Buscar

AV2 virologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308106911)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A infecção viral no organismo progride através de etapas definidas, assim como a replicação viral na célula. E, dependendo do vírus as etapas básicas da doença viral pode variar, tanto no período de tempo, como no aparecimento dos sintomas e na fase de infecciosidade. E, os períodos da infecção viral são divididos em: período de incubação, período prodrômico e período de infecciosidade. Descreva de forma clara e objetiva as características de cada um desses períodos.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Período de incubação: compreende a entrada do vírus no organismo e o aparecimento dos primeiros sintomas característicos da doença. Na maioria das viroses, o período de incubação varia entre 2 e 15 dias. Período prodrômico: compreende o aparecimento dos sintomas clínicos generalizados e inespecíficos da doença, como por exemplo: febre, mal-estar, dor de cabeça, diarreia, etc... Período de infecciosidade: compreende o período de excreção do vírus do organismo, pode ser curto (alguns dias) ou longo (meses).
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308104542)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A sensibilidade dos vírus a agentes físicos e químicos depende, em grande parte, da sua estrutura, assim, o efeito do éter, em um vírus não envelopado, seria o de:
		
	
	aumentar a infectividade do vírus por conta da liberação de novas proteínas do envelope.
	 
	inativar o vírus e não permitir sua ligação com receptores celulares.
	
	mudar sua atividade biológica original e infectar células diferentes.
	
	destruir o vírus.
	 
	não alterar sua atividade biológica.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308104554)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo a classificação de Baltimore, o RNA mensageiro é o elemento fundamental, na qual todos os RNAm virais têm sinal ____________. Todas as cadeias de RNA ou DNA complementares ao RNAm viral têm sinal ______________ e todas as cadeias de RNA ou DNA com seqüência idênticas ao RNAm têm sinal ____________. Esse esquema de classificação reúne os vírus em seis grupos segundo o tipo de ácido nucléico:
		
	
	negativo, negativo e positivo.
	
	positivo, positivo e positivo.
	
	positivo, negativo e negativo.
	 
	positivo, negativo e positivo.
	
	negativo, negativo e positivo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308104619)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A pele é uma importante fonte de vírus em doenças transmitidas por contato direto via abrasão. Embora ocorra a lesão de pele em várias doenças generalizadas, os vírus que NÃO são excretados nestas lesões são:
		
	 
	papilomavírus e vírus do sarampo.
	
	vírus do herpes simplex e vírus do papiloma.
	
	vírus da dengue e papilomavírus.
	 
	vírus do sarampo e vírus da rubéola.
	
	adenovírus e vírus herpes simplex.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308641440)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Virologia é o estudo dos vírus e vírus como agentes: sua estrutura, classificação e evolução, suas maneiras de infectar e explorar células para reprodução de vírus, as doenças que causam as técnicas para isolar e cultura deles e seu uso em pesquisas e terapia. Todas das seguintes opções são possíveis componentes do vírus, EXCETO:
		
	
	um envoltório semelhante a membrana.
	 
	um citoplasma com enzimas.
	
	uma glicoproteína chamada espícula.
	 
	uma proteína do capsídeo.
	
	um genoma de ácido nucleico.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308104624)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a alternativa que representa a fase da multiplicação viral em que há remoção do seu envoltório protéico, por ação de enzimas lisossomais da célula hospedeira com conseqüente liberação do ácido nucléico viral nessa célula:
		
	 
	Desanudamento.
	
	Síntese.
	 
	conjugação.
	
	Adsorção.
	
	Entrada.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308105369)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE), popularmente conhecida como a Doença da Vaca Louca é uma doença neurológica que acomete os bovinos. Os primeiros casos da BSE foram diagnosticados em 1986, na Inglaterra, quando vários bovinos morreram em função de uma misteriosa doença neurológica. A partir de então, foram descritos, em dez anos, 160.000 casos de BSE. Além dos prejuízos econômicos em função da perda dos rebanhos, surgiram evidências de que pessoas pudessem ter adquirido a doença comendo carne contaminada com o agente infeccioso. Esse agente, chamado prion, apresenta algumas semelhanças com os vírus; no entanto, não pode ser considerado vírus porque:
		
	
	possui envelope
	
	possui apenas RNA.
	
	possui DNA e RNA.
	 
	é constituído apenas de uma forma alterada de proteína.
	
	possui apenas DNA.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308107030)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Segundo os dados da OMS, o HIV está disseminado por todo o mundo; sendo que o maior número de casos ocorre na África subsaariana, mas um número crescente de casos vem ocorrendo em todo o mundo. Rotineiramente, são utilizados exames laboratoriais para a detecção do HIV. Esses exames para detectar a infecção por HIV são realizados por uma das três razões. Quais são estas razões?
		
	
Resposta: Porque por mais que exista a doença,as pessoas insistem em se descuidar,pois a relação sexual é um dos maiores meios decontaminação e a camisinha o melhor método de proteção,mas ainda assim os parceiros sexuais preferem não fazer o uso e consequentemente se infectando.
	
Gabarito: Identificar os indivíduos infectados, para início da terapia antiretroviral; identificar os portadores que possam transmitir o vírus a outros (principalmente nas doações de sangue e órgãos) e acompanhar o curso da doença e confirmar o diagnóstico de AIDS.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308592240)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O avanço das técnicas de investigação biomédica e biologia molecular levou à observação da estreita relação entre certos vírus e alguns tipos de oncogênicos em vários animais. Demonstrou-se, assim, que diversos vírus de DNA e RNA são oncogênicos, em uma grande variedade de animais, desde anfíbios até primatas e, há evidências, cada vez maiores, de alguns vírus oncogênicos em humanos (MARTINS E CATROXO, 2009). Os vírus oncogênicos são os vírus envolvidos:
		
	 
	nos tumores e cânceres.
	
	apenas nas doenças de pele em animais.
	
	na replicação viral, sem o uso do genoma.
	
	nos casos de hepatites.
	
	nas doenças relacionadas as mulheres.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308641506)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(UFPE) Em relação à AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida), analise as proposições a seguir: 1. É causada por um retrovírus. 2. Pode ser transmitida pelo leite materno das mães contaminadas pelo HIV. 3. O uso de preservativos (camisinha) durante as relações sexuais é uma das principais medidas profiláticas. 4. A transmissão é frequente pelo contato de mãos. Considerando o estágio atual de conhecimentos, estão corretos:
		
	
	1, 3 e 4, apenas
	
	2 e 4, apenas
	
	2 e 3, apenas
	 
	1, 2 e 3, apenas
	
	1, 2, 3 e 4

Continue navegando