Buscar

PRATICAS DE RH - AULA 8

Prévia do material em texto

PRATICAS DE RH – AULA 8
	
		1.
		Dentre as atividades que compõe os chamados sub-sistemas de Recursos Humanos, a integração de pessoas é atividade normalmente atribuída ao Treinamento e Desenvolvimento. Possibilita que o funcionário recém chegado possa ter uma visão geral da organização. Assim, ao começar a exercer sua função dentro da empresa pode conhecer previamente a visão, missão, valores, procedimentos e normas da organização a qual passa a fazer parte. A que subsistema de RH ele pertence?
	
	
	
	
	
	Prover
	
	
	Agregar
	
	 
	Desenvolvimento
	
	
	Monitorar
	
	
	Manter
	
	
	
		2.
		João Vitor Alves é coordenador de Recursos Humanos de uma empresa e percebe que vários colaboradores recém contratados não oferecem um desempenho eficaz porque não estão integrados à organização. Para tentar resolver esse problema, João Vitor introduz na empresa programas de orientação/integração. Esse tipo de programa traz o benefício de :
	
	
	
	
	
	reduzir os custos de consultoria externa por utilizar consultoria interna competente.
	
	
	melhorar o conhecimento e as aptidões do cargo em todos níveis da organização .
	
	
	melhorar o coeficiente de inteligência emocional dos colaboradores.
	
	 
	ajudar os colaboradores a compreender os aspectos sociais, técnicos e culturais do local de trabalho.
	
	
	treinar os colaboradores nas obrigações que devem cumprir.
	
	
		3.
		Várias informações podem ser apresentadas em um vídeo institucional no processo de integração mas, dentre as alternativas de respostas oferecidas a seguir, uma delas NÃO faz parte deste contexto. Assinale-a
	
	
	
	
	 
	formas de concessão e de participação financeira nos benefícios
	
	
	normas e regulamentos de pessoal
	
	
	orientações sobre segurança e medicina do trabalho
	
	 
	clima organizacional
	
	
	orientações sobre faltas, descontos, atrasos, etc
	
	
	
		4.
		Milkovich e Boudreau (2000) ressaltam que o processo de ________________ não ocorre somente em relação à empresa, mas também em relação ao grupo de colegas. O novo entrante não somente é afetado pelas normas, cultura e estrutura da organização, mas também causa impacto nas mesmas. Esse processo de troca pode ser mais ou menos tenso, dependendo da forma como for estruturado ou não. A sua facilitação pode ser feita através do fornecimento de informações, que ajudam o indivíduo a desenvolverem maior comprometimento, melhor adequação ao trabalho e menor nível de tensão. Complete a lacuna sobre o tema observado:
	
	
	
	
	
	Rejeição
	
	
	Seleção
	
	
	Compensação
	
	
	Reconhecimento
	
	 
	Socialização
	
	
	
		5.
		De acordo com Borges (1998) apud Schein (1979) a socialização organizacional é um processo pelo qual um novo membro aprende e se adapta ao sistema de valores, às normas e aos padrões de comportamento da organi- zação, sociedade ou grupo no qual ele está entrando. Já Milkovich e Bourdeau (2000, p. 308) definem como o aprendizado para compreender uma nova conjuntura e a decisão de como ajustar-se aos relacionamentos socialmente aceitos. A organização tem a necessidade de ajudar seu membro a se adaptar a cultura corporativa e isso se dá através de:
	
	
	
	
	
	Encarreiramento
	
	
	Treinamento
	
	
	Recrutamento
	
	 
	Ambientação
	
	
	Seleção
	
	
		6.
		A etapa de ambientação e integração é influenciadora da socialização e convivência do novo empregado ao ambiente de trabalho. Oferece menor eficácia quando:
	
	
	
	
	
	apresenta o espaço de trabalho e equipe
	
	
	introduz a cultura organizacional
	
	 
	desvinculado do subsistema de recrutamento e seleção
	
	
	orienta as políticas organizacionais
	
	
	referencia a filosofia e ética institucional

Continue navegando