Logo Passei Direto
Buscar

AO2 - Inteligência Artificial e Computacional - NOTA 6.0 de 6.0

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Considerando alguns tipos de aprendizado de máquina e no que diz respeito ao aprendizado por reforço, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
1 - O aprendizado por reforço é baseado em um modelo de aprendizagem em que há exemplos rotulados e exemplos não rotulados para que a máquina chegue a uma resposta.
2 - No aprendizado por reforço, a máquina aprende de acordo com a sua base de experiência, em que ela vasculhará os seus arquivos para chegar a uma solução frente a uma demanda.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são ambas proposições falsas.

Leia o texto a seguir: Para melhor funcionamento da Inteligência Artificial, o software é apropriado de algumas lógicas. Cada lógica tem um pressuposto diferente a fim de que seja possível se aproximar cada vez mais de um raciocínio coerente e eficiente. Visto isso, uma dessas lógicas sofreu pressões por conta da sua incapacidade de considerar argumentos divergentes.
Qual é a lógica que o texto apresentado está tratando?
Lógica Modal.
Lógica Clássica.
Lógica Paraconsistente.
Lógica não-clássica.
Lógica Fuzzy.

Considerando especificadamente os algoritmos genéticos, avalie as afirmações abaixo.
É correto o que se afirma em:
I - Os algoritmos genéticos têm como base a biologia evolutiva, desse modo, é possível ter uma Inteligência Artificial ainda mais próxima da inteligência humana, ao passo que a máquina passa a considerar a maneira de pensar, raciocinar e transformar informações em conhecimento por parte dos indivíduos.
II - Entre os anos de 1950 e 1960, os algoritmos genéticos começaram a entrar em cena, sendo John Holland o responsável por iniciar as primeiras pesquisas que se travam sobre simulações computacionais de sistemas genéticos.
III - No ano de 1970, após o começo das pesquisas acerca dos algoritmos genéticos terem sido feitas por John Holland, Alan Turing propôs que todas as máquinas deveriam conter sistemas genéticos para poderem ser investigadas no famoso Teste de Turing.
IV - Quando falamos de algoritmos genéticos, entendemos a sua estrutura básica, que é composta de população, da avaliação de aptidão, de seleção, de cruzamento, de mutação, de critério de parada e da presença do indivíduo.
III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.

Considerando a lógica paraconsistente, avalie as afirmações abaixo.
É correto apenas o que se afirma em:
I - Como parte das lógicas não-clássicas, temos as lógicas paraconsistentes, que divergem com as lógicas clássicas.
II - Utiliza-se, por exemplo, as lógicas paraconsistentes em um sistema de IA para operar circuitos elétricos digitais.
III - Tendo em vista que a manipulação de informações inconsistentes é importante para um sistema computacional inteligente, surgiu então a lógica paraconsistente para suprir essa necessidade.
III.
I.
I e II.
II e III.
I, II e III.

Considerando as lógicas não reflexivas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I - Como integrantes das lógicas não clássicas complementares, temos as lógicas não reflexivas, que são caracterizadas pela inclusão na linguagem da lógica de primeira ordem de um quantificador generalizado, que é chamado de quantificador modulado.
II - Considera-se o princípio de identidade nas lógicas não reflexivas. Isso ocorre porque essa lógica compreende a importância da identidade como elemento fundamental da linguagem, visto isso, o princípio da identidade se sustenta nas lógicas não reflexivas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são ambas proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Muito se tem estudado acerca da IA, porém quando partimos do princípio, precisamos fazer um levantamento da sua história a fim de conhecer as suas origens e, assim, analisar a sua evolução.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
1 - O primeiro evento em que a IA foi tema aconteceu em 1956 nos EUA e profissionais da área se reuniram em um workshop para tratar da integração entre computação e inteligência.
2 - Há poucos anos, a IA era apenas retratada em filmes e estava mais presente em laboratórios de pesquisa acadêmica, mas isso tem mudado com o passar do tempo e os avanços na área.
As asserções I e II são ambas proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Considerando o campo da Inteligência Artificial (IA), avalie as afirmacoes abaixo.
É correto o que se afirma em:
I - A IA está ao nosso redor, praticamente todos os produtos foram desenvolvidos em colaboração com inteligências artificiais e humanas.
II - Como parte da Ciência da Computação, a IA está focada no desenvolvimento de sistemas computacionais que sejam inteligentes.
III - A IA pode também ser compreendida como a tentativa de fazer com que máquinas percebam, raciocinem e ajam.
I e III, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.

Quando tratamos sobre Inteligência Artificial, podemos escolher entre duas linhas na hora de construir um software. Temos a linha conexionista, que é um sistema computacional desenvolvido considerando a inteligência humana, tendo elementos do cérebro como base; e a linha simbólica, que pode ser entendida como uma Árvore de Decisão, em que há uma hierarquia de decisões.
Considerando as reflexões apresentadas, assinale a opção correta.
Considerando a linha conexionista e a linha simbólica, a linha simbólica sai na frente por capacidade de interpretação e competitividade, enquanto a linha conexionista acaba se tornando mais obsoleta.
Entre as duas linhas, a linha conexionista é tida como um dos principais padrões de aprendizagem, enquanto a linha simbólica, mesmo tendo um desempenho competitivo, pode perder a capacidade de interpretação.
A linha simbólica é utilizada em 90% dos softwares atualmente por ser responsável por simular o processo de aprendizado dos homens, de forma hierárquica, e, assim, produzindo resultados mais promissores.
A linha conexionista é conhecida por refinar as decisões até que seja possível obter uma classificação final, ou seja, um resultado que esteja próximo ao que é esperado do sistema.
Tendo em vista a linha conexionista e a linha simbólica, ambas apresentam um desempenho semelhante, mesmo operando de maneiras diferentes, visto isso, a escolha entre elas parte do custo/investimento no software.

Quando analisamos alguns estudos e algumas pesquisas sobre a Inteligência Artificial (IA) e, propriamente, no que diz respeito às Redes Neurais Artificiais (RNA), vemos uma ligeira comparação com os neurônios biológicos, isso porque há ramificações do neurônio humano que muito se parecem com um neurônio artificial.
Considerando as reflexões apresentadas assinale a opção correta.
De modo praticamente idêntico, os neurônios artificiais são uma cópia fidedigna dos neurônios humanos para que, assim, a máquina possa funcionar com tamanha similaridade conforme o raciocínio humano e suas interpretações lógicas.
De maneira prática e objetiva, um neurônio artificial é criado em um mesmo laboratório de genética humana, para que, assim, as composições/estruturas do produto tecnológico sejam compatíveis com ações/funções desempenhadas pelos seres humanos.
De modo um pouco contraditório, os neurônios artificiais foram criados em paralelo ao que se compreende acerca dos neurônios humanos, contudo, com o passar do tempo, e sem que haja uma explicação científica para isso, a máquina começou a emular cada vez mais os atos dos homens.
De maneira similar com um neurônio humano, o neurônio artificial tem uma sequência de entradas, onde os dados são direcionados para o centro/núcleo do neurônio, ali as informações são estruturadas e um sinal/resposta é enviado pela saída dele.
De forma genérica, o que os cientistas da computação fizeram foi calcular o número de neurônios que os seres humanos têm, em sua grande maioria, e, assim, agrupar um conjunto de neurônios dentro de um sistema computacional inteligente.

Resolver tarefas executadas pelos humanos intuitivamente, e com relativo grau de subjetividade, era um desafio dos primórdios do campo da inteligência artificial. Várias tentativas que envolviam linguagens formais apoiadas em regras de inferência lógica tiveram êxito limitado, sugerindo a necessidade de os sistemas gerarem seu próprio conhecimento pela extração de padrões de dados, ou seja, “aprender” com os dados sem receber instruções explícitas.
Considerando as informações apresentadas, sobre qual processo a autora está tratando?
Sistemas Computacionais Inteligentes.
LISP.
Prolog.
Deep Learning.
Machine Learning.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Considerando alguns tipos de aprendizado de máquina e no que diz respeito ao aprendizado por reforço, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
1 - O aprendizado por reforço é baseado em um modelo de aprendizagem em que há exemplos rotulados e exemplos não rotulados para que a máquina chegue a uma resposta.
2 - No aprendizado por reforço, a máquina aprende de acordo com a sua base de experiência, em que ela vasculhará os seus arquivos para chegar a uma solução frente a uma demanda.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são ambas proposições falsas.

Leia o texto a seguir: Para melhor funcionamento da Inteligência Artificial, o software é apropriado de algumas lógicas. Cada lógica tem um pressuposto diferente a fim de que seja possível se aproximar cada vez mais de um raciocínio coerente e eficiente. Visto isso, uma dessas lógicas sofreu pressões por conta da sua incapacidade de considerar argumentos divergentes.
Qual é a lógica que o texto apresentado está tratando?
Lógica Modal.
Lógica Clássica.
Lógica Paraconsistente.
Lógica não-clássica.
Lógica Fuzzy.

Considerando especificadamente os algoritmos genéticos, avalie as afirmações abaixo.
É correto o que se afirma em:
I - Os algoritmos genéticos têm como base a biologia evolutiva, desse modo, é possível ter uma Inteligência Artificial ainda mais próxima da inteligência humana, ao passo que a máquina passa a considerar a maneira de pensar, raciocinar e transformar informações em conhecimento por parte dos indivíduos.
II - Entre os anos de 1950 e 1960, os algoritmos genéticos começaram a entrar em cena, sendo John Holland o responsável por iniciar as primeiras pesquisas que se travam sobre simulações computacionais de sistemas genéticos.
III - No ano de 1970, após o começo das pesquisas acerca dos algoritmos genéticos terem sido feitas por John Holland, Alan Turing propôs que todas as máquinas deveriam conter sistemas genéticos para poderem ser investigadas no famoso Teste de Turing.
IV - Quando falamos de algoritmos genéticos, entendemos a sua estrutura básica, que é composta de população, da avaliação de aptidão, de seleção, de cruzamento, de mutação, de critério de parada e da presença do indivíduo.
III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.

Considerando a lógica paraconsistente, avalie as afirmações abaixo.
É correto apenas o que se afirma em:
I - Como parte das lógicas não-clássicas, temos as lógicas paraconsistentes, que divergem com as lógicas clássicas.
II - Utiliza-se, por exemplo, as lógicas paraconsistentes em um sistema de IA para operar circuitos elétricos digitais.
III - Tendo em vista que a manipulação de informações inconsistentes é importante para um sistema computacional inteligente, surgiu então a lógica paraconsistente para suprir essa necessidade.
III.
I.
I e II.
II e III.
I, II e III.

Considerando as lógicas não reflexivas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I - Como integrantes das lógicas não clássicas complementares, temos as lógicas não reflexivas, que são caracterizadas pela inclusão na linguagem da lógica de primeira ordem de um quantificador generalizado, que é chamado de quantificador modulado.
II - Considera-se o princípio de identidade nas lógicas não reflexivas. Isso ocorre porque essa lógica compreende a importância da identidade como elemento fundamental da linguagem, visto isso, o princípio da identidade se sustenta nas lógicas não reflexivas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são ambas proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Muito se tem estudado acerca da IA, porém quando partimos do princípio, precisamos fazer um levantamento da sua história a fim de conhecer as suas origens e, assim, analisar a sua evolução.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
1 - O primeiro evento em que a IA foi tema aconteceu em 1956 nos EUA e profissionais da área se reuniram em um workshop para tratar da integração entre computação e inteligência.
2 - Há poucos anos, a IA era apenas retratada em filmes e estava mais presente em laboratórios de pesquisa acadêmica, mas isso tem mudado com o passar do tempo e os avanços na área.
As asserções I e II são ambas proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Considerando o campo da Inteligência Artificial (IA), avalie as afirmacoes abaixo.
É correto o que se afirma em:
I - A IA está ao nosso redor, praticamente todos os produtos foram desenvolvidos em colaboração com inteligências artificiais e humanas.
II - Como parte da Ciência da Computação, a IA está focada no desenvolvimento de sistemas computacionais que sejam inteligentes.
III - A IA pode também ser compreendida como a tentativa de fazer com que máquinas percebam, raciocinem e ajam.
I e III, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.

Quando tratamos sobre Inteligência Artificial, podemos escolher entre duas linhas na hora de construir um software. Temos a linha conexionista, que é um sistema computacional desenvolvido considerando a inteligência humana, tendo elementos do cérebro como base; e a linha simbólica, que pode ser entendida como uma Árvore de Decisão, em que há uma hierarquia de decisões.
Considerando as reflexões apresentadas, assinale a opção correta.
Considerando a linha conexionista e a linha simbólica, a linha simbólica sai na frente por capacidade de interpretação e competitividade, enquanto a linha conexionista acaba se tornando mais obsoleta.
Entre as duas linhas, a linha conexionista é tida como um dos principais padrões de aprendizagem, enquanto a linha simbólica, mesmo tendo um desempenho competitivo, pode perder a capacidade de interpretação.
A linha simbólica é utilizada em 90% dos softwares atualmente por ser responsável por simular o processo de aprendizado dos homens, de forma hierárquica, e, assim, produzindo resultados mais promissores.
A linha conexionista é conhecida por refinar as decisões até que seja possível obter uma classificação final, ou seja, um resultado que esteja próximo ao que é esperado do sistema.
Tendo em vista a linha conexionista e a linha simbólica, ambas apresentam um desempenho semelhante, mesmo operando de maneiras diferentes, visto isso, a escolha entre elas parte do custo/investimento no software.

Quando analisamos alguns estudos e algumas pesquisas sobre a Inteligência Artificial (IA) e, propriamente, no que diz respeito às Redes Neurais Artificiais (RNA), vemos uma ligeira comparação com os neurônios biológicos, isso porque há ramificações do neurônio humano que muito se parecem com um neurônio artificial.
Considerando as reflexões apresentadas assinale a opção correta.
De modo praticamente idêntico, os neurônios artificiais são uma cópia fidedigna dos neurônios humanos para que, assim, a máquina possa funcionar com tamanha similaridade conforme o raciocínio humano e suas interpretações lógicas.
De maneira prática e objetiva, um neurônio artificial é criado em um mesmo laboratório de genética humana, para que, assim, as composições/estruturas do produto tecnológico sejam compatíveis com ações/funções desempenhadas pelos seres humanos.
De modo um pouco contraditório, os neurônios artificiais foram criados em paralelo ao que se compreende acerca dos neurônios humanos, contudo, com o passar do tempo, e sem que haja uma explicação científica para isso, a máquina começou a emular cada vez mais os atos dos homens.
De maneira similar com um neurônio humano, o neurônio artificial tem uma sequência de entradas, onde os dados são direcionados para o centro/núcleo do neurônio, ali as informações são estruturadas e um sinal/resposta é enviado pela saída dele.
De forma genérica, o que os cientistas da computação fizeram foi calcular o número de neurônios que os seres humanos têm, em sua grande maioria, e, assim, agrupar um conjunto de neurônios dentro de um sistema computacional inteligente.

Resolver tarefas executadas pelos humanos intuitivamente, e com relativo grau de subjetividade, era um desafio dos primórdios do campo da inteligência artificial. Várias tentativas que envolviam linguagens formais apoiadas em regras de inferência lógica tiveram êxito limitado, sugerindo a necessidade de os sistemas gerarem seu próprio conhecimento pela extração de padrões de dados, ou seja, “aprender” com os dados sem receber instruções explícitas.
Considerando as informações apresentadas, sobre qual processo a autora está tratando?
Sistemas Computacionais Inteligentes.
LISP.
Prolog.
Deep Learning.
Machine Learning.

Prévia do material em texto

AO2
Iniciado: 2 dez em 19:28
Instruções do teste

Pergunta 1 0,6 pts
Importante:
Caso você esteja realizando a atividade através do aplicativo "Canvas Student", é necessário que você clique
em "FAZER O QUESTIONÁRIO", no final da página.
Leia o texto a seguir:
 
Na maioria dos problemas de aprendizado, a tarefa é aprender a classificar entradas de acordo com um
conjunto finito (ou, às vezes, infinito) de classificações. Tipicamente, um sistema de aprendizado é dotado de
um conjunto de dados de treinamento, que foram classificados manualmente. O sistema, então, tenta aprender,
a partir desses dados de treinamento, a como classificar estes mesmos dados (geralmente, uma tarefa
relativamente fácil) e também como classificar novos dados ainda não observados. (COPPIN, 2010, p. 233).
 
Fonte: COPPIN, B. Inteligência Artificial. São Paulo: Grupo GEN, 2010.
 
Considerando alguns tipos de aprendizado de máquina e no que diz respeito ao aprendizado por reforço, avalie
as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
 
1 - O aprendizado por reforço é baseado em um modelo de aprendizagem em que há exemplos rotulados e
exemplos não rotulados para que a máquina chegue a uma resposta.
 
PORQUE
 
2 - No aprendizado por reforço, a máquina aprende de acordo com a sua base de experiência, em que ela
vasculhará os seus arquivos para chegar a uma solução frente a uma demanda.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são ambas proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A+
A
A-
NOTA: 6.0 de 6.0

Pergunta 2 0,6 pts

Pergunta 3 0,6 pts
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Leia o texto a seguir:
 
Para melhor funcionamento da Inteligência Artificial, o software é apropriado de algumas lógicas. Cada lógica
tem um pressuposto diferente a fim de que seja possível se aproximar cada vez mais de um raciocínio coerente
e eficiente. Visto isso, uma dessas lógicas sofreu pressões por conta da sua incapacidade de considerar
argumentos divergentes
 
Qual é a lógica que o texto apresentado está tratando?
Lógica Modal.
Lógica Clássica.
Lógica Paraconsistente.
Lógica não-clássica.
Lógica Fuzzy.
Leia os textos a seguir:
 
Texto I
Tornar acessível a tecnologia para o desenvolvimento de aplicações de IA é parte fundamental para a sua
disseminação e aprimoramento, bem como dos negócios que a têm como produto e que a utilizam como
ferramenta.
Existem três tipos de tecnologias principais fundamentais para a IA:
1. Algoritmos
2. Big Data
3. Tecnologias físicas da computação (VALDATI, 2020, p. 20).
 
Fonte: VALDATI, A. B. Inteligência Artificial – IA. Curitiba: Contentus, 2020.
A+
A
A-

Pergunta 4 0,6 pts
 
Texto II
No caso dos algoritmos, podemos citar os algoritmos genéticos que também são muito utilizados em sistemas
computacionais inteligentes. Lacerda e Carvalho (1999, p. 87) definem os algoritmos genéticos como “métodos
de otimização e busca inspirados nos mecanismos de evolução de populações de seres vivos.”.
 
Assim, todos os componentes são utilizados para tornar a IA mais eficiente, de modo que ela possa, cada vez
mais, solucionar os problemas com um maior grau de acerto e, de fato, mostrar que ela é uma tecnologia
computacional inteligente.
Fonte: LACERDA, E. G. M.; CARVALHO, A. C. P. L. F. Introdução aos algoritmos genéticos. Rio de Janeiro:
EntreLugar, 1999.
 
Considerando especificadamente os algoritmos genéticos, avalie as afirmações abaixo.
I - Os algoritmos genéticos têm como base a biologia evolutiva, desse modo, é possível ter uma Inteligência
Artificial ainda mais próxima da inteligência humana, ao passo que a máquina passa a considerar a maneira de
pensar, raciocinar e transformar informações em conhecimento por parte dos indivíduos.
II - Entre os anos de 1950 e 1960, os algoritmos genéticos começaram a entrar em cena, sendo John Holland o
responsável por iniciar as primeiras pesquisas que se travam sobre simulações computacionais de sistemas
genéticos.
III - No ano de 1970, após o começo das pesquisas acerca dos algoritmos genéticos terem sido feitas por John
Holland, Alan Turing propôs que todas as máquinas deveriam conter sistemas genéticos para poderem ser
investigadas no famoso Teste de Turing.
IV - Quando falamos de algoritmos genéticos, entendemos a sua estrutura básica, que é composta de
população, da avaliação de aptidão, de seleção, de cruzamento, de mutação, de critério de parada e da
presença do indivíduo.
 
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
Leia o texto a seguir:
A+
A
A-
 
O aparecimento da lógica paraconsistente somente ocorreu em 1963, com um trabalho do lógico brasileiro
Newton Carneiro Affonso da Costa. Da Costa já havia exposto suas ideias sobre o conceito da contradição
anteriormente, mas só em Da Costa (1963) é que ele formulou, não um sistema, mas uma hierarquia
enumerável de lógicas paraconsistentes de primeira ordem, dos respectivos cálculos de descrições e um
esboço de teorias paraconsistentes de conjuntos construídos sobre sua lógica. [...]
Os estudos de lógicas paraconsistentes têm sido alvo de grandes estudos da Inteligência Artificial, como por
exemplo, no tratamento de bases de dados que contenham inconsistências, fundamentando procedimentos
alternativos aos tradicionais no trato deste tipo de problema.
 
Fonte: OLIVEIRA, K. R.; ABE, J. M. Utilizando a lógica não-clássica para validar processos de negócios através
da elicitação de requisitos. Anais do XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Curitiba, 23 a 25
out. 2002. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/jair-
abe/publication/264883840_utilizando_a_logica_nao-
classica_para_validar_processos_de_negocios_atraves_da_elicitacao_de_requisitos/links/5460a7fa0cf27487b45
a-logica-nao-classica-para-validar-processos-de-negocios-atraves-da-elicitacao-de-requisitos.pdf. Acesso em:
01 mar. 2023.
 
Considerando a lógica paraconsistente, avalie as afirmações abaixo.
 
I - Como parte das lógicas não-clássicas, temos as lógicas paraconsistentes, que divergem com as lógicas
clássicas.
 
II - Utiliza-se, por exemplo, as lógicas paraconsistentes em um sistema de IA para operar circuitos elétricos
digitais.
 
III - Tendo em vista que a manipulação de informações inconsistentes é importante para um sistema
computacional inteligente, surgiu então a lógica paraconsistente para suprir essa necessidade.
 
É correto apenas o que se afirma em:
I.
III.
I e II
I, II e III.
II e III.
A+
A
A-

Pergunta 5 0,6 pts

Pergunta 6 0,6 pts
Leia o texto a seguir:
 
A confiança na lógica como um meio de representar conhecimento e na inferência lógica como mecanismo
primordial para o raciocínio inteligente é tão dominante na filosofia ocidental que a sua “verdade”
frequentemente parece óbvia e incontestável. Portanto, não é de surpreender que abordagens baseadas
nessas suposições têm dominado a ciência da inteligência artificial desde o seu início até os dias de hoje.
(LUGER, 2013, p. 13).
 
Fonte: LUGER, G. F. Inteligência artificial. São Paulo: Editora Pearson. 2013.
Considerando as lógicas não reflexivas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I - Como integrantes das lógicas não clássicas complementares, temos as lógicas não reflexivas, que são
caracterizadas pela inclusão na linguagem da lógica de primeira ordem de um quantificador generalizado, que é
chamado de quantificador modulado.
 
PORQUE
 
II - Considera-se o princípio de identidade nas lógicas não reflexivas. Isso ocorre porque essa lógica
compreende a importância da identidade como elemento fundamental da linguagem, visto isso, o princípio da
identidade se sustentanas lógicas não reflexivas.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são ambas proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Leia o texto a seguir:
A+
A
A-
 
Talvez um melhor ponto de partida seria perguntar “O que é Inteligência?”. Esta é uma questão complexa, sem
uma resposta bem definida, que tem intrigado biólogos, psicólogos e filósofos por séculos. [...]
Poder-se-ia certamente definir inteligência pelas propriedades que ela exibe: uma capacidade de lidar com
novas situações; a capacidade de solucionar problemas, de responder a questões, de engendrar planos e
assim por diante. Talvez seja mais difícil definir a diferença entre a inteligência exibida por humanos e aquela
exibida por golfinhos e macacos. Por ora nos limitaremos, então, à questão, de certa forma mais simples, que é
postulada pelo título desta seção: O que é Inteligência Artificial? Uma simples definição seria como se segue:
Inteligência Artificial é o estudo dos sistemas que agem de um modo que a um observador qualquer pareceria
ser inteligente. Esta definição é boa, mas na verdade ela não abrange o todo da Inteligência Artificial. Em muitos
casos, técnicas de Inteligência Artificial são utilizadas para solucionar problemas relativamente simples ou
problemas complexos que fazem parte de sistemas mais complexos.
[...]
Os seguidores da IA forte acreditam que, dispondo de um computador com suficiente capacidade de
processamento e fornecendo a ele suficiente inteligência, pode-se criar um computador que possa literalmente
pensar e ser consciente do mesmo modo que um humano é consciente.
Muitos filósofos e pesquisadores da Inteligência Artificial consideram esta visão como infundada e até mesmo
absurda. A possibilidade de criar um robô com emoções e genuína consciência é aquela que é frequentemente
explorada no âmbito da ficção científica, mas é raramente considerada como um objetivo da Inteligência
Artificial.
Por outro lado, IA fraca é simplesmente a visão de que comportamento inteligente pode ser modelado e
utilizado por computadores para solucionar problemas complexos. Este ponto de vista defende que apenas o
fato de um computador agir inteligentemente não prova que ele seja verdadeiramente inteligente no sentido
humano. (COPPIN, 2010, p. 3).
 
Fonte: COPPIN, B. Inteligência Artificial. São Paulo: Grupo GEN, 2010. 
 
Muito se tem estudado acerca da IA, porém quando partimos do princípio, precisamos fazer um levantamento
da sua história a fim de conhecer as suas origens e, assim, analisar a sua evolução. Portanto, avalie as
seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
1 - O primeiro evento em que a IA foi tema aconteceu em 1956 nos EUA e profissionais da área se reuniram em
um workshop para tratar da integração entre computação e inteligência.
 
PORQUE
 
2 - Há poucos anos, a IA era apenas retratada em filmes e estava mais presente em laboratórios de pesquisa
acadêmica, mas isso tem mudado com o passar do tempo e os avanços na área.
 
A+
A
A-

Pergunta 7 0,6 pts
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são ambas proposições falsas
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Leia os textos a seguir: 
 
Texto I
 
“Algoritmos de IA estão em toda parte. Numa sociedade hiperconectada, vivemos em ambientes técno-sociais
inteligentes em que a sociabilidade e a comunicação geram dados digitais. A IA já domina o mercado de ações,
compõe música, produz arte, dirige carros, escreve artigos de notícias, prognostica tratamentos médicos,
decide sobre crédito e contratação, recomenda entretenimento, e tudo isso ainda em seus primórdios.”
(KAUFMAN, 2022, p. 11).
 
Fonte: KAUFMAN, D. Desmistificando a inteligência artificial. São Paulo: Autêntica Editora, 2022.
 
Texto II
 
Com o surgimento e, posteriormente, com o crescimento da Inteligência Artificial (IA), todos os setores da
economia começaram a ser afetados por essa tecnologia. Assim, colaborando com os humanos, os sistemas
computacionais inteligentes podem chegar a soluções mais aprimoradas e, com isso, oferecer praticidade e
agilidade no dia a dia da sociedade como um todo. Isso ocorre porque a ciência da computação avançou e hoje
temos na palma da nossa mão softwares integrados por meio do nosso smartphone que resolvem muitos dos
nossos problemas, desde corrigir um texto escrito errado até informar a previsão do tempo por meio do nosso
chamado: - “Ok Google, qual a previsão do tempo para hoje à tarde?”. Desse modo, a máquina está
aprendendo e solucionando problemas.
 
Considerando o campo da Inteligência Artificial (IA), avalie as afirmações abaixo.
 
A+
A
A-

Pergunta 8 0,6 pts
I - A IA está ao nosso redor, praticamente todos os produtos foram desenvolvidos em colaboração com
inteligências artificiais e humanas.
 
II - Como parte da Ciência da Computação, a IA está focada no desenvolvimento de sistemas computacionais
que sejam inteligentes.
 
III - A IA pode também ser compreendida como a tentativa de fazer com que máquinas percebam, raciocinem e
ajam.
 
É correto o que se afirma em:
I, II e III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
Leia o texto a seguir:
 
Quando tratamos sobre Inteligência Artificial, podemos escolher entre duas linhas na hora de construir um
software. Temos a linha conexionista, que é um sistema computacional desenvolvido considerando a
inteligência humana, tendo elementos do cérebro como base; e a linha simbólica, que pode ser entendida como
uma Árvore de Decisão, em que há uma hierarquia de decisões.
Contudo, cada uma apresenta o seu aspecto funcional e isso também reflete nos resultados que se busca obter.
Portanto, ao optar por utilizar uma determinada linha, a outra acaba ficando em certo desuso. E quanto mais a
sociedade e os negócios demandam inovações, mais temos a necessidade de utilizar uma linha que seja
promissora e que possa oferecer soluções pertinentes.
Considerando as reflexões apresentadas, assinale a opção correta.
Considerando a linha conexionista e a linha simbólica, a linha simbólica sai na frente por capacidade de interpretação e
competitividade, enquanto a linha conexionista acaba se tornando mais obsoleta.
Entre as duas linhas, a linha conexionista é tida como um dos principais padrões de aprendizagem, enquanto a linha simbólica,
mesmo tendo um desempenho competitivo, pode perder a capacidade de interpretação.
A+
A
A-

Pergunta 9 0,6 pts
A linha simbólica é utilizada em 90% dos softwares atualmente por ser responsável por simular o processo de aprendizado dos
homens, de forma hierárquica, e, assim, produzindo resultados mais promissores.
A linha conexionista é conhecida por refinar as decisões até que seja possível obter uma classificação final, ou seja, um
resultado que esteja próximo ao que é esperado do sistema.
Tendo em vista a linha conexionista e a linha simbólica, ambas apresentam um desempenho semelhante, mesmo operando de
maneiras diferentes, visto isso, a escolha entre elas parte do custo/investimento no software.
Leia o texto a seguir:
 
Quando analisamos alguns estudos e algumas pesquisas sobre a Inteligência Artificial (IA) e, propriamente, no
que diz respeito às Redes Neurais Artificiais (RNA), vemos uma ligeira comparação com os neurônios
biológicos, isso porque há ramificações do neurônio humano que muito se parecem com um neurônio artificial.
Podemos observarisso nas Figuras 1 e 2, apresentadas a seguir:
 
Figura 1: Neurônio Biológico
Fonte: SANTANA, 2010, p. 4 (Adaptado).
Figura 2: Neurônio Artificial
A+
A
A-

 
Por fim, Kurzweil (2014) diz para levarmos em conta que cada neurônio pode receber inputs de diversos
dendritos, produzindo um único output para um axônio. Este axônio, porém, pode transmitir para diversos
dendritos.
 
Fontes: KURZWEIL, R. Como criar uma mente. São Paulo: Aleph, 2014.
SANTANA, R. A. Roteamento em Redes Ópticas Transparentes Utilizando Redes Neurais de Hopfield.
Dissertação (Mestrado), Universidade de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Engenharia da
Computação, Recife, 2010. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/235759962_Roteamento_em_Redes_Opticas_Transparentes_Ut
(https://www.researchgate.net/publication/235759962_Roteamento_em_Redes_Opticas_Transparentes_Utilizando_Re
. Acesso em: 01 mar. 2023. (Adaptado).
 
Considerando as reflexões apresentadas assinale a opção correta
De modo praticamente idêntico, os neurônios artificiais são uma cópia fidedigna dos neurônios humanos para que, assim, a
máquina possa funcionar com tamanha similaridade conforme o raciocínio humano e suas interpretações lógicas.
De maneira prática e objetiva, um neurônio artificial é criado em um mesmo laboratório de genética humana, para que, assim,
as composições/estruturas do produto tecnológico sejam compatíveis com ações/funções desempenhadas pelos seres
humanos.
De modo um pouco contraditório, os neurônios artificiais foram criados em paralelo ao que se compreende acerca dos
neurônios humanos, contudo, com o passar do tempo, e sem que haja uma explicação científica para isso, a máquina começou
a emular cada vez mais os atos dos homens.
De maneira similar com um neurônio humano, o neurônio artificial tem uma sequência de entradas, onde os dados são
direcionados para o centro/núcleo do neurônio, ali as informações são estruturadas e um sinal/resposta é enviado pela saída
dele.
De forma genérica, o que os cientistas da computação fizeram foi calcular o número de neurônios que os seres humanos têm,
em sua grande maioria, e, assim, agrupar um conjunto de neurônios dentro de um sistema computacional inteligente.
A+
A
A-
https://www.researchgate.net/publication/235759962_Roteamento_em_Redes_Opticas_Transparentes_Utilizando_Redes_Neurais_de_HopfieldSl
https://www.researchgate.net/publication/235759962_Roteamento_em_Redes_Opticas_Transparentes_Utilizando_Redes_Neurais_de_HopfieldSl
https://www.researchgate.net/publication/235759962_Roteamento_em_Redes_Opticas_Transparentes_Utilizando_Redes_Neurais_de_HopfieldSl
https://www.researchgate.net/publication/235759962_Roteamento_em_Redes_Opticas_Transparentes_Utilizando_Redes_Neurais_de_HopfieldSl
https://www.researchgate.net/publication/235759962_Roteamento_em_Redes_Opticas_Transparentes_Utilizando_Redes_Neurais_de_HopfieldSl
Pergunta 10 0,6 pts
Salvo em 18:27 
Leia o texto a seguir:
 
Resolver tarefas executadas pelos humanos intuitivamente, e com relativo grau de subjetividade, era um
desafio dos primórdios do campo da inteligência artificial. Várias tentativas que envolviam linguagens formais
apoiadas em regras de inferência lógica tiveram êxito limitado, sugerindo a necessidade de os sistemas
gerarem seu próprio conhecimento pela extração de padrões de dados, ou seja, “aprender” com os dados sem
receber instruções explícitas. Esse processo é [...] um subcampo da inteligência artificial criado em 1959 e hoje
certamente o maior da IA em número de praticantes. (KAUFMAN, 2022, p. 8).
 
Fonte: KAUFMAN, D. Desmistificando a inteligência artificial. São Paulo: Autêntica Editora, 2022.
 
Considerando as informações apresentadas, sobre qual processo a autora está tratando?
Sistemas Computacionais Inteligentes.
LISP.
Prolog.
Deep Learning.
Machine Learning.
Enviar teste
A+
A
A-

Mais conteúdos dessa disciplina