Buscar

AD1 de Botânica I

Prévia do material em texto

Questão 1:O Reino Plantae é caracterizado por agrupar todas as plantas terrestres. É sabido que este reino apresenta uma grande diversidade de organismos, e por isso ele foi subdividido em quatro grandes grupos. Sabendo disso identifique quais são esses grupos e descreva as principais características diagnósticas de cada grupo.
Briófitas=é um grupo de plantas pequenas, folhosas ou talosas que se desenvolvem em ambientes temperado, úmido e tropical, sombreado, algumas poucas aquáticas. Algumas evidências indicam que as primeiras briófitas evoluíram de algas e se desenvolveram em plantas vasculares, sendo que algumas espécies possuem tecidos específicos para conduzir nutrientes e água sendo menos eficientes que o xilema e o floema. No geral esse grupo não é encontrado em ambientes poluídos, funcionando como indicadores de poluição por serem muito sensíveis. As briófitas assim como os líquens são colonizadores primários de ambientes predominantemente inorgânicos como solos e rochas nus. São representados pelos musgos, hepáticas e antóceros.
 
Pteridófitas: Pertencem a um filo de plantas vasculares sem sementes. As pteridófitas são representadas principalmente pelas samambaias, as quais se irradiaram por diversas regiões e mais diversificadamente nos trópicos.
Gimnospermas: São plantas vascularizadas que produzem sementes nuas. Atualmente o filo de gimnosperma mais amplamente distribuído é o Coníferophyta, as quais apresentam uma folhagem resistente a seca que podem ter garantido uma vantagem adaptativa no período Permiano o qual era seco e frio para que pudessem se expandir e diversificar por alguns habitats terrestres. São usadas como fonte de madeira e possuem um alto valor comercial.
Angiospermas: Essas plantas guardam suas sementes dentro de um ovário, que as protegem do meio externo. São amplamente diversificadas e distribuídas por todo o ambiente terrestre, sendo dominantes em várias áreas. As flores representam sua característica mais importante pois, são essenciais para a reprodução. Elas podem ser polinizadas por animais o que lhes garante uma vantagem na reprodução em relação as que são polinizadas somente através do vento. 
 
Questão 2: Os fungos pertencentes à divisão Eumycota, são subdivididos em Mastigomycotina, Zygomycotina, Basidiomycotinas, Ascomycotinase Deuteromycotinas. Monte um quadro comparativo apontando as principais diferenças e semelhanças entre essas subdivisões.
	Fungos
	Natureza das hifas
	Tipo de esporo/ gameta sexuado
	Gametas sexuados
	Tipo de reprodução assexuada
	Uso
	Doenças
	Mastigamycotina
	Asseptadas
	Oosporo
	Gametas diferentes
	Zoosporos
	Não se faz uso
	Míldio, ferrugens, mofos, etc... 
	Zygomycotina
	Asseptada
	Zigosporo 
	Gametas iguais
	Esporangiósporos
	Sintetiza alguns ácidos e esteroides
	Podridão mole das plantas.
	Basidiomycotinas
	Septada
	Basidiósporo 
	Gametas iguais
	Conídios
	Algumas classes servem de alimento
	Ferrugem preta de alguns cereais, ferrugem branca de algumas plantas, podridão de raiz.
	Ascomycotina
	Septada
	Ascóporos
	Gametas diferentes
	Conídios
	Fabricação de antibióticos, álcool, gorduras, ácidos, manitol e alguns servem de alimento.
	Apodrecimento dos frutos, dentre outros mofos.
	Deuteromycotina
	Septada
	Não possui
	Não possui
	Conídios
	Produção de antibióticos.
	Micoses em animais e no homem.
Questão 3:
Identifique as principais organelas encontradas tanto em células vegetais quanto em células animais, e descreva suas respectivas funções.
Núcleo: Responsável por armazenar informações genéticas.
Mitocôndrias: São regiões onde ocorre a respiração celular.
Ribossomos: Realizam a síntese protéica.
Retículo Endoplasmático: Realiza a síntese de proteínas no Retículo Endoplasmático Rugoso e a síntese de lipídeos no Retículo Endoplasmático Liso.
Complexo de Golgi: Síntese de complexos polissacarídeos bem como a secreção desses.
Peroxissomos: São importantes no processo de conversão de lipídeos em sacarose (glioxissomos) e na fotorrespiração.
Aponte as organelas diagnósticas de uma célula vegetal, e descreva suas respectivas funções.
Vacúolos: São importantes na expansão celular. Eles aumentam de tamanho aumentando o tamanho da célula, mantendo dessa forma a rigidez do tecido. Realizam a quebra e a reciclagem de macromoléculas.
Plastídeos: Os principais são: Cloroplastos, Leucoplastos e Cromoplastos.
Cloroplastos: Onde ocorre a fotossíntese, importante na síntese de ácidos graxos e aminoácidos. 
Leucoplastos: Síntese de amido (amiloplastos), alguns produzem óleos e outras substâncias.
Cromoplastos: Conferem cor as flores e frutos, pois acumulam diversos pigmentos carotenoides.
A parede celular embora não seja uma organela, mas sim uma estrutura é exclusiva das plantas, sendo responsável por evitar o rompimento da membrana plasmática.
 
Questão 4:
a)Explique o que são regiões meristemáticas.
São áreas específicas das plantas formadas por conjunto de células que se mantém em estágio embrionário dividindo-se constantemente podendo originar novas células indiferenciadas e diferenciadas. 
 b) Indique todos os meristemas (primários e secundários) encontrados nos meristemas apicais do caule e da raiz, correlacionando com os tecidos que serão formados a partir desses meristemas. 
Meristemas Primários:
Meristema Fundamental: Tecido Fundamental (Colênquima, Parênquima e Esclerênquima).
Protoderme: Tecido Dérmico (Epiderme).
Procâmbio: Tecido Vascular (Xilema e Floema).
Meristemas Secundários:
Câmbio: Floema e Xilema secundários
Felogênio: Periderme (Felogênio, Feloderme e Felema).
c) Descreva as respectivas funções dos tecidos no corpo da planta.
Colênquima: Responsável pela sustentação no corpo primário.
Parênquima: Relacionado com a respiração, secreção, fotossíntese, transporte a curta distância, armazenamento de substâncias do metabolismo dos vegetais e regeneração de ferimentos.
Esclerênquima: Sustentação e resistência.
Epiderme: Proteção contra perda de água.
Periderme: Proteção do caule e raízes. Substitui a epiderme.
Xilema: Transporte de água e sais minerais
Floema: Transporte de substâncias produzidas pela fotossíntese.
Questão 5:
Descreva a composição da parede periclinal externa da célula da epiderme, considerando o sentido do interior para o exterior da parede e a função que está composição exerce para a planta.
A parede periclinal externa no sentido do interior para o exterior é composta por uma camada de polissacarídeos e uma cutinizada, cutícula e cera epicuticular. Reduzem a perda de água através da superfície.
Diferencie epiderme múltipla de hipoderme.
Na epiderme múltipla a protoderme sofre divisões periclinais e anticlinais formando vários estratos celulares. Na hipoderme as células do meristema fundamental sofrem diferenciação.
Liste pelo menos três diferenciações da epiderme e descreva suas respectivas funções.
Tricomas: Proteção além de diminuir a velocidade da transpiração.
Células buliformes: Armazenam água. Relacionadas com o enrolamento e desenrolamento de folhas.
Células epidérmicas com paredes convexas: Melhorar a captação de luz.
 
Questão 6:
Identifique e classifique os diferentes tipos de parênquimas que são encontrados no corpo vegetal.
Parênquima fundamental: Função de preenchimento.
Parênquima clorofiliano: Produz fotoassimilados.
Parênquima de reserva: Armazenamento de substâncias do metabolismo dos vegetais, e armazenamento de água (Parênquima Aquífero)
Parênquima de transporte: Transporte a curta distância.
Estabeleça uma associação entre a forma das células que constituem o parênquima clorofiliano com a capacidade de produção de fotoassimilados.
O formato cilíndrico favorece uma maior superfície de contato melhorando a absorção de gás carbônico.
O formato alongado das células do parênquima palidaço direciona a luz.
As lacunas do parênquima lacunoso ajudamnas trocas gasosas.
As células do clorênquima permanecem juntas em algumas plantas reduzindo assim a exposição da superfície para evitar a perda de água.
Projeções na célula originando lacunas regulares formadas pelo parênquima braficorme para evitar a perda de água.
Invaginações da parede celular do parênquima plicado torna-o um dos responsáveis pela fotossíntese, pois aumenta a sua área de superfície. 
Estabeleça as principais diferenças celulares que conferem ao colênquima e esclerênquima suas respectivas funções, ressaltando a importância de cada um para a planta.
Colênquima: Células vivas com paredes celulares primárias espessadas de forma irregular. As paredes são plásticas, essenciais para que as células consigam se alongar durante o crescimento da planta.
Esclerênquima: Suas paredes secundárias contém lignina que pode ser depositada nas células das plantas mesmo após o seu crescimento total, conferindo elasticidade para a definição de sua forma. 
Questão 7 : Assim, relacione os tipos de células que podemos encontrar no xilema com suas respectivas funções.
Elementos traqueais: Transportam água e sais minerais a longa distância (traqueídes e elementos de vaso).
Fibras: Sustentação, rigidez ou flexibilidade de um órgão.
Parênquima: Armazenamento e transporte lateral de água.
 
Questão 8: No capítulo 10(Botânica 1 -modulo CEDERJ), você se deparou com uma figura igual a observada abaixo, e pôde perceber a presença de algumas características que as diferenciam. Então, indique: 1. Quais são essas diferenças; 2. Quais os nomes dessas células; 3. Quais os grupos vegetais à que fazem parte; 4. Quais as funções dessas estruturas para a planta.
1. As células crivadas são bastante longas e apresentam paredes terminais obliquas. As áreas crivadas dessas células se localizam nas paredes e possuem poros estreitos. Não apresentam proteína-P (Substância protéica).
Os elementos de tubo crivado são mais curtos e as áreas crivadas estão localizadas tanto nas paredes as quais apresentam poros pequenos, quanto nas paredes terminais (Placa Crivada) apresentando poros maiores. Possuem proteína-P nas angiospermas, exceto nas monocotiledôneas.
2. A: Células Crivadas
 B: Elementos de Tubo Crivado
3. As células crivadas estão presentes nas gimnospermas e nas famílias das angiospermas e os elementos de tubo crivado nas angiospermas e nas gimnospermas mais evoluídas.
4. Ambas são células condutoras do floema, mas as células crivadas são responsáveis por conduzir as substâncias orgânicas nas gimnospermas. Já os elementos de tubo crivado conduzem as substâncias orgânicas nas angiospermas.

Continue navegando