Buscar

AV2-simulado-ciencias sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201409247978)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ao analisar os temas Cultura e Sociedade, compreende-se como relativismo cultural: 
		
	 
	 que cada sistema cultural tem uma lógica própria que não pode ser aplicada a outros sistemas.
	
	qualquer capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade.
	 
	as diferenças existentes entre as culturas.
	
	a aplicação de ideias evolucionistas às sociedades.
	
	o fato de nosso grupo ser tomado como o centro do mundo.
		
	 2a Questão (Ref.: 201409354097)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O poder é o exercício humano de suas capacidades de domínio. O ser humano usa de suas atribuições de autoridade para promover o domínio sobre os outros. Não poucas vezes, esse domínio acontece por meio da violência. Não é por acaso que estamos vivendo uma época de tremenda insegurança pública. Há duas formas fundamentais do exercício da capacidade de dominação e, quando essas duas formas, conhecimento e propriedade, unem-se em torno de um poder único, as relações de poder se complexificam. O resultado são os poderes totalitários, representados outrora pelo Nazismo, Fascismo , e mais tarde na Guerra Fria, através dos Estados Unidos e a ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Hoje, o Estado Totalitário chama-se, tomando uso de maneira lacônica das respeitadas palavras de Max Weber, Mão Invisível do Mercado. Aquela mão que você não vê, mas que está lá sobre o Estado, sobre as instituições, sobre as religiões, sobre as culturas, sobre a mídia, sobre a ética, sobre as ciências, sobre as instituições médicas, sobre as forças de segurança, sobre os recursos naturais, violentando os seres humanos e a natureza a fim de que eles aceitem definitivamente as regras do Capital. Considere tais reflexões e julgue os itens abaixo e assinale o único correto:
		
	
	A palavra e o silêncio, apesar de exercerem poder sobre o ser humano não são consideradas como instrumento do exercício da capacidade de domínio.
	
	As tragédias naturais e a morte devem ser consideradas formas do exercício do poder.
	
	Os sistemas políticos e religiosos não podem ser considerados instrumentos de poder sobre as pessoas.
	 
	A estrutura social é a base principal da forma de poder político na sociedade.
	 
	As duas formas de poder fundamentais são a posse e a política.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201409250257)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com base nos textos e nos conhecimentos de sociologia, assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude coerente com a visão positivista:
		
	
	Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
	
	As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.
	
	Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.
	 
	A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado.
	 
	O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201409828938)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Principais expoentes da teoria contratualista ,John Locke, Thomas Hobbes e Jean Jacques Rousseau construíram modelos teóricos bem distintos em relação ao poder soberano e ao estado de natureza. Analise as alternativas abaixo e marque a correta.
		
	
	John Locke, principal teórico do absolutismo, defende a liberdade dos homens, mesmo vivendo sob a sociedade civil; para Hobbes o soberano deve ter poderes limitados e Rousseau deposita na vontade geral a fonte de toda soberania
	 
	John Locke, principal teórico do liberalismo, defende a liberdade dos homens, mesmo vivendo sob a sociedade civil; para Hobbes o soberano deve ter poderes ilimitados e Rousseau deposita na vontade geral a fonte de toda soberania.
	
	Para John Locke, o homem é o lobo do homem, enquanto Hobbes destaca a acumulação, pelo cidadão, da propriedade privada legitimada pelo trabalho, enquanto Rousseau reforça o mito do bom selvagem.
	
	Hobbes caracteriza o estado de natureza pelo medo constante. Para Rousseau, o contrato social torna o homem um ser mais evoluído. Para Locke, o proletário era o símbolo do homem civilizado.
	
	Para John Locke o homem é o lobo do homem; Hobbes ressalta a racionalidade dos indivíduos no estado de natureza enquanto para Rousseau, o homem é bom, a sociedade é que o corrompe.
		
	 5a Questão (Ref.: 201409498802)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Como a tríade Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau definem a criação do Estado?
		
	 
	O Estado é criado naturalmente pois o homem é um ser gregário; até mais que a abelha.
	
	O Estado é uma acaso da História.
	
	O Estado não existe, nem nunca existiu; é apenas algo imaginário.
	 
	O Estado é criado pelos homens através do contrato social.
	
	O Estado é criação de um artífice metafísico, de um Deus.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 201409493191)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No ano de 2005, ocorreram várias rebeliões de jovens nas periferias de grandes cidades francesas, especialmente nos arredores de Paris, em que carros foram incendiados e monumentos foram pichados e destruídos. Com relação a esse tipo de situação, assinale a opção correta considerando os pressupostos da sociologia de Durkheim:
		
	
	Diante de situações de confusão e caos, que são temas de interesse de órgãos policiais e do jornalismo, cabe apenas a aplicação da lei.
	 
	Grupos de jovens com baixa escolaridade, que têm poucas oportunidades de emprego e cujos pais sejam imigrantes tendem a vivenciar conflitos de valores entre as orientações culturais de seus pais e as do país em que vivem, sendo um fato social normal.
	
	O caso das cidades francesas em 2005 é exemplo de rebeliões de jovens sem causa determinada.
	 
	Os jovens que se rebelaram em 2005 na França apresentam desvio de conduta e intolerância às normas da sociedade, sendo um fato social patoogico.
	
	Trata-se de situação caracterizada pela anomia, em que as regras e a lei devem ser aplicadas de forma absoluta.
		
	 7a Questão (Ref.: 201409496140)
	Pontos:  / 1,0
	As ciências sociais diferem de maneira significativa das ciências naturais. Observe as afirmativas abaixo e indique 1 quando a afirmativa se refere as ciências sociais e 2 quando se refere as ciências naturais: ( ) Estudam fenômenos complexos. ( ) Estudam fatos recorrentes e sincrônicos ( ) A interação entre sujeito e objeto leva a interpretações. ( ) Estudam fenômenos divisíveis em laboratórios Assinale a alternativa que contém a sequência certa
		
	
	1, 1, 2, 2
	
	1, 2, 1, 2
	
	2, 1. 2. 1
	
	2, 1, 1, 2
		
	 8a Questão (Ref.: 201409246774)
	Pontos:  / 1,0
	Durante o século XIX o positivismo se tornou um paradigma e foi de acordo com este modelo que Durkheim construiu um método para a Sociologia. Sobre este aspecto assinale a única alternativa correta:
		
	
	A experiência de vida pessoal dos sociólogos pode ser considerada como um fator positivo na análise dos fatos sociais.
	
	A sua teoria tem influências da filosofia antiga, pois a ciência da sociologia nasce com a filosofia de Platão e Aristóteles;
	
	Durkheim procurou desenvolver uma teoria sociológica que pudesse incorporar a capacidade intuitiva e interpretativa do cientista social;
	
	O tratamento dos fatos sociais como "coisa" exemplifica o compromisso com o positivismo;
	
	A sujetividade e a neutralidade eram princípios fundamentais da teoria de Durkheim;
		
	 9a Questão (Ref.: 201409409871)
	Pontos:  / 1,0Qual ciência social estuda o homem e o universo sociocultural analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais a partir de diferentes perspectivas teóricas, notadamente as que têm como base conceituai os estudos desenvolvidos por Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx?
		
	
	Ciência Política.
	
	História.
	
	Sociologia.
	
	Antropologia.
	
	Economia.
	 10a Questão (Ref.: 201409409876)
	Pontos:  / 1,0
	Norberto Bobbio, resumindo os aspectos mais relevantes do pensamento lockiano, afirma: "Através dos princípios de um direito natural preexistente ao Estado, de um Estado baseado no consenso, de subordinação do poder executivo ao poder legislativo, de um poder limitado, de direito de resistência, Locke expôs as diretrizes fundamentais do Estado liberal." (Direito e Estado no pensamento de Kant, UNB, 1984, p. 41.) Quais são os direitos naturais do homem, segundo a concepção liberal de Jonh Locke:
		
	
	Liberdade, Igualdade e Felicidade.
	
	Liberdade, Igualdade e Prosperidade.
	
	Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
	
	Liberdade, Igualdade e Naturalidade.
	
	Liberdade, Igualdade e Propriedade.

Continue navegando