Buscar

-exercicios-sobre-cinematica-escalar-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de exercícios II – Física I
O corredor Joaquim Cruz, ganhador da medalha de ouro nas olimpíadas de Los Angeles, fez o percurso de 800m em, aproximadamente, 1 min 40s. Determine a velocidade escalar média no trajeto.
Um ônibus partiu de São Paulo às 6 horas com destino a Mogi das Cruzes. Permaneceu parado em um grande congestionamento por aproximadamente 20 minutos, Chegando, finalmente, ao seu destino às 7 horas e 30 minutos. Sabendo-se que a distância total percorrida foi de 60 km, Calcule a velocidade escalar média do ônibus nessa viagem, em km/h.
Um móvel percorre uma trajetória retilínea obedecendo a função horária s = 3t + 6(no SI). Determine a velocidade média desse móvel no intervalo de 1s a 5s.
Durante uma viagem entre duas cidades, um passageiro decide calcular a velocidade média do ônibus. Primeiramente verifica que os marcos indicativos de quilometragem na estrada estão dispostos de 2 km em 2 km. O ônibus passa por três marcos consecutivos e o passageiro observa que o tempo gasto pelo ônibus entre o primeiro e o terceiro marco é de 3 minutos. Calcule a velocidade escalar média do ônibus neste trecho da viagem, em km/h. 
 A figura representa a trajetória de um caminhão de entregas que parte de A, vai até B e retorna a A. No trajeto de A a B o caminhão mantém uma velocidade média de 30 km/h; na volta, de B até A, gasta 6 minutos. Qual o tempo gasto pelo caminhão para ir de A até B? Qual a velocidade média do caminhão quando vai de B até A, em km/h?
 Um carro, a uma velocidade constante de 18 km/h, está percorrendo um trecho de rua retilíneo. Devido a um problema mecânico, pinga óleo do motor à razão de 6 gotas por minuto. Qual é a distância entre os pingos de óleo que o carro deixa na rua?
Um carro percorre um trecho de 30 km de uma estrada horizontal retilínea, mantendo uma velocidade constante de 60 km/h. A seguir, percorre 60 km em linha reta, mantendo uma velocidade constante de 402 km/h. Qual a velocidade escalar média, em km/h, para todo o percurso?
Um ponto material em movimento retilíneo em relação a um determinado referencial tem sua posição em função do tempo indicada pela tabela.
	t (s)
	0
	2
	4
	6
	8
	10
	12
	14
	16
	18
	20
	s (m)
	- 2
	7
	16
	25
	34
	43
	34
	25
	16
	7
	-2
Calcule sua posição inicial.
Classifique o movimento em progressivo ou retrógrado nos intervalos de 0 a 10 s e 10 s a 20 s.
Dê o deslocamento e o caminho percorrido no intervalo de 4 s a 16 s. 
Calcule a velocidade média nos intervalos de 0 a 8 s e 12 s a 18 s. 
9)O gráfico ao lado indica a posição de um móvel no decorrer do tempo, sobre uma trajetória retilínea. Determine: a) a velocidade do móvel. b) a função horária da posição em função do tempo.
 
10)Um automóvel parte do estacionamento e é acelerado à razão de 5m/s². Calcule a sua velocidade 30s após a sua partida.
11)Um automóvel parte do repouso com aceleração constante de 2 m/s². Depois de quanto ele atinge a velocidade de 40 m/s?
12)Um trem de carga viaja com velocidade de 20 m/s quando, repentinamente, é freado e só consegue parar 70s depois. Calcular a aceleração
� EMBED CorelDRAW.Graphic.11 ���
�
_1316443999.unknown

Outros materiais