Logo Passei Direto
Buscar

Atividade Final 02 - 2024 2

Segunda atividade final da disciplina A Cidade do Rio de Janeiro do Século XVI ao XX — 7 questões objetivas sobre expansão urbana, chegada da Família Real e transformações imperiais, modernização, escravidão (Cais do Valongo) e práticas culturais.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo
A Cidade do Rio de Janeiro do Século XVI ao XX
	
	Prof. Coordenador(a): Mário Luiz de Souza
	Data:
	Tutoria à Distância: Míriam Cipriano
	Pólo:
	Aluno (a):
	Período:
	Mat.:
	
SEGUNDA ATIVIDADE FINAL
 Essa é a segunda atividade final da nossa disciplina. Deve ser feita pelos alunos que não entregaram a primeira atividade final ou não conseguiram atingir a nota para aprovação nessa atividade. Ela é composta por 7 perguntas objetivas, com cada uma valendo um ponto, e deverá ser entregue até a data de 10/12. Lembro que a nota final do aluno na disciplina resultará do somatório da nota obtida nessa atividade com os pontos decorrentes de sua participação nos dois fóruns que realizamos.
Boa atividade.
1) Ciente das características da cidade do Rio de Janeiro, descritas na Aula 03, assinale a resposta
ERRADA.
a)Apesar de sua importância comercial, a cidade não acabou tendo uma grande expansão urbana, com as regiões logo após a rua do Ouvidor e da atual Cinelândia sendo consideradas áreas rurais.
b)O Centro da cidade se destaca-va como a principal localização dos empreendimentos comerciais, dos órgãos adminsitrativos e das moradias das famílias mais abastadas.
c)Criou-se uma rede de fortes militares, na entrada da Baia de Guanabara, para tentar coibir uma invasão estrangeiro pela via marítima.
d)Para tentar diminuir os problemas com acesso à água potável, foi construido uma série de chafarizes e obras públicas com intuito de abastecer à cidade.
e)Não foram realizadas obras de aterro de pântanos, acesso à água, destruição de moros para melhor circulação de ventos e outras, para expansão urbana e melhorias da vida na cidade.
2) Sobre os impactos da transformação na cidade do Rio de Janeiro ao passar a ser local de moradia da Família Real portuguesa e capital do império português, abordados na Aula 4, marque a sentença ERRADA.
a) Cresceu em termos econômicos, principalmente a partir da assinatura do Tratado de Abertura dos Portos as Nações Amigas.
b)Teve uma série de mudanças tentando dar à cidade algumas caracteríticas das grandes cidades europeias.
c)Manteve-se a presença da grande quantidade de escravizados negros presentes nas ruas da cidade, realizando as suas atividades como escravos de ganho.
d)O Centro, tornou-se o local preferencial de moradaia da nobreza portugesa, devido a ser o local em que se encontrava os grandes teatros.
e)A região de São Cristóvam, Glória e Botafogo passaram a ser locais de moradia de famílias mais abastadas e o Centro passando, cada vez mais, a ser local de moradia dos mais pobres.
3)A partir dos conteúdos da Aula 8, marque a resposta correta sobre o processo de modernização da cidade do Rio de Janeiro, no período imperial brasileiro. 
a) Os avanços no perímetro urbano da cidade, teve como marco a tentativa de superação dos aspectos colonias da cidade, não tento grande avanço sobre as formas de transporte.
b) A grande influência do processo de modernização urbana, estava assentada na influência das grandes cidades do continente americano, em especial dos EUA.
c) Com o processo de modernização, o centro da cidade do Rio de Janeiro se tornou o local de moradia das pessoas mais ricas e da nobreza portuguesa.
d) Os aspectos geográficos da região da cidade criaram obstáculos que tiveram que ser suplantados para à expansão urbana e construção de melhores condições para sua ocupação.
e) Todo o processo de modernização teve como um dos principais focos, gerar moradias baratas e expansão dos meios de transporte para atrair trabalhadores de baixa renda.
4)De acordo com a Aula 9, marque a resposta ERRADA. 
a) A grande presença de escravizados, pelas ruas da cidade, vendendo produtos e mercadorias dos seus senhores ou realizando as mais diversas atividades, tornou-se uma marca do Rio de Janeiro.
b) Não se pode entender o racismo no Brasil sem levar em consideração o quanto a escravização de negros africanos está na raiz desse processo em nossa sociedade.
c) Os achados arqueológicos referentes ao Cais do Valongo e ao Cemitério dos Pretos Novos, são importantes para à ampliação do conhecimento sobre o período da escravização.
d) As obras de pintores estrangeiros, residentes no Brasil durante o período imperial, servem como fontes históricas para o conhecimento sobre a utilização da mão de obra escrava.
e) A grande presença de escravizados pelas ruas do Rio de Janeiro impediam o desenvolvimento de atividades comerciais, visto que as pessoas não saíam às ruas com receio de rebeliões.
5) Seguindo os conteúdos da Aula 10, seria correto afirmar. 
a) Os terreiros se caracterizavam como espaços religiosos e de resistência entre a população negra, não sendo frequentados por pessoas brancas.
b) Em termos de música e dança os batuques não eram reprimidos pelas autoridades porque eram vistos como locais para os negros extravasarem suas frustações.
c) Zungos eram os locais dedicados a comercialização entre pessoas negras, libertas ou escravizadas, para trocarem ou venderem produtos entre si. 
d) Nos entrudos os escravizados tomavam as ruas da cidade, numa grande festa popular, e podiam jogar água e outros líquidos nas pessoas, desde que essa não fosse branca.
e) A Pequena África corresponde a uma região que se localizava no entorno do Cais do Valongo, marcada pela presença majoritária de moradores negros e de práticas culturais negras.
6) Pela leitura da Aula 12, sobre o processo de modernização da cidade do Rio de Janeiro, no
início do período republicano, referente à Reforma Pereira Passos, marque a resposta ERRADA.
 a)A base dessa reforma consistia em retirar do centro da cidade os resquícios do período colonial, que ainda estavam presentes na capital da república.
b)Essa reforma acabou gerando a expulsão de pessoas pobres, principalmente negras, que moravam no centro da cidade, com a destruição de cortiços e moradias de baixa renda.
c)Uma das marcas dessa reforma foi a construção de avenidas bem largas inspiradas nas avenidas das grandes cidades europeias.
d) O objetivo de dar ao centro da cidade características de uma grande cidade europeia, tornou-se o elemento norteador da Reforma Pereira Passos.
e) Mesmo com todo o transtorno que acarretou para os moradores do centro da cidade, a reforma gerou benefícios para os mais pobres devido aos bairros para trabalhadores que foram construídos.
 7)Na Aula 12, vimos que sobre a questão sanitária, na cidade do Rio de Janeiro, na Primeira República, se caracterizou por.
a) Sua ação prática se conteve ao trabalho de aterramento de pântanos e brejos que circundavam a cidade e que geravam as condições ideais para ploriferação dos mais diferentes insetos e animais que passavam doenças para a população.
b) Mesmo tendo a luta contra as doenças infectocontagiosas, através do uso da vacinação e combate aos locais de proliferação de ratos e insetos, esse processo se deu de forma impositiva gerando resitência de uma grande parcela da população.
c) As condições socieconômicas da população mais pobre foi respeitada no processo de combate as doenças, não sendo posto em prática nenhum preconceito as pessoas que moravam nos cortiços e nas favelas.
d)A população recebeu de bom grado as medidas realizadas pelo governo da capital da República no combate as problemas sanitários, recebendo os agentes sanitários em suas casas e não realizando nenhum tipo de rebelião.
e)O primero processo de despoluição da Baia de Guanabara foi implementado no início do período republicano, guando os médicos sanitaristas apontaram esse local como o principal foco de doenças infectocontagiosas.
 
image1.png
image2.jpeg
image3.png

Mais conteúdos dessa disciplina