Buscar

ATPS INTRUMENTAÇÃO TECNICA DA ATUAÇÃO PROFICIONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Anhanguera UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Polo de Apoio Presencial Guaicuru
Curso de Serviço Social
 Aline A. Souza Leoncio Ra 432670
 Letícia Cristina dos S. A .Matheus Ra 423390
 Francieli Paulo de Góis Souza Ra 7932698335
 Sandra Barboza Alves Ra 445586 
 Vanessa Corrêa Fernandes Ra 416998
 
 
 
 Instrumentos e Técnicas da Atuação Profissional
 
 Professor Ma Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Campo Grande /MS
 Maio de 2015
 O presente trabalho tem como tema apresentar "A prática do Assistente Social e a Categoria Teórica Metodológico, mediadora e Instrumentos Técnicos do Serviço Social". Formação profissional a partir de dois eixos, quais sejam a base doutrinária e a base técnica. Nas várias dimensões que compõem o agir profissional: teórica-prática, técnica e ético-operativa. No conhecimento das determinações do real na efetivação do pôr teleológico, ou seja, "a consciência que reflete a realidade" perspectivas e suas finalidades,e o meio de trabalho é muito complexo, o que o trabalhador insere entre si mesmo é o objeto de trabalhado e lhe serve para dirigir sua atividade sobre esse objeto.
 Escolher dentre as alternativas, o instrumento adequado a transformação do ideal em real, requer, igualmente, conhecimentos das determinações dos objetos e do real envolvimento no processo, trata-se de um conhecimento da própria finalidade ideal, dos valores investidos e dos meios para alcançá-lo.Se, na pratica interventiva do assistente social,essas dimensões são fundamentais, garanti-las na formação profissional é um imperativo , o projeto de formação profissional do assistente social em vigor define como competência profissional. 
INTRODUÇÃO
Através da leitura conseguimos identificar dois elementos indissociáveis na relação teoria fim- meio- efetivação da pratica, que é a posição dos fins e a busca dos meios, que se utiliza da alternativa como mediadora deste processo, fazendo a passagem da possibilidade a realidade.
 Escolher alternativas é decidir entre os valores opostos e fazer com que se efetivem e se materializem, para que esse valor incida sobre um objeto concreto.Entendemos que a categoria da alternativa expressa um caráter teórico, ético, político e
operacional, tendo um caráter teórico devido ao fato de que cada práxi é direcionada para alcançar um fim concreto, necessitado conhecer a verdadeira identidade dos objetos que servem de meio para tal finalidade.Essa identidade é composta entre as relações e suas possíveis conseqüências, sendo a práxis inseparável do conhecimento.
Já o caráter ético – político, diz que o ser humano é capaz de agir com consciência e liberdade, podendo assim escolher entre as alternativas acrescentando valores as suas finalidades. 
E o caráter operativo nos apresenta as alternativas como a passagem da possibilidade a efetividade, tendo a opção de escolha os meios, os procedimentos e os instrumentos adequados ao final ideal.
Síntese da investigação bibliográfica
Refletindo quanto à operação técnico – operativa e os instrumentos – práticas do Serviço Social, podemos observar que a falta de embasamento teórico metodológico quanto as competências do Assistente Social acaba acarretando em diferenças e distanciamento entre a teoria e a prática das ações deste profissional.
 As habilidades deste profissional vão além de somente ser executivo, incluem a capacidade de propor e programar políticas sociais, avaliar projetos na área social, realizar perícias técnicas, emitir pareceres, exercer funções de direção na administração de serviços sociais. O trabalho do Assistente Social deve ser realizado sob a perspectiva da totalidade, não visualizando apenas o indivíduo, mas as relações mais amplas, buscando formas de intervenção para sua transformação, a partir de atendimentos às demandas mais imediatas que se fazem presente no cotidiano do profissional.
 Através da relação entre teoria e pratica, dentro do campo de estagio entendemos que a teoria permite que tenhamos uma visão ampla de várias questões,podendo assim, analisar a realidade, buscando colocar em pratica os conhecimentos adquiridos , já a pratica por sua vez é a materialização da teoria .
 Entendendo que Saúde é direito de todos e dever do Estado, cabe ao profissional inserido nesta área, fazer o enfrentamento afim de garantir que se efetivem as políticas publicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.Tendo o claro o compromisso com os princípios do código de ética profissional, que devem estar sempre presente, pois a rotina facilmente pode levar a reprodução da prática e abandonar a conduta interventiva,já do ponto de vista das limitações encontradas , percebemos que os profissionais por sua vez, fazem diversas articulações e encaminhamentos através da Rede de Atendimento, para orientar e encaminhar de forma satisfatória fazendo com que o serviço seja prestado de forma efetiva.
PRÁTICA PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL:INSTRUMENTOS,AÇÕES,EA ABORDAGEM TEÓRICA-METODOLÓGICA
Entrevistas com Assistentes Sociais
 A instrumentalidade do trabalho e o Serviço Social?
 Por que dizer que a instrumentalidade é condição de reconhecimento social da profissão?
 Quais os níveis em que tem se manifestado a instrumentalidade do Serviço Social?
 Importância do Código de Ética e do Projeto Ético-político para sua prática.
 Por que o cotidiano é o espaço para a realização das ações instrumentais?
 A instrumentalidade do exercício profissional como mediação?
 Quais os vínculos entre as políticas sociais e o Serviço Social?
 Ao seu ver qual e a realidade social existente?
 O que significa reconhecer a instrumentalidade do exercício profissional como mediação?
 As condições de trabalho da profissão hoje são favoráveis?
Categoria Mediação e seu significado na pratica
Quando se pensa na relação de teoria e pratica, entendemos que uma proposta inovadora, mas que
ainda não há um conclusão concreta, tendo em vista as contradições existentes na atuação profissional.
 O serviço Social é marcado por choques de ordem teórico – metodológica e reflete diretamente no dia a dia da atuação profissional, e contribui para divergências entre os profissionais que pensam e o profissional que executa o trabalho.Constatamos que o serviço Social é uma profissão dinâmica e por isso cabe ao profissional modificar a sua forma de atuação, frente as novas demandas existente, afim de responder as exigências e as contradições da sociedade capitalista.
 Cabe ao profissional um constante investimento no processo das mudanças sociais, a fim de visualizar novas formas de intervenção profissional.Vimos que entre os profissionais há um discurso referente a dicotomia entre a teoria e a pratica,
tornando visível a fragilidade da fundamentação teórica, não há clareza suficiente sobre a pratica
profissional, prevalecendo posturas conservadoras.
 A utilização dos instrumentos no cotidiano da pratica profissional é um fator preponderante para o
assistente social.Como todos os profissionais tem seus instrumentos de trabalho, e sendo o assistente social um trabalhador inserido na divisão social e técnica do trabalho, necessita de bases teóricas, metodológicas, técnicas e éticas políticas necessárias para o seu exercício profissional.
 Os instrumentos técnicos operativo são como um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional. Dentre os instrumentos observamos os seguintes:
 Entrevista
 Escuta Sensível
 Vista Domiciliar
 Relatórios e Gestão de Sistemas
 Dinâmicas
 Articulação de Rede
Este estudo dos instrumentos e técnicas da atuação profissional em conjunto com o estagio supervisionado nos deu a oportunidade de vivenciar a teoria em conjunto com a pratica , através do Estagio Supervisionado I, nos ajudando
a entender melhor a atuação do profissional
de serviço Social.
Conclusão
 Entendemos que o objetivo deste trabalho foi para conhecêssemos as instrumentos do Assistente Social técnicas e para o desenvolvimento efetivo do Serviço Social, que é enfrentar os desafios sociais que se apresentam.
 Nessa reflexão fez-se uma analise sobre a prática profissional do Assistente Social, reconhecendo suas dimensões, com o objetivo de situar a instrumentalidade do Serviço Social bem como seu arsenal técnico-operativo.
 Deste modo competem aos profissionais uma constante e permanente formação técnica capaz de garantir o aprimoramento de competência técnico operativo e intelectual, consolidando o compromisso político com a classe trabalhadora. (GUERRA,2005).
SANTOS, Claudia Monica dos. Na Pratica a Teoria é Outra?Mitos e Dilemas na Relação entre Teoria, Pratica, Instrumentos
e Técnicas no Serviço Social.2.ed. São Paulo: Lumen Júris, 2012.PLT 496.
GUERRA, Yolanda. A Instrumentalidade do Serviço Social.5.ed. São Paulo : Cortez,2005.
SUGUIHIRO, Vera Lucia Tieko et al. O Serviço Social em debate: Fundamentos
Teórico-Metodológicos na Contemporaneidade. Saber Acadêmico, n º 07 - jun. 2009.
Disponível em: &srcid=0B8bxjUSYMn3BY2Y3ZWVjY2ItYmM4My00YzlkLTgyYjctYWNlNTg2MGQ
wZTBi>. Acesso em: 10 maio de 2014
VERGARA, E. M. B. O significado da Categoria Mediação em Serviço Social. Disponível
em: &srcid=0B8bxjUSYMn3BYmRlYWEyYTgtOTM3NC00N2ZhLWFiODUtODU2ODVj
Y2Q2MDA1&hl=pt_BR>. Acesso em: 20 maio de 2014.
SOUSA,CharlesToniolo.A prática-do-Assistente-Social-conhecimentoinstrumentalidade-e-intervencaoprofissional.Emancipação, Ponta Grossa, 8 (1): 119-132, 2008. Disponível, por meio de compartilhamento,em: hl=pt_BR#>. Acesso em: 21 de maio de 2014.
Bibliografia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais