Buscar

Atividade pedagógica Online 5 GESTÃO DE PROJETOS E GESTÃO DA PRODUÇÃO


Continue navegando


Prévia do material em texto

Na atividade produtiva, devemos determinar se o resultado do projeto compensa a soma dos esforços e recursos despendidos. É necessário, para tanto, compararmos os resultados e os meios (produtos e insumos) e transformarmos os vários componentes do processo produtivo em seus correspondentes valores monetários. Sobre os custos do projeto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falas, em seguida, assinale a alternativa correta.  
(  ) Essa estimativa é feita pelos dois lados do processo: o lado de entrada física, que corresponde aos insumos, e o lado da saída física, que são os produtos. 
(  ) Devemos ainda identificar a análise geral do investimento (relacionar todas as despesas por unidade do período — mensais, anuais —, assim consideradas para efeito do Imposto de Renda, como mão de obra, manutenção, conservação, matéria-prima utilizada etc.). 
(  ) A estimativa de custos deve considerar os custos fixos (estrutura das despesas por unidade do período, que variam em função da produção, como mão de obra variável, matéria-prima utilizada, encargos sociais, despesas tributárias e contribuições resultantes da produção, despesas financeiras, como as bancárias, por exemplo).
	
	A
	F – V – F
	
	B
	V – F – F
	
	C
	F – V – F
	
	D
	V – V - F
A essência de um estudo, seja ele um projeto, seja ele plano, está na conclusão, que deve estar fundamentada em deduções lógicas e corresponder aos objetivos do projeto como um todo. Sobre a conclusão do projeto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, em seguida, assinale a alternativa correta.  
(  ) A conclusão não constitui um resumo do projeto, mas deve explicitar os resultados qualitativos e quantitativos, assim como as consequências da adoção ou não do projeto, ressaltando seu alcance e suas contribuições. 
(  ) A conclusão deve apresentar uma visão isolada do corpo do projeto, suas etapas, fatores e subdivisões devem ser considerados à parte. 
(  ) A conclusão deve ser sustentada nos dados inferidos das diversas etapas e fatores do projeto e reforçar alguns conceitos importantes e relevantes para justificá-lo. 
(  ) Deve conter, ainda, a justificativa da rentabilidade e a análise da contribuição do projeto no contexto interno empresarial, sem consideração da realidade local e regional. 
(  ) Quando a elaboração do projeto chega ao término, podemos afirmar que é o fim do projeto, porque muitas atividades não precisam mais ser realizadas depois de sua produção.
	
	A
	V – V – V – V – F
	
	B
	V – F – F – F – F
	
	C
	V – F – V – F – V
	
	D
	V – F – V – F – F
Depois de muitos anos de dedicação à eliminação dos desperdícios, a Toyota classificou-os em sete grandes categorias, as quais servem de referencial para qualquer empresa que esteja interessada em implantar a produção JIT ou a produção enxuta. As categorias de desperdícios incluídas nesse sistema são: excesso de produção, tempo de espera, transporte, processo, inventários, movimento e produtos defeituosos.
 
Leia abaixo:
“Um dos piores desperdícios, consiste no fabrico de grandes lotes de componentes ou de peças, muito além do que o mercado (ou o próximo estágio de produção) esta absorvendo. Quando o mercado está em crescimento, esse desperdício não é tão notado, mas, quando está decrescendo, seu efeito é enorme na empresa, pois implica estoques desnecessários e o correspondente aumento de capital de giro.”
 
De acordo com o que estudamos sobre OS SETE DESPERDÍCIOS DA TOYOTA, identifique abaixo qual foi citado acima:
	
	A
	EXCESSO DE PRODUÇÃO
	
	B
	TEMPO DE ESPERA
	
	C
	TRANSPORTE
	
	D
	PROCESSO
O chamado 5S’s é uma técnica japonesa que se tornou realidade em muitas empresas. Sendo ela constituída das iniciais de cinco palavras iniciadas por S, que em japonês significam várias atitudes em relação ao trabalho, tal técnica vendo sendo aplicada em muitos processos de educação e treinamento, sendo utilizada pela maioria dos consultores, quase sempre como ponto de partida para programas de implantação de qualidade.
 
As cinco palavras são: SEIRI; SEITON; SEISOU; SEIKETSU; SHITSUKE.
 
Leia abaixo:
 
Consiste em analisar os locais de trabalho e classificar todos os itens (objetos, materiais e relatórios) de acordo com critérios de utilidade ou frequência de uso e saber onde é o lugar de cada peça. Feito isso, devemos retirar do ambiente tudo o que não precise estar ali. A vantagem é que são eliminados os desperdícios – o espaço físico é liberado -, ao descartarmos informações e controles desnecessários ou ultrapassados, e criarmos facilidades de trânsito interno, melhor organização, economia e aumento de produtividade.
 
Qual 5S’s foi citado acima? Assinale a alternativa correta:
	
	A
	SEIRI;
	
	B
	SEITON;
	
	C
	SEISOU;
	
	D
	SEIKETSU;
Leia.
“Essa técnica, se bem aplicada, resulta em melhoria na organização do ambiente de trabalho, pois composta de regras simples aplicadas em uma sequência racional, ela pode ser utilizada não só na empresa, como também no cotidiano de vida familiar e nas relações de trabalho. Trata-se de um modo simples de melhorar as relações e o ambiente de trabalho, organizando-as produtivamente e, assim, otimizando recursos e tempo.”
 
De acordo com o que estudamos sobre produtividade, assinale abaixo a técnica que foi citada acima:
	
	A
	5Ss
	
	B
	PRODUÇÃO EM MASSA
	
	C
	POR PROCESSAMENTO
	
	D
	DIAGRAMA DE ISHIKAWA