Buscar

SIMULADO SEGURANCA TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O risco mais significativo no manuseio de produtos perigosos inflamáveis diz respeito à possibilidade de vazamento na presença de fontes de ignição. Elas podem gerar temperaturas suficientes para iniciar o processo de combustão da maioria das substâncias inflamáveis conhecidas. As fontes de ignição podem ser as mais variadas possíveis. Cite pelo menos 3 delas.
	
	
	Compare com a sua resposta: Eletricidade estática: Como exemplo de cargas acumuladas nos materiais, citamos a energia necessária para dar início ao processo de decomposição do acetileno puro (1 atm e 21ºC), na ordem de 100 J. Esta energia decai rapidamente com o aumento da pressão, pois misturas de acetileno com o ar são muito sensíveis exigindo apenas 2 x 10 - 5 J. Para se ter uma idéia de valor, a energia gerada pelo atrito do sapato no carpete é de 3 x 10 - 2 J(ver NR 10); Faíscas: O impacto de uma ferramenta contra uma superfície sólida pode gerar uma alta temperatura, em função do atrito, capaz de ionizar os átomos presentes nas moléculas do ar, permitindo que a luz se torne visível. Normalmente chamada de faísca, esta temperatura gerada é estimada em torno de 700ºC; Brasa de cigarro: Pode alcançar temperaturas em torno de 1.000ºC; Compressão adiabática: Toda vez que um gás ou vapor é comprimido em um sistema fechado, ocorre um aquecimento natural. Quando esta compressão acontece de forma muita rápida, (dependendo da diferença entre a pressão inicial (P0) e final (P1), e o calor não sendo trocado devidamente entre os sistemas envolvidos, ocorre o que chamamos tecnicamente de compressão adiabática. Esta compressão pode gerar picos de temperatura que podem chegar, dependendo da substância envolvida, a mais de 1.000ºC. Isto pode acontecer, por exemplo, quando o oxigênio puro é comprimido, rapidamente passando, de 1 atm para 200 atm, em uma tubulação ou outro sistema sem a presença de um regulador de pressão; Chama direta: É a fonte de energia mais fácil de ser identificada. Algumas chamas oxicombustíveis, por exemplo, podem atingir temperaturas variando de 1.800ºC (hidrogênio ou GLP com oxigênio) a 3.100ºC (acetileno / oxigênio).
		
	
	
	Defina as condições e a importância do auxílio-acidente para os trabalhadores:
	
	
	Auxílio-acidente é o benefício concedido como indenização, ao paciente quando, após a consolidação das lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza, resultar seqüelas que impliquem redução da capacidade laboral. Isso significa em dinheiro, 50% do salário-de-benefício, mensal e vitalício.
		
	
	
	A atividade , prevista nas Normas Regulamentadoras (NR) relativa à Segurança e Medicina do Trabalho, que tem por objetivo promover e preservar a saúde do conjunto de trabalhadores, devendo preservar o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre a saúde e o trabalho, é de responsabilidade:
		
	
	
	
	
	 
	Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
	
	
	
	
		
	As fases da Higiene Ocupacional foram incluídas na NR 9 como etapas a serem cumpridas no desenvolvimento do PPRA. A fase que inclui o dimensionamento da exposição dos trabalhadores a fim de comprovar a existência ou não de determinado risco no ambiente de trabalho corresponde à etapa de: ( Médico do Trabalho Petrobrás/Cesgranrio 2014)
		
	
	
	
	
	
	
	 
	avaliação
	
	
		
	Assinale a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	 
	A comparação entre a incidência de acidentes de trabalho no meio urbano e no meio rural é muitas vezes deturpada pela subnotificação dos acidentes ocorridos nas atividades no campo.
	Os acidentes do trabalho poderão ser classificados como: acidentes típicos, acidentes e trajeto e doenças ocupacionais. Relacione as colunas e assinale a alternativa correspondente que representa a sequênciaCORRETA. 2-1-3
	
	
	
	
	
		
	
	
	Os indicadores de saúde que melhor exprimem a gravidade dos acidentes de trabalho são aqueles que apresentam no denominador o número de :
		
	 
	Total de acidentes.
	
	
	Podemos citar como prioridade máxima (objetivo principal) da HIGIENE OCUPACIONAL:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	a prevenção de doenças ocupacionais.
		
	 
	
	A Gestão de Saúde e dos Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional é norteada nacionalmente pelos diplomas legais vigentes e pela Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador. Os Ministérios responsáveis pelo desenvolvimento da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, de forma articulada e cooperativa, são os: (médico do Trabalho Transpetro/Cesgranrio 2011)
		
	
	
	
	
	
	
	 
	do Trabalho e Emprego, da Previdência Social e da Saúde.
	
	
		
	
	
	Respirar ar contaminado acima da chamada concentração Imediatamente Perigosa a Vida ou à Saúde (IPVS) produzem efeitos agudos irreversíveis à saúde, ou até morte imediata, dependendo das circunstâncias. É obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) quando o trabalhador estiver exercendo suas atividades em ambiente Imediatamente Perigoso à Vida ou à Saúde (IPVS). Um local é considerado IPVS quando a(o):
	
	
	
	
	
	 
	inalação do ar com deficiência de oxigênio produz as mesmas consequências quando a concentração de O2 no ar cai abaixo de 12,5%, ao nível do mar.

Outros materiais