal. O glicogênio presente no citoplasma dessas células propicia 
a proliferação de lactobacilos vaginais, que provocam a lise do citoplasma. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os componentes benignos do esfregaço 
cervical, pode-se afirmar que a citólise pode ser identificada pelas seguintes características 
morfológicas: 
Ocultar opções de resposta 
 
proliferação microbiana, com flora bacilar e cocóide. 
 
proliferação leucocitária, com exsudato inflamatório. 
 
artefatos de fixação na lâmina, e presença de hostiócitos gigantes. 
 
esfregaços atróficos em mulheres menopausadas. 
 
Correta: 
proliferação de lactobacilos e degeneração citoplasmática. 
Resposta correta 
8. Pergunta 8 
0,1/0,1 
A análise de uma amostra citológica apresenta diversos desafios, entre eles a identificação correta 
dos componentes celulares. Em citologia cervico-vaginal, diversos padrões citológicos distintos 
podem causar confusão diagnóstica, como o representado na imagem a seguir: 
 
 
 
Fonte: International Agency of research on câncer. Citopatologia do colo uterino - atlas digital. 
[s.d.]. Disponível em: 
https://screening.iarc.fr/atlascyto_detail.php?flag=0&lang=4&Id=cyt15395&cat=E1b. Acesso em: 
07 mar. 2021. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V 
para a(s) verdadeiras(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. Na imagem predominam as células profundas do tipo parabasal. 
II. Um esfregaço citológico com essa morfologia representada na imagem é 
considerado insatisfatório para análise 
III. A imagem citológica mostra a presença de polimorfonucleares neutrófilos. 
IV. A sujeira no fundo da lâmina representada acima é decorrente de problemas nos corantes. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
 
Correta: 
V, F, V, F. 
Resposta correta 
 
V, F, F, V. 
 
V, F, V, V. 
 
F, V, V, F. 
 
V, V, F, F. 
9. Pergunta 9 
0/0,1 
A citologia estuda a morfologia das células individuais, suas características intrínsecas e suas 
funções. É uma área relacionada à histologia, e o conhecimento da sua inter-função é necessário para 
o entendimento dos processos patológicos que acometem a cérvice uterina. Alguns microorganismos 
podem infectar o epitélio cervical e causar modificações morfológicas nas células que podem ser 
identificadas pela microscopia. 
Com base nas informações sobre os agentes microbiológicos no exame citopatológico, analise as 
afirmativas a seguir: 
https://screening.iarc.fr/atlascyto_detail.php?flag=0&lang=4&Id=cyt15395&cat=E1b.
I. O vírus infectante das células cervicais pode ser visualizado utilizando-se um microscópio de luz 
normal. 
II. Dois tipos de vírus sexualmente transmissíveis causam efeitos citopáticos que são capazes de se 
identificar na citologia. 
III. O coilícito é o sinal patognomônico da infecção pelo vírus Herpes Simples. 
IV. A marginação periférica da cromatina, característica morfológica da infecção viral, é causada 
pelo acúmulo de partículas virais. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
 
II e III. 
 
II e IV. 
Resposta correta 
 
I e IV. 
 
Incorreta: 
I e III. 
 
III e IV. 
10. Pergunta 10 
0,1/0,1 
A presença de hemácias (eritrócitos ou glóbulos vermelhos) em excesso no esfregaço citopatológico 
pode inviabilizar a análise. Sua presença na lâmina está associada a determinadas condições, entre as 
quais, algumas podem ser evitadas. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre elementos não epiteliais, analise as 
afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeiras(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. A presença de hemácias pode obscurecer a amostra citológica ou torná-la insatisfatória. 
II. Recomenda-se coleta do exame em qualquer momento do ciclo reprodutivo feminino,mesmo que 
a paciente esteja menstruada. 
III. Amostras hemorrágicas devem ser descartadas em função da dificuldade de observação da 
morfologia das células. 
IV. As hemácias são menores que das células parabasais no esfregaço citológico. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
 
F, V, V, F. 
 
V, V, F, V. 
 
V, V, V, F. 
 
F, V, F, V. 
 
Correta: 
V, F, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina