Buscar

A PSICOLOGIA e a RETÓRICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A PSICOLOGIA e a RETÓRICA
 Mecanismos da persuasão – técnicas que envolviam tanto a organização das idéias e das partes de um discurso. 
- Enumerando os argumentos em ordem crescente de impacto e evidência, ou criando contrastes entre eles.
- O bom orador é aquele que sabe mobilizar e dirigir as paixões da multidão para apoiar o seu argumento.
Convencer manipulando o medo, a cólera, a indignação ou a compaixão.
- Utilização de frases ambíguas que podem evocar inúmeras coisas.- a senha ou o slogan publicitário tem um parentesco evidente, a começar pela concisão essencial a essas expressões.
- Todas elas condensam em poucas palavras uma grande massa de significações, permitindo que se mesclem sentidos públicos e conscientes a outros, privados, secretos e incoscientes
- o anúncio atinge o seu alvo: surpresa, compressão extrema dos sentidos, uso de metáforas e outras figuras de linguagem, alusão compreensível e ao mesmo tempo sutil a temas eróticos ou eventualmente agressivos.
- A sutileza é especialmente requerida no caso das piadas, porque a maioria delas ressalta coisas ridículas em certas categorias de pessoas e essa intenção agressiva, hostil ou preconceituosa precisa ser revestida por uma maquiagem, a qual justamente é o veículo do duplo sentido.
- A frase-chave de uma campanha atinge seu objetivo, associando o produto a algum anseio ou desejo profundo, porém inconfessável sob sua forma nua e crua.
- São o que se chama “le mot juste” ou “palavras-dominó” que por sua ambigüidade remetem por um lado a algo conhecido e tranqüilizador, e por outro, a todo esse universo inconsciente de que estamos falando.
- A propaganda pode apelar de modo mais direto ou mais sutil a esse nível emocional, mas ele sempre estará presente, pois como sabemos, graças a psicanálise, a razão sozinha não convence ninguém.
Um recurso comum na publicidade é o emprego de pessoas conhecidas para veicular anúncios.--- o mecanismo da confiabilidade, pois tais pessoas são tidas por incapazes de mentir e verdadeiramente interessadas no bem-estar do espectador.
-

Continue navegando