Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

20
19
 
 
	
 
 
	 
 
 
 
 	 	 
		Centro Universitário Leonardo da Vinci 
 
 	 
	 
 
ANA PAULA OLIVEIRA DINIZ 
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA (FLC28369/6) 
 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL TUTOR EXTERNO: ELIS REGINA ALVES DE OLIVEIRA SANTOS 
 
 
 
 
PROJETO DE ESTÁGIO: O Lúdico como Ferramenta de Aprendizagem na Educação Infantil 
 
 
 
 
 
 
SENA MADUREIRA-AC 
 2024/2 
 
 
1 
 
 
 
 
SUMÁRIO
1 PARTE I: PESQUISA ...................................................................................................3 
 1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA......3 
 1.2 OBJETIVOS..............................................................................................................3 
 1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA ........................................................4 
PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO .................................................................5
 2.1 METODOLOGIA ........................................................................................................5 
 2.2 CRONOGRAMA ........................................................................................................6 
 REFERÊNCIAS................................................................................................................7 
ANEXOS .........................................................................................................................8
1 PARTE I: PESQUISA 
 1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 
Área de concentração: Metodologia de Ensino 
Tema: O Lúdico como Ferramenta de Aprendizagem na Educação Infantil 
 
 A área de concentração escolhida para ser trabalhada é a de metodologia de ensino, que se resume nas ferramentas utilizadas pelos educadores para compartilhar de seus conhecimentos aos alunos, buscando a melhor forma de acordo com a característica de cada turma e educando, motivando-os e os conduzindo ao aprendizado. Depois escolhi como temática, “O lúdico como ferramenta de aprendizagem na educação infantil”, onde será abordado a importância do lúdico na educação e como os jogos e brincadeiras podem colaborar para a aprendizagem dos educando.
O lúdico é uma característica fundamental do ser humano, do qual a criança depende para se desenvolver. Para crescer, brincar e para se equilibrar frente ao mundo precisa do jogo. Aprender brincando tem mais resultados, pois assimilação infantil adapta-se facilmente á realidade (PIAGET apud SANTOS, 2001, p. 173).
 O ensinamento com atividades lúdicas são de extrema importância, pois a criança aprende brincado sem cobranças e através de regras, assim proporcionando o conhecimento.
 Utilizando o jogo á criança tem a oportunidade de satisfazer uma série de necessidades, como de dominância e cooperação, que podem ser utilizadas como recurso para a aprendizagem (PERES, 2004,p. 39).
Então percebe-se que, o lúdico não é apenas uma brincadeira infantil ou passa tempo, mais sim um aprendizado que se aprende brincando, que desenvolvera o cognitivo da criança perante a sociedade e na sua vida como estudante.
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 OBJETIVOS DE ENSINO (do acadêmico) 
· Aprender a planejar planos de aula; 
· Acompanhar e observar ações docentes;
· Compreender como o docente conduz as ações e atividades.;
· Compreender e ministrar aula através da regência.
1.2.2 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM (dos estudantes)
· Compreender as ações docentes; 
· Observação as atividades e práticas voltadas para o processo de ensino e aprendizagem;
· Acompanhar as estratégias dos docentes que promovem o desenvolvimento do aprendizado;
· Aprender brincando e despertar o desejo de saber.
 1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
 “Lúdico” se refere a algo relacionado ao jogo, á brincadeira ou diversão. O termo é frequentemente usado para descrever atividades que são divertidas e envolventes, muitas vezes com o objetivo de aprender ou desenvolver habilidades (HISHIMOTO 1999). 
O lúdico é uma característica fundamental do ser humano, do qual a criança depende para se desenvolver. Para crescer, brincar e para se equilibrar frente ao mundo precisa do jogo. Aprender brincando tem mais resultados, pois assimilação infantil adapta-se facilmente á realidade (PIAGET apud SANTOS, 2001, p. 173).
A brincadeira caracteriza-se como uma forma de comunicação por meio da qual a criança se desenvolve de forma holística, incluindo aspectos físicos, sociais, culturais, afetivos, emocionais e cognitivos. Através da brincadeira, as crianças desenvolvem competências e habilidades como atenção, memória e imaginação (Almeida, 1990). 
Utilizando o jogo á criança tem a oportunidade de satisfazer uma série de necessidades, como de dominância e cooperação, que podem ser utilizadas como recurso para a aprendizagem (PERES, 2004,p. 39).
 O principal objetivo neste trabalho e mostrar que o lúdico se tornou uma ferramenta pedagógica fundamental para a aprendizagem e está ligada ao desenvolvimento da criança principalmente na Educação Infantil. 
 Além disso, o trabalho com a ludicidade pode adquirir maior significado na medida em que é desenvolvido por meio de diferentes abordagens metodológicas. Assim sendo:
A utilização de atividades diferenciadas no ambiente escolar proporciona um aprendizado dinâmico, no qual as crianças são estimuladas a se movimentarem, a interagirem entre si, a dialogarem, a exporem seus pensamentos, entre outros. Desta forma, nota -se que elas se tornam mais próximas e o conhecimento mais significativo (FOLLMANN; LORENZ, 2013, p.2).
 Fica a responsabilidade aos professores, notar os benefícios e usar esse recurso na sala de aula, fazendo com que os conteúdos sejam mais acessíveis, além da escola, também no cotidiano dos alunos, fazendo uma ponte entre o abstrato e o concreto, o saber e o fazer. 
Os jogos e as brincadeiras são a essência das crianças, e utilizá-los como estratégia pedagógica permite a produção do conhecimento significativo e contextualizado, especialmente quando direcionados para o processo de alfabetização” (FERNANDES e SILVESTRI, 2019, p. 79).
 A utilização de jogos no ensino, auxilia no desenvolvimento integral dos alunos, nos aspectos físico, social, cultural, afetivo e cognitivo. Os jogos ou projeto envolvido têm as vantagens de terem inúmeras variedades, e trazem benefícios físicos e mentais para nossas crianças. Os benefícios comprovados dos jogos de raciocínios são o desempenho das habilidades mentais, melhoria nas habilidades sensoriais e motoras, raciocínio, entre outros.(REGANHAM e PARRA, 2016).
2. PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO 
 
 2.1 METODOLOGIA 
 
Os métodos usados no presente estágio foram de observação, auxilio ao professor e docência, planejamentos e analises dos alunos, tendo como foco principal o lúdico como ferramenta de aprendizagem na educação infantil. A instituição concedente escolhida foi a escola de ensino infantil, Creche Padre Paolino. Os planos de aula foram planejados para turma pré-escolar II – com alunos de idade de 3 a 5 anos. 
Planejei uma metodologia flexível e adaptável às necessidades das crianças e do ambiente escolar. Fiz um planejamento detalhado, garantindo que o estágio fosse uma experiência enriquecedora tanto para mim, quanto para as crianças. Pois este processo me permitiu desenvolver competências que contribuíssem positivamente para desenvolvimento integral das crianças.
Os planos de aula foram elaborados, pois o planejamento na Educação Infantil é um momento que possibilita o professor encontrar soluções para obter avanços no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança, por isso deve ser uma atividade contínua, onde o professor não somente escolhe os conteúdos a serem passados, mas faz todo um processo de acompanhamento onde diagnostica os avanços e dificuldades de toda a turma e também de forma individual, já que é fundamentalo professor levar em consideração as peculiaridades e as especificidades de cada criança, já que cada uma tem seu modo de agir, pensar e sentir.
 Segundo Hoffmann (2001) a organização e planejamento das atividades diárias proporcionam ao professor a reflexão de suas ações e metodologias, analisando os resultados de seu projeto. De acordo com Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) p. 196 cabe: “ao professor planejar uma sequência de atividades que possibilite uma aprendizagem significativa para as crianças, nas quais elas possam reconhecer os limites de seus conhecimentos, ampliá-los e/ou reformulá-los;”.
 Observei os alunos, perguntei a professora regente quais seriam as maiores dificuldades deles de aprendizagem e fiz meus planos de aula baseado no palno da professora , procurei nos meus dias de regência seguir com a rotina da sala, para não confundir as crianças depois, pois eles já estavam adaptados.
2.2 CRONOGRAMA 
	DATA
	TURNO E HORÁRIO
	ATIVIDADE
	16/09/2024
	06:50 a 11:30. Mat.
	Regência
	14/09/2024
	06:50 a 11:30. Mat.
	Observação
	11/09/2024
	06:50 a 11:30. Mat.
	Observação
	13/09/2024
	06:50 a 11:30. Mat.
	Regência
	12/09/2024
	06:50 a 11:30. Mat.
	Regência
	17/09/2024
	06:50 a 11:30. Mat.
	Observação
	20/09/2024
	06:50 a 11:30. Mat.
	Observação
	18/09/2024
	06:50 a 11:30. Mat.
	Regência
	19/09/2024
	06:50 a 11:30. Mat.
	Entrevista
	Total de Horas de Estágio
	40h/a
5 
 
REFERÊNCIAS 
ALMEIDA, Aline Marques da Silva.  A importância do lúdico para o desenvolvimento da criança 13/10/2014. Disponível em: http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/A-import%C3%A2ncia-do-l%C3%BAdico-para-o-desenvolvimento-da-crian%C3%A7a.aspx cesso em 02 de abril de 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – volumes 1, 2 e 3. Brasília, MEC/SEF, 1998.
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 7 ed. São Paulo: Cortez, 1996.
REGANHAM, M. B.; PARRA, C. R. O lúdico como mediador para o desenvolvimento das competências socioemocionais na escola. Portugal: Portal Psicologo.
ANEXO
 
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO 
 
 
1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO EM RELAÇÃO Á EDUCAÇÃO BÁSICA
- Organização: Funcionamento período da manhã de 7h as 11:30hrs e a tarde de 13h as 17:30hrs. Salas de berçário II até pré-escolar II. Em cada sala há uma média estimada de 11 alunos tanto no período da manhã como também a tarde. Na escola totalizam aproximadamente 38 funcionários, incluindo, professores, coordenadores, diretor, secretárias, merendeiras, faxineiras, cuidador, psicólogos e psicopedagogos. E a escola está sempre aberta ao pais e responsável para conversar sobre o desempenho dos seus filhos. 
- Infraestrutura: A escola possui 8 salas de aula,1 sala da coordenação e monitorias, 1 cozinha, 8 banheiros a disposição, sendo 2 banheiro com chuveiros caso alguma criança necessite tomar banho, 1 refeitório, 1 sala de almoxarifado, 1 aréa de recreação, 1 pátio coberto, 1 parque com vários brinquedos e 1 sala de videoteca para as crianças assistir e leêm.
- Projeto Político-Pedagógico e Regime Escolar: O PPP é elaborado através de reuniões aonde os professores e coordenadores escolares conversam sobre o desempenho dos alunos e quais atividades a serem feitas. De acordo com a coordenadora da escola eles analisam a dificuldade de cada criança para assim oferecer conteúdo educacionais de acordo com a dificuldade de cada um, seguindo sempre a BNCC, a mesma também ressaltou que de acordo com o plano feito no início do ano ficou deferido a fazer atividade extra curricular como, apresentações ou reunir todos os alunos e assistir algo temático no pátio da escola.
2 CARACTERIZAÇÃO DO CORPO DOCENTE
Cada sala de aula contém 1 professor, 1 estagiário e os professores contam com ajuda de 3 auxiliar. Todos possuem formação como cursos técnico, graduação e pós-graduação e a escola tem formações continuada com organização externa como assistente sociais e psicólogos. Todos os profissionais são do mesmo município. Foi observado também em relação ao horário de trabalho de alguns funcionários, pois alguns trabalhavam apenas meio período e outros o dia todo.
3 CARACTERIZAÇÃO DO PROFESSOR (REGENTE E APOIO)
- Aspectos Gerais: A professora e graduada em pedagogia e educação física e possui pós-graduação em psicopedagogia, trabalha na educação desde 2010, e na escola atual trabalha desde 2019, e para alicerça sua prática utiliza como apoio a educação inclusiva para promover a empatia e respeito á diversidade, a autoestima e o desempenho dos alunos. Espaço maker e também com alguns produto tecnológicos. Quanto ao relacionamento com alunos foi observado uma sala respeitosa e bastante positivo o que facilitava o aprendizado e a comunicação entre professor-aluno. Sendo assim a professora regente trabalhava em 2 período manhã e tarde, reside no município na qual a escola está edificada e a mesma sempre está em busca de conhecimento.
- Planejamento: Os planejamentos eram vistos pela coordenadora de forma semanal, aonde o planejamento era feito com o professor e a coordenadora juntos uma vez na semana. Tanto professor com uma coordenadora poderiam optar por fazer o planejamento mensalmente ou semanalmente, Mas como às vezes a direção da escola mudava alguma data ou período optaram por semanalmente evitando mais trabalho. De acordo com a coordenadora a avaliação empregada estava dentro dos princípios e normas da PPP. Assim sendo de acordo com a observação e a coordenadora da escola ficou evidente que o professor tinha autonomia e promovia liberdade de expressão para os alunos e garantia a inclusão de todos os alunos.
4 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA EM QUE REALIZARÁ O ESTÁGIO (caso houver)
Número de estudantes em sala de aula 10 crianças, de 3 a 4 anos. Existindo um aluno com autismo grau 2 na sala e uma professora de apoio. A professora regente seguia finalmente o planejamento as normas e pedagogia adotada no projeto político pedagógico.
 
 
 
 
2
ก
 PLANO DE AULA
Dados de identificação da Instituição Concedente 
Nome da escola: Creche Padre Paolino 
Diretor(a): Maria Ocineide Barbosa 
Coordenador(a): Isabel Ferreira 
Professor(a) Regente: Marizete Silva de Paiva Turma: Pré – II 
Período: 6 
Nome do(a) Acadêmico(a) Estagiário(a): Ana Paula Oliveira Diniz 
 
Disciplinas: Geografia 
 
Assunto: Meio de transportes 
 
Objetivos de Aprendizagem: Consiste em identificar os meios de transporte que utilizamos como, carro, bicicleta, barco, avião. 
 
Conteúdo programático: Fazer confecção de meio de transporte (carro), utilizando caixa de papelão. 
 
Recursos: Caixa de papelão, éva, cola branca, cola isopô, tesoura, cartolina. 
 
Sequência didática: 
1-Momento: 
A professora apresentará o assunto da aula, meio de transporte; 
Roda de conversa: Alguém pode falar quais são os meios de transportes que vocês têm em casa? Em que meio de transporte vocês vieram hoje para a escola? 
 
2-Momento: 
Entrega de revistas para as crianças observarem os meios de transporte, que mais usamos no nosso dia a dia, a professora pedi para eles escolhem um meio de transporte. Depois a professora irá recortar o meio de transporte escolhido para os alunos colarem na cartolina. Expor cartolina na sala de aula. 
Avaliação: A avaliação será feita por meio da interação de todos. 
Assim obtive resultados positivo.
 
Referências: 
BRASIL. Ministério da Educação. Base Comum Curricular. Brasilia: MEC, 2018 
 
PLANO DE AULA II 
 
Dados de identificação da Instituição Concedente 
Nome da escola: Creche Padre Paolino 
Diretor(a): Maria Ocineide Barbosa 
Coordenador(a): Isabel Ferreira 
Professor(a) Regente: Marizete Silva de Paiva Turma: Pré – II 
Período: 6 
Nome do(a) Acadêmico(a) Estagiário(a): Ana Paula Oliveira Diniz 
 
Disciplinas: Geografia 
 
Assunto: Meio de comunicação. 
 
Objetivos de Aprendizagem:Consiste em identificar os meios de comunicação que utilizamos como, televisão, rádio, celular, computador etc. 
 
Conteúdo programático: Fazer objetos de meio de comunicação utilizando materiais recicláveis. 
 
Recursos: Caixa de papelão, tampa de garrafa pet, cola ensopo, cola branca, barbante, cartolina, revista. 
 
Sequência didática: 
1-Momento: 
A professora fará uma dinâmica: ‘‘Telefone sem fio’’, logo mais apresenta o assunto da aula, meio de comunicação; 
Roda de conversa: Alguém pode falar quais são os meios de comunicações que vocês têm em casa? 
 
 
2-Momento: 
Estrega de revistas e jornais para as crianças observarem os meio de comunicação, que mais usamos no nosso dia a dia, a professora pedi para eles escolhem dois meio de comunicação para fazer a confecção utilizando matérias recicláveis, os alunos escolheram a televisão e o telefone. 
 
3-Momento: 
Produção da televisão e do telefone, a professora foi cortando o molde e as crianças foram colando com cola branca, a parte que precisava de cola ensopo a professora colava. 
4-Momento: 
Quando tudo estava pronto a professora colocou sua cabeça dentro da televisão a qual eles teriam confeccionado e ficou falando como se fosse uma reporte, as crianças acharam interessante e todas quiseram participar da matéria que a professora estava transmitindo. 
5-Momento: 
Já o celular a professora pedia para ele criar um número de telefone e simulava que estava discando, todos interagiram e participaram dos dois meios de comunicação. 
 
Avaliação: A avaliação será feita por meio da interação de todos. 
Assim obtive resultados positivo.
 
Referências: 
BRASIL. Ministério da Educação. Base Comum Curricular. Brasilia: MEC, 2018 
 
Anexos: 
Produção: 
 Televisão. Telefone. 
 
PLANO DE AULA III 
Dados de identificação da Instituição Concedente 
Nome da escola: Creche Padre Paolino 
Diretor(a): Maria Ocineide Barbosa 
Coordenador(a): Isabel Ferreira 
Professor(a) Regente: Marizete Silva de Paiva Turma: Pré – II 
Período: 6 
Nome do(a) Acadêmico(a) Estagiário(a): Ana Paula Oliveira Diniz 
 
Disciplinas: Geografia 
 
Assunto: Os três porquinhos 
 
Objetivos de Aprendizagem: 
· (EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos. 
- Atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. 
· (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros. 
 
Conteúdo programático: Fazer leitura da historinha dos três porquinhos. 
 
Recursos: Papel, lápis de escrever, lápis de cor. 
 
Sequência didática: 
1º- Acolhida: recepção das crianças, contato com os familiares, instrução do local para guardar a mochila; acolher as crianças nos espaços previamente preparado com brinquedos pedagógicos para que possam interagir com seus pares ao olhar atento da professora e da auxiliar de sala. 
 
2º- Rodinha: leitura de livro no canto literário; Oração; Chamadinha; Quantos somos; Calendário e Tempo; 
3º- Atividade: Contração da história “Os três porquinhos” Fazer uma breve sondagem se os alunos conhecem a história que será narrada. Narrar a história com apresentação dos personagens principais e os cenários onde a história acontece, explorando assim, a imagem visual dos alunos através da ilustração, do lúdico e do diálogo com a turma, também pode utilizado fantoches na cotação da história. 
 4ª Atividade: Interligar Recordar com os alunos o local onde se desenvolve a história e conversar sobre os valores adquiridos na história. Apresentar a atividade para pintar os três porquinhos 
 
Avaliação: Será realizado observação e registro, que auxiliarão o professor a avaliar os seguintes aspectos: quais os momentos que a criança mais participou; como interagiu com os colegas; manifestou interesse e concentração durante as atividades desenvolvidas. 
Referências: 
BRASIL. Ministério da Educação. Base Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018 http://www.pragentemiuda.org/search/label/ber%C3%A7%C3%A1rio 
 
Anexo: 
 
 PLANO DE AULA 
 
 
12
 PLANO DE AULA 13
 
 
 
 
 PLANO DE AULA IV 
 
 
Dados de identificação da Instituição Concedente 
Nome da escola: Creche Padre Paolino 
Diretor(a): Maria Ocineide Barbosa 
Coordenador(a): Isabel Ferreira 
Professor(a) Regente: Marizete Silva de Paiva Turma: Pré – II 
Período: 6 
Nome do(a) Acadêmico(a) Estagiário(a): Ana Paula Oliveira Diniz 
 
Disciplinas: Ciências 
 
Assunto: Conhecendo a natureza 
 
Objetivos de Aprendizagem: 
· (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. 
· (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear. 
 
Conteúdo programático: Observar a natureza, como flores, arvores. Depois desenho livre. 
 
Recursos: Papel, lápis de escrever, lápis de cor. 
 
Sequência didática: 
1º- Acolhida: recepção das crianças, contato com os familiares, instrução do local para guardar a mochila; acolher as crianças nos espaços previamente preparado com brinquedos pedagógicos para que possam interagir com seus pares ao olhar atento da professora e da auxiliar de sala. 
 
2º- Rodinha: leitura de livro no canto literário; Oração; Chamadinha; quantos somos; Calendário e Tempo; 
3º- Atividade: A professora irá levar os alunos para o jardim da escola e mostrar as flores e arvores aos redores. Depois retornará para sala. 
 4ª Atividade: Ao retornarem para sala de aula a professora entregará para os alunos papel branco e pedirá que cada um desenhe os elementos da natureza que mais gostaram e logo após colorir. 
 
Avaliação: Será realizado observação e registro, que auxiliarão o professor a avaliar os seguintes aspectos: quais os momentos que a criança mais participou; como interagiu com os colegas; manifestou interesse e concentração durante as atividades desenvolvidas. 
Referências: 
BRASIL. Ministério da Educação. Base Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018 
 
image10.jpeg
image2.png
image3.jpeg
image4.jpeg
image30.jpeg
image40.jpeg
image5.jpeg
image6.jpeg
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina