Buscar

Resumo em atividade de FRCE


Continue navegando


Prévia do material em texto

Resume em forma de exercício de Fundamentos de Rede e Cabeamento Estruturado
Parte 1
1. Descreva as principais funcionalidades da LAN, PAN, WAN e MAN.
LAN – (rede local) interligam computadores em um mesmo espaço físico; PAN – (área pessoal) ligam dispositivos num espaço limitado; MAN – (rede metropolitana) conectam diversas redes locais dentro de um espaço de algumas dezenas de quilômetros, ou seja, uma cidade; WAN – (rede delonga distância) vai além da MAN, porém conecta redes de país ou continente.
2. Descreva as principais funcionalidades da WLAN, WPAN, WWAN e WMAN.
WLAM – (rede local sem fio) é uma rede sem cabeamento pra quem quer se conectar a internet com agilidade; WWAN – (rede de longa distância sem fio) alcança o mundo todo e WMAN – (rede metropolitana sem fio) é uma versão sem fio da MAN. 
3. Qual a taxa de largura de banda do cabo par trançado?
Taxa de banda larga é de 100 mts cada segmento.
4. Qual a taxa de largura de banda do cabo de fibra ótica?
Taxa de banda larga variam de 220 a 5000 mts cada segmento
5. Qual a taxa de transferência de um cabo de fibra ótica monomodo e multimodo?
Taxa de transferência do monomodo é de 120 quilômetros e do multimodo é de 2 km.
6. Explique a funcionalidade do TCP – Transmission Control Protocol?
É o principal protocolo do envio e recebimento de dados MS internet, basicamente o TCP/IP é um conjunto de protocolos. Ele é dividi em quatro camadas: aplicação, transporte, rede e física. O objetivo dessa divisão é de garantir a integridade de dados enviados pela rede.
7. Cite três diferenças do modelo OSI e TCP/IP?
Há uma diferença óbvia, o Modelo OSI tem 7 Camadas e o TCP/IP 4 Camadas. As duas tem camada de rede, de transporte e aplicação, outra diferença, é a Comunicação sem Conexão, Comunicação Orientada à Conexão. A camada de rede OSI suporta os dois, e O modelo TCP/IP suporta apenas um, na Camada de Transporte o Modelo OSI suporta apenas COC, enquanto no Modelo TCP/IP, na Camada de Transporte suporta os dois modos. Assim ajuda o usuário para protocolos simples de perguntas e respostas. O Modelo OSI, surgiu através de uma comissão formada pela ISO, enquanto o TCP/IP surgiu de uma necessidade do mercado de telecomunicações e a partir daí passou por uma serie de implementações onde foram desenvolvidos pela arquitetura internet.
8. Na sua opinião, a topologia em anel é melhor que a topologia em barramento? Por que?
Não, na minha opinião a topologia de barramento é mais eficiente simplesmente porque o modo de transmissão se dá em forma de barra podendo ou não ter todos os computadores está conectados. Já o anel como o nome diz é uma conexão em anel ou circulo, se um computador perder a rede os outros podem se prejudicar.
9. Cite três protocolos da camada de aplicação e explique cada um deles.
HTTP – é um protocolo de comunicação utilizado para sistemas de informação de hipermídia, distribuídos e colaborativos; SMTP - é o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet; FTP - é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos.
10. Cite as 4 camadas do modelo TCP/IP
As quatros camadas são aplicação, transporte, rede e física.
11. Cite as 7 camadas do modelo OSI
As sete camadas são física, enlace, rede, transporte, sessão, apresentação e aplicação. 
12. Comente com suas palavras o que é a evolução computacional.
Pelo que eu entendo de evolução computacional basicamente séria os processos que os computadores passaram ao longo dos anos. Mudanças nos processamentos, quantidade de horas gastas numa instrução entre outras coisas. 
13. Qual a diferença das metodologias clean slate e evolutionary?
Segundo estudos elas podem andas juntas, porém o que devem entender simplesmente que uma vem para reutilizar a arquitetura padrão da internet e outra veio para começar do zero, com uma nova arquitetura baseado na antiga, no entanto, com o objetivo de corrigir erros.
14. Qual é a topologia que é mais tolerante a falhas, fácil de instalar usuários e tem o monitoramento centralizado?
Topologia em estrela.
15. Qual a taxa de transmissão para um cabo coaxial 10Base5?
Taxa de transmissão é de 10 Mbps.
16. Qual a extensão máxima do cabo coaxial 10Base2?
Extensão máxima é de 200m.
17. Qual a frequência do cabo cat5e?
Transmite numa frequência de 125 MHz.
18. Cite 3 padrões para redes sem fio IEEE 802.11.
Podemos citar três de seu padrão: 802.11a, 802.11g e 802.11h.
19. Quais as taxas de transmissão dos padrões 802.11b e g.
Taxa de transmissão do padrão 802.11b alcança uma velocidade de 11 Mbps padronizada pelo IEEE e uma velocidade de 22 Mbps e o padrão 802.11g baseia-se na compatibilidade com os dispositivos 802.11b e oferece uma velocidade de 54 Mbps.
20. Explique como funciona a camada de enlace do modelo OSI.
Camada de enlace - essa camada proporciona uma transferência de quadros de dados sem erros de um nó para outro através da camada física, permitindo que as camadas acima dela assumam a transmissão praticamente sem erros através do vínculo.
Parte 2
Questão 1 e 2, o que é e para que serve o TCP/IP?
O TCP/IP é o principal protocolo de envio e recebimento de dados MSinternet. TCP significa (protocolo de controle de transmissão) e IP (protocolo de internet).
Questão 3 e 4, o que é e para que serve o PTP?
O PTP é um protocolo de comunicação que basicamente permite a transferência de imagens a partir de câmeras digitais para computadores e dispositivos sem a necessidade de outros drives dispositivos. PTP significa (protocolo de transferências de imagens).
Questão 1, comente sobre a evolução das redes de computadores.
A história das redes de computadores iniciou por volta da década de 60, onde a rede telefônica era a rede de comunicação que dominava o mundo. Também nesse período através de Lawrence Roberts por volta de 1967 veio a surgi a ARPANET (a precursora da grande rede mundial- a Internet), sendo a rede de computadores por comutação de pacotes. Na década de 70 surgiram outras redes de comutação de pacotes como: ALOHAnet (rede de microondas via rádio que interligava as ilhas do Havaí), TELENET (comutação de pacotes comerciais da BBN baseada na tecnologia da Arpanet) e TAYMNET e TRANSPAC (rede de comutação de pacotes franceses), e o número de pequenas redes crescia cada vez mais sendo apresentadas por Robert Metcalfe num principio de rede local (ETHERNET), que mais tarde originaram as famosas LANs de curta distância. E no final de década de 70 as máquinas conectadas a ARPANET não só eram utilizadas para pesquisas, mas também para a comunicação militar na Guerra Fria, ao passar está época de guerra a ARPANET não tinha mais importância para os militares sendo passadas então para maioria das universidades e outros pesquisadores que foram estendendo a comunicação por outros países. No dia primeiro de janeiro de 1983 o protocolo TCP/IP tornou-se oficial, sendo obrigatório estar em todas as máquinas. Na década de 1990 a ARPAnet deixou de existir. E o destaque da década de 90 o funcionamento da World Wide Web. A Web foi inventada no Cern (Centro Europeu para Física Nuclear) por  Tim Berners Lee no período de 1989 a 1991. O Brasil entrou na rede em 1990 criando a RNP (rede nacional de pesquisas). Em 1992 foi criada a Internet Society e já existiam 200 servidores web em operação. Em 1996 a Microsoft entrou com tudo na web com o browser Internet Explorer. Assim a rede sempre irá mudar, devido a demandas do tempo e do mercado, pois o tempo passa e os recursos devem passar também.
Questão 2, quais são as vantagens e desvantagens da internet?
As vantagens da internet: cultura do conhecimento - podemos usar a internet como um modelo educacional amplo; convivência – como sua utilização é simples e rápida com ela pode-se ir ao banco, fazer uma compra, pagar uma conta, emitir um documento, conversar com várias pessoas, pesquisar aquela receita, entre outras coisas; inclusão social - a internet proporciona uma inclusão social e digital sem precedentes. Esta inclusãotambém coloca pessoas em contato com outras e de uma forma muito intuitiva as pessoas acabam aprendendo coisas novas o tempo todo e eliminação de fronteiras – com a internet temos a liberdade e facilidade de conhecer o mundo, embora virtual.
As desvantagens da internet: privacidade - na internet muitas pessoas ficam expostas e com isto acabam sendo vítimas de golpes, roubos entre outros crimes; anonimato e a ilegalidade – muitos crimes e fraudes se escondem através de anonimato. Há muita ilegalidade, pequenas fraudes são cometidas a todo o momento e ações como essas mostram um lado ruim da internet; abordagem superficial - outra desvantagem da internet é a abordagem muitas vezes superficial dos assuntos apresentados. Na internet às vezes as coisas ficam no ar e custo e dificuldades de acesso - a maior desvantagem da internet pode ser mesmo a dificuldade que muitos têm para conseguir acessá-la. Ainda é muito caro e a qualidade deixa muito a desejar.
Questão 3, o que é um protoloco? Cite exemplos.
Protocolo é uma espécie de linguagem utilizada para que dois computadores consigam, se comunicar. Por mais que duas máquinas estejam conectadas à mesma rede, se não “falarem” a mesma língua, não há como estabelecer uma comunicação. Exemplo TCP/IP dividido em quatro camadas: aplicação, transporte, rede e interface; UDP; PTP e etc.
Questão 4, comente sobre internet das coisas.
O termo vem sendo discutida desde 1991 a parti do momento que a conexão TCP/IP e a internet se popularizaram, mas o que seria essa internet das coisas? É uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. A ideia é que, cada vez mais, o mundo físico e o digital se tornem um só, através dispositivos que se comuniquem com os outros, os data centers e suas nuvens.
Questão 5, comente sobre internet do futuro.
Segundo a Wikipédia, Internet do Futuro é um termo geral para atividades de pesquisa sobre novas arquiteturas para a Internet. Como a internet mudou muito a rotina de seus usúarios imaginar ficar sem é quase impossivel ou como se estivesse caindo em um grande buraco. O que devemos saber é que essa estrutura não sabia que seu crescimento seria tão expressivo, no qual a mesma estrutura flexível da tecnologia IP que permitiu seu desenvolvimento, é também a causa das limitações da rede, que se tornam cada vez mais evidentes e comprometem sua expansão. A cada adaptação, o grau de complexidade da arquitetura resultante aumenta, deixando a Internet cada vez mais resistente a novas alterações estruturais.
Questão 6, na sua opinião, qual a melhor vertente: clean slate ou evolutionary e por que?
Segundo a pesquisadora Jennifer Rexford “a Internet é um sucesso - um experimento de pesquisa inegável que escapou do laboratório para se tornar uma parte importante da infraestrutura global de comunicações”. De acordo com ela e na minha opinião clean slate e evolutionary tem que andar juntos. Porém, o clean slate permiti ter um futuro Internet que é digno de confiança da sociedade. A clean slate pode ser necessário para a evolução contínua da Internet em uma infraestrutura segura, confiável e rentável. Sem necessidade de começar do zero e refazer uma nova arquitetura de internet só pra corrigir algumas limitações de rede.
Parte 3
Descreva as características das topologias de redes de computadores:
Tipologia em Barramento (Bus)
Consiste num único canal central ao longo do qual se ligam os computadores que formarão a rede local. É partilhado por todas as estações de rede. Nessa tipologia não existe uma estação que controla o bus ou barramento. Como se fosse uma ligação em paralelo, os computadores não tem prejuízo se um danificar. 
Vantagens: pouco equipamento; ligação aparentemente fácil; facilidade ao inserir um novo computador.
Tipologia em Anel
Todas as estações ligam-se a um canal comum que se fecha em forma de anel. Apenas um computador pode transmitir de cada vez e para isso terá de possuir o token. Cada mensagem enviada por uma estação passa por todas as estações que se encontram no caminho entre a estação transmissora e receptora. Cada estação pela qual passa uma determinada mensagem lê-a e controla-a se for dirigida a ela, caso contrário volta a colocar a mensagem no canal. Basicamente essa tipologia baseia-se numa forma de anel, porém se um dos computadores o perder a conexão ou acarretar algum problema os ficam prejudicados. 
Vantagens: a passagem é realizada sequencialmente entre cada computador evitando colisões, velocidade de transmissão de sinal.
Tipologia em Estrela
Consiste numa estação central, à qual se ligam as diferentes estações, ou seja, temos um conjunto de computadores que liga a um hub ou switch. O cabo das ligações é do tipo entrelaçado UTP ou STP. Toda a informação entre as estações deve passar obrigatoriamente pela estação central. Quando a estação central varia, toda a rede bloqueia. Pode-se inserir ou retirar computadores da rede.
Desvantagens: pode haver colisões
Tipologia em Estrela Hierárquica ou Árvore
Consiste numa estrutura hierárquica de várias redes e sub-redes. A rede está ligada a um ou mais controladores que se ligam cada rede local. Detecta com facilidade os problemas. É muito utilizada nas redes LAN.
Tipologia em malha (Mesh)
Os computadores interligam-se entre si, ponto a ponto, ou seja, existem diversos caminhos para se chegar ao mesmo destino. Esta tipologia é muito utilizada em WAN’s.
Vantagens: Existem vários caminhos possíveis para a comunicação.
Desvantagens: Maior complexidade da rede; Elevado preço do equipamento de interligação de nós.
Tipologia em Miltiponto
É uma das tipologia mais simples. Ela une dois computadores, num meio de transmissão qualquer. 
Parte 4
CAT 1 Serviços telefônicos e dados de baixa velocidade.
CAT 2 RDSI e circuitos T1/E1 – 1,536 Mbps / 2,048 Mbps.
CAT 3 Dados até 10 Mbps, incluindo 10BaseT e 100BaseT.
CAT 4 Dados até 20 Mbps, incluindo Token-Ring e 100BaseT.
CAT 5 Dados até 100 Mbps.
CAT 6 Dados acima de 100 Mbps.
CAT 7 Dados acima de 40 Gbps.
Parte 5