Buscar

Exercícios Aula 5 - Tipologia Textual e Gêneros Textuais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Todos as mensagens que usamos diariamente para nos comunicar como cartas, bilhetes, mensagens eletrônicas, romances, contos, etc. são formados com base em cinco tipos textuais básicos. Assim, ao analisar um texto sempre podemos identificar o(s) tipo(s) usado (s) para criá-lo. Leia o trecho abaixo, extraído de uma notícia de jornal, e indique qual o tipo predominante na sua composição.
"O automóvel Gol, de cor branca, estava ocupando o meio da pista da estrada e o ônibus da linha 268 ficou tombado sobre um barraco. O passageiro do carro, com um braço quebrado, aguardava socorro, sentado na pista, apoiando as costas no veículo. Dois policiais interrogavam os motoristas, para escrever o boletim de ocorrência do acidente."
 Certo	É um trecho descritivo porque há preocupação em apresentar detalhes da cena após o acidente.
	É um trecho expositivo porque apresenta uma opinião sobre o acidente.
	É um trecho narrativo porque o autor está contando exatamente como o acidente de trânsito aconteceu.
	É um trecho argumentativo porque cada personagem conta sua versão do acidente para os policiais.
	um trecho injuntivo porque são apresentadas imagens do que aconteceu na estrada.
2. Blitz educativa (12/08/2013)
 Uma aula diferente fora da sala de aula, mas com um grau significativo por aprimorar a conscientização de jovens e adultos em relação à mistura perigosa entre álcool e direção. Foi assim que alunos e professores da Escola Municipal Gilberto Rezende Rocha Filho, de Gurupi, realizaram na tarde da última sexta-feira, 9, uma Blitz educativa com o tema: "Balada consciente". Aproximadamente 80 crianças participaram do momento de conscientização e os trabalhos foram acompanhados por professores e servidores da escola. Na oportunidade os futuros motoristas falaram aos condutores de veículos sobre a combinação perigosa entre álcool e direção. Panfletos e cartazes confeccionados pelos próprios alunos foram entregues a cada motorista parado durante a blitz.(http://www.t1noticias.com.br)
 Analisando o texto acima, podemos dizer que seu gênero predominante é:
 	Carta.
	Conto.
 Certo	Notícia.
	Diário.
	E-mail.
3. Leia o fragmento abaixo e identifique o tipo de texto em que ele se enquadra:
Saudados por ecologistas como arcas de Noé para o futuro, por serem repositórios de espécies animais e vegetais em extinção acelerada noutras áreas do país, alguns dos 25 parques nacionais do Brasil tiveram, na semama passada, a sua paisagem mutilada pelo fogo . /.../ Naquele dia, o incêndio começou no Parque da Serra da Capivara, no sertão do Piauí, calcinado há seis anos pela seca, e avançou pela caatinga, que esconde as pinturas rupestres inscritas na rocha, há pelo menos 31.500 anos, pelo homem brasileiro pré-histórico. (ISTO É, 22/08/1984)
	diálogo
	injunção
	conto
	poema
 Certo	narração
4. Leia o texto a seguir.
Joaquim não aguentava mais esperar. As horas não passavam. O rapaz estava num estado de nervos que dava pena. Até que, de repente, veio o médico com a notícia: é um menino! Joaquim desmaiou tamanha a emoção.
Neste texto, é flagrante a seguinte tipologia textual:
	injunção
	argumentação
 Certo	narração
	dissertação
	exposição
5. Os Gêneros Textuais podem ser orais ou escritos e se destacam pela quantidade ilimitada de características determinadas pelo estilo do autor, conteúdo, composição e função. Identifique o gênero textual do fragmento abaixo:
¨Era um pobre-diabo caminhando para os setenta anos, antipático, cabelo branco, curto e duro, como escova, barba e bigode do mesmo teor; muito macilento, com uns óculos redondos que lhe aumentavam o tamanho da pupila e davam-lhe à cara uma expressão de abutre, perfeitamente de acordo com o seu nariz adunco e com a sua boca sem lábios: viam-se-lhe ainda todos os dentes, mas, tão gastos, que pareciam limados até ao meio.¨ (Aluísio Azevedo, O Cortiço, Capítulo II)
	E-mail.
	Crônica.
	Reportagem.
	Telefonema.
 Certo	Romance.
6. Considere as características do texto a seguir, e identifique a que tipologia pertence:
O cavalo e o burro (Monteiro Lobato)
O cavalo e o burro seguiam juntos para a cidade. O cavalo contente da vida, folgando com uma carga de quatro arrobas apenas, e o burro - coitado! gemendo sob o peso de oito. Em certo ponto, o burro parou e disse: 
- Não posso mais! Esta carga excede às minhas forças e o remédio é repartirmos o peso irmãmente, seis arrobas para cada um.
O cavalo deu um pinote e relichou uma gargalhada.
- Ingênuo! Quer então que eu arque com seis arrobas quando posso tão bem continuar com as quatro? Tenho cara de tolo?
O burro gemeu:
- Egoísta, Lembre-se que se eu morrer você terá que seguir com a carga de quatro arrobas e mais a minha.
O cavalo pilheriou de novo e a coisa ficou por isso. Logo adiante, porém, o burro tropica, vem ao chão e rebenta.
Chegam os tropeiros, maldizem a sorte e sem demora arrumam com as oito arrobas do burro sobre as quatro do cavalo egoísta. E como o cavalo refuga, dão-lhe de chicote em cima, sem dó nem piedade.
- Bem feito! exclamou o papagaio. Quem mandou ser mais burro que o pobre burro e não compreender que o verdadeiro egoísmo era aliviá-lo da carga em excesso? Tome! Gema dobrado agora...
	Expositivo
	Injuntivo
 Certo	Narrativo
	Descritivo
	Dissertativo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando