A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
ATIVIDADE AVALIATIVA OBJETIVA DE G1 - segunda atividade avaliativa

Pré-visualização | Página 1 de 2

) Leia as asserções I e II e, posteriormente, marque a alternativa que contém a resposta correta referente ao modelo japonês.
 Asserção I
Na concepção japonesa, o grupo, a equipe prevalece sobre o individual. A forma de trabalho, a resolução de problemas, encaminhamento de soluções e decisões são realizadas em grupo, bem como, o grupo é recompensado no atingimento de resultados.
Asserção II
O modelo japonês não se preocupa com a especialização do funcionário em uma atividade porque as decisões são tomadas por poucos funcionários que ocupam cargos de maior valor, que são os especialistas, os demais são executores, cumpridores de ordens e orientações.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Peso: 1.0
 a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa;
 b) As asserções I e II são proposições verdadeiras;
 c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I;
 d) As asserções I e II são proposições falsas, e a II não justifica a I;
 e) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2
2) No âmbito comportamental, a interação entre as pessoas também é observada e estas relações constituem a cultura organizacional. A cultura organizacional pode ser comparada com iceberg, cuja parte visível é apenas uma pequena parte, enquanto a parte submersa representa a maior parte do iceberg. Leia as afirmações I, II e III e, posteriormente marque a alternativa que contém a resposta correta referente ao comportamento organizacional subjacente.
I - O comportamento subjacente da organização é representado no topo do iceberg, ou seja, que está acima do nível da água, portanto é o que aparece, é aceito é definido como tudo que visivelmente compõe a organização desde sua estrutura física, o trabalho em si, e as relações interpessoais aparentes que permitem o seu funcionamento;
II - O comportamento organizacional subjacente é representado pela ponta inferior do iceberg, é definido como tudo que visivelmente o governo impõe para a organização existir, criando e fundando estruturas ocultas ou subjacentes das pessoas através dos relacionamentos interpessoais que influenciam diretamente a organização através do autoconhecimento e conscientização legal e formal;
III - O comportamento subjacente da organização refere-se à parte que não está visível, e constitui a maior parte da cultura organizacional. No iceberg é a parte imersa, escondida, não visível, na cultura organizacional incluem-se nesta definição as atitudes e valores, sentimentos de raiva, alegria, medo, desrespeito, normas grupais, interações, mecanismos de defesa, motivações e desejos;
Marque a afirmativa correta:
Peso: 1.0
 a) Somente está correta a afirmativa III;
 b) Somente estão corretas as afirmativas I e III;
 c) Somente está correta a afirmativa I;
 d) Somente está correta a afirmativa II;
 e) Todas as afirmativas estão corretas.
3
4) As organizações se mostram como um cenário onde muitos desejos e necessidades pessoais podem ser satisfeitas. A busca do ideal pessoal, no ideal organizacional, proposto pela empresa pode levar o sujeito a uma dependência e acabar confundindo o seu eu com a identidade da organização. Considerando esse contexto avalie as asserções I e II e a relação entre elas, posteriormente marque a alternativa que contém a resposta correta referente ao narcisismo.
A empresa JAZZ CLÁSSICO é uma grande empresa de fabricação de instrumentos de sopro, corda e percussão que atua também como atacadista, comercializando instrumentos musicais e acessórios adquiridos no mercado nacional e internacional que remunera seus colaboradores acima da média dos salários pagos no mercado. Na JAZZ CLÁSSICO há um cenário onde muitos desejos e necessidades pessoais podem ser satisfeitas. O heroísmo é socialmente transmissível, a ação, supervalorizada; e a rapidez, o tempo em que tudo deve ser dar, a competição perversa é incentivada entre os colaboradores e todos desejam o topo. A princípio essas ações mostraram bons resultados, porém atualmente tem comprometido a própria empresa;(Asserção I)
PORQUE
Não há lugar para todos, como é estimulada uma competição malévola, o chegar ao topo é o mais importante, assim a JAZZ CLÁSSICO acena com a possibilidade de todos serem heróis, desde que assumam sua “natureza” esportiva de ganhadores. O narciso que existe em cada um é chamado a se manifestar, não de vez em quando, como é normal, mas permanentemente. O que a princípio, mostra-se como uma forma de buscar resultados, revela-se posteriormente como uma perversidade que compromete a própria empresa; (Asserção II)
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Peso: 1.0
 a)	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa;
 b)	As asserções I e II são proposições verdadeiras;
 c)	As asserções I e II são proposições falsas;
 d)	As asserções I e II são proposições falsas, e a II não justifica a I;
 e)	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4
5) A personalidade é um termo abstrato utilizado para descrever e dar uma explicação teórica do conjunto de peculiaridades de um indivíduo que o caracterizam e diferenciam dos outros. O estudo do desenvolvimento da personalidade aprofunda o conhecimento do comportamento humano. Analise as afirmações I, II e III e, posteriormente marque a resposta correta referente à personalidade.
I. Quando falamos sobre a personalidade de alguém, estamos nos referindo a sua formação profissional e da profissão que este indivíduo escolheu para atuar, pois este é o único fator que apresenta o desenvolvimento biossocial que forma a personalidade do indivíduo.
II. Quando falamos sobre a personalidade de alguém, estamos nos referindo aos traços que as fazem diferentes de outras pessoas. A personalidade é formada por três partes, chamadas de três instâncias: id (os impulsos primitivos), ego (o executivo da personalidade) e superego (padrões éticos da conduta, a moral da pessoa).
III. Quando falamos sobre a personalidade de alguém, estamos nos referindo aos traços físicos, cor de cabelo, olhos e altura que as fazem diferentes de outras pessoas, a essas diferenças chamamos de traços personais que são os fatores que apresentam o desenvolvimento biossocial que forma a personalidade do indivíduo.
 A respeito das afirmações, assinale a opção correta:
Peso: 1.0
 a) Somente a afirmativa I é verdadeira;
 b) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras;
 c) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras;
 d) Somente a afirmativa II é verdadeira;
 e) Todas as afirmativas são verdadeiras;
5
6) O grupo de trabalho é um campo social em que a pessoa busca sua realização, com outras pessoas a medida que se encontra pronta para aumentar este campo em atividades profissionais e de produção, essenciais para a saúde mental além da sobrevivência. É através do grupo que cada indivíduo estabelece seu próprio autoconceito, a sua identidade. Avalie as afirmações (I, II e III) e, posteriormente marque a alternativa que contém a resposta correta referente as afirmações sobre grupos.
I. Nos grupos das organizações as pessoas também vão suprir suas necessidades de interação, mesmo que racionalmente seja um grupo de tarefa, pois a emoção e o social andam juntos para o sucesso individual e coletivo;
II. Nos grupos de trabalho o individuo nunca consegue satisfazer suas necessidades pessoais, porque o objetivo da formação desse grupo é voltado para o ambiente externo cujas forças tecnológicas, políticas, econômicas e sociais impedem o desenvolvimento de questões de cunho particular.
III. No grupo o individuo pode compartilhar e auxiliar em atividades que tenham objetivos comuns, como por exemplo, fabricar objetos e produtos, participar de atividades que visam ao divertimento, prestação de auxílio e muitos outros;
MARQUE a alternativa correta.
Peso: 1.0
 a) Somente a afirmativa I é verdadeira;
 b) Somente