Buscar

Revisão neuroanatomia psicologia 2 periodo av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revisão, Neuroanatomia, av1, 2015.2
Posição Anatômica: É um referencial padrão para facilitar a localização das estruturas anatômicas. A posição padrão é em pé, face para frente, braços e pernas estendidos, palmas das mãos e dedos dos pés para frente. Como no exemplo: 
Cortes do crânio:
Corte sagital ou mediano: corte vertical que divide o crânio em lado direito e esquerdo. 
Corte frontal: divide o crânio em lado posterior (trás) e anterior (frente).
Corte transversal: corta o crânio horizontalmente o dividindo em porção superior e inferior.
Conceitos de Anatomia:
Anomalia: são deformações que causam perturbações e dificuldades funcionais.
Monstruosidade: é uma anomalia muito profunda com deformações severas no corpo.
Normalidade: é o comum, o padrão.
Variação anatômica: é o que não é comum, porém não causa prejuízo de nenhuma função.
Neurônios motores e sensoriais:
Motores: são aqueles que mandam o estimulo do sistema nervoso até o órgão que recebeu o estimulo, para que o mesmo realize a reação.
Sensoriais: são os que reagem quando a um estimulo exterior, assim disparando a reação a esses estímulos quando necessário.
Células da glia:
Responsáveis pela produção da bainha de mielina:
Oligondendrócitos: sustenta o sistema nervoso central.
Células de Schwann: sustenta o sistema nervoso periférico.
O que é bainha de mielina? 
R: A bainha de mielina atua como um isolamento elétrico e aumenta a velocidade de propagação do impulso nervoso ao longo do axônio.
Responsável pela produção do liquor: Células ependimárias.
O que é liquor?
R: É um fluido aquoso e incolor que ocupa o espaço subaracnóideo e as cavidades ventriculares. A são função primordial é proteção mecânica do sistema nervoso central.
Micróglia: Secretam diversas citocinas reguladoras do processo imunitário e remove os restos celulares que surgem nas lesões do SNC. Participam também da inflamação e reparação do SNC.
Suturas e Ossos do crânio:
Coluna Vertebral: A coluna vertebral apoia outras partes do esqueleto, desempenham papel de um amortecedor quando andamos, corremos e etc. Além disso, as vértebras tem um canal onde passa e protege a medula espinhal. Na coluna são encontradas normalmente 33 vertebras, divididas em:
Cervicais: são 7, não apresentam corpo vertebral, e apresentam forames no processo transversal. Entre essas estão a atlas, que é a primeira (c1) e tem como característica ser pequena e a vertebra axis que se caracteriza por ter um dente protuberante além do processo espinhoso. Da c3 em diante possuem bifurcação no processo espinhoso.
Torácicas: são 12, se caracterizam por não ter forames no processo transversal e um processo espinhoso horizontalizado.
Lombares: são 5, tem como principal característica o tamanho bem maior que as outras, processo transverso bem desenvolvido e sem forame transversal.
Sacro: é a fusão de 5 vertebras em uma placa óssea com formato piramidal.
Cóccix: pequeno osso formado por 4 células fundidas, se localiza logo abaixo do sacro.
Sistema nervoso somático: é aquele que coordena e organiza os movimentos do corpo quando recebemos estímulos externos. Todas aquelas atividades que são feitas de forma consciente são controladas pelo sistema nervoso somático.
Sistema nervoso visceral (autônomo): é a parte do sistema nervoso que está relacionada ao controle da vida vegetativa, ou seja, controla funções como a respiração, circulação de sangue, controle de temperatura e digestão. É também o principal responsável pelo controle automático do corpo frente às modificações do ambiente. O sistema nervoso visceral e dividido em três:
Sistema nervoso simpático: é o responsável pelas reações provocadas pelo estresse, como por exemplo, o aumento dos batimentos cardíacos e a mudança da pressão arterial. Além disso, ele também faz modificações fisiológicas e cria a sensação de excitação quando é incrementado pela adrenalina produzida pelo sistema.
Sistema nervoso parassimpático: é o oposto do simpático, sua ação está presente quando uma pessoa está se sentindo relaxado e descansada, provocando a constrição das pupilas, reduzindo os batimentos cardíacos, promovendo a dilatação dos vasos sanguíneos e estimulando os sistemas geniturinário e digestivo.
Sistema nervoso entérico: fica responsável pela coordenação de tudo o que for ligado a esôfago, estômago, intestino delgado e cólon, aspectos da digestão basicamente.
Medula espinhal: A medula espinhal é uma extensão do cérebro, estende-se da base do crânio até logo abaixo das costelas. É uma haste de tecido cerebral, com um pequeno canal passando através de todo seu comprimento. Toda a medula é coberta por membranas e é também banhada por dentro e por fora com o mesmo liquido protetor do cérebro. Como o cérebro, a medula espinhal precisa de proteção. Enquanto o cérebro está seguramente encerrado em um crânio rígido, a medula espinhal está cercada por um conjunto de ossos chamados vértebras. A medula espinhal tem a função de conduzir impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzir impulsos e coordenar atividades musculares e reflexos.
Lesão medular: Uma lesão na medula espinhal é, como o próprio nome diz, qualquer tipo de dano causado à medula, que é parte fundamental do sistema nervoso central. Essas lesões podem ocorrer quando há danos às células dentro da medula ou quando os nervos que correm para cima e para baixo na medula são lesionados.
Tetraplegia - Paralisia dos 4 membros secundários a lesão medular ao nível da coluna vertebral cervical.
Paraplegia - Paralisia dos membros inferiores secundária a lesão medular ao nível da coluna vertebral tóraco-lombar.
Sistema Nervoso: Basicamente o sistema nervoso central se divide em duas partes Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP), tem a função de coordenar as ações voluntarias, involuntárias e transmitir sinais por todo o organismo.
No sistema nervoso central, o centro onde se controla e integra o sistema nervoso, e composto por encéfalo e medula espinal, o encéfalo é composto pelo cerebelo; cérebro, que se divide em telencéfalo e diencéfalo; tronco encefálico, que se divide em mesencéfalo, ponte e bulbo. O encéfalo tem a função a inversão dos estímulos nervosos emitidos da coluna espinhal, proporcionando, por exemplo, que o lado direito do cérebro coordene o lado esquerdo do corpo e vice-versa, além de auxiliar em algumas atividades realizadas pelo bulbo, interferindo no mecanismo respiratório, rege o funcionamento de variados sistemas e órgãos determinantes para a sobrevivência, sedo regulador do sistema respiratório, aparelho cardíaco, aparelho digestório, e colabora com as fisiologias relacionadas à deglutição, salivação, espirro e tosse, também controla os movimentos do corpo (ato de caminhar e correr), bem como proporciona o equilíbrio do organismo e a coordenação da visão, audição, olfato, de acordo com referenciais de estímulo, ou seja, percepção de características de um objeto (dimensões e cores), a identificação de um som e odores. A medula espinal é a porção alongada do sistema nervoso central, que se inicia logo abaixo do bulbo, no forame magno, atravessando o canal das vértebras, estendendo-se até a primeira ou segunda vértebra lombar e tem a função de conduzir os impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, produzir impulsos e coordenar atividades musculares e reflexos.
O sistema nervoso periférico é constituído pelos nervos, que são representantes dos axônios (fibras motoras) ou dos dendritos (fibras sensitivas). São as fibras nervosas dos nervos que fazem a ligação dos diversos tecidos do organismo com o sistema nervoso central. É composto pelos nervos espinhais e cranianos. Os nervos espinhais se originam na medula e os cranianos no encéfalo.

Continue navegando