Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD
RELATÓRIO DE PRÁTICA VIRTUAL
	IDENTIFICAÇÃO
	1. Acadêmico: Elines dos Santos Pimentel
	2. Matrícula: 3609471
	3. Curso: farmácia
	4. Turma: FLC10320BFR
	5. Disciplina: urinálise
	6. Tutor(a) Externo(a): Eduardo do Socorro Pereira da Silva
	DADOS DA PRÁTICA
	1. Título: avaliação bioquímica da urina – fita reagente
	2. Semestre: 7 semestre
	3. Data: 22/11/24
	INTRODUÇÃO
	Entre os exames realizados na rotina de laboratórios de análises clínicas, a urinálise é um dos mais solicitados por médicos para avaliação de diversos quadros clínicos. A urinálise permite identificar infecções no trato urinário e auxilia na investigação de patologias que tenham algum comprometimento renal. Além disso, pode auxiliar no acompanhamento dessas condições ou, até mesmo, de condições sistêmicas, como a diabetes.
Executar corretamente todas as etapas da urinálise e, principalmente, identificar os parâmetros necessários na avaliação bioquímica das amostras é fundamental para que o profissional biomédico auxilie no diagnóstico de diversas condições clínicas, atuando na entrega de resultados que são muito importantes para a tomada de decisões na conduta médica com os pacientes.
	OBJETIVOS
	A urinálise contempla a análise de diferentes parâmetros na urina do paciente, sendo um exame de fácil realização e obtenção, fornecendo informações que permitem a avaliação de distúrbios renais. Nesta prática laboratorial, você vai aprender a realizar a avaliação bioquímica da urina com a utilização de fita reagente. Essa é uma das etapas do processo de urinálise em laboratório de análises clínicas, que contempla também os exames físico, bioquímico e de sedimentoscopia. A avaliação bioquímica auxilia no diagnóstico de diversos parâmetros na urina do paciente, como: presença de infecções, cistite, tumores ou acompanhamento de condições sistêmicas, como diabetes.
Ao final deste experimento, você deverá ser capaz de:
· aprender a manusear as tiras reagentes;
· interpretar os resultados obtidos na avaliação bioquímica da urina;
· demonstrar procedimento da análise bioquímica da urina de forma manual.
	MATERIAIS
	• Álcool 70%; • Caneta marcadora; • Hipoclorito de sódio; • Lixo para descarte de material contaminante; • Papel toalha; • Recipiente de coleta com amostra de urina; • Suporte para tubos Falcon; • Tiras reagentes; • Tubo Falcon.
	METODOLOGIA
	PREPARANDO A AMOSTRA 
Identifique o tubo Falcon com os dados do paciente. Homogeneíze a amostra e abra a tampa do recipiente contento a amostra. Abra a tampa do tubo Falcon, despeje 10mL da amostra no tubo e feche a tampa da amostra.
REALIZANDO A ANÁLISE 
Abra o tubo com as tiras reagentes e retire uma fita teste. Coloque a fita teste no tubo Falcon com urina e aguarde 1 minuto. Após 1 minuto retire a tira do tubo e passe-a no papel toalha para secar.
INTERPRETANDO OS RESULTADOS 
Compare a fita reagente com a tabela descrita no tubo de tiras e selecione a opção correta que se assemelhe a reação.
	RESULTADOS E DISCUSSÕES
	1. Quais as análises bioquímicas podem ser feitas a partir da fita reagente? A fita reagente pode ser utilizada para análise de diversos parâmetros bioquímicos na urina, como pH, densidade, proteínas, glicose, cetonas, bilirrubina, urobilinogênio, nitrito e leucócitos. 2. Por que é necessário esperar 1 minuto para retirar a fita da urina? É necessário esperar 1 minuto para retirar a fita da urina porque esse é o tempo necessário para que ocorra a reação química entre a urina e os reagentes presentes na fita. Se a fita for retirada antes desse tempo, os resultados podem ser imprecisos. 3. Por que é importante homogeneizar a amostra antes de prosseguir com o teste? É importante homogeneizar a amostra antes de prosseguir com o teste para garantir que a urina esteja bem misturada e que a amostra coletada seja representativa do todo. Isso evita que haja variações nos resultados devido a diferenças na concentração de substâncias em diferentes partes da amostra.
	REGISTRO FOTOGRÁFICO
	
	REFERÊNCIAS
	https://uniasselvi.grupoa.education/
https://www.passeidireto.com/
image1.jpeg
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina